Francisco Ribeiro de Faria, 1º visconde de Barros Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Francisco Ribeiro de Faria, 1º visconde de Barros Lima

#256660 | AFC23 | 17 jun 2010 01:43

Olá, minha boa gente!

Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre este personagem?

Francisco Ribeiro Faria http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=33194

Ele foi filho de a Rosa Margarida de Barros Lima, e o título que veio a ganhar veio buscar o nome da família da mãe, apesar de ele usar os apelidos do pai. Alguém me saberá apontar porquê?

Muito grato desde já,
André Correia

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ribeiro de Faria, 1º visconde de Barros Lima

#256676 | jpbabc | 17 jun 2010 09:17 | Em resposta a: #256660

Caro André Correia,


Suponho que Francisco Ribeiro de Faria Júnior (*Porto 11-03-1824 + ?) – como é citado no Dicionário Bibliográfico e Parlamentar coordenado por Maria Filomena Mónica (Vol. II, pág. 90-91) – terá recebido o título pelos feitos do seu avô materno, Francisco José de Barros Lima ( membro da Junta Suprema do Governo do Reino em 1820, e depois da Junta Provisional Preparatória das Cortes de 1820; deputado da nação às Cortes de 1820; FCCR, Comendador OX, abastado proprietário e capitalista, negociante de grosso trato da praça do comércio da cidade do Porto, antigo contratador do tabaco, etc.). Curiosamente, foi-lhe permitido o uso do brasão que fora em 1776 concedido ao seu pai, Manuel Ribeiro de Faria (FCCR, CPOX, bacharel em Canones, abastado proprietário na cidade do Porto, etc,) como pode ler-se na RFTGP, vol. I, pg. 219-222 e GEPB, vol. 4, pg. 311.

Os estadistas José da Silva Carvalho (*1782 +1856), José Ferreira Borges (*1785 +1838) e outros estadistas liberais, nunca aceitaram títulos nobiliárquicos como pode ler-se num apontamento de José da Silva Carvalho datado de 1849: «Falei com o conde de Tomar sobre o negócio do título de conde; ele insistiu para que eu aceitasse, respondi-lhe que não podia aceitar, porque já o tinha recusado a el-rei D. João VI e à mesma rainha, e que agora muito mal me ficaria se tal fizesse; que eu desejava morrer com o nome que o meu honrado pai me pôs na pia do baptismo e, por último, que na ocasião da revolução de 1820, de que eu fui um dos primeiros autores, logo com os meus companheiros declarámos que não queríamos nem honra nem fazenda por tal feito.» O Prof. Armando Marques Guedes termina deste modo, o artigo sobre este autor, na obra dos Jurisconsultos Portugueses do Século XIX (Lisboa, 1947): «E teve razão em recusar. Mais que o título, com que pretendiam afidalgá-lo, continuava a valer o seu nome, o nome que singularmente valorizou pela cultura do seu espírito e a nobreza dos seus actos». Isso não invalidou que o seu filho João da Silva Carvalho (Par do Reino, Capitão de Mar e Guerra) fosse feito 1º visconde de Silva Carvalho em memória do seu pai, dez anos após a morte do estadista.

Espero de algum modo ter respondido à sua pergunta.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ribeiro de Faria, 1º visconde de Barros Lima

#256773 | jpbabc | 18 jun 2010 09:52 | Em resposta a: #256676

Caro André Correia,


Correcção: Dicionário Biográfico e Parlamentar 1834 - 1910, coordenado pela Profesoora Doutora Maria Filomena Mónica.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ribeiro de Faria, 1º visconde de Barros Lima

#256799 | AFC23 | 18 jun 2010 15:29 | Em resposta a: #256773

Caro José Pedro,

obrigado pela pronta e completa resposta.

Ando a tentar conhecer um bocadinho mais da vida do avô Francisco de Barros Lima ( e da descendência dele) e, pelo meio do pouco tempo que tenho, vou tentando "fuçar".

É engraçado como o neto Francisco Ribeiro de Faria foi buscar um título ao avô materno e manteve o brasão do pai. Curioso também esse seu segundo parágrafo, José. Obrigado pelas dicas e pela partilha.

Cumprimentos,
André Correia

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ribeiro de Faria, 1º visconde de Barros Lima

#270415 | ribeirodeFaria | 11 fev 2011 11:48 | Em resposta a: #256660

Prezados Senhores;


Gostaria de saber se há algum vinculo de minha familia com pessoa ilustre, muito me chamou a atenção pelo nome igual ao do meu avô e igual ao meu combinado com o neto. A unica diferença é que estou no Brasil e não em Portugal, e meus parentes todos como avô tio etc carrega esse sobrenome, Meu tio Luiz Francisco Ribeiro de Faria, meu avô Francisco Ribeiro de Faria alem de outros é claro.
E minha familia se origina em Minas Gerais e depois se espalha pelo Rio de Janeiro e São Paulo.
Gostaria de saber se houve um padre tambem de Faria que alterou o Brasão, enfim uma curiosidade haja vista que é uma grande conincidência.
Agradeço desde ja a atenção dos SRs.

Atenciosamente

Francisco Ribeiro de Faria Neto.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 05:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen