"Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

"Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#257786 | Nicodemus | 03 jul 2010 13:34

Caro Manuel Rolão

Estive há algum tempo na TT onde aproveitei para tirar umas notas da obra em epígrafe, notas tiradas um bocado à pressa porque o tempo não me deu para mais. As notas tiradas referiam-se à descendência de Antão Gonçalves da Costa e de sua mulher Beatriz Dias, de S. Vicente da Beira. Refere na obra citada que o dito casal teve uma filha chamada Leonor da Costa cc Fabião Leitão. Em casa consultei os meus "papéis" e verifiquei que havia uma discrepância. Num assento de casamento com a data de 2-9-1576 pude constatar que Fabião Leitão casou com ISABEL DA COSTA e não com Leonor da Costa. Deste modo creio que se impõe uma rectificação do que julgo ser um lapso.

Para finalizar acha que Antão da Costa tinha algum tipo de parentesco com a fidalguia local, nomeadamente os COSTAS? Eu ainda não encontrei qualquer tipo de ligação. Em S. Vicente da Beira há também um fidalgo Francisco Falcão, «o moço» cc MARIA DA COSTA em 7-1-1573, que eu suponho ser filha de GASPAR DA COSTA [Cabral]- o que vai contra a opinião dos genealogistas mais credenciados, segundo os quais ela seria casada com D. Francisco de Viveiros ou Fernão de Azevedo. Tenho provas documentais que contradizem tal tese.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#257909 | manuelr | 04 jul 2010 22:57 | Em resposta a: #257786

Caro Manuel da Cruz de Sousa

Como pode ver abaixo, que copio do que escrevi no Livro, eu mesmo digo, no nº 1.2, Leonor ou Isabel da Costa, que segue.

A esta distância, já não me lembro bem dos milhares de registos que consultei e consultar todos os apontamentos, torna-se tb muito difícil de localizar onde os tenho. No entanto, se digo Leonor ou Isabel, é porque haveria registos em que apareceria como Leonor e outros como Isabel. Tb erro do Padre? Mas se escrevi Leonor ou Isabel, é porque assim apareceu nos registos, pelo que não se imporá uma correcção, mas sim uma chamada de atenção,já que aparece com os dois nomes próprios, chamada de atenção que aliás faço.
Isto não pondo de lado um erro meu, claro, que tb é possível.
Como é um ramo que me interessa directamente, tentei ir o mais longe possível, mas não consegui ligar Antão Gonçalves da Costa aos Costas (embora me pareça mais que provável sê-lo).

1-ANTÃO GONÇALVES DA COSTA casou em São Vicente da Beira em 23-09-1560 com Beatriz Dias. Faleceu em São Vicente da Beira em 24-09-1573.

2-Leonor ou Isabel da Costa que segue.
2-Antónia batizada em São Vicente da Beira em 17-11-1563 sendo Padrinhos Pedro da Costa, Francisco de Andrade, Beatriz de Andrade e Isabel Nunes.
2-Antónia da Costa idem em 20-03-1567 sendo padrinhos o Licenciado António Dias e Catarina Fernandes, que casou em São Vicente da Beira em 14-10-1586 com Gaspar Rodrigues, viúvo.
2-Manuel batizado em São Vicente da Beira em 29-01-1569.

2-LEONOR DA COSTA casou em São Vicente da Beira em 02-09-1576 com Fabião Leitão.

O que tenho de Francisco Falcão, é o segunte:

FRANCISCO FALCÃO o Moço foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real. Casou em São Vicente da Beira em 07-01-1573 sendo testemunhas Pascoal Mendes, Brás Franco e António Tavares com Maria da Costa viúva de Manuel de Brito. Maria da Costa faleceu em São Vicente da Beira em 06-08-1585 sendo sepultada no Monumento de Francisco Falcão.

Não consegui na altura ir mais além, e deixaram-me muitas dúvidas estes Francisco Falcão.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#258004 | Nicodemus | 06 jul 2010 00:33 | Em resposta a: #257909

Caro Manuel Rolão

Obrigado pela sua explicação. A pressa com que decorreu a minha pesquisa na TT não me permitiu que detectasse na sua obra os dois nomes que refere (Leonor /Isabel da Costa). De qualquer modo estou convencido, a avaliar pelo assento de casamento datado de 2-9-1576, que o nome correcto será ISABEL DA COSTA. Nesse dito assento não há margem para equívocos já que o nome em causa é só um, não aparecendo nenhum outro alternativo para além do de ISABEL DA COSTA.

Diz na sua mensagem que MARIA DA COSTA, de que nos estamos ocupando, era viúva de Manuel de Brito, notícia muito interessante que irei analisar nos meus "papéis" pois permite, ao que suponho, reformular novas hipóteses na presente investigação. Se encontrar algo de novo direi qualquer coisa.

Entre as testemunhas do casamento de FRANCISCO FALCÃO com MARIA DA COSTA figura um António Tavares. Terá este último nome algo a ver com Leonarda Tavares mulher de Pedro da Costa?

Cheira-me que este último pormenor pode ser muito relevante.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#258202 | Nicodemus | 08 jul 2010 19:01 | Em resposta a: #257909

Caro Manuel Rolão

Tenho aqui na minha secretária o assento de casamento de Fabião Leitão com ISABEL DA COSTA que passo a transcrever:

"Aos dois dias do mês de Setembro de 1576 anos recebi em face da igreja a FABIÃO LEITÃO com ISABEL DA COSTA, filha de Antam da Costa e de Briatiz dias moradores nesta vila. T.as - Jacome de Sousa e António de Carvalho e o povo todo. Sebastião (...)"

Penso que este assento põe termo a todas as dúvidas.

Tenho também aqui o assento do casamento de FRANCISCO FALCÃO com MARIA DA COSTA, de 7-1-1573, mas não refere que a dita era viúva de Manuel de Brito. Onde foi buscar essa informação?

Nota: Há um assento de casamento de 21-8-1562, relativo a S. Vicente da Beira, em que João Fernandes casa com Leonor de Gouveia de que são testemunhas MANUEL F(?) DE BRITO e sua mulher MARIA DA [CA?]COSTA. Será daqui que tirou a sua conclusão? Considero este assento um bocado ambíguo e susceptível de induzir em erro.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

São Vicente da Beira

#258255 | Lourval | 09 jul 2010 18:15 | Em resposta a: #258202

Caro Manuel da Cruz de Sousa,

Vejo que você tem muita informação de São Vicente da Beira. Tenho alguns antepassados de lá pelos quais está difícil avançar pelos paroquiais. Talvez você saiba alguma coisa deles:

Francisco Pires e Maria Duarte: tiveram filhos na década de 1670
João Vaz e Isabel Antunes: tiveram filhos nas décadas de 1670 e 1680
Domingos Luís e Joana Rodrigues: filhos nas décadas de 1640 e 1650
Manuel Gonçalves "Benespera" e Beatriz Gonçalves: filhos nas décadas de 1590 e 1600.

Não consegui localizar os casamentos deles.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#258261 | BGP | 09 jul 2010 19:06 | Em resposta a: #258202

Eventualmente, Caro Manuel da Cruz de Sousa, não conhecerá os nomes dos pais do Fabião Leitão, bem como dos seus irmãos?
Palpita-me que o António de Carvalho que foi cc com Isabel Antunes e, posteriormente, juiz dos órfãos no Douro, seria irmão do nubente ou, pelo menos, da sua família.

Cumprimentos do Bernardo Pinto

Resposta

Link directo:

ANTÃO DA COSTA - a ligação que faltava

#258379 | Nicodemus | 11 jul 2010 14:23 | Em resposta a: #258261

Caro Manuel Rolão

Dizia-me o meu velho amigo Cap. António da Costa Andrade, de Ninho do Açor, que descendia dos Costas (cujo solar ainda existe na povoação). O Dr. Joaquim Machás, nas suas investigações também partilhava dessa crença. Provas documentais, tanto quanto sei, nunca vieram a público. Penso que a ideia duma tal descendência se baseava mais na tradição oral (nem sempre confiável) ou então numa questão de fé (o que ainda é pior). Falo em tradição oral porque já o padre João da Costa de Andrade (* 1850) , tio do capitão, dizia ao sobrinho que descendiam dos Costas e até falava dum antepassado ilustre que "pelejara no Alentejo".

Eu próprio, para dizer a verdade, não levava muito a sério a sua pretensão de ser filho de algo e ele também não. Tudo o que havia eram meros indícios. Agora, depois de exaustivas investigações, estou convencido de que o dito capitão era realmente descendendente dos Costas. Analisei a sua ascendência e pude verificar que ele descende de ANTÃO DA COSTA. Ora este, tudo o indica, era filho (provavelmente bastardo) de GASPAR DA COSTA [CABRAL], como tento mostrar com o seguinte "esquema" genealógico que adopto como primeira hipótese de trabalho.

I . GASPAR DA COSTA [CABRAL] , sobrinho de D. Álvaro da Costa, teve entre outros filhos filhos (provavelmente nem todos da mesma mulher) os seguintes:

1. (II) PEDRO DA COSTA [Cabral] c.c. Leonarda Tavares.

2. (II) LEONOR DA COSTA cc Fernão de Azevedo, filho de António de Azevedo.

3. (II) ISABEL DA COSTA c.c. ......... .
Tiveram um filho chamado JACOME DA COSTA que cc Beatriz de Monforte.

4. (II) MARIA DA COSTA

Casamento I (?) : Manuel de Brito (+ 7-7-1569) - mera hipótese.
Casamento II : Francisco Falcão, «o moço», juíz dos órfãos?, filho de Francisco Falcão, «o velho» cc Leonor
Fragosa.

5. (II) GUIOMAR DA COSTA cc Bernardo Antunes em 8-1-1564.

6. (II) ANTÃO DA COSTA casou em 23-9-1560 com Beatriz Dias, irmã de António Dias.

Tiveram Isabel da Costa cc Fabião Leitão.

Etc., etc...

Este "esboço" genealógico, apesar da sua simplicidade, permite explicar muita coisa. Explica por exemplo os nomes das testemunhas e dos padrinhos participantes dos actos, integrando-os num todo consistente.

Assim a ligação entre Antão da Costa e os Costas deixa de ser, a partir de agora, uma "impossibilidade ontológica" - para usar aqui o jargão filosófico do bastonário da Ordem dos advogados, a cujo desassombro acho imensa graça.

Qualquer comentário ou objecção serão benvindos.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#258382 | Nicodemus | 11 jul 2010 14:53 | Em resposta a: #258261

Caro Bernardo Pinto

De momento não tenho dados disponíveis uma vez que os dados que pede remetem para uma época anterior aos primeiros registos paroquiais de S. Vicente da Beira (1559). De qualquer modo se descobrir alguma informação de interesse eu direi alguma coisa.

Cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: São Vicenta Beira

#258383 | Nicodemus | 11 jul 2010 15:08 | Em resposta a: #258255

Caro Lourval

O nome "Benespera" é-me familiar. Logo que tenha disponibilidade farei uma breve pesquisa, embora as expectativas não sejam muito animadoras. É que o período 1589-1621 corresponde a um "buraco negro" na linha do tempo, estando completamente omisso dos livros de baptismos de S. Vicente da Beira. De qualquer modo se encontrar algo de interesse ou alguma pista direi alguma coisa.

Cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#258481 | BGP | 12 jul 2010 19:03 | Em resposta a: #258382

Bem-haja, Caro Manuel da Cruz de Sousa.

Cumprimentos do Bernardo Pinto.

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#258994 | manuelr | 20 jul 2010 19:40 | Em resposta a: #257786

Caro Manuel da Cruz Sousa

Por acaso não se vai deslocar à TT? É que queria trocar alguns dados sobre Jerónimo da Costa.
Tenho estado a rever os registos e dei com algumas incongruências.

1-Jerónimo da Costa casado com Beatriz da Fraga de Andrade, não é o que foi batizado em Vila de Rei em 17-03-1586, filho de Fabião Leitão e de Leonor da Costa, mas deve ser o que foi crismado em 1573 filho de Fabião Leitão (sem indicação da Mãe) e irmão de Julião crismado na mesma data.

2-Fabião Leitão tem, casado com Isabel da Costa, a Julião batizado em 1581 (portanto não é o mesmo Julião crismado em 1573).
Casado com Leonor da Costa a Jerónimo batizado a 1586 (portanto não é o mesmo que foi crismado em 1573)
Casado com Isabel da Costa, a Manuel batizado a 1591.
Casado com Isabel da Costa a Maria batizada a 1593.
Casado com Isabel da Costa, a Gaspar batizado a 1601.

3-Ou Fabião Leitão casou 2 vezes, a 1ª com Leonor da Costa e assim a confusão do registo de batismo de Jerónimo em 1586 e a 2ª vez com Isabel da Costa, ou há 2 Fabião Leitão (pai e filho? Tio e sobrinho?) um casado com Leonor da Costa e outro casado com Isabel da Costa.

4-Curioso haver 2 Julião e 2 Jerónimo filhos de Fabião Leitão em datas diferentes.

5-Leonor da Costa seria neste caso irmã de Isabel da Costa?

6-Em 1617 é madrinha de batismo, Isabel da Costa, irmã do Vigário que faz o registo, Francisco de Azevedo da Costa. Será a mesma?

7-Não vi em Vila de Rei mais registos onde estivessem mencionados, o que dá a entender que foram para outro lado (São Vicente da Beira).

8-Falta-me ver os óbitos depois de 1610, que penso ver amanhã. Isto tudo em Vila de Rei.

9-Fabião Leitão está certamente relacionado com

Felgueiras Gaio, Andrades §72

N 8 D. MARIANA PESSOA DE ANDRADE fª de D. Brites Pessoa N 7 foi Administradora do Morgado dos Pessoas, que Instituiu Aleixo Pessoa seu tio na Vila de Rei casou com Cipriano Aires Lopes Lopes de Figueiredo Cap.am de Cavalos em Mazagão com cavalo, e Armas a sua custa, e viveram em Vila de Rei fº de José Lopes, e sua 3ª S.ra D. Sebastiana Martins Aires de Figueiredo n.al da Quintão fregª de Cernache do Bom Jardim trº de Certão fª de Francisco Luís Leitão, e sua m.er Maria Aires de Figueiredo de Aires Annes de Figueiredo no ttº de Leitões § 100 N 11
9 D. Mariana Pessoa de Andrade § 77
9 António Aires mor. novo
9 Francisco Aires, mor. novo
9 Aleixo Aires, mor. novo
9 Bernardino Aires mor. s. est.
9 Fabião Aires de Andrade Segue

N 9 FABIÃO AIRES DE ANDRADE LEITÃO fº de D. Mariana Pessoa N 8 foi formado pela Universidade de Coimbra Familiar do S. Offº fez um vínculo chamando para prº Administrador seu fº. Casou com D. Maria Antónia da Silva fª H de Pedro Fernandes de Alter Juíz Proprietário dos Órfãos da Vila de Pedrógão Grande, e sua m.er D. Maria Lopes da Silva; e Maria Lopes da Silva fª de Simão Dias Alvares familiar do S. Offº Escrivão da Camera de Pedrogão Grande onde edificou a Capela de Jesus, Maria, José na Igreja Matriz da dª vila com sepultura, e Missa Qotediana de cuja capela é hoje Administrador Francisco Manuel da Cunha Pessoa

Falta-me ainda comparar estes registos com os de São Vicente da Beira. A confusão toda é que eles andaram a saltar entre Vila de Rei e São Vicente da Beira, o que me levou a trocar 2 registos.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#259046 | lmgp | 21 jul 2010 19:49 | Em resposta a: #258994

Caros Confrades,

Quando vi as últimas mensagens deste tópico fiquei interessado em saber mais acerca de Fabião Leitão e de sua mulher Isabel da Costa porque quando eu vejo o livro Mistos um de Vila de Rei tive o conhecimentos deste individuo, o meu interesse vem do facto de eu ser descendente de Maria Alvares Leitão casada com o Juiz de Órfãos Diogo Dias, queria saber se este Fabião Leitão é familiar destes meus antepassados, bem como gostaria de saber se esta Isabel Costa foi quem trouxe este apelido para Vila de Rei.

Com os melhores cumprimentos.

Luís Portela.

Resposta

Link directo:

Alcains

#259137 | Lourval | 22 jul 2010 22:54 | Em resposta a: #258994

Caríssimo Manuel Rolão,

Gostaria de saber se você tem alguma informação do Padre João Vaz Gomes provavelmente natural no Concelho de Castelo Branco. Ele batizou muitos dos filhos de Maria Gomes Castelhana e José Pires entre 1707 e 1714.

Maria Gomes Castelhana era filha de António Gomes e Isabel Martins cujo casamento nunca encontrei em Alcains embora nos batismos de seus filhos sempre é dito que são de lá naturais.

António Gomes e Isabel Martins eram assistentes em Badajoz quando Maria Gomes se casou em 1703. Daí talvez o Castelhana.

Maria Gomes também era mencionada às vezes como Maria Gomes Loureiro. Em um batismo de um de seus filhos foi testemunha ´especial´ Manuel Gonçalves Loureiro.

Mas acredito que muito possivelmente que o Padre João Vaz Gomes deve ser parente de Maria Gomes, pois ele, além de celebrar o batismo no lugar do pároco da igreja, ainda era o padrinho.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alcains

#259485 | manuelr | 27 jul 2010 22:01 | Em resposta a: #259137

Caro primo Lourval

Lamento, mas sobre esses não tenho elementos que o possam esclarecer. Mesmo sobre o padre, não me recordo de o ter visto nos processos de Habilitação de Genere. Mas a maior parte destas, como sabe, não (não?) se sabe onde estão.

Abraços
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Alcains

#259493 | Lourval | 27 jul 2010 23:12 | Em resposta a: #259485

Caro Primo Manuel Rolão,

Obrigado.

Eu acabo de descobrir que uma das filhas de António Gomes e Isabel Martins adotou o nome de Ana Vaz. Este fato confirma minha hipótese de que o Padre João Vaz Gomes deve ser parente de António Gomes.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#260734 | Nicodemus | 19 ago 2010 20:40 | Em resposta a: #258994

Caro Manuel Rolão

Peço desculpa de só hoje poder responder. Tenho no meu escritório uma infinidade de manuscritos aguardando minuciosa leitura que me vão dar que fazer por muito e muito tempo pelo que tão cedo não espero ir à TT. Relativamente à descendência de Antão da Costa tenho a dizer o seguinte: Estamos em presença duma "caranguejola genealógica" tão frágil que não resiste ao mais pequeno sopro. Esquematizando:

1. ANTÃO DA COSTA cc BEATRIZ DIAS em S.V.B., na data de 23-9-1560. Tiveram entre outros filhos
2. ISABEL DA COSTA cc FABIÃO LEITÃO em S.V.B. na data de 2-9-1576.

Partindo do princípio que ISABEL DA COSTA nasceu 9 meses após o casamento dos pais, a data do seu nascimento não andará muito longe de 23-6-1561, data que adoptaremos como hipótese teórica. Isto significa que Isabel casou com cerca de 15 anos. Resumindo:

Nascimento - c. 23-6-1561
Casamento - 2-9-1576
Nascimento do 1º filho: 2-6-1577 (ou depois)

Segundo a sua opinião estes tiveram

3. JERÓNIMO DA COSTA cc BEATRIZ DA FRAGA DE ANDRADE

Aqui é que a porca torce o rabo. Tenho na minha frente o assento de casamento de Jerónimo da Costa que diz o seguinte:

" Aos 12 de Outubro de 1585 recebi em face de igreja JERÓNIMO DA COSTA com BEATRIZ DA FRAGA. Foram testemunhas Sebastião Nunes (?) e Francisco Carvalho e outra muita gente."

Ora em 12-10-1585 - partindo do princípio que Jerónimo da Costa foi o 1º. filho - este não poderia ter mais que 8 anos, idade nada propícia para as "incontinências da carne"...

E aqui a caranguejola cai sem apelo nem agravo.

Moral das história: Este JERÓNIMO DA COSTA cc BEATRIZ DA FRAGA não pode ser filho de Fabião Leitão e Isabel da Costa. A cronologia não o permite.

NOTA: Passei a pente fino os registos de baptismo de SVB à procura de eventuais filhos do casal Fabião Leitão-Isabel da Costa e não encontrei nada. A pesquisa foi até ao mês de Agosto de 1588. Contudo descobri um Fabião Leitão que ao que parece gostava de ir à cama da mulata "refrescar o sangue". Da sua incontinênca carnal com a "mulata das freiras" nasceu Francisco em 15-10-1578. Será o mesmo Fabião Leitão?

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#260741 | manuelr | 19 ago 2010 23:03 | Em resposta a: #260734

Caro Manuel da Cruz Sousa

Jerónimo da Costa não é filho de Fabião da Costa e de Isabel da Costa.
Quando muito, será filho de Fabião Leitão e de Leonor da Costa (o que não é compatível tb com a data de nascimento de um dos Jerónimos).
Fabião Leitão aparece nos registos de Vila de Rei tb casado com Leonor da Costa.
Neste momento estou em Castelo Branco e tenho os apontamentos em Lisboa, de maneira que só no princípio de Setembro é que poderei falar em datas concretas. Já vi os registos todos de Vila de Rei (onde há 2 Jerónimos) e falta-me ver os de SVB. Não vi ainda os óbitos todos.
Jerónimo da Costa deve ser, isso sim, irmão de Antão da Costa, mas ainda não tenho elementos suficientes para chegar a essa conclusão. A não ser que haja 2 Fabião Leitão, um casado com Leonor da Costa e que tem um filho em Vila de Rei e outro com Isabel da Costa, com filhos em Vila de Rei tb.
Como disse, não posso de momento falar em datas, pois tenho os papéis em Lisboa.
O Jerónimo nascido em Vila de Rei em 1586 claro que não pode ser o que casou em 1585. Assim que consultar os registos de SVB, darei então a minha opinião, de acordo com os registos de Vila de Rei e SVB.
Tenho estado a preparar uma errata, que no entanto só colocarei no Forum quando estiver completa, para evitar aditamentos sobre aditamentos.
Claro que é erro considerar Jerónimo da Costa filho de Leonor da Costa e de Fabião Leitão, mas parece-me que só não erra quem não faz nada. Persistir conscientemente no erro é que já é outra coisa.
Mas há um Fabião Leitão casado com uma Leonor da Costa e um Fabião Leitão casado com uma Isabel da Costa. O mesmo? Dois?
Fui honesto no trabalho que fiz, de maneira que estou de consciência tranquila. E volto a sublinhar, que só não erra quem nada faz.
E já agora, deixe-me dizer-lhe uma coisa. Não é com "sopros" que me convence, nem com eles estpu minimamente preocupado.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#260805 | Nicodemus | 21 ago 2010 01:30 | Em resposta a: #260741

Caro Manuel Rolão

A sua obra "Famílias da Beira Baixa" é uma fonte preciosa de informação genealógica que todos nós beirões temos em elevada conta. Considero-a uma obra de referência e de inestimável valor. O facto de possuir uma ou outra inexactidão não lhe retira o estatuto de obra seminal, pela muita informação inédita e original que contém. Ao publicar um trabalho de tão grande magnitude o Senhor Coronel prestou um relevante serviço à Beira Baixa, nosso torrão natal e tornou-se credor da nossa maior gratidão.

Não ligue ao meu estilo um pouco acutilante umas vezes, outras com aflorações de um certo humor queirosiano a raiar a malícia. Não o faço por mal. O que na realidade para mim conta é que o tenho como pessoa de bem e como pessoa de honestidade intocável.

Este intercâmbio de ideias e de dados através deste forum visa antes de mais a procura da verdade. Um processo dialéctico por vezes difícil onde através do confronto de teses e antiteses se procura chegar a uma sintese. Espero que a discussão livre deste e outros tópicos nos conduza a todos à estrada luminosa da verdade. A genealogia é por vezes um campo minado onde a possibilidade de errar espreita a cada passo. Sendo assim, se alguém uma vez por outra "mete a pata na poça" não é razão para grandes estranhezas, eu diria até que é natural.

O meu sogro - que Deus tenha em glória - dizia muitas vezes que "ERRARE HUMANUM EST." De facto assim é. Concordo plenamente consigo quando diz que só não erra quem nada faz.

Cordiais saudações

Manuel da Cruz de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#294591 | jaferro | 12 jan 2012 21:21 | Em resposta a: #258202

Caro Confrade Manuel da Cruz de Sousa,

Em Silvares, Fundão, em 23.06.1653, tenho o casamento de Isabel Fernandes, filha de Domingos Fernandes Ferreira e de Catarina Domingues, com António da Silva, de São Vicente da Beira, filho de António Gonçalves e de Maria Gonçalves(?). Tem alguma informação sobre este casal? Se tiveram ou não descendência?

A referida Isabel Fernandes poderá ter casado 2ª vez por volta de 1663/64. Encontrou nesta época algum casamento com gente de Ourondo ou de Silvares?

Antecipadamente, os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#316978 | Amador | 10 nov 2012 18:50 | Em resposta a: #260805

Meu caro confrade Cor.Mauel Rolão

Há muito que não entro nestas andanças. Surge-me porém agora um poroblema novo para o qual não encontro solução na sua magnífica obra sobre as famílias da nossa Beira Baixa e em outras fontes.
Há uma lápide junto à entrada da igreja paroquial da aldeia da Vela que se encontra muito erodida. Há pouco tempo fui surprendido ao identificar o brasão dos COSTAS e a legenda que nos permite identificar o seguinte: SEPULTURA DE/ANTONIO SOARES/DA COSTA GENERAL D'AR /TILHARIA DESTA PRAÇA ........................................DE COMENDA.
Ora, do que não temos dúvidas é que o brasão é dos COSTAS (CORTE REAL ?)
Nada mais sei e não consigo localizar este General ali sepultado e quaisquer datas e outro factos que me elucidem.
Como sempre conto com a sua ajuda.

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#317017 | Anachronico | 11 nov 2012 08:39 | Em resposta a: #316978

Caro confrade Hermínio Ferraz,


No primeiro volume da obra "Os Generais do Exército Português" (Coord. do Cor. Alberto Ribeiro Soares, Biblioteca do Exército, Lisboa 2003), tomo que refere os generais do seculo XVII, encontramos na pagina 186:


"17-066
ANTÓNIO SOARES DA COSTA
Sargento-Mor de Batalha (?-?)

Não foi possível precisar as datas do seu nascimento e morte, tal como a filiação e possível descendência deste oficial general do Exército Português do Séc. XVII.

No ano de 1655 era Sargento-Mor e Governador da praça de Salvaterra (decreto de 26 de Julho) tendo ficado ligado à história da Guerra da Restauração por um episódio singular e marcante. Tendo simulado a rendição da praça que governava a favor de uma força do exército invasor comandada pelo General António de Sande, atraiu à sua fortaleza trinta e sete oficiais espanhóis que, surpreendidos pela cilada, foram aniquilados, bem como o referido General.

Em 1663 era Mestre de Campo da Província do Alentejo, para a qual tinha sido nomeado, deixando a Província de Entre Douro e Minho (decreto de 1 de Junho). Nesse mesmo ano é nomeado Sargento-Mor de Batalha para ir servir nas Províncias de Trás-os-Montes e Entre Douro e Minho (decreto de 9 de Agosto)." Segue uma curta bibliographia.


É tudo, e em nenhum dos seguintes volumes da obra encontramos outro general com o mesmo nome. Deixo a suggestão de consultar a obra e as suas referencias bibliographicas, e talvez de informar os auctores da mesma que encontrou a possivel sepultura d'esse nosso pouco conhecido general do seculo XVII, que possivelmente não será conhecida pellos mesmos.


Atenciosamente,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#317024 | motalopes | 11 nov 2012 11:48 | Em resposta a: #260741

Prezado confrade Manuel Rolão
Tenho seguido com particular atenção e curiosidade o que se tem dito sobre este assunto. Não sou beirão, nasci
em Viana do Castelo, mas o meu bisavô paterno, que se chamou FRANCISCO ANTONIO PINTO DA MOTA, nasceu
a 3 de Junho de 1826 em Idanha a Nova. Foi general de brigada, e um dos governadores da Praça de Valença do
Minho. Foram seus irmãos: ISABEL e ANA AUGUSTA PINTO DA MOTA, gémeas, nascidas em 1822, ANGELINA
PINTO DA MOTA (1823), JOÃO CARLOS PINTO DA MOTA e JOSÉ CAETANO PINTO DA MOTA, dos quais não sei os
anos de nascimento, e MARIA JOSÉ PINTO DA MOTA (1832).Julgo que todos os outros,ou a grande maioria deles,
terão nascido em PENAMACOR, donde era natural a mãe HELENA DE BRITO DO COUTO LOUREIRO, filha de JOSÉ
MARTINS DE AZEVEDO DO COUTO LOUREIRO e de MARIA JOSÉ DE CARVALHO DE BRITO,que casou com o major
de caçadores ANTÓNIO PINTO DA MOTA, natural de Anreade (ou Miomães?), antigo concelho de Aregos. Não foi
nada fácil conseguir o assento de nascimento do meu dito bisavô.Já o meu pai,há algumas dezenas de anos atrás,
quando era delegado do procurador da república em Moimenta da Beira, o tinha tentado, mas sem sucesso. Tive
a sorte de o encontrar recentemente( por acaso )no Arquivo Distrital de Lisboa. Uma das irmãs desse meu bisavô,
a ANGELINA PINTO DA MOTA c/c JOAQUIM FERREIRA GALHARDO, e uma das suas filhas, ZULMIRA JOSEFINA DA
MOTA FERREIRA GALHARDO c/c ADELINO PINHEIRO FERREIRA GALHARDO, e geraram 12 filhos. Estes elementos
foram-me gentilmente fornecidos pelo meu amigo e parente dr. Prospero dos Santos. Mas o que me interessava
verdadeiramente saber era se o meu prezado confrade tem conhecimento ( ou consultou) algum assento ou outro
documento relativo a dona HELEMA DE BRITO DO COUTO LOUREIRO, nascida em 1798 em S.Tiago de Penamacor,
onde faleceu (julgo) em 1838, e como posso obter as cópias desses documentos. Tenho interesse sobretudo no
de casamento, que terá ocorrido (presumo eu) em 1820 ou inicio de 1821.
Muito grato por alguma informação que me possa prestar, e reiterando os meus cumprimentos,subscrevo-me

Muito atentamente
Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: "Famílias da Beira Baixa" de Manuel Rolão - correcção

#317130 | Amador | 12 nov 2012 17:48 | Em resposta a: #317017

Caro confrade "Anaccronico" ??

Em primeiro lugar desejo agradecer a pronta e utilíssima informação sobre a questão posta. Já estou a procurar mais investigação e em breve irei rebuscar a obra citada que, infelizmente não se encontra à venda por estar esgotada.

Por outro lado seja-me permitido saber a razão do novo endereço e, sobretudo, se a partir de agora o devo usar em vez de Manuel Rolão.

Repito os meus agradecimentos pela ajuda.

Hermínio Ferraz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 16:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen