Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#257014 | MJNFVC | 21 jun 2010 20:41

Procuro informações genealógicas sobre o Almirante Romano Vital Gomes, que consta ser descendente de Cândido Francisco Gomes e de D. Maria Teresa de Caires do Rego, casado c. 1901 com Maria Isabel James de Oliveira Torres.

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#321996 | 6099 | 27 jan 2013 10:32 | Em resposta a: #257014

Cara Maria João:

Decorridos dois anos e meio sobre a sua mensagem, terá por acaso conseguido as informações que pretendia? Também me interessam, já que o Almirante era parente de minha Avó materna, mas não sei ainda como. Segundo conversas na minha família, os Santa Clara Gomes também são parentes por via dos mesmos Gomes. Oportunamente irei ao Funchal fazer pesquisas no Arquivo Regional sobre este assunto, mas se tiver alguns dados e os quizer partilhar, ficarei muito agradecido.

Cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322006 | MJNFVC | 27 jan 2013 15:54 | Em resposta a: #321996

Caro José Paulo:

Creia que teria todo o gosto em partilhar dados consigo, se os tivesse obtido entretanto!

Lamentavelmente, porém, nada apurei, além daquilo que se pode pesquisar na internet a partir do link

https://www.google.com/search?num=50&hl=pt-PT&safe=active&tbo=d&rlz=1C1RNCN_enPT320PT327&tbm=bks&q=%22romano+vital+gomes%22&oq=%22romano+vital+gomes%22&gs_l=serp.12...30712.35172.0.38517.2.2.0.0.0.0.115.224.0j2.2.0...0.0...1c.1.YTdwg5xkRqI

e da informação de que Romano Vital Gomes teria casado em Lisboa no ano de 1901 com D. Maria Isabel James de Oliveira Torres, senhora cuja família tenho vindo a investigar.

Sugiro uma deslocação ao Arquivo Geral da Marinha, na Cordoaria, à Junqueira, em Lisboa, onde decerto existirá documentação sobre este oficial acessível à consulta pública (telefone: 21 362 76 00).

Caso, por seu lado, venha a saber algo mais sobre este senhor, ficaria muito reconhecida, se quisesse fazer o favor de me informar.

Sempre ao dispor,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322016 | 6099 | 27 jan 2013 18:45 | Em resposta a: #322006

Cara Maria João Craigie:

Não imagina a satisfação que me deu e o valor da informação que me prestou. O link que indica apresenta um excerto de um dos volumes que me faltam (de ano não identificado) do "Arquivo Histórico da Madeira" e que nunca tive a preocupação de consultar exaustivamente em Biblioteca. Ora, vejo aí que o Almirante (que na altura do estudo genealógico seria ainda Capitão de Mar-e-Guerra), era filho de João Gomes Salgado, que por sua vez era irmão do avô materno de minha avó materna, portanto irmão de meu trisavô (de nome José Gomes Salgado). Ou seja, descobri o parentesco apenas com a sua mensagem. Muito obrigado.

Infelizmente não a posso brindar por agora com os dados que lhe interessam, que seria a genealogia de Romano Vital Gomes, além dos pais. Mas como continuo a ter interesse nesta questão e pretendo desenvolver um pouco mais esta ascendência, que também é minha, espero poder "retribuir-lhe" com elementos que sejam úteis. Como lhe referi, vou em breve ao Arquivo Regional da Madeira e dar-lhe-ei conhecimento dos dados que obtiver.

Entretanto, sempre se poderá consultar em Biblioteca os diversos volumes da obra acima referida, que foi publicada durante alguns anos pelo antigo Arquivo Distrital do Funchal e cujo director foi João Cabral do Nascimento. Nesses fascículos, constam vários artigos genealógicos de autores madeirenses (Henrique Henriques de Noronha, Cónego Menezes Vaz, Luiz Peter Clode, etc.), embora na sua maioria sem datas, sem freguesias e com pouca informação biográfica, o que dificulta o cruzamento com outras fontes.

Por outro lado, a investigação por via materna em registos paroquiais madeirenses, também se torna algo difícil, já que os Párocos tinham por hábito frequente não registar os apelidos originais das senhoras, adoptando os dos maridos. Mas estou convencido que poderei obter mais ascendentes. Voltarei certamente a contactá-la sobre este assunto.

Agradeço-lhe a disponibilidade e apresento os meus melhores cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

P.S. - um dia gostava que me assinasse o livro "A Família Nogueira Ribeiro Ferrão de Vilhegas", que em tempos subscrevi e que tanto interesse tem para a genealogia beirã.

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322057 | MCNN | 28 jan 2013 18:28 | Em resposta a: #322016

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo

Procurando no site do Arquivo Reagional da Madeira por baptismos em que o pai se chamasse João Gomes Salgado, encontramos a seguinte informação:

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=jo%E3o+gomes+salgado&mae=&paroquia=&data=&livro=

Repare que um dos baptizados chamava-se Romano. Aparentemente são todos irmãos, pois o nome da mãe é sempre o mesmo.

Infelizmente, os livros paroquiais do Monte ainda não estão disponíveis para consulta online, pelo que não é possível saber o nome dos avós das crianças nem donde eram naturais os pais.

Comparando esta informação com a do link da mensagem anterior, constata-se que o nome da mãe não é exactamente igual (apesar de também ser Luísa, os apelidos são diferentes). Mas no que diz respeito aos nomes dos irmãos coincide quase integralmente (João, Catarina, Luísa). Enquanto que no link consta uma Conceição, mo Arquivo Regional consta uma Ana e uma Maria (que podem corresponder a essa Conceição).

Obviamente não tenho a certeza que seja o que procura, mas pode ser uma boa pista para as suas buscas.

Já agora, sabe como se chamava a sua trisavó, esposa do seu trisavô José Gomes Salgado ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322063 | 6099 | 28 jan 2013 22:08 | Em resposta a: #322057

Caro Mário César Navarro:

Muito obrigado pelo seu interesse.

Há uns meses atrás, já tinha feito a mesma consulta no "site" do Arquivo Regional e verifiquei o que me diz. Embora seja uma fonte de investigação muito útil, não dispensa a leitura dos originais. Tenho feito muitas consultas de registos naquele Arquivo e constato sistematicamente o que refri na minha mensagem a Maria João Craigie: em grande parte, se não na maioria dos registos de baptismo da Madeira do século XIX e nas diversas freguesias, os Párocos omitiam os apelidos maternos, adoptando para as senhoras os apelidos dos maridos. Só com a leitura dos nomes dos avós maternos nos registos de baptismo, ou então com os registos de casamento que tenham a filiação da noiva, podemos confirmar as ascendências femininas.

Por isso, não me estranharia nada que a Luísa da Trindade que aparece no "site" do Arquivo sem apelidos (e também no registo original), seja a mesma Luísa (da Trindade) Gonçalves de Freitas, Mãe do Almirante Romano Vital Gomes, que é indicada pelo Cónego Menezes Vaz na referida Genealogia do Arquivo Histórico da Madeira de que é autor. Estou convencido que os progenitores de Luísa da Trindade teriam Gonçalves e Freitas na ascendência. Confirmarei isso nas minhas investigações "in loco".

Julgo que vários genealogistas madeirenses (além do Cónego Menezes Vaz), constatando a habitual omissão de apelidos em senhoras (principalmente no século XIX, mas também há alguns casos no séc. XVIII), indicaram nos seus estudos -após investigação- aqueles que supostamente lhes corresponderiam por ascendência, de forma a ser mais fácil a identificação genealógica. Pode ser que esteja enganado, mas não me parece.

Uma prova do que lhe digo, está na resposta à pergunta que me faz: a minha trisavó, casada com meu trisavô José Gomes Salgado, aparece no registo de casamento da minha avó como Maria Gomes Salgado. E não creio que fosse parente do marido. Até porque casos como este, tenho imensíssimos exemplos. Apenas com o registo de casamento desta minha trisavó é que poderia saber a sua ascendência, mas vai ser difícil porque não sei se o casamento foi na Madeira, embora os noivos fossem naturais do Funchal. Também não posso verificar no registo de baptismo de minha bisavó porque esta nasceu e foi baptizada em Demerara na Guiana Inglesa, onde meu trisavô parece que negociava em ouro e diamantes. Deste José Gomes Salgado tenho diversa iconografia entre a qual uma bela e imponente fotografia no jardim de sua casa em Georgetown em 1879.

Quanto aos irmãos do Almirante, coincidem com informações familiares orais que referem alguns dos nomes que estão indicados quer nos registos do Arquivo, quer no estudo genealógico. Daí a minha convicção de que o João Gomes Salgado, pai do Almirante, é irmão do meu trisavô José Gomes Salgado. Só não sabia que o Almirante Romano Vital Gomes, que sabia ser nosso parente, era irmão de umas primas Catarina, Luísa e Eugénia (Maria Eugénia?) e de um primo João, de quem a minha avó falou algumas vezes e que pelos vistos eram primos co-irmãos de minha bisavó.

Mas diga-me: tem interesse neste assunto por relação familiar, ou apenas por "carolice"?

Independentemente do motivo, e apesar de já ter tirado há alguns meses as conclusões sobre as considerações que teve agora a amabilidade de comentar, agradeço-lhe a sua colaboração e simpatia.

Com os meus cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322064 | MCNN | 28 jan 2013 22:32 | Em resposta a: #322063

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo


O meu interesse é apenas de carolice, nada mais.

Eu perguntei-lhe como se chamava a sua trisavó porque encontrei este casamento:

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?marido=jos%E9+gomes+salgado&mulher=&paroquia=&data=&livro=

Um aspecto interessante é que este assento de casamento é consultável online.

Infelizmente o site do ARM digital encontra-se offline (aliás, esteve assim nos últimos dias, mas hoje à tarde esteve operacional).

Tive oportunidade de consultar hoje à tarde este assento de casamento. E lembro-me muito bem que o noivo, de nome José Gomes Salgado, era viúvo e que a primeira esposa tinha falecido na Guiana Inglesa. Não me recordo do nome da senhora, mas o nome dela era referido. Lembro-me do nome do pai do noivo, Luis Gomes Salgado, e lembro-me também que o noivo era natural de Santa Luzia.

Muito provavelmente tratar-se-á do assento de um segundo casamento do seu trisavô.

Não sei se esta informação também era ou não do seu conhecimento, mas na dúvida aqui a deixo.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322070 | 6099 | 29 jan 2013 00:55 | Em resposta a: #322064

Caro Mário César Navarro:

Essa informação também é do meu conhecimento. O José Gomes Salgado que refere é o meu 3º. avô e o Luís Gomes Salgado é meu 4º. avô. O José Gomes Salgado teve de sua 1ª mulher (minha 3ª. Avó), apenas uma filha que foi minha bisavó. Esta trisavó Maria (referida, julgo que incorrectamente, como Maria Gomes Salgado), morreu cedo, julgo que de parto, e a filha, minha bisavó, ficou durante o tempo que José Gomes Salgado esteve na Guiana, sob tutela de seu tio João Gomes Salgado, pai do Almirante Romano Vital Gomes, que dá o título a este tópico.

O que consultei já há muito tempo, foram os passaportes com destino a Demerara, onde de facto aparece o meu trisavô José Gomes Salgado, natural de Santa Luzia onde nasceu a 7.8.1830, já viúvo no ano do passaporte - 1876 e que portanto teria nesta data 46 anos, filho de Luís Gomes Salgado e de Antónia de Jesus. Mas não consta o nome da minha trisavó de quem era viúvo. Terá sido isto que viu e não o registo de casamento? É que desconheço inteiramente que haja registos de casamento completos para consulta "site" do Arquivo Regional da Madeira. Caso tenha sido o próprio registo de casamento que viu, muito lhe agradecia que me informasse como o poderei consultar "on line", na certeza porém de que irei verificar em breve os documentos originais, onde terei elementos complementares que a consulta informática, que eu saiba, não dá.

A sua teoria sobre sobre o segundo casamento de José Gomes Salgado (aos 59 anos) é pertinente e também já me tinha ocorrido ao ver um registo de casamento de um José Gomes Salgado com uma Rita Eugénia Dias. Mas também poderá tratar-se de algum sobrinho ou de outro parente. Isso confirmarei na minha próxima visita ao Funchal.

Mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade.

Cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322076 | MCNN | 29 jan 2013 11:33 | Em resposta a: #322070

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo


O que eu consultei foi, sem dúvida nenhuma, um segundo casamento do seu trisavô.

O site hoje já está no ar, pelo que pode consultar esse casamento aqui:

http://armdigital.arquivo-madeira.org/armdigital/component/armd/?view=item&prq=PT-ARM-PFUN10%2F2%2F1325&folha=ext1&offset=3

Esse link dá-lhe a página inicial do livro de casamentos.

Depois, do lado esquerdo, terá de seleccionar a imagem correcta.

Apesar do registo começar na página 57.jpg, o corpo principal do registo está na imagem seguinte, a 58.jpg

Apesar de, na margem do assento, estar escrito João Gs Salgado, no corpo do assento está escrito José Gomes Salgado, de 59 anos, filho de Luís Gomes Salgado e de Antónia de Jesus.

A sua trisavó chamava-se Maria Gonçalves Marques, e terá falecido na Guiana Inglesa.

Espero que quando consultar esta mensagem o site esteja ainda no ar, pois tem estado muito instável.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322080 | MJNFVC | 29 jan 2013 13:27 | Em resposta a: #322016

Caro João Paulo:

Fiquei muito satisfeita por lhe ter sido útil e pode crer que também me foi muito útil, indicando a filiação paterna do Almirante Romano vital Gomes. Muito obrigada.

Terei muito gosto em autografar o seu exemplar do livro "A Família Nogueira Ribeiro Ferrão de Vilhegas" e agradeço a boa opinião que forma sobre este trabalho.

Muitos cumprimentos,

Maria João

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322100 | 6099 | 29 jan 2013 22:10 | Em resposta a: #322076

Caro Mário César Navarro:

Obrigadíssimo pelas suas incansáveis pesquisas e por me ter dado informações tão valiosas sobre a ascendência dos meus únicos trisavós que sempre me foram desconhecidos. Apenas as interessantes fotografias me davam alguma ideia sobre este meu trisavô José Gomes Salgado, mas a curiosidade sobre as suas supostas e agora confirmadas origens modestas, persistia.

Com a sua preciosa ajuda e a de Maria João Craigie, descobri em apenas três dias, o parentesco com o Almirante Romano Vital Gomes, o verdadeiro nome de minha trisavó e ainda que seu marido, meu trisavô, casou segunda vez.

Não há qualquer dúvida de que o assento de casamento que me apresentou, respeita ao segundo casamento de José Gomes Salgado. Este registo vai ajudar-me a investigar as ascendências, que por serem de raiz popular, provavelmente nunca as iria descobrir em estudos genealógicos. Vou ao Funchal pelo menos duas vezes por ano, mas não vivo lá permanentemente e por isso as investigações no Arquivo tornam-se mais demoradas. Mas a sua óptima colaboração acelerou a obtenção dos dados que eu procurava. Falta-me agora descobrir o parentesco com os Santa-Clara Gomes através das ligações ascendetes e colaterais que a partir de agora se tornaram muito mais fáceis de seguir. Os dados que me enviou são a alavanca para poder prosseguir também na descoberta de mais antepassados. Bem haja.

Agradeço-lhe também ter-me dado a conhecer a forma de consultar "on line" os paroquiais da Madeira. Ignorava por completo que estavam disponíveis.

Quem sabe se um dia lhe poderei retribuír com elementos do seu interesse.

Agradecido, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos.

Até sempre,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322101 | 6099 | 29 jan 2013 22:18 | Em resposta a: #322080

Cara Maria João:

Não sei se para a sua investigação, nececessita de mais ascendentes do Almirante Romano Vital Gomes para além dos pais. Como lhe referi vou ao Funchal e farei investigação da sua (dele) ascendência paterna, que também é minha, mas terei também curiosidade sobre a materna. Assim que tenha mais dados, entro em contacto consigo.

Cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322124 | MJNFVC | 30 jan 2013 17:57 | Em resposta a: #322101

Muito obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322273 | roz | 01 fev 2013 22:12 | Em resposta a: #322076

Ola' Mario

Espero que tudo esteja bem consigo. Desculpem eu "assaltar" este topico mas queria pedir-lhe uma ajudinha com estes sites da Madeira pois ja experimentei e nao chego la'.
Conforme ha o link para se pesquisar os casamentos havera' tambem para os baptismos? E depois quando se ve em que Livro e folha esta' o registo como fazer para ir ver o documento?

Procuro o baptisado de Atanasio Jose da Vera Cruz filho de Joao Martins e Ana Joaquina. Sei que nasceu na Madeira mas nao sei a paroquia e sei que casou em 1822 em Cabo Verde mas ignoro com que idade.

Neste link http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?marido=joao martins&mulher=ana joaquina&paroquia=&data=&livro=&ord=md ve-se um casal que possivelmente seriam os pais dele na paroquia de St. Antonio mas nao sei como ver o documento.

Muito agradeco se tiver oportunidade de me dar uma ajuda.
Um abraco.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322324 | MCNN | 02 fev 2013 23:52 | Em resposta a: #322273

Olá Rosário, tudo bem consigo ?

Agora não lhe posso por aqui o link porque o ARM digital está offline, mais ainda ontem procurei pelo livro que contém esse casamento e constatei que ele ainda não está disponível para consulta online.

De qualquer forma, quando o ARM digital estiver de novo operacional eu coloco aqui o link para o livro em questão.

No que diz respeito aos baptismos, a base de dados para consulta do ARM só tem os baptismos posteriores a 1860.

Se for a esta página, encontra os links para as diferentes pesquisas às Bases de Dados do ARM. Também encontra um link para aceder ao ARM digital, onde estão os livros já digitalizados.

http://www.arquivo-madeira.org/item1.php?lang=0&id_channel=19&id_page=242

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322349 | roz | 03 fev 2013 18:26 | Em resposta a: #322324

Obrigada Mario. Pena os baptismos daquela epoca nao estarem ainda on-line para mais que tomei conhecimento que Atanazio era da freguesia de S. Pedro, Funchal. Seria bem facil encontra-lo. Paciencia!

Entrei neste link que me enviou mas depois o ARM digital continua em baixo. Esperemos entao mas parece que nao vamos ter sorte em conseguir informacoes.

Um abraco para si tambem e uma boa semana
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#322846 | MCNN | 11 fev 2013 13:47 | Em resposta a: #322349

Boa tarde Rosário

Atenção que, quando eu falei de que só existiam baptismos depois de 1860, referia-me única e exclusivamente à Base de Dados que nos permite consultar por nome o baptizado, nome dos pais, etc.

No que diz respeito aos livros propriamente ditos, alguns estão já disponíveis para consulta online com datas bem anteriores a 1860.

Por exemplo, está já disponível o livro de baptismos de São Pedro entre 1804 e 1808:

http://armdigital.arquivo-madeira.org/armdigital/component/armd/?view=item&prq=PT-ARM-PFUN08%2F1%2F108

É pois uma questão de procurar os livros que pretende.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#323269 | 6099 | 16 fev 2013 16:01 | Em resposta a: #322124

Cara Maria João Craigie:

Em primeiro lugar, quero felicitá-la pela publicação de mais uma obra. Refiro-me logicamente às "Famílias Soares Brandão e Costa d'Antas (...)". Embora não tenha ainda subscrito este livro, estou certo que se trata de um estudo com a qualidade que nos habituou em trabalhos anteriores e fundamentado em aturada investigação da mais alta seriedade.

Em segundo, lugar volto ao assunto deste tópico para a informar da ascendência que disponho do Almirante Romano Vital Gomes, principalmente a materna, baseada no estudo genealógico de Carlos de Agrela "Fernandes Caires", de Santo António, publicado no Arquivo Histórico da Madeira, vol. III (1931-1932). Só irei ao Funchal em Março ou Abril, pelo que a investigação da ascendência paterna nos Paroquiais ainda está por desenvolver um pouco mais. No entanto, dado que o seu interesse será antes na genealogia da mulher do Almirante, julgo que também não lhe interessará obter uma ascendência demasiado remota deste. Apresento pois os dados disponíveis no sistema de numeração Sosa-Stradonitz:

1. Almirante Romano Vital Gomes, b. Monte 26.5.1872, c.c. D. Maria Isabel James de Oliveira Torres

2. João Gomes Salgado, c. Monte 1864 c.
3. D. Luísa da Trindade Gonçalves de Freitas

4. Luís Gomes Salgado c. Santa Luzia 1810 c.
5. Antónia de Jesus
6. Baltasar Gonçalves, c. Monte 1824 c.
7. Ana Maria de Freitas

12. Baltasar Gonçalves de Aguiar, benfeitor da Igreja de Nossa Senhora do Monte, c. 1772 c.
13. Cecília Rosa de Jesus
14. António Gomes Teixeira, c. Monte 1787 c.
15. Colecta de Freitas, dos Freitas de Caires e Baptistas Spínolas, do Caniço (Madeira)

24. Baltasar Gonçalves de Aguiar c. Monte 1708 c.
25. Francisca Gomes
26. Domingos Gomes da Silva
27. Antónia de Jesus Correia de Miranda

48. Baltasar Fernandes (1649-1728) c. por volta de 1676 c.
49. Antónia Gonçalves de Aguiar
50. Bernardo Gomes de Pina, do Monte
51. Ana Gomes Romana, de S. Roque

96. Manuel Fernandes, rsidiu no sítio da Quinta das Freiras, Santo António (Funchal), c. por volta de 1626 c.
97. Isabel Rodrigues (de Gouveia)
98. Roque Martins
99. Violante Gonçalves de Aguiar, em ttº. de Aguiares Dias

192. António Fernandes, n. 1565, viveu em Santo António, c. por volta de 1590 c.
193. Madalena de Caires Ferreira
194. Gaspar Rodrigues de Gouveia
195. Ana de Castro

384. Baltasar Fernandes, viveu em Santo António do Funchal, c. por volta de 1559 c.
385. Ana Vaz
386. Francisco Soares
387. Maria Madalena de Caires, ttº. de Caires

Notas:

1) Salvo melhor opinião, a informação de que o Almirante seria descendente de Cândido Francisco Gomes e de sua mulher D. Maria Teresa de Caires Rego e que refere na sua primeira mensagem, não parece ser correcta. Estes casaram em Câmara de Lobos em 1846, o que até seria cronologicamente compatível com o nascimento de Romano Vital Gomes, mas no máximo da razoabilidade poderiam ser avós. Ora, os pais e os avós também estão identificados comprovadamente pelos registos paroquiais e não são estes. Além disso, o Almirante e seus irmãos nasceram na Freguesia do Monte, onde casaram seus pais (1846) e de onde era originária a Mãe e ascendentes desta. Assim, pode-se admitir que aqueles Cândido Francisco Gomes e s. m. D. Maria Teresa de Caires Rego, fossem possivelmente parentes por via dos Caires, de quem Romano Vital Gomes também era descendente, quer por sua avó materna Ana Maria de Freitas (7.), que era Freitas de Caires, quer mais remotamente pelo lado do avô materno, através de Maria Madalena de Caires (387.). Ascendentes é que não me parece que fossem.

2) No livro "Ilhas de Zargo", por Eduardo C. N. Pereira, vol. II, 4ª. edição (1957) refere-se o seguinte: "Lamegos Fernandes - o mais antigo foi António Fernandes (referido com o nº. 192.), morador na Fregusia de Santo António e casou em 1590 com Madalena de Caires Ferreira, neta materna de João Lamego casado cerca de 1539 com Victória de Caires, cuja geração é representada pelo Contra-Almirante Romano Vital Gomes, Dr. Ernesto Baltazar Gonçalves e outros".

Receba os meus melhores cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#323277 | MJNFVC | 16 fev 2013 18:14 | Em resposta a: #323269

Caro José Paulo de Figueiredo:

Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras quanto ao livro que acabo de publicar e muito obrigada também pela extensa árvore de costados que transcreveu na sua mensagem e que me vai permitir completar a ascendência do Alm. Romano Vital Gomes até aos bisavós, como costumo fazer no caso de cônjuges de membros da família estudada.

Sempre ao dispor, aceite os meus agradecimentos pela sua tão útil colaboração, que - escusado será dizer - referirei em nota de rodapé.

Muitos cumprimentos,

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#323292 | roz | 16 fev 2013 20:48 | Em resposta a: #322846

Ola Mario
Desculpe nao ter agradecido esta sua mensagem e informacao mas ha anos que nao sou notificada das respostas e 'e no que da'. So' agora por acaso vim ao topico e dei por isso.
Que boa novidade, muito obrigada. Neste momento o site esta' em baixo mas continuarei a tentar ate conseguir.

Bom domingo.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#325255 | mvribeiro | 13 mar 2013 00:29 | Em resposta a: #322273

Olá prima. Só hoje vi esta mensagem sua. Uma correcção a fazer. O pai do Atanásio não é João , mas sim José Martins, natural da Ribeira Brava, o qual por sua vez era filho de outro José Martins e de Maria Catarina de Sousa, todos da Ribeira Brava. A mãe do Atanásio, Ana Joaquina ( Catanho ), natural do Arco da Calheta, era filha de Manuel João Catanho e de Maria Josefa do Sacramento ( Teixeira ), todos do Arco da Calheta. Tenho as certidões destes casamentos. Vou procurar as ditas e depois envio por mail. Infelizmente não consegui encontrar o baptismo do Atanásio, talvez por falta de paciência minha, pois já estava de olhos em bico a ler os microfilmes de S. Pedro, Funchal, de onde era natural o Atanásio. E ainda por cima às vezes não é fácil, quer pela letra do senhor cura, quer por estarem esborratados. Pode ser que quando voltar à Madeira, volte a este assunto.

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#325929 | 6099 | 22 mar 2013 22:47 | Em resposta a: #323277

Cara Maria João Craigie,

Já tenho os nomes dos bisavós por parte paterna do Almirante Romano Vital Gomes. A numeração continua a que apresentei na minha mensagem de 16.2.2013. Ei-los:

4. Luís Gomes Salgado c. Funchal, Santa Luzia 5.8.1810 c.
5. Antónia de Jesus da Cunha, b. Funchal, Santa Luzia

8. Alexandre Vitório Salgado, b. Funchal, Santa Luzia. Casou 1ª. vez no Funchal, Santa Luzia em 1783 c.
9. Vicência Rosa, b. Funchal, São Roque

10. Ambrósio Francisco da Cunha * Funchal, Santa Luzia. Casou no Funchal, Santa Luzia, em 1775 c.
11. Patronilha Maria, b. Câmara de Lobos

FONTES - Arquivo Regional da Madeira, Registos Paroquiais de Casamento de Santa Luzia: 161, 33vº (casamento 8. + 9.), 163, 1 (casamento 4. + 5.) e 161, 10 (casamento 10. + 11.)

Com os melhores cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Alm. Romano Vital Gomes (Madeira e Continente)

#325939 | MJNFVC | 23 mar 2013 09:50 | Em resposta a: #325929

Caro José Paulo Bandeira de Figueiredo:

Apresso-me a agradecer-lhe mais estas informações, que vêm complementar o meu trabalho. Quando chegar a ser publicado - como espero - não deixarei de fazer referência ao seu nome.

Muitíssimo obrigada!

Maria João Craigie

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 21:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen