Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Pessoas | Títulos

Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#254474 | toubibouto | 09 mai 2010 17:33

Caros Confrades ,

Procuro o texto do epitáfio do túmulo de Dom Diogo Fernandes de Almeida , Prior do Crato , (falecido a 13/05/1508) , que foi sepultado na igreja do Mosteiro de Flor da Rosa .
Sei que este texto encontra-se em três livros , que procurei sem sucesso em todas as bibliotecas digitalizadas em linha .

Trata-se de :

- "MALTA PORTUGUEZA" de Fr. Lucas de Santa Catarina (Liv.II , Cap.III , n.34 , p.244 e seguinte)
- "A BATALHA DE TOURO" de Francisco de Sousa Viterbo (p.104)
- "ARCHIVO PITTORESCO" (Vol.V , p.6 : artigo sobre Flor da Rosa)

Se alguém entre vocês possuisse ou pudesse consultar um destas obras , seria realmente muito amável de comunicar-me este epitáfio .


Com os meus muito cordiais saudações !

François de Suarès d'Almeyda
(Marselha / França)

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#254538 | pinheirov | 11 mai 2010 12:19 | Em resposta a: #254474

M. François de Suarès d'Almeida

Visitei recentemente o dito túmulo de Diogo Fernades de Almeida. Sua mãe, Beatriz da Silva Malafaya, foi minha ascendente, filha de Pedro Gonçalves Malafaya e de Izabel Gomes da Silva.
Encontrará na página 7 do link abaixo, a transcrição que procura, em:

http://books.google.ca/books?id=zddGAAAAMAAJ&pg=PA6&lpg=PA6&dq=ARCHIVO+PITTORESCO+(Flor+da+Rosa)&source=bl&ots=4CPQRcpx_8&sig=zCRi8VrIJ0T-RmM0J8VG0l_AMWc&hl=fr&ei=HjbpS5D4GoP_8Aao_MXnDg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=5&ved=0CDEQ6AEwBA#v=onepage&q&f=false

Meus melhores cumprimentos

Victor-Manuel Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#254652 | toubibouto | 13 mai 2010 17:57 | Em resposta a: #254538

Caro Victor-Manuel ,

Agradeço-o muito cordialmente da sua ajuda para encontrar esta transcrição .
Sou também muito feliz de fazer o conhecido de um descendente de Beatriz da Silva Malafaya .
Interesso-me com efeito à família dos Almeidas da Casa de Abrantes , devido à sua descendência (provada para alguns , mas
pelo menos muito provável) na família dos Suarès d'Almeyda , igualmente ramo francês dos Bivares de Porto de Mós e Torres Novas .

Atenciosamente

François de Suarès d'Almeyda

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#254665 | pinheirov | 13 mai 2010 23:26 | Em resposta a: #254652

Caro François de Suares d'Almeida

Deduzo que consegui recuperar a informação que pretendia.
Nada tem que agradecer, pelo contrario, pois que tive grande satisfação em fazer conhecimento de um descendente do tronco dos Almeidas que cruzou com a estirpe dos Malafayas medievais, e terei grande prazer em lhe oferecer qualquer informação sobre estes. É de notar, porém, que a ascendência dos Malafayas, amplamente referida nos Nobiliários dos antigos tratadistas, parece envolver ainda alguma controvérsia a partir de D. Rodrigo Malafaya. O estudo que elaborei dos meus ascendentes toma este facto em consideração e guarda alguma reserva sobre a linha ascendente dos deste tronco Malafaia a partir de D. Rodrigo Malafaya até aos mais antigos. Daí a ressalva que faço. Segundo o estudo, Rodrigo Malafaya seria da geração de Brites (ou Beatriz) da Silva Malafaya cc. D. Lopo de Almeida; seria seu primo direito, filho de Luis G. Malafaya que foi irmão de Pedro G. Malafaya, pai de Beatriz da Silva Malafaya.
Não hesite caso pretenda qualquer outra informação.

Cordiales salutations. Amicalement,

Victor-Manuel M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#254676 | josemariaferreira | 14 mai 2010 09:26 | Em resposta a: #254665

Caro Manuel M. Pinheiro


E sobre Luís Gonçalves Malafaia o que se oferece dizer mais sobre a sua personalidade. Tenho muito pouco informação sobre ele e gostaria caso tivesse mais alguma que me a disponibilizasse.
Luís Gonçalves Malafaia, comendador de Panoyas não só assistiu às negociações de Paz entre Castela e Portugal, como também fez parte dos doze fidalgos portugueses que defenderam a honra de doze damas em Inglaterra , e como administrador de Deus que era entre o Céu e a Terra, a 24 de Janeiro de 1443, em Setúbal, na cerimónia da eleição de Dom Diogo como Administrador da Ordem de Santiago, esteve presente com a Cruz da Vila de Panoyas de que ele era comendador, abençoando a cerimónia em homenagem não só ao empossado, como à memória de D. Vataça de quem ele o seu condigno sucessor não só na administração da sua Igreja, como no Culto do Espírito Santo!!!
Luís Gonçalves Malafaia, o homem responsável pelas relíquias que D. Vataça trouxera do Oriente e do Culto do Espírito Santo na Vila de Panoyas a defender num torneio, a honra da Mulher!!!

Agradeço desde já

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#254710 | pinheirov | 14 mai 2010 23:46 | Em resposta a: #254676

Caro José Maria Ferreira

É o que se pode chamar uma boa estratégia de intercâmbio de informação... Não só me pede alguma informação para além da que é conhecida, como antecipa e oferece alguma que eu ainda não possuía. De facto, à excepção da referência ao grupo dos Doze, fico-lhe grato pelos dados que gentilmente acrescenta à sua mensagem, e que eu não conhecia. Será que devo deduzir que Luis Gonçalves Malafaia terá exercido igualmente funções clericais ? para além de administrativas e militares ? Seria útil conhecer as fontes que consultou, se não é muito pedir da minha parte.
Quanto aos dados que possuo sobre o mesmo, é com prazer que transcrevo aqui um extracto do estudo que tenho vindo a elaborar desde há anos sobre os Malafaias. Espero que este lhe possa ser de alguma utilidade.

LUÍZ GONÇALVEZ MALAFAYA *c.1400 (GP-1016011)
Fontes:
NFP - Nob. das Famílias de Portugal, F. Gayo / Tít. Malafayas N°1181776/T.18-Pág.33/Parag.1/N1
NFP - Edição Digitalizada da BNP [H.G. 40110 V.] Tit. Malafayas, Pág.33-36 (Imp. Diplomática do original existente na
Sta. Casa da Misericórdia de Barcelos, Portugal)
NNP - Nobiliário da Nobreza de Portugal, Vol.2, Pág.314 (em ref. ao ano 1452)
NFP - Vol. I-Pág.555 (Azevedos) / NFP-Vol. VI-Pág.529 (Malafaias)
HB - A Honra de Barboza / Subsídios para a sua História Institucional (A.P. Lopes Cardoso, 2005)
GAV - Genealogia dos Almeida Beça de Vasconcelos (Azevedos) 1762, Frei Manuel Beça, Pág.168-170
DPGA - As Doze Portas de Gerações de Arouca, Casa Grande dos Malafaias - Séc. XVI-XVIII (Vol.I-II)

Pai: GONÇALLO PEREZ MALAFAYA *c.1360 (GP-1016016)
Mãe: MARIA ANNES *c.1360 (GP-1016017)
Nascimento: c.1400
União: cc. FELIPA DE AZEVEDO *c.1400 (GP-1016012)

Informações individuais (Transcrição literal do Nobiliário de F. Gayo):
«Segundo filho de Gonçalo Perez Malafaya, Senhor de Belas, Licenciado e Rico Homem; Conselheiro
do Rei D. João I no ano de 1431; Embaixador em Castela e Vedor da Fazenda no reinado do Rei D. Duarte.
Participou na tomada de Ceuta. Vem nomeado no Nobiliário do Séc. XVI «Luis de Portugal»,
nos finais da Idade Média, Lisboa: (Carvalho Homem, Armado, Livros Horizonte, 1990, Pág.264».
Neto paterno de Pedro Gonçalvez Malafaya, aparece no Nob. da Nobreza de Portugal fazendo parte
em 02.11.1452 de um séquito da Corte em visita a Sena (Itália) como Embaixador do Rei D. Afonso V
em Roma, numa recepção dada em honra de Frederico e D. Leonor da Casa de Halsburgo, pelo
Arquiduque da Áustria, irmão do Imperador, e por Ladislau, Rei da Húngria e da Boémia. (NNP-v.2 p.314)

De outras fontes:
«Fez parte dos Doze de Inglaterra com os cavaleiros: Álvaro Mendes, Álvaro Vaz de Almada,
António Gonçalves Coutinho (filho do Marechal Gonçallo Vaz Coutinho), Álvaro de Almada (sobr. de
Álvaro Vaz de Almada), João Pereira (sobrinho do Condestável Nuno Álvares Pereira);, Lopes Fernand.
Pacheco (descendente de D. Fernando Rodrigues Pacheco), Martim Lopes de Azevedo Mendes, Pedro
Homem da Costa, Rui de Cerveira da Silva, e Soeiro da Costa»

Casou com D. Felipa de Azevedo, filha de Lopo Dias de Azevedo (GP-1100612), Senhor da Casa de
Azevedo, casado com D. Joanna Gomes da Sylva (Tit. Azevedos §1-N16 e 23). Segundo outros, Felipa de Azevedo seria:
«irmã do Bispo do Porto, D. João de Azevedo (1465-1473) [1] (ver Catálogo dos Bispos do Porto, Cap.31, Fls.265) o qual
teve com D. Joanna de Castro vasta geração pelos da Honra de Barboza (os Ataídes-Malafaya)»
(A Honra de Barboza, de A.P. Lopes Cardoso, 2005)
Segundo o Nob. das Famílias de Portugal (F.Gayo, Tit. Malafayas) Luiz G. Malafaya terá tido para além
de Rodrigo, seu 7° filho, outros seis filhos:

Felipa de Azevedo, *c.1420 (GP-1098985) mulher de D. Martinho de Ataíde, 2° Conde de Atouguia
António de Azevedo (Malafaya) *c.1425 (GP-1098984) ms. ss.
Joanna de Azevedo, *c.1430 (GP-1098501) cc. Affonso Telles de Menezes, Alcaide-Mor de Campo-Mayor e de Ouguela, cg.
Gonçallo Peres Malafaya, (GP-1098987) sg.
João de Azevedo (Malafaya) GP-1098986) Bispo do Porto (Cat. Bisp. do Porto, Cap.31, Fls.265) cs.
Pedro Gonçalvez Malafaya (GP-1098988) sg.
RODRIGO DE MALAFAYA *c.1450 (GP-1016009) @ cg. em Arouca (Várzea de Arouca) (q. segue)

Nota:Luis Gonçalves Malafaya «terá tido provávelmente um outro irmão de nome João Gonçalvez Malafaya que aparece como
eclesiástico e assistente do Bispo de Silves, Algarve, do qual se encontrou um selo lacrado datado de 1459 com referência ao
Cónego João Gonçalves Malafaya, de Silves, Deão do Cabido da Sé de Lisboa e Prior de Sta. Maria de Loures»
(em: Sigilografia Medieval Portuguesa, do Marquês de Abrantes / Instituto de Cultura e Língua Portuguesa 1983, Pág.316-317)
(ref. gentilmente cedida por F. Abrunhosa de Brito) (descrição e ilustração do selo em ANEXOS, Pág.216 desta edição)

[1]-D. João de Azevedo, Bispo do Porto, que Frei Manuel Beça do Amor Divino, na sua obra de 1792, «Genealogia
da Ascendência de João Pereira de Almeida Beça de Vasconcelos», o declara filho de D. Felipa de Azevedo
(homónimo de um seu irmão, João Lopes de Azevedo cc. D. Leonor Leitão de quem procedem os Azevedos de
S. João de Rei, e mais tarde, os Azevedos da Tapada por seu filho Diogo Lopes de Azevedo. (Fernando A. de Brito)


Com os melhores cumprimentos, e agradecimentos,

Victor-Manuel Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#255061 | pinheirov | 21 mai 2010 19:29 | Em resposta a: #254652

Caro François de Suarès d'Almeida

Poderá encontrar mais referências à descendência de D. João de Almeida e de Beatriz da Silva Malafaia em:
http://a.decarne.free.fr/gtoile/pag119.htm#8
A descendência deste casal aparece porém incompleta, pois que tiveram mais filhos, mas poderá seguir a descendência dos que aí figuram. Diogo Fernandes de Almeida, 6° Prior do Crato, foi aparentemente cc. Inês Velles, e teve ele mesmo descendência.

Cordiales salutations.

Victor-M. M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#255065 | pinheirov | 21 mai 2010 22:05 | Em resposta a: #254676

Caro José Maria Ferreira

Em complemento da informação que solicitou e enviei sobre Luís Gonçalves Malafaia, encontrará no link que aqui refiro, mais alguns dados que o poderão interessar. Em suma, seu irmão Pedro Gonçalves Malafaia é dado por pessoa mais influente e de maior talento diplomático que Luís nos tratados negociados com Castela (ver no documento que refiro, pág. 143).
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2025.pdf

Tentarei enviar-lhe em breve outra informação sobre o teor das cartas de Luís G. Malafaia e D. Lopo de Almeida enviadas a Afonso V de Portugal aquando do casamento e da coroação de Leonor de Portugal e de Frederico iii da Alemanha.

Melhores cumprimentos.

Victor M.M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#255071 | josemariaferreira | 21 mai 2010 23:13 | Em resposta a: #255065

Caro Victor M.M. Pinheiro

Obrigado por toda a informação que aqui disponibilizou, não só a mim, mas como a todos os outros confrades, informaçoes essas muitos interressantes sobre figuras importantes que marcaram a história do nosso país e ainda hoje ignoradas da grande maioria dos portugueses. Bem Haja.

Já era para lhe ter enviado o pouco que tenho sobre Luís Gonçalves de Malafaia, mas como os livros de Ordem de Santiago, que estão disponíveis para consulta são os do Convento de Palmela, para trás é muito difícil obter qualquer informação sobre pessoas que professaram nessa Ordem. No entanto tirando pequenos enxertos daqui e dali, já estou em condições de confirmar que Luís Gonçalves (de Malafaia) não só foi comendador de Panoyas como o foi de Messejana e Garvão, abrangendo uma vasta área do território do Campo de Ourique, e ainda aparece outro Luís Gonçalves, que não pude comprovar se se tratará da mesma pessoa que foi comendador de Alvalade, a confirmar-se ser a mesma pessoa, essa área seria ainda maior, abrangendo quase a totalidade dos territórios doados, no tempo de D. Dinis, pela Ordem de Santiago a D. Vataça.
Para ficar melhor elucidado consultar: Nobreza e Ordens Militares vol. II pag. 5

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#255072 | josemariaferreira | 21 mai 2010 23:18 | Em resposta a: #255071

(ressalvado)

Caro Victor M.M. Pinheiro

Obrigado por toda a informação que aqui disponibilizou, não só a mim, mas como a todos os outros confrades, informações essas muitos interessantes sobre figuras importantes que marcaram a história do nosso país e ainda hoje ignoradas da grande maioria dos portugueses. Bem Haja.

Já era para lhe ter enviado o pouco que tenho sobre Luís Gonçalves de Malafaia, mas como os livros de Ordem de Santiago, que estão disponíveis para consulta são os do Convento de Palmela, para trás é muito difícil obter qualquer informação sobre pessoas que professaram nessa Ordem. No entanto tirando pequenos excertos daqui e dali, já estou em condições de confirmar que Luís Gonçalves (de Malafaia) não só foi comendador de Panoyas como o foi de Messejana e Garvão, abrangendo uma vasta área do território do Campo de Ourique, e ainda aparece outro Luís Gonçalves, que não pude comprovar se se tratará da mesma pessoa que foi comendador de Alvalade, a confirmar-se ser a mesma pessoa, essa área seria ainda maior, abrangendo quase a totalidade dos territórios doados, no tempo de D. Dinis, pela Ordem de Santiago a D. Vataça.
Para ficar melhor elucidado consultar: Nobreza e Ordens Militares vol. II pag. 5

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#255762 | toubibouto | 01 jun 2010 11:33 | Em resposta a: #255061

Caro Victor-Manuel Malafaia Pinheiro,

Obrigado por as referências deste site.
D.Diogo Fernandes de Almeida que na qualidade de Cavaleiro de São João de Jerusalém e de Rodes tinha feito voto de castidade ,
por conseguinte não era casado com Inês Velles. Tiveram pelo menos três filhos , cujo o mais velho D.Lopo de Almeida era o pai de
D.Pedro de Almeida , Alcaide-Mor de Torres Novas.
Este seria o pai de uma filha provavelmente ilegítima (ofereceu-lhe um dote de 50 cruzados pela ocasião do seu casamento) , Genebra de Almeida , nascida cerca de 1560 , que casou com Luís Rodrigues de Bivar.
A sua descendência constitui a família dos Soares de Almeida de Bivar , da qual é procedente o ramo francês dos Suarès d'Almeyda.
Eis porque interesso-me tanto ao sexto Prior do Crato !

Atenciosamente

François de Suarès d'Almeyda

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#255780 | pinheirov | 01 jun 2010 16:10 | Em resposta a: #255762

Caro François de Suarès d'Almeida

Venho agradecer a precisão que faz sobre a descendência de D. Diogo, a qual pretendo acrescentar, com sua autorização, aos dados que possuo. Apreciaria no entanto que me confirmasse se a progenitora do ramo é de facto Inês de Velles, casada ou não com D. Diogo. Certas ordens medievais, como a Ordem de Cristo, criaram classes de monges cavaleiros libres da obrigação de castidade, por razões óbvias. Não sei se é o caso da Ordem de S. João de Jerusalém e este pormenor tem a sua importância na descendência de Diogo de Almeida, assim como a referência à fonte que faz de Genebra de Almeida sua descendente de terceira geração.
Como pode observar estou igualmente interessado nestes dados como complemento de informação sobre colaterais. Daí, o meu agradecimento.

Meus melhores cumprimentos.

Victor MM Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#256332 | toubibouto | 11 jun 2010 10:44 | Em resposta a: #255780

Caro Victor-Manuel,

É realmente com muito interesse que leio as suas mensagens , sobretudo vindo da parte de um interlocutor português .
As minhas respostas não são muito rápidas por causa do tempo levado pelo meu trabalho que acumula atualmente medicina liberal e medicina de empresa , mas também porque tenho a escrever-lhe em português (é um eufemismo !) , apesar do meu pouco de prática da lingua .
A pergunta de saber se o Prior do Crato foi casado ou não , intriga-me desde muito tempo , mas sempre tendo nenhuma absoluta certeza . Pelo que sei , nenhuma data de casamento foi citada , e em diversas fontes (Ficha da base de dados de Geneall , Nobiliário de Famílias de Portugal de Felgueiras Gaio), nunca é precisado expressamente que é "casado" com Inês Velles , enquanto habitualmente o termo é bem utilizado entre cônjuges .
Além disso , a ascendência de Genebra de Almeida foi também controversa por Luiz de Bivar Guerra no seu livro "Bivares em Portugal: subsídios para a sua história" que infelizmente não pude procurar-me . Mas assinala um documento manuscrito da própria mão do seu marido Luís Rodrigues de Bivar , no qual este menciona que é um dos seus parentescos e que o Alcaide-Mor de Torres Novas , D.Pedro de Almeida , deu-lhe um dote de 50 cruzados no momento do seu casamento ; o que , a priori , está em prol da sua paternidade .
Sendo na França , posso apenas consultar as obras das bibliotecas portuguesas , através de Biblioteca Digital , Google books ou Internet Archive . As minhas possibilidades de investigações por conseguinte são limitadas à Internet !

Amigavelmente

François

Resposta

Link directo:

RE: Epitafio de Dom Diogo Fernandes de Almeida,Prior do Crato

#257608 | pinheirov | 01 jul 2010 01:12 | Em resposta a: #256332

Cher François S. d'Almeida

Mes excuses pour cette réponse tardive à votre dernier message. Quelques contretemps m'on empeché d'y donner suite. Il me fait plaisir, aussi, d'avoir pour correspondant un interlocuteur de toute évidence d'origine portuguaise et avec une excellente maîtrise de la langue lusitane. Si je vous adresse ce message en langue française c'est pour vous encourager à m'écrire en français si cela vous est plus aisé.
Comme vous, je réside à l'étranger et je comprends les difficultés inhérentes à la recherche de données généalogiques que de toute évidence ne peut être faite à distance ni se limiter aux vieux traités qu'on trouve sur le web. La majorité du temps passé au Portugal lors de mes voyages de loisir ou professionnelles, a été passé dans les archives nationaux. Je tiens donc à vous dire qu'il me fera plaisir de mettre à votre disposition quelque l'information que je possède dans mes dossiers relative à des ancetres communs.
Si vous le préférez, vous pourrez à l'avenir communiquer via mon adresse personnelle ; victor.pinheiro @ umontreal.ca (suprimer les espaces avant et après @).
Sur D. Lopo de Almeida, père du Prior do Crato, vous pourrez trouver une autre source d'information interessante em:
www.fl.ul.pt/unidades/centros/c_historia/Biblioteca/V/IV-%20Aspectos%20do%20Trato%20da%20Adica.pdf

Vous souhaitant du succès dans vos recherches, amicalement,

Victor M.M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 20:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen