Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252294 | joaoggralves2 | 27 mar 2010 15:11

Caros confrades,

Por acaso costumam utilizar o serviço de encomenda de microfilmes que os Mórmons disponibilizam? Já há uns tempos que tento deslocar-me ao Centro de História da Família (CHF) de Braga, mas encontro-o sempre fechado (e o mais engraçado é que moro a menos de 100 metros deste). Sem outras opções, decidi no início deste ano encomendar os microfilmes que me interessavam directamente pelo site americano (ordering center) e há cerca de um mês recebi um e-mail que me dizia que um dos microfilmes já tinha sido enviado para o CHF pedido. Quanto tempo mais terei de esperar até que chegue? Mesmo por telefone, o contacto com o CHF de Braga é muito complicado e nunca sabem dar as informações que preciso...

Agradeço qualquer ajuda.
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252297 | raulnunes | 27 mar 2010 16:38 | Em resposta a: #252294

Através do site FamilySearch.org, opção Family History Centers, pode-se pesquisar que o citado CHF está localizado na Rua Dom João IV, Guimarães, Braga, Portugal, com horário: "Open by appt." (cuja tradução ignoro). Uso um CHF aqui no Brasil, em São Paulo, SP (exitem vários), e devo registrar que o tempo de resposta para envio dos microfilmes é bastante variável (de 3 semanas a 6 meses), e quando há muita demora, sou informado que o microfilme já está emprestado para outra pessoa. Cada usuário paga um pequeníssima taxa de aluguel (1 euro) para pesquisar cada microfilme uma ou duas vezes por semana, durante umas 6 horas de cada vez, ao longo de tres meses; mas, como há a possibilidade de renovação, as coisas podem se extender quase indefinidamente...
Também tive dificuldades iniciais em encontrar a resposável pelo CHF próximo à minha residência: consegui o telefone residencial dela com uma faxineira da Igreja e agora tenho o seu endereço de e-mails e o número da sala de pesquisa e sei quais são os horários de utilização nas tardes de terças e quartas-feiras. A propósito, nestes horários a Igreja parece completamente fechada para os transeuntes! Assim, sugiro-lhe que se informe, com o Bispo, durante o culto dominical, sobre quem é o Irmão/Irmã responsável pelo CHF e horários das atividades do CHF de Braga.
BOAS PESQUISAS!

Resposta

Link directo:

RE: Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252300 | roz | 27 mar 2010 16:59 | Em resposta a: #252294

Caro Joao Guilherme,

Eu uso aqui em Inglaterra e sao muito organizados, contudo cada centro rege-se 'a sua maneira. O outro confrade disse que no website dos Mormons diz "Open by appt." o que quer dizer que so' abrem quando previamente combinado. Se assim 'e tera' de insistir pelo telefone ate' poder marcar dia e hora para la' ir.
Cumprimentos e boa sorte nas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252326 | joaoggralves2 | 28 mar 2010 11:23 | Em resposta a: #252297

Caros confrades,

Obrigado pelas respostas. Para já o meu dilema é mesmo saber quanto tempo irei esperar. Como já me avisaram que o microfilme foi enviado para o CHF, agora deve ser o tempo do transporte que acredito que demore bastante, caso venha dos EUA... Quanto ao horário, acho que vai ser difícil de combinar (por mim, passava lá o dia... lol), mas isso terei de ver quando chegarem os microfilmes. Outra questão é o preço. O confrade Raul Nunes diz que paga um euro por aluguer? Eu tive de encomendar por 8,50 ¤ cada rolo...

Obrigado mais uma vez.
Vou ser paciente.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252342 | raulnunes | 28 mar 2010 16:24 | Em resposta a: #252326

Confirmo-lhe o valor do aluguel de um rolo de microfilme por cada tres meses: apenas R$3,00 (tres reais) que hoje é aproximadamente equivalente a um Euro. Quanto aos horários: das 14:00 às 21:00 horas, todas as terças e quartas.
, em salas bem cômodas e acondicionadas. Penso que o significado da expressão: "Open by appt." = ? = "Open by appointment", significa realmente "Aberto apenas quando combinado antecipadamente", como foi mencionado. Muito provavelmente terá menores demoras quando "engrenar" seus contatos com Irmãos/Irmãs da Igreja dos Mormóns, que são sempre muitíssimo atenciosos e cooperativos! A única crítica é não haver aparelhos para cópia dos registros encontrados nos microfilmes - alguns até usam suas próprias máquinas fotográficas para obter fotos digitais - mas em geral, tem-se que copiar tudo manualmente e não se fica com nenhuma fotografia do documento original, como seria bastante interessante.

Resposta

Link directo:

RE: Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252355 | roz | 28 mar 2010 18:12 | Em resposta a: #252326

Caro Joao Guilherme

Uma vez mais friso em como cada centro 'e diferente. Onde vou tiram fotocopias (pagas mas 'e pouco) ou punham no nosso "memory stick" gratis. O aluguer ate' Setembro passado nao chegava a £4 mas desde ai' dobrou o preco! A inflacao chega a tudo .... Uma vez depois do filme ser expedido diria que leva cerca de 1 semana, maximo 2. Se o filme vem dos EUA, vai para o Centro principal do pai's e de la' segue para o local onde foi requerido. Muitas vezes, se ja' existe no pai's 'e mais rapido, claro. O preciso agora 'e insistir nos telefonemas ate' conseguir contacto e organisar a visita.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Centros de História da Família (Mórmons) - encomenda de microfilmes

#252358 | raulnunes | 28 mar 2010 19:17 | Em resposta a: #252355

Rosario tem razão: cada CHF tem administração própria, mas conforme aos critérios gerais constantes na página http://www.familysearch.org/eng/library/fhc/frameset_fhc.asp?PAGE=library_fhc_about.asp .
Mencionei algumas das características do CHF que frequento exatamente para fins de comparação de facilidades que podem ou não ser duplicadas noutros lugares/países. Quanto aos equipamentos de leitura dos microfilmes, cumpre salientar que não são novos e que não há previsão de substituição dos mesmos - diz-se à boca pequena que nem serão substituidos devido à ênfase e prioridade que a Igreja dos Mórmons está a dar na colocação de seus microfilmes "online", após o serviço de indexação que estão a fazer com a colaboração de inúmeros voluntários ao redor do mundo todo: http://www.familysearch.org/eng/indexing/frameset_indexing.asp . Para língua portuguesa parece-me qie estão a digitar microfilmes do Brasil, Pernambuco, Recife - Registro Civil, 1900-1920, e do Brasil, Rio de Janrio, Matrimonios 1900-1910.

COM A INTERNET, AS PESQUISAS GENEALÓGICAS DE HOJE SÃO MAIS FÁCEIS QUE AS DE ONTEM,
MAS CERTAMENTE AQUELAS DE AMANHÃ SERÃO MUITÍSSIMO MAIS FÁCEIS.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 05:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen