Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Regiões

Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259198 | PP | 23 jul 2010 19:36

Caros confrades,
Venho deixar-vos aqui um link útil ao qual recorro frequentemente para decifrar alguns nomes de localidades.
Penso que é muito útil, pois tem-se revelado precioso na minha pesquisa.
Aqui fica este meu contributo e partilha.

http://www.mapadeportugal.net

Exemplo de uma página com as localidades do concelho de Penafiel (por exemplo): http://www.mapadeportugal.net/concelho.asp?c=1311
Apresenta a listagem das freguesias, mas também a lista completa das localidades, que muitas vezes nos esclarece sobre aquele lugar de nome incomum...

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259211 | M.Ribeiro | 23 jul 2010 22:21 | Em resposta a: #259198

Caro PP.

Até ainda há pouco eu pensava que Concelhos e Cidades em Portugal fossem a mesma coisa. No site indicado por você as cidades iniciadas com a letra A são em número de 15 e os Concelhos de 40, só para dar um exemplo.

Agradeço por um esclarecimento, caso haja.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259230 | PP | 24 jul 2010 01:32 | Em resposta a: #259211

Caríssima Marli Ribeiro,
Se percebi a sua dúvida, concelho e cidade são efectivamente coisas diferentes.
Concelho é uma subdivisão do território, que no Brasil julgo se chamar «prefeitura», composto por várias freguesias, e gerido por uma câmara municipal.

Veja este exemplo: Penafiel é uma cidade portuguesa e sede de concelho, que é composto por várias vilas, a saber: Abragão, Boelhe, Bustelo, Cabeça Santa, Canelas, Capela, Castelões, Croca, Duas Igrejas, Eja, Figueira, Fonte Arcada, Galegos, Guilhufe, Irivo, Lagares, Luzim, Marecos, Milhundos, Novelas, Oldrões, Paço de Sousa, Paredes, Penafiel, Perozelo, Pinheiro, Portela, Rãs, Recezinhos (São Mamede), Recezinhos (São Martinho), Rio de Moinhos, Rio Mau, Santa Marta, Santiago de Subarrifana, Sebolido, Urrô, Valpedre, Vila Cova.

Cidade é uma área urbana, um espaço de território bem mais pequeno, que por muitos critérios se diferencia das vilas.

Embora não conheça bem a realidade brasileira, julgo que a cidade de São Paulo não é o mesmo, em termos de território e administrativos, do que a prefeitura de São Paulo, certo?

Outro exemplo: O concelho de Gondomar é formado por diversas vilas e também algumas cidades: Gondomar (sede de concelho) e Rio Tinto e Valbom (ambas cidades).

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259239 | BVC | 24 jul 2010 03:19 | Em resposta a: #259230

Tentemos de outra maneira. Ideal seria fazer uma pesquisa prévia para se inteirar e aproveitar o fórum para aprofundamento, diretamente às questões principais. A internet é uma óptima opção, pois a wikipédia e o google respondem a questões introdutórias.
Uma aproximação não de todo correspondente, óbvio, mas poderá funcionar como um começo, segue:

Brasil->Estado [Capital]-> Município->Cidade->Distrito->Bairro. Ex: Rio de Janeiro->Rio de Janeiro>Itatiaia->Penedo.
Portugal->Província->Distrito->Concelho [Sede de concelho]->Freguesia->Cidade->Vila[localidade].

No próprio sítio enviado por PP, há explicações nas ´perguntas frequentes´, colo-as abaixo.
Meus cumprimentos.
Caldas.

Como é a divisão administrativa de Portugal?

O País divide-se em distritos. Existem 18 distritos em Portugal Continental, mais as duas regiões autónomas dos Açores e Madeira. Cada distrito é governado localmente pelo respectivo Governo Civil.
Cada distrito e cada região autónoma subdivide-se em concelhos. Por exemplo, no distrito de Aveiro existem 19 concelhos, que pode ver listados na página correspondente a este distrito. Cada concelho é gerido localmente pela respectiva Câmara Municipal.
Cada concelho subdivide-se em freguesias. Por exemplo, o concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, é composto pelas freguesias de Graça, Pedrógão Grande e Vila Facaia. Pode ver a lista das freguesias na página correspondente a cada concelho. Cada freguesia é gerida localmente pela respectiva Junta de Freguesia. Cada concelho inclui várias localidades, à excepção dos concelhos de Lisboa e Porto, que incluem só a área urbana correspondentes a estas duas cidades.

Há alguma relação entre as províncias e os distritos?

Não. Portugal Continental está dividido administrativamente em 18 distritos. Existe outra divisão não administrativa, mas por regiões, que são as províncias. Em Portugal Continental existem 11 províncias: Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Douro Litoral, Beira Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve. Não há uma relação directa entre os distritos e as províncias, mas apenas uma relação aproximada em alguns casos.
Alguns exemplos:
A província do Minho inclui a totalidade dos distritos de Viana do Castelo e de Braga, mais uma pequena parte do distrito do Porto.
A província de Trás-os-Montes e Alto Douro inclui os distritos de Vila Real e Bragança, mais uma pequena parte dos distritos de Viseu e Guarda.
A Estremadura inclui cerca de metade do distrito de Leiria, a maior parte do distrito de Lisboa e uma parte do distrito de Setúbal.
A parte restante do distrito de Setúbal pertence ao Baixo Alentejo, que inclui também todo o distrito de Beja.
A única coincidência acontece no Algarve, que corresponde totalmente ao distrito de Faro.

As freguesias coincidem com as cidades ou com as vilas?

Não. Uma vila ou uma cidade pode estar dividida em várias freguesias. Mas na maior parte dos casos uma freguesia inclui várias localidades. Por exemplo, a vila de Sintra divide-se por três freguesias, "Santa Maria e São Miguel", "S. Martinho" e "S. Pedro". No entanto, cada uma destas três freguesias inclui outras localidades vizinhas de Sintra, além de uma parte da vila. Duas excepções a este caso, são as cidades de Lisboa e do Porto. Nestes casos, a cidade corresponde exactamente ao concelho e exactamente aos limites das freguesias que as compõem.

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259266 | M.Ribeiro | 24 jul 2010 16:30 | Em resposta a: #259230

Caro PP

Agora complicou mais porque eu pensava que o concelho era composto de freguesias. Mas no seu exemplo Penafiel é composto por vilas. Eu achava que vilas eram as localidades dentro das freguesias. Foi com esta interpretação que consegui fazer a minha árvore genealógica por parte de pai até os meus 7ºs avós. Só para dar um exemplo, meu bisavô era do Distrito de Viana do Castelo, concelho de Monção, freguesia de Merufe. Meu avô e meu pai eram do Distrito do Porto, concelho de Baião, freguesia de Campelo.

Aqui a Prefeitura de São Paulo é o órgão administrativo que cuida só da cidade de São Paulo, que é composta por bairros. Vila é um conjunto de casas que ocupa um determinado espaço na rua. Cada bairro tem a sua subprefeitura. Nós temos o Governo do Estado de São Paulo, que cuida de todas as cidades do Estado de São Paulo. Este corresponde ao Distrito de vocês.

Agradeço pela resposta.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259267 | M.Ribeiro | 24 jul 2010 16:46 | Em resposta a: #259239

Caro Caldas

Agradeço pela transcrição.

Para mim, a grosso modo, Portugal divide-se em 18 distritos e 2 regiões autônomas, que dividem-se em concelhos e estes em freguesias e depois localidades. Também alcanço o que sejam as províncias, que correspondem ao que aqui chamamos de Regiões. Meus antepassados são da província do Minho, em Portugal. Eu sou da região Sudeste, no Brasil. O que não ficou claro foi o termo vila usado pelo PP para falar sobre a divisão do concelho de Penafiel.


Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259271 | AFC23 | 24 jul 2010 17:15 | Em resposta a: #259267

Eu, que não sei definições mais cientificas, assim em três palavras mais de leigas, vou tentar responder-lhe..

Como disse, Distrito>Concelho>Freguesia>Lugar (ou Localidade)

O próprio conceito de lugar não é administrativo. A unidade administrativa mais pequena é a freguesia. O lugar pode ser "partilhado" por varias freguesias.

Num concelho, as duas ou três (ou uma ou 53 como no caso de Lisboa) freguesias mais urbanizadas constituem a cidade, que se encontra em paralelo com as freguesias mais mais rurais do concelho que são aldeias. As vilas, no fundo são como que cidades (freguesias mais urbanizadas) mas com menos habitantes que estas. Como que fosse a aldeia a parte rural de um concelho e as vilas e as cidades as freguesias mais urbanas.

Num concelho podem todas as freguesias fazer parte do bolo urbanizado, e o conjunto constitui uma só cidade, como o Porto ou Lisboa.

Também, como no exemplo dado pelo confrade PP, um concelho pode ter várias cidades ou vilas. O concelho cheio de freguesias e algumas são mais urbanizadas mas calham de não formar um "bolo" só, mas antes 2 ou 3. O exemplo era o do concelho de Gondomar que tem várias cidades: a cidade Gondomar (sede de concelho) e as cidades de Rio Tinto e Valbom. Fanzeres e São Pedro da Cova são vilas, são freguesias mais urbanizadas, mas que não chegam a ser cidade. Gondomar tem outras freguesias mais rurais.

Espero ter ajudado e não ter trazido mais dúvidas.. =s

Abraço,
André Correia

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259272 | M.Ribeiro | 24 jul 2010 17:57 | Em resposta a: #259271

Caro André Correia

Muito grata por mais esta tentativa de explicação. Mas confesso que é muito complicado. Vou ficar mesmo com o distrito, o concelho e a fregesia, que é o que preciso para pedir cópias de registros, deixando tudo o mais de lado.

Abraço

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259283 | joão reis | 24 jul 2010 22:07 | Em resposta a: #259272

Cara Marli

O nosso confrade André Correia já lhe deu todas as informações correctas, no entanto gostava de lhe dar mais uma achega.

Pelo que vejo já destingue perfeitamente Distrito, Concelho e Freguesia, isso é o que importa, o resto (cidade, vila, aldeia ou lugar), não é, administrativamente, nada importante.

Gostava de lhe transmitir apenas que as localidades são classificadas essencialmente pelo tamanho, nº de moradores, ínfra-estruturas, entre outras coisas. Dessa classificação resulta o seu estatuto - se cidade, se vila ou apenas lugar (que é o mesmo que aldeia). Se a localidade é grande = Cidade; se é média= Vila; se é pequena = Aldeia.

Como vê não tem nada a ver com o conceito administrativo de Concelho ou Distrito ou Freguesia.

Resta referir que todas as capitais de distrito são cidades, todas as capitais de concelho são ou cidades ou vilas, havendo cidades que não são capitais de concelho (ou seja são lugares que embora integrados num concelho da qual não são capitais, atingiram um tamanho tal, com um numero de moradores tão grande, que foram elevadas a cidades).

Como exemplos finais gostava de referir dois casos:

- Distrito de Viseu: 2 concelhos, por exemplo, Mangualde (que é cidade) e Cinfães (que é vila). qual é a difernça administrativa entre eles - NENHUMA. Ambos são concelhos, têm câmara municipal e seu respectivo presidente, vereação, serviço de finanças, serviços de água, etc. etc.; no entanto Mangualde é muito maior e por isso foi elevada a cidade, apenas isso.

- Distrito de Lisboa: Sintra, é vila, quer ser vila, e não abdica disso, no entanto o seu concelho, na área metropolitana de Lisboa é bastante populoso, sendo que por exemplo, Queluz e Cacém dois lugares cresceram tanto, têm tantos moradores, que foram elevados a cidade.

Como vê o estatuto Cidade/Vila/Aldeia/Lugar, etc é um conceito que nada tem a ver com administração.


Espero que tenha contribuido

Cumprimentos


João R. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259284 | roz | 24 jul 2010 22:14 | Em resposta a: #259266

Cara Marli,

Vou tentar nao aumentar a confusao!!!

Distritos, Concelhos e Freguesias sao divisoes administrativas. A sua interpretacao de Distrito e Concelho esta' certa mas a freguesia nao 'e bem isso. Explicarei mais abaixo.

Cidades, vilas e aldeias NAO sao divisoes administrativas, refere-se ao tamanho do local.
Aldeias sao as mais pequenas e normalmente sao rurais. So' costumam ter 1 freguesia por serem pequenas mas ha' as que teem mais.
Vila chama-se aos locais maiores que uma aldeia mas mais pequenos que uma cidade. Normalmente ha' mais do que uma freguesia por serem maiores mas podem ter uma so'.
Cidades sao os locais maiores e com mais gente e que por isso terao varias freguesias.

No seu caso pessoal, Viana do Castelo 'e uma cidade, Moncao 'e uma vila e Merufe 'e uma aldeia.

Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259287 | BVC | 24 jul 2010 22:36 | Em resposta a: #259271

Sim, a meu ver clareou.
O problema é tentarmos analogias entre estas divisões de ambos os países, que não há. Tratam-se de divisões completamente distintas quanto às suas denominações, objectivos, se administrativos, estatísticos, etc. De certo as do Brasil são bem mais simples e fáceis de assimilar. Com um exercício de abrirmo-nos ao diferente, percebemos inclusivamente o porque destas divisões em Portugal, e torna-se instigante adentrarmo-nos pela História dessas divisões, o que às vezes é necessário para a sua própria genealogia, por ex. freguesias eram paróquias... e por aí vai. E com a intenção de compartilhar e facillitar que o confrade PP gentilmente enviou-nos o tal sítio.
Mas o bom mesmo é que a Marli já conseguiu o que precisa e delimitou o que é de seu interesse.
Sempre,
Caldas.
PS. Em tempo, províncias não são regiões como as do Brasil. Aliás, a rigor, já não há províncias em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259296 | M.Ribeiro | 25 jul 2010 00:31 | Em resposta a: #259284

Cara Rosario

Tenho para mim que o meu bisavô nasceu no Distrito de Viana do Castelo, no concelho de Monção, na freguesia de Merufe. É isto que eu vejo pesquisando no Google, onde diz que Merufe é uma freguesia do concelho de Monção. Seu registro de nascimento foi conseguido no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, com estes dados que coloquei aqui. Se não for assim eu desisto de entender Portugal.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259299 | joão reis | 25 jul 2010 00:41 | Em resposta a: #259296

Cara Marli

É tal e qual como diz! pelo que não vale a pena desistir de entender Portugal!



cumprimentos


João R. Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259300 | M.Ribeiro | 25 jul 2010 00:54 | Em resposta a: #259299

Caro João Caldeira

Sim, não vou desisitir. Afinal, é a terra dos meus antepassados tanto por parte de pai como de mãe.

Mas me parece que no final tudo é questão de relatividade.

Agradeço.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259311 | roz | 25 jul 2010 09:06 | Em resposta a: #259296

Cara Marli

O que diz esta' certo como divisoes administrativas, o que lhe expliquei sobre cidades, vilas e aldeias 'e so' para compreender os termos que se usam no dia a dia para classificar os diferentes sitios de acordo com o tamanho ou importancia.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259323 | M.Ribeiro | 25 jul 2010 15:54 | Em resposta a: #259311

Sim, Rosário, compreendi.

Agradeço.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259325 | badim | 25 jul 2010 16:16 | Em resposta a: #259296

Cara Marli

Encontrou os dados de seu bisavô no Arquivo Distrital de Viana, porque são dados com mais de 100 anos, senão tinha que pedir ao Registo Civil de Monção, o Concelho de Monção é tem 33 freguesias, sendo Merufe a que tem mais Km2.

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259330 | M.Ribeiro | 25 jul 2010 17:45 | Em resposta a: #259325

Caro Victor

Mas afinal, Merufe é considerada uma aldeia? Fica na área rural?

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259332 | badim | 25 jul 2010 18:24 | Em resposta a: #259330

Cara Marli

Sim Merufe é uma aldeia rural com cerca de 1230 habitantes, Terra com muita historia; Terra dos Abreus, e terra do vosso ministro da saúde.

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259334 | M.Ribeiro | 25 jul 2010 18:54 | Em resposta a: #259332

Caro Victor

É verdade. Do Ministro José Ramos Temporão eu já sabia. Ele veio para o Brasil com 4 anos de idade. É um bom ministro. Gosto dele.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#259361 | hmrb | 26 jul 2010 13:55 | Em resposta a: #259198

Caros confrades

Aproveito a mensagem e deixo também um site muito interessante para quem não conheça. Tem todas as localidades de Portugal e inclusivé podemos visualizá-las no mapa.

www.portugalio.com

Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#373433 | diasf | 26 ago 2016 22:42 | Em resposta a: #259198

Caros confrades

Este tópico já tem alguns anos, no entanto resolvi responder por ser uma questão que me toca diretamente.

Sou o gestor do site www.mapadeportugal.net que foi aqui referido diversas vezes e que entretanto desapareceu, sendo substituído pelo meu atual

www.visitarportugal.pt (Visitar Portugal)

Todas as informações sobre Portugal, a divisão administrativa, vila, aldeias, cidades, concelhos, tudo passou para o novo site com mais informações.

Embora eu não procure informações genealógicas, pretendo auxiliar no que me for possível referente a procura e fornecimento de informações sobre localidades.

Reparei que existe alguma confusão sobre o que são as diversas divisões administrativas portuguesas, bem como o que são cidades, vilas, aldeias, e tudo o resto, em grande parte por existirem designações no Brasil que em Portugal têm um significado bem distinto. Assim, se existirem dúvidas sobre este assunto podem deixá-las aqui que tentarei responder dentro da minhas possibilidades.

Resposta

Link directo:

Enciclopédia das Localidades Portuguesas.

#373436 | M.Ribeiro | 27 ago 2016 00:25 | Em resposta a: #259198

Caro diasf
Obrigada, pelo que me toca. Vou visitar o site brevemente.
Marli

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 08:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen