Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil | Famílias | Regiões

Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#257831 | fgerin | 04 jul 2010 00:51

Caros amigos do Geneall,

Tenho dois avós irmãos, naturais de Nossa Senhora do Rosário da Lagoa, Ilha de São Miguel:

- Francisco do Rego. Casado em 1690 em Nossa Senhora do Rosário, com Isabel Fernandes; e

- Belchior do Rego. Casado em 1697 em Nossa Senhora do Rosário, com Isabel de Frias, e em 1704 com Úrsula Fernandes.

Ambos filhos de José do Rego e Maria Henriques.

Gostaria de saber se no livro de Rodrigo Rodrigues consta a ascendência deste José do Rego, que não casou em Nossa Senhora do Rosário.

Obrigado a todos,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#257971 | fgerin | 05 jul 2010 18:36 | Em resposta a: #257831

Caros amigos,

Reponho o meu pedido.

Atenciosamente,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#257980 | jataide | 05 jul 2010 20:14 | Em resposta a: #257971

Caro Fabrício,

Eu tenho o 1º.Volume do R Rodrigues, mas com os dados que disponibiliza, não os encontro (Capitulo Gonçalo do Rego, O Velho).

Tente identificá-los primeiro, pesquisando (on-line) as Genealogias de Carlos Machado (uma das fontes de R.Rodrigues)
http://pg.azores.gov.pt/drac/eca/biblioteca_digital/GenealogiaCarlosMachado/GenealogiaCarlosMachado_item1/P626.html

Se os conseguir entroncar, contacte-me que eu disponibilizo-lhe a informação constante no referido livro.

Cpts,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#257986 | fgerin | 05 jul 2010 22:08 | Em resposta a: #257980

Cara Manuela Aleixo,

Muito obrigado pela contribuição. Acho que já olhei o Carlos Machado...mas vou tentar de novo. Mas muito obrigado mesmo assim, pelo menos já sei que não se encontram no Rodrigo Rodrigues...restam-me os paroquiais, que estão sendo colocados aos poucos online.

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#258028 | fgerin | 06 jul 2010 03:52 | Em resposta a: #257980

Cara Manuela Aleixo,

Belchior Baldaia e Maria Franco tiveram um filho chamado Vitales do Rego, o qual casou-se aos 06/01/1658 no Rosário da Lagoa, com Maria Henriques. Será que poderia me dizer o que Rodrigo Rodrigues diz sobre este Vitales e sobre sua descendência no Capítulo sobre os Rego? O "meu" José do Rego, casado com Maria Henriques, teve pelo menos 5 filhos que se casaram no Rosário da Lagoa: Isabel do Rego, Ana do Rego, Francisco do Rego, Belchior do Rego e Simão do Rego.

Meus cumprimentos,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#258151 | jataide | 07 jul 2010 17:36 | Em resposta a: #258028

Caro Fabrício,

Infelizmente, as notícias não são boas. O R.Rodrigues não os segue. Mas de qualquer modo, transcrevo-lhe o que dito refere relativamente ao grupo familiar em questão:

" Gaspar Baldaia do Rego, Capitão, dos FL. foi padrinho de um bap. nas C (Capelas) a 13.4.1605 e em Fevereiro de 1611, juntamente com sua mulher vendeu uns biscoitos em VF ao licenciado António Frias. A 2.3.1613 ele e sua mulher fizeram outra escritura de venda em que se diz morarem nos FL e ser ele Capitão; assinou por ela seu filho Belchior. A 30.4.1614 fizeram uma escritura de dote a seu genro André Fernandes. C.c. Clara de Vasconcelos.
tiveram
1-Inácio do Rego Baldaia
2-Belchior Baldaia do Rego, que segue
3-Ana do Rego, que consta de uma habilitação de 1669, em que foram justificantes suas netas Maria do Rego e Isabel do Rego. C.c. André Fernandes, que foi dotado pelos sogros com 17 alqueires de terra, por escritura de 30.4.1614.
4-Maria do Rego
5-Isabel Raposo
6-Margarida do Rego

BELCHIOR DO REGO BALDAIA, morador na L. Assinou pela mãe numa escritura de 1616, em que foram vendedores. Dizem algumas habilitações ao legado de Ana do Rego, datadas de 1701, que foi a este Belchior que a dita Ana do Rego deixou uma roupa para assistir aos seus ofícios. C. no RL a 27.2.1622, com Maria Franco, filha de Belchior Fernandes, da L, e Maria Jorge, casaram no RL a 25.6.1599.
tiveram
5- Clara de Vasconcelos Baldaia, c. no RL a 16.10.1647, com Thomaz Rebelo, filho de Manuel Rebelo e Maria Rodrigues.
tiveram:
6.Maria do Rego, c. no RL a 10.3.1674, com Manuel Lopes Couto e Luzia Martins.
6.André Rebelo, c. em SR (São Roque ou Rosto de Cão) a 26.12.1674, com Catª. de Lima, filha de Francisco Gonçalves de Freitas e Catarina de Lima. C.g.
6.Manuel Rebelo, c. no RL a 3.6.1679, com Maria de Sousa, filha de Domingos Jorge e Clara Fernandes
5- VITAL DO REGO, c. no RL a 6.1.1658, com MARIA HENRIQUES, filha de FRANCISCO JORGE e MADALENA REBELO
5-Isabel Raposo Baldaia, c. no RL a 2.4.1653, com António Pereira, filho de Manuel Pereira e Ana Fernandes.
5-Manuel do Rego Baldaia, que foi testemunha em 1704, com 66 anos, da habilitação dos sobrinhos António e Francisco. Não sabia escrever. C. nos RL a 7.5.1663, com Apolónia da Costa, filha de Domingos Afonso e Maria da Costa
5-Gaspar do Rego Baldaia, c. no RL a 16.12.1668, com Isabel de Medeiros, filha de Mateus Barroso e Ana Marques"

Se esta Maria Henriques for a mesma que procura, penso que haverá aqui informação útil para investigar: Rebelos,
Jorge, Fernandes.

Da Descendência de Rui Vaz de Medeiros (Cap. 20º.) § único:
"João Vaz de Medeiros, citado no t. dos seus pais para herdar a terça no caso de Jordão Vaz de Medeiros, seu irmão, não ter filhos. Diz Frutuoso que c.c. Isabel de Frias (Capº23º, §1º, Nº2)", não sendo a sua, poderá eventualmente ser ascendente, no entanto, o dito capº abre o Volume II, e eu só tenho o Vol I.

Cumprimentos,
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#258164 | fgerin | 08 jul 2010 01:48 | Em resposta a: #258151

Cara Manuela,

Agradeço muitíssimo sua completa descrição do que diz Rodrigo Rodrigues. Era o que eu imaginava: ele não diz nada sobre a descendência do tal Vital do Rego. É muito estranho, pois este VITAL (ou VITALLES, como consta no termo do casamento no Rosário da Lagoa) parece ter sido também conhecido como JOSEPH (José) do Rego...as coincidências são muitas. Preciso só confirmar pelos batismos dos filhos do tal Vital do Rego. Por enquanto não se casou no Rosário nenhum filho de Vital do Rego, só filhos de José do Rego e de Maria Henriques...
Muito obrigado mais uma vez, agora é comigo...

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#258181 | mances | 08 jul 2010 14:28 | Em resposta a: #258164

Caro Fabrício,

Tenho antepassados na Lagoa e a Isabel de Frias, casada com Melchior do Rego em 5/01/1697 no Rosário da Lagoa, também descende de meus antepassados Dionísio Fragoso e Catarina de Revoredo, casados na Matriz da Lagoa aos 20/09/1593.

Isabel de Frias é filha de Valentim de Medeiros e de Bárbara Fragoso casados em 30/10/1661 no Rosário da Lagoa, e neta paterna de João Gomes e de Isabel de Frias da Ribeira Grande.

Bárbara Fragoso é filha de Domingos Fernandes Fragoso e de Bárbara Curvelo, casados em 21/02/1628 na Matriz da Lagoa.

O pai de Bárbara Fragoso, Domingos Fernandes Fragoso, é irmão de minha antepassada Ana Fragoso casada com Francisco Pereira em 5/8/1632 na Matriz da Lagoa.


Um abraço,
Manoel César Furtado
(Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#258192 | fgerin | 08 jul 2010 16:56 | Em resposta a: #258181

Caro Manoel César Furtado,

Esta ascendência da Isabel de Frias, primeira esposa do Belchior do Rego, eu não aprofundei, pois descendo do segundo casamento dele, com a Úrsula Fernandes, aos 16/11/1704 no Rosário da Lagoa.

Grande abraço,

Fabrício Gerin

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#265906 | fgerin | 27 nov 2010 00:45 | Em resposta a: #258151

Cara Manuela Aleixo,

Descobri recentemente que descendo de outra linha destes Rego de São Miguel, com certeza tratados também pelo Rodrigo Rodrigues...
Será que você poderia transcrever para mim o que ele diz dos seguintes?

Gaspar do Rego Baldaia cc Margarida Pires. Filha:

Leonor do Rego Baldaia cc Amador de Alpoim. Filha:

Maria Baldaia do Rego cc Bartolomeu Afonso Real. Filha:

Apolônia de Alpoim cc Antonio Jorge Marecos. Filho:

Manoel do Rego Marecos cc Maria Leite. Filho:

Francisco do Rego Marecos (este parece que casou três vezes).

Gostaria de saber se essa linha é tratada pelo Rodrigo Rodrigues, e se ele diz algo sobre os filhos deste último Francisco do Rego Marecos.

Muitíssimo obrigado,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#266212 | jataide | 02 dez 2010 18:55 | Em resposta a: #265906

Caro Fabrício Gerin,

Gaspar do Rego Baldaia é ascendente directo de Gonçalo do Rego, O Velho e de sua mulher Maria Baldaia, capº 18º §1º.
Margarida Pires filha de Sebastião Gonçalves e Isabel Pires (Cap 128º.,§1º.nº 3) é tratada no capº 1º, § 18º, nº. 4 " da ascendência de Gonçalo Vaz Botelho, O Grande".
Constam todos na base de dados do Genea, a Margarida Pires está por Margarida Pires Cabral.
Da Leonor Baldaia do Rego no referido cap 18º "... de quem diz Frutuoso que quando se achava casada com Amador de Alpoim se livrou dele (sic) por ser antes casada a furto com o primeiro marido (nota 5). C. a 1ª. vez com João Rodrigues Tavares (Capº.45º., § 1º, nº.3) e a 2ª. vez com Amador de Alpoim (capº.38º,§ único, nº.2).
Teve do 2º. casamento:
Francº. do Rego e Sá, "o grande Capitão", cujos feitos são celebrados nas Saudades da Terra, Livº.IV, Capº. XXIII (Nota nº.6). C.c. D Roquesa Nunes Botelho".

Quanto a Bartolomeu Afonso c.c. Maria Baldaia vêm referidos nas notas (pag.430, 431) respeitantes a Leonor Baldaia do Rego.

De Antº.Jorge Marecos consta apenas uma nota no Cap. de Antº. Mendes Pereira (pag 150)

Francisco do Rego Marecos (vem em R.R capº 178º.§6º., nº.6) no Genea c.c. Agostinha da Silveira Moniz, Ana Pacheco e em 2.10.1702 ( 2º. mat. com nome omisso no Genea) mas em R.R. é bem Marta de Medeiros ( António da Costa Carvalho ou Pacheco X Maria Delgada) "ascendência de Jorge da Mota", neste caso terá que confirmar de que casamento segue a sua ascendência.

Como deve imaginar, não é de todo razoável a transcrição da informação que pretende, são inúmeras páginas, no entanto, estou disponível, para lhe enviar por correio electrónico cópias digitalizadas.

Cumprimentos,

Manuela.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#266226 | acota | 02 dez 2010 23:15 | Em resposta a: #266212

Cara Manuela

A segunda mulher do Francisco do Rego Marecos está também na base de dados:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=562142

Sinceros cumprimentos

António Francisco Cota Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#266331 | jataide | 05 dez 2010 15:34 | Em resposta a: #266226

Caro António Francisco,

Agradeço sua informação. Penso que deveriam fazer o relacionamento e respectiva correcção na base de dados.

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#266371 | fgerin | 06 dez 2010 11:13 | Em resposta a: #266212

Manuela,

Muitíssimo obrigado pela resposta! Só a vi hoje, pois o Geneall não me avisou que havia respondido...

Se não lhe for muito incômodo, gostaria sim das cópias digitalizadas. Mas não precisa me mandar todas, só as seguintes:

O que diz o cap. 18 sobre o Gaspar do Rego Baldaia, o que diz sobre a Leonor e a Maria Baldaia no cap. 18 (inclusive estas notas da pág. 430, 431).

Descendo do Francisco do Rego Marecos através do 3o casamento, com a Ana Pacheco - ele desce no livro além destes?

Se puder me enviar as cópias, fico de todo agradecido.

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#266372 | fgerin | 06 dez 2010 11:21 | Em resposta a: #266212

Manuela,

Esqueci de mandar meu contato eletrônico:

erastes (arroba) ig. com . br

Um grande abraço, e obrigado mais uma vez pela ajuda,

Fabrício Gerin
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#267240 | Cascais | 23 dez 2010 01:54 | Em resposta a: #266212

Exma. Senhora D. Manuela

Aproveito-me da sua boa vontade para pedir-lhe ajuda na descendência de António Curvelo já inserido aqui : http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=211729 de que tenho interesse em saber o que refere concretamente Rodrigo Rodrigues, agradecia-lhe que me facultasse o n.º do Cap.º que trata esta descendência e se possível, caso tenha digitalizado este capitulo, se me podia enviar para o meu e-mail: zeduartearnaudarrobahotmail.com

Antecipadamente grato, desejando-lhe Boas Festas,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#267575 | jataide | 29 dez 2010 17:11 | Em resposta a: #266372

Caro Fabrício,

Tive que mudar a conta do meu correio electrónico, só hoje é que vi a sua mensagem.

Queira desculpar.

Votos de bom ano novo.

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#267960 | jataide | 04 jan 2011 17:03 | Em resposta a: #267240

Caro José Arnaud,

Como só tenho o Vol.1º. não me é possível dar-lhe uma resposta concreta. No entanto, no capítulo da descendência de Jorge da Mota (pag 103) é referido o seguinte:

Manuel Botelho da Mota (MVF 4.3.1678) c. Maria Pereira (António Gonçalves Bonito X Mª.Pereira)

Josefa de Medeiros , X na MFV 6.3.1707 com Francisco Curvelo (Capº 430º., § único, nº.2)

irmãos de Josefa:
João da Costa Botelho X Teresa Araújo X Maria Mendes
Maria Pacheco X MVF (1719) Silvestre da Costa (Simão da Costa X Maria Matos)
Manuel Botelho (MVF 1706) X Maria de Fontes (Cristóvão Vaz de Fontes e Maria Velho de Santa Maria)

Provavelmente existirá alguma ligação, na genealogia manuscrita de Carlos Machado os Curvelos mais antigos aparecem ligados a Costas, Velhos e Faleiros.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#268014 | cabjoka | 05 jan 2011 12:26 | Em resposta a: #267960

Cara confrade Manuela.
Por acaso a Sra. possui alguma informação que possas fornecer sobre Manuel Magalhães que foi casado com Isabel Metelo, por volta de 1630, nos Açores, cujo filho Bartolomeu Metelo, imigrou para a Ilha da Mdeira - Estreito de Câmara de Lobos e casou com Maria Gonçalves em 1650.Já algum tempo estou buscando estes dados.
Com os devidos cumprimentos.
José Gonçalves.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#268019 | Cascais | 05 jan 2011 12:47 | Em resposta a: #267960

Exma. Senhora D. Manuela Aleixo

Agradeço a sua resposta.
Entretanto recebi a resposta do que procurava, trata-se do cap.º 30, do Vol. 2.

Cumprimentos,
José Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#268076 | jataide | 06 jan 2011 12:15 | Em resposta a: #268014

Caro José Gonçalves,

De RR Vol 1º. consta (Notas, pag 328 António Borges):"Em 1553 um Dr.António Borges foi testemunha do t, de Antónia Benevides, mulher do licenciado Manuel Magalhães".

Já consultou as genealogias on-line do Centro do Conhecimento dos Açores?

Cumprimentos,

Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#268095 | cabjoka | 06 jan 2011 16:52 | Em resposta a: #268076

Cara confrade manuela, muito obrigado pela resposta.
Como faço para consultar as genealogias on-line?
Com os devidos cumprimentos.
Jose Gonçalves

Resposta

Link directo:

Ajuda no

#350693 | brunoelias | 28 set 2014 23:54 | Em resposta a: #257831

Caros amigos do Geneall,

Meu bisavô era Hipólito de Sousa, pai do Manuel de Sousa.

Gostaria de saber se no livro de Rodrigo Rodrigues consta a ascendência ou alguma informação do Hipófilo de Sousa.

Fiz uma pesquisa e sei que encontra-se na página 2666.
Referências: 38.551
Localização: I4

Obrigado a todos,

Bruno Elias
Campinas/SP
Brasil

Resposta

Link directo:

Ajuda no "Genealogias de São Miguel e Santa Maria"

#382601 | Renatabh | 07 jul 2017 00:58 | Em resposta a: #257831

Boa noite amigos!

Sobre este livro, gostaria de saber dados de Emília Pereira Tavares, como nome dos pais e se eles vieram para o Brasil.
Será que alguém poderia me ajudar.
Agradeço!

Resposta

Link directo:

Ilha de São Miguel

#415977 | zezinhojersey | 30 jun 2019 18:40 | Em resposta a: #257831

Alguém por favor poderia ver se consta em seus arquivos o meu Tataravô por favor. Ele era procedente de São Miguel mas não sei a Freguesia. Chegou no Brasil em 1885.

Manoel da Costa Pacheco (*1840) casado com Maria (*1845)

Filhos do casal:

Maria (*1866)
Manoel (*1869)
Rosa (*1872 +1948)
Francisco (*1878)
Justo (*1880)

Resposta

Link directo:

Ajuda no

#417608 | zezinhojersey | 02 set 2019 23:45 | Em resposta a: #257831

Renovando a pergunta.

Resposta

Link directo:

Ajuda no

#418964 | genealba | 27 out 2019 06:35 | Em resposta a: #257831

Gostaria de ver um trecho sobre "André do Rego Raposo"

Att,
Tiago

Resposta

Link directo:

Ajuda no pesquisa

#422660 | Leopg | 22 mar 2020 23:10 | Em resposta a: #257831

Manoel Goulart
Ilha do Pico, freg. Sta. Barbara
filho de José Pereira da Silva e Maria Gularte, defuntos viúvo de Rosa de S. João
e Maria Felicia do Sacramento
Ilha do Faial, freg. Espírito Santo
Antonio Machado e Antonia da Silveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 14:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen