Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#252104 | Marco | 23 mar 2010 19:15

Caros Confrades,

O Arquivo Distrital de Viseu publica regularmente um Boletim Informativo.
Da edição relativa ao 1º trimestre de 2101 e com o nº 41, repasso com a devida vénia, um texto que pode trazer um incentivo a uma pesquisa interessante.....

António Amaral Leitão
Farminhão é uma freguesia do concelho de Viseu, de cujo termo sempre fez parte, excepto de1766 a 1855, enquanto integrou o temporário concelho de São Miguel do Outeiro. Dista da cidade cerca de 14 km, para sudoeste.
Na igreja paroquial de Nossa Senhora da Luz, “aos vinte e cinco dias do mes de Março do anno de mil e oitocentos e quarenta e cinco, baptizou solemnemente, o Padre Jose Bernardo, a Antonio filho legitimo de Jose Lourenço Leitao e de Maria do Carmo, o qual havida nascido a sete do mesmo mes e anno, neto paterno de Marcos Francisco, natural dos Coutos de Baixo e de Maria Joaquina, e materno de António Francisco e de Maria Joaquina, do lugar de Real. Forão padrinhos o Doutor Antonio Leitao, procuração dada a Antonio Caetano, e Tomazia Cardosa”.
Casou com Teresa de Jesus do Amaral Cardoso Leitão e teve um filho e duas filhas.
António Amaral Leitão assentou praça no Regimento de Infantaria 14, em Viseu, no ano de 1865, tendo sido promovido a alferes em 1882 e a capitão em 1888. Nesse ano, retira-se da casa onde habitava na Rua do Asilo, em Viseu, para ir para o Porto, transferindo-se para o Regimento de Infantaria 10. Neste Regimento tomou parte activa na revolta precursora da Implantação da República, como um dos principais impulsionadores.
No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique, e devido à situação económica, financeira e política em que o país se encontrava. Sendo um movimento de descontentes, imperando sobretudo sargentos e praças, contou com o apoio de oficiais de alta patente, entre os quais o capitão António Amaral Leitão.
Este movimento, conhecido por "Revolta do Porto", organizou-se na actual Praça da República. Os revoltosos desceram a Rua do Almada, até à Praça de D. Pedro, hoje Praça da Liberdade, onde foi proclamado o governo provisório da República e hasteada uma bandeira vermelha e verde. Em clima de festa e vivas à República, a multidão subiu a Rua de Santo António, rumo à Praça da Batalha, com o objectivo de tomar a estação de Correios e Telégrafos. Entrementes, o festivo cortejo foi bruscamente interrompido pela Guarda Municipal, que impediu o movimento de alcançar os seus objectivos.
A tentativa revolucionária republicana fracassou. Alguns dos implicados conseguiram fugir para o estrangeiro. O Capitão Leitão procurou refugiar-se em Farminhão. No percurso, ao passar por Albergaria-a-Velha, foi reconhecido e entregue às autoridades locais. Julgado por um Conselho de Guerra, a bordo de um navio atracado ao largo de Leixões, foi condenado na pena de 6 anos de prisão maior celular, seguidos de 10 anos de degredo ou, em alternativa, na de 20 anos de degredo, na colónia de Angola. Chegado a Angola, consegue fugir para o Congo, depois para Paris e
finalmente para o Brasil, onde permaneceu até 1901, colaborando com as autoridades no poder. Regressou então a Portugal, vindo a morrer no dia 14 de Janeiro de 1903.
No inicio dos anos 90 o executivo camarário viseense prestou-lhe homenagem, ao atribuir o nome Capitão Leitão a uma rua, que vai, na perpendicular, da Rua Alexandre Herculano à Rua Dr. António Aires de Matos, tendo a meio a Rua 31 de Janeiro. Também na sua terra natal existe uma artéria designada Rua Capitão Leitão.

1845 Mar. 25, Farminhão – Registo de baptismo de António Amaral Leitão.
PT- ADVIS-PRQ-PVIS13/001/0008_27v

Parabéns á Dr.ª Maria das Dores e ao Arquivo Distrital de Viseu


Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#252120 | Miguel E Pina | 23 mar 2010 22:59 | Em resposta a: #252104

Caro José António Reis,

Se bem entendo a sua mensagem, o capitão Leitão adoptou o nome da mulher. É assim?
Existe descendência dos filhos?
Tinha filhos fora do casamento, em Farminhão?

Agradecido pela ajuda,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#252171 | Marco | 24 mar 2010 23:34 | Em resposta a: #252104

Caros confrades,

Peço descupa a data da edição, é 2010 e não 2101......

Cumprimentos

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#253402 | antonioleitao | 19 abr 2010 23:40 | Em resposta a: #252120

Chamo-me António Leitão, natural de Angola, e sou bisneto de uma irmã do Capitão Leitão.
O Meu bisavô que era cunhado do capitão Leitão, tinha por nome Calixto dos Santos ( não sei o nome completo)natural de Moimenta da Beira, era da Guarda Fiscal ( esteve colocado alguns anos no Alentejo na zona de Moura ) e a minha bisavó que era irmã do capitão chamava-se Maria da Soledade Leitão ( não sei o nome completo). mas tenho informação que foi ela que o apoiou no final da vida em farminhão. A familia do meu avõ é toda de Farminhão, e alguns foram para Angola na primeira década do sec. XX, tendo regressado a Portugal na maior parte na altura da independência em 1975. O nosso apelido Leitão provém da minha bisavó - a irmã do capitão Leitão. Guardo um jornal em que em entrevista ao Jornal do Comércio do Porto o meu tio José dos Santos Leitão (falecido com 103 anos, antigo e conhecido despachante oficial no Lobito Angola) conta pormenores da familia de Farminhão e do Capitão António do Amaral Leitão, aspectos relacionados com o seu final de vida, marcados com drama e tristeza.
António Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#253407 | Miguel E Pina | 20 abr 2010 00:43 | Em resposta a: #253402

Caro António Leitão,

Muito obrigado pelo seu esclarecimento. Acha que posso aceder ao artigo de jornal que refere?

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#253437 | antonioleitao | 20 abr 2010 18:57 | Em resposta a: #253407

Caro Miguel E Pina

Poderá sim aceder ao aludido artigo de jornal, vou tratar de o digitaliar e enviar por esta via, com relativa rapidez.

Com os melhores cumprimentos

António Leitão

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#254661 | ALA | 13 mai 2010 22:49 | Em resposta a: #252104

Caro Costa Reis

É importante que tenha dado luz ao artº do B I do Arquivo Distrital de Viseu, especialmente no centenário de Republica. Com o espirito de esclarecer,permitam-me duas pequenas observações.Refiro-me ao 2º Paragrafo: O capitão Leitão era neto pela parte Materna de António Francisco (Amaral) e de Maria do Carmo e a madrinha foi Tmázia Candida (Leitão) e não Tomázia Cardosa, como por lapso foi indicado.

Cordiais cumprimentos

Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#254664 | ALA | 13 mai 2010 23:17 | Em resposta a: #252120

Caro Miguel E PIna

Embora a pergunta não me seja dirigida,permita-me tentar esclarecer.O Capitão António do Amaral Leitão era filho de José Lourenço Leitão e de Mª do Carmo Amaral, daí a origem de s/ nome. Casou com Teresa de Jesus e tiveram 3 filhos,sobreviveu apenas uma filha de nome Mª do Carmo Amaral Leitão.Desconheço se esta teve descendência. Sei apenas que pelo Governo Provisório da Republica em 14/10/1910 lhe foi atribuida uma pensão de 540.000 Reis. Nada consta s/ filhos fora do casamento, como refere, As pessoas mais idosas desta Terra nunca fizeram qualquer referência a tal situação.
Cumprimentos Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#254670 | ALA | 14 mai 2010 00:18 | Em resposta a: #253402

Caro António Leitão:Permita-me fazer algumas Obs. ao seu artigo.Nós somos Parentes com origem em Farminhão onde resido. Se o seu Bisavô é Calixto dos SAntos , foi casado com Maria da Luz da Soledade Leitão. A Mª da Luz Soledade Leitão, era neta de Ana do Carmo Leitão(S/Tetravó e irmã do PAI do Capitão Leitão e de m/Trisavô Caetano, por isso o s/Trisavô Antónioo Ferreira Leitão era primo em 1º grau do Cap. Leitão. e os s/ Bisavós Calixto e Mª da Luz da Soledade Leitão, salvo melhor opinião, seriam 2ºs Primos e nunca Irmã e Cunhado como refere. Os meus Tetravós são os s/ Pentavós. Tenho a àrvore da Família LEITÃO de Farminhão desde 1600. A Mª da Luz da Soledade Leitão e o Calixto dos Santos tiveram Vários filhos entre eles o Joaquim , o José e o Manuel e presumo que seja neto de um deles.Há ainda a Encarnação e a Mª Candida de quem conheço alguns descsendentes,havia também a Mª da Luz que não teve descendência. Gostaria de ter a s/ascendência/descendênciae descendêcias do Joaquim, do Manuel e do José, sendo certo? que você vem de um deles.
Um Abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#255889 | Miguel E Pina | 03 jun 2010 01:25 | Em resposta a: #254664

Caro Armando Leitão Almeida,

Agradeço o seu esclarecimento.

Outra questão: acha que me pode ajudar a encontrar o óbito do Padre Correia de Oliveira e o seu testamento, caso o tenha feito?

Cordiais saudações,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#300215 | adfig | 19 mar 2012 15:57 | Em resposta a: #254670

Caro Armando Leitão Almeida: Quando procurava informação sobre a minha Avó paterna, que, segundo me contavam, teria sido das primeiras mulheres a licenciar-se em Farmácia em Portugal, encontrei esta sua contribuição para o fórum, que achei muito interessante. A minha Avó chamava-se Laura Augusta da Soledade Leitão. Segundo penso, era natural de Farminhão. O meu Pai, filho único dessa Avó, chamava-se António Leitão de Figueiredo. O Pai dessa minha Avó chamava-se João Augusto Leitão, e, segundo me contaram, era professor primário. Será que, na árvore genealógica que menciona, tem alguma referência à minha Avó, ao meu Bisavô e à família mais próxima? Obrigado.
Com os melhores cumprimentos
António Dias de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#300244 | f4b2 | 19 mar 2012 19:38 | Em resposta a: #300215

Caro António Dias de Figueiredo

Estive a pesquisar o Anuário de 1909 e vi estes nomes,cito:

- JOÃO AUGUSTO LEITÃO - Professor na Escola de Habilitação ao Magistério Primário em Vizeu,1909

- MARIA do CARMO LEITÃO - Professora em Farminhão(Vizeu),1909

- MANOEL RODRIGUES AUGUSTO LEITÃO - Pároco da Paróquia de Nª Senhora do Carmo em Vizeu,1909

- ARTHUR LEITÃO - Pharmácia (Póvoa)Torradeita(Vizeu),1909

- MANOEL MARIA LEITÃO - Ammauense na Câmara Municipal de Vizeu,1909

- JOÃO ALMEIDA LEITÃO - Floricultor em Vizeu,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#300398 | adfig | 21 mar 2012 11:34 | Em resposta a: #300244

Caro João Barroca:
Muito obrigado pela sua resposta. Fico assim esclarecido sobre a actividade profissional do meu bisavô João Augusto Leitão. As vagas informações que eu tinha sobre ele diziam-me que era professor primário. No entanto, a vasta biblioteca que herdei a partir dele, com algumas obras do século XVII, muitas do século XVIII, e muitíssimas do século XIX, de todos os ramos do saber, faziam-me suspeitar de que não seria um professor primário qualquer. Terei agora de tentar descobrir as suas raízes genealógicas. Confesso que não percebo nada de genealogia, mas terei de ver se aprendo...
Cumprimentos
António Dias de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#300581 | RAAL | 22 mar 2012 20:00 | Em resposta a: #300244

Caro João Barroca
A condulta dos anuários permite recolher imensa informação e pode ajudar a establecer ligações e definir parentescos. Não sei se ainda se publicam mas lembro-me de ver na estação dos correios dos Restauradores exemplares do Anuário Comercial de Lisboa que era editado pela empresa proprietária do Diário de Notícias.
Na informação que prestou indica Arthur Leitão. Era meu avô e eu desconhecia que usasse Arthur com H.
Somos colaterais do Capitão António do Amaral Leitão. Meu trisavô José Ferreira de Figueiredo Leitão era seu primo direito.
O primo e estimado amigo ALA é quem conhece melhor esta família e tem-na praticamente toda inventariada no My Heritage. Tem sido um trabalho homérico.
Para o confrade Miguel E. Pina: Se lhe interessar posso enviar-lhe digitalizado o assento de nascimento do Capitão Leitão e um dos primeiros Decretos do Governo da República concedendo uma pensão à sua filha
Cumprimentos
RAAL
(Rui do Amaral Leitão)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#300582 | RAAL | 22 mar 2012 20:03 | Em resposta a: #254661

Caro primo Armando
Então quando estudamos a ascendência do nosso António Vilalva?. Tem de me mandar cópia do assento mais antigo....
Abraço
RAAL

Resposta

Link directo:

REFAmília Leitão de Farminhão

#320797 | ALA | 15 jan 2013 16:39 | Em resposta a: #300582

Meu caro ADFIG ou António Dias de Figueiredo
O s/ bisavô João Augusto Leitão era irmão de meus bisavós, Constatino Lourenço Leitão e Maximino Augusto Leitão,uma vez que m/ mãe era neta do Costantino e m/ pai neto do Maximino, haviam ainda mais cinco irmãos, a Genoveva, o João Augusto "Lourenço Leitão, a Antonina,a Emília e a Carolina Estes eram filhos de Caetano Frcisco LOurenço Leitão e Maria José Ferreira, ainda há três meios irmãos uma vez que o Pai Caetano ficou viúvo e voltou a casar aos 60 anos e daí nasceram a Cassilda, a Flávia e o CAetano.
Voltando ao João Augosto Leitão, foi Professor de Instrução Primária em Viseu e estudou no Seminário desta Cidade, onde recebeu as Ordens Menores internas em 29 /5/1863. Casou c/ Ana da Soledade Natal também de Farminhão e Tiveram, que eu saiba, duas filhas, a Laura Augusta da Soledade Leitão e Palmira Augusta da Soledade Leitão. Na descendência destas só Vc me pode ajudar.
Minha Mãe faleceu há dois anos c/ 99 epensava ela que o tio João teria idi residir para os lados de Seia, será?.
Chamo-me Armando Leitão de Almeida, nasci e resido em Farminhão e pode contactar-me por email alafarm43@gmail.com ou por esta via

Resposta

Link directo:

RE: REFAmília Leitão de Farminhão

#320804 | RAAL | 15 jan 2013 18:59 | Em resposta a: #320797

Caro primo Armando
A mim é que nunca responde....
Quando continuamos a investigação do Vilela?
Já fizeram o almoço dos vossos Leitões?
Um abraço
RAAL
(Rui do Amaral Leitão)

Resposta

Link directo:

Família Leitão de Farminhão

#320821 | ALA | 15 jan 2013 23:07 | Em resposta a: #320804

Caro Primo Rui
Eu sei que não tenho desculpa mas... O primo Rui anda sempre muito ocupado e tem um registo que me parece esssencial, vou tentar mais uma vez ou então vou enviar-lhe os que eu tenho.
A investigação vai ser não do Vilela mas do nosso avô Vilhalva ou Ilhalva?
Em 2012 não houve almoço, este ano vamos ver,mas havendo será convidado.
Um abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

Família Leitão de Farminhão

#320822 | ALA | 15 jan 2013 23:16 | Em resposta a: #320804

Caro Primo Rui
Eu sei que não tenho desculpa mas... O primo Rui anda sempre muito ocupado e tem um registo que me parece esssencial, vou tentar mais uma vez ou então vou enviar-lhe os que eu tenho.
A investigação vai ser não do Vilela mas do nosso avô Vilhalva ou Ilhalva?
Em 2012 não houve almoço, este ano vamos ver,mas havendo será convidado.
Um abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

Família Leitão de Farminhão

#320824 | ALA | 15 jan 2013 23:18 | Em resposta a: #320804

Caro Primo Rui
Eu sei que não tenho desculpa mas... O primo Rui anda sempre muito ocupado e tem um registo que me parece esssencial, vou tentar mais uma vez ou então vou enviar-lhe os que eu tenho.
A investigação vai ser não do Vilela mas do nosso avô Vilhalva ou Ilhalva?
Em 2012 não houve almoço, este ano vamos ver,mas havendo será convidado.
Um abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

Família Leitão de Farminhão

#320825 | ALA | 15 jan 2013 23:19 | Em resposta a: #320804

Caro Primo Rui
Eu sei que não tenho desculpa mas... O primo Rui anda sempre muito ocupado e tem um registo que me parece esssencial, vou tentar mais uma vez ou então vou enviar-lhe os que eu tenho.
A investigação vai ser não do Vilela mas do nosso avô Vilhalva ou Ilhalva?
Em 2012 não houve almoço, este ano vamos ver,mas havendo será convidado.
Um abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

Família Leitão de Farminhão

#320826 | ALA | 15 jan 2013 23:22 | Em resposta a: #320804

Caro Primo Rui
Eu sei que não tenho desculpa mas... O primo Rui anda sempre muito ocupado e tem um registo que me parece esssencial, vou tentar mais uma vez ou então vou enviar-lhe os que eu tenho.
A investigação vai ser não do Vilela mas do nosso avô Vilhalva ou Ilhalva?
Em 2012 não houve almoço, este ano vamos ver,mas havendo será convidado.
Um abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

Família Leitão de Farminhão

#320827 | ALA | 15 jan 2013 23:24 | Em resposta a: #320804

Caro Primo Rui
Eu sei que não tenho desculpa mas... O primo Rui anda sempre muito ocupado e tem um registo que me parece esssencial, vou tentar mais uma vez ou então vou enviar-lhe os que eu tenho.
A investigação vai ser não do Vilela mas do nosso avô Vilhalva ou Ilhalva?
Em 2012 não houve almoço, este ano vamos ver,mas havendo será convidado.
Um abraço
Armando Leitão Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Leitão de Farminhão

#320829 | RAAL | 15 jan 2013 23:33 | Em resposta a: #320827

Desculpe o engano. Claro que é Vilalva
Espero então pelo almoço ou por um encontro quando for a Besteiros
Abraço
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Família Leitão de Farminhão

#321491 | RAAL | 20 jan 2013 19:03 | Em resposta a: #320829

Será que este tópico regressa?

Resposta

Link directo:

Arquivo Distrital de Viseu - Capitão Leitão

#382023 | ruiestevess | 17 jun 2017 22:42 | Em resposta a: #252104

Boa Noite

Estou a fazer pesquisas na freguesia de Farminhão e Torredeita de onde provem um dos ascendentes da minha esposa.

Manuel Leitão ( Varzea - Torredeita ) que casou com Catarina Correia ( Farminhão ) e que por sua vez teve 3 filhos todos batizados em Farminhão.

Manuel Correia - N 02-09-1672 , Maria -N 09-09-1676 F 16-03-1708 e Ana Correia - N 01-02-1678

Estou interessado em saber se algum de vós tem este Manuel Leitão em algum dos vossos apontamentos ou arvores.

Um abraço a todos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 13:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen