ajuda no arquivo de Vila real

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

ajuda no arquivo de Vila real

#259906 | golfinho7 | 04 ago 2010 13:07

Bom dia,

Vennho de ferias a Portugal em agosto e gostaria que uma pessoa ajudasse me nas minhas pesquisas em Vila Real, no arquivo para procurar os meus antepassados.
Se for possivel gostaria que alguém me ajudasse a fazer estas pesquisas.
Estou a fazer a minha arvore genealogica e tenho de fazer pesquisas mas nao sei onde é e como devo fazê las.
Agradecia muito a vossa ajuda.
Tennho que procurar os nomes seguintes, Queiros, Rodrigues Dos Santos, Alves Da Poça, Ribeiro etc....

Maria do Ceu Fernandes Queiros

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259909 | NISGM | 04 ago 2010 13:24 | Em resposta a: #259906

o arquivo de vila real está maioritariamente online. já pode ser consultado sem vir cá. atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259912 | golfinho7 | 04 ago 2010 13:42 | Em resposta a: #259909

Olà,

Sim eu sei, mas come venho de férias fica me mais simples ir ai diretamente, porque jà tentei procurar "onlin" mas nao encontro nada porque nao sei como procurar????
Porque conheço o nome dos meus avos mas encontra los é mais dificil...

Obrigado pela resposta

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259915 | jagmc | 04 ago 2010 14:01 | Em resposta a: #259912

Saber os nomes não chega.

Tem ainda de saber as freguesias de nascimento e principalmente as datas.
Se os seus avós nasceram DEPOIS DE 1900/1910 deve começar por se dirigir à Conservatória do Registo Civil do concelho de nascimento e pedir as respectivas certidões de nascimento. Logo aí ficará a saber os nomes e moradas dos seus bisavós. Depois as buscas deverão ser feitas no respectivo Arquivo Distrital e começará um jogo de paciência.

Se nasceram ANTES DE 1900/1910, então deverá dirigir-se ao Arquivo Distrital e pedir os livros das respectivas freguesias e armar-se de muita paciência para iniciar as buscas.

Não se acanhe de localmente perguntar como fazer. As pessoas, com mais ou menos boa vontade, irão dar a sua ajuda.

Bons resultados

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259918 | golfinho7 | 04 ago 2010 14:36 | Em resposta a: #259915

olà

Meu avo (pai do meu pai) :

Maximino Queiros 13/07/1902 - 03/03/1979 Arrabaes (Torgueda) Baptismo o 22/07/1902 em Arrabaes casou com Aurora Rodrigues Dos Santos o 05/07/1925. Fez um pedido de passaporte para o Brasil 24/02/1920 tinha 18 anos, mas acabou para nao ir. Os pais dele chamavam-se :

- Joaquim Queiros e Albina Ribeiro (deles nao sei mais nada)
e os pais do meu bis avo chamavam se :

- Antonio Queiros e Candida Martins (deles também nao sei mais nada sem ser os nomes)
- Francisco Ribeiro e maria do Rosario (o nome dela nao o conheço)

Minha avo (mao do meu pai) :

Aurora Rodrigues Dos Santos 11/05/1903 - 22/12/1983 Arrabaes (Torgueda) Baptisma 24/05/1903 em Arrabaes os pais dela chamavam-se :

- Antonio Rodrigues Dos Santos e Maria Emilia Alves Da Poça (deles nao sei mais nada)
e os pais do meu bis avo chamavam- se :

- Custodio (mas nao tenho a certeza) Rodrigues Dos Santos e Josepha Theresa (nao fui capaz de ler no assento) o nome dela nao o conheço

- Joao Alves Da Poça e Ana Maria Teixeira (deles também nao sei mais nada)


Obrigado pela sua resposta

Maria do Ceu Q.

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259928 | roz | 04 ago 2010 16:16 | Em resposta a: #259918

Cara Maria do Ceu

Sem as datas de nascimento ou de casamento dos casais Joaquim Queiroz / Albina Ribeiro e Antonio Rodrigues dos Santos / Maria Emilia Alves da Poca 'e muito dificil e moroso chegar aos registos. Assim, para ver se se consegue limitar as datas um pouco, diga-me se sabe se o seu avo Maximino ou a sua avo' Aurora tinham irmaos mais velhos. Se eles eram os primogenitos, 'e provavel que os pais deles se tenham casado poucos anos antes do nascimento o que torna a procura mais facil (na certidao de casamento deve indicar a idade dos noivos) e como ve, facilitaria muito. Nao sabendo isso a busca 'e muito mais prolongada e sera' mais dificil que alguem a ajude aqui e mais cara se for no Arquivo Distrital.

Os ultimos registos de casamento on line para essa freguesia sao os de 1895, portanto para datas posteriores so' pedindo ao Arquivo Distrital ou 'a Conservatoria, conforme for o caso.

Tente encontrar esta informacao e logo veremos.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259944 | golfinho7 | 04 ago 2010 22:02 | Em resposta a: #259928

Ola,

Obrigada pela sua resposta, sei que o meu avo Maximino tinha 2 irmaos e uma irma :

-Henrique ou Enrique Queiros nasceu o 10/03/1900 primeiro filho

-Maximino Queiros 13/07/1902

- Serafim Queiros ???

- Maria da Gloria Queiros 24/09/1904

Também encontrei isto sei que o meu bis avo ia para o Brasil e voltava ele era seringueiro :

Entidade detentora

Arquivo Distrital de Vila Real

- Código de referência

PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1643/121

- Cota original

898

- Título

Registo de passaporte

- Datas

Vila Real, 18/03/1909

- Nível de descrição

Documento Simples

- Dimensão e suporte

160x210 mm.; Papel

- Âmbito e conteúdo

Requerente: Joaquim Queirós

Idade: 33 anos

Lugar: Arrabães

Freguesia: Torgueda

Concelho: Vila Real

Distrito: Vila Real

Destino: Brasil

- Localização

F. 31

Também recebi o assento da minha avo mas é muito dificil ler, nao lhe sei dizer se a minha avo era a primeira, sei que tinha seis ou 7 irmaos...
Nao sei se isso vai poder ajuda-lo???

Comprimentos

Maria do Ceu

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259945 | golfinho7 | 04 ago 2010 22:16 | Em resposta a: #259918

olà


Meu avo (pai do meu pai) :

Maximino Queiros 13/07/1902 - 03/03/1979 Arrabaes (Torgueda) Baptismo o 22/07/1902 em Arrabaes casou com Aurora Rodrigues Dos Santos o 05/07/1925. Fez um pedido de passaporte para o Brasil 24/02/1920 tinha 18 anos, mas acabou para nao ir.


Encontrei isto para o meu Avo :

PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1650/1915
- Cota original
1914
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 24/09/1920
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Maximino Queirós
Idade: 18 anos
Lugar: Arrabães
Freguesia: Torgueda
Concelho: Vila Real
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização
F. 459v

Os pais dele chamavam-se :

- Joaquim Queiros e Albina Ribeiro (deles nao sei mais nada)
e os pais do meu bis avo chamavam se :


*
Joaquim Queiros
Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1643/121
- Cota original
898
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 18/03/1909
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Joaquim Queirós
Idade: 33 anos

Lugar: Arrabães
Freguesia: Torgueda
Concelho: Vila Real
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
- Localização

F. 31

- Antonio Queiros e Candida ou Carminda (ou outra nome nao consigo ler) Da silva (deles também nao sei mais nada sem ser os nomes)
- Francisco Ribeiro e Maria do Rosario (o nome dela nao o conheço)

Minha avo (mao do meu pai) :

Aurora Rodrigues Dos Santos 11/05/1903 - 22/12/1983 Arrabaes (Torgueda) Baptisma 24/05/1903 em Arrabaes os pais dela chamavam-se :

- Antonio Rodrigues Dos Santos e Maria Emilia Alves Da Poça (deles nao sei mais nada)
e os pais do meu bis avo chamavam- se :

- Custodio (mas nao tenho a certeza) Rodrigues Dos Santos e Josepha Theresa (nao fui capaz de ler no assento) o nome dela nao o conheço

- Joao Alves Da Poça e Ana Maria Teixeira (deles também nao sei mais nada)


Obrigado pela sua resposta

Maria do Ceu Q.

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259950 | roz | 04 ago 2010 23:10 | Em resposta a: #259944

Cara Maria do Ceu,

Em vista do que me diz devemos calcular que os seus bisavos Joaquim Queiroz e Albina Ribeiro devem ter casado entre 1899 e 1896. Assim, sugiro que escreva ao Arquivo Distrital de Vila Real (sao muito prestaveis e simpaticos)
mail@advrl.dgarq.gov.pt

pedindo que procurem o assento de casamento desse casal com a indicacao da freguesia e nomes dos pais deles, entre 1896 e 1900. Se encontrarem, devera' ter a idade deles e entao ja sera' mais facil pesquisar pelo registo de baptismo.

Boa sorte com as pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259970 | golfinho7 | 05 ago 2010 07:21 | Em resposta a: #259950

bom dia,

Obrigado pela sua resposta, mas como ja disse, vou a Portugal de férias e tenciono ir 3 ou 4 dias para Vila Real e assim vou là directamente sara mais simples para mim de fazer essas pesquisas no lugar.
Mas gostava que alguém me pudesse ajudar.

Cumprimentos

Maria do Ceu

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#259972 | roz | 05 ago 2010 08:32 | Em resposta a: #259970

Cara Maria do Ceu

Vivo no estrangeiro e portanto nao me 'e possivel ajudar nesse sentido contudo o pessoal do Arquivo dar-lhe-ao todas as explicacoes e informacoes necessarias para fazer a pesquisa. Se ao chegar disser que nunca pesquisou eles ajudam.
Boas pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#260014 | jagmc | 05 ago 2010 19:19 | Em resposta a: #259945

Se for a http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-002-035&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-002-035/PRTC0808D_ADVRL-PVRL26-002-Lv035_M_00130.jpg e vir a imagem 135 depara com o casamento em 28 de abril 1892 de Francisco Alves da Poça filho de João Alves da Poça e Ana Maria Teixeira, portanto ainda seu ancestral.

Poderá ver que eram moageiros e quer o nubente quer o pai eram naturais da freguesia de Mondrões também do concelho de Vila Real. A mãe Ana Teixeira era natural da freguesia de Torgueda, onde se realiza o casamento.

Se for a http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-019&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-019/PT-ADVRL-PRQ-PVRL26-001-019_m0066.jpg imagem 66 encontra o registo de baptismo de Joaquim Queirós, nascido em Arrabães, Torgueda em 29 Abril 1875, filho legítimo e primeiro do nome de António Queirós e Candida da Silva, sendo esta natural da freguesia da Campeã (concelho Vila Real) e neto paterno de Francisco Queirós e Maria Esteves e materno de João da Silva e Luísa Martins.

Como vê, sem sair de casa pode ir adiantando a sua pesquisa e reformular algumas ideias que tinha.

Boa pesquisa.
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#260024 | golfinho7 | 05 ago 2010 23:36 | Em resposta a: #260014

Muito obrigado pela sua ajuda, o senhor ajudou me muito, e como o disse sem sair de casa jà tenho matéria para poder continuar as minhas pesquisas. Quando chegar a Portugal desde que possa vou logo para o arquivo e com a sua ajuda jà posso orientar as minhas pesquisas para esses lados...
Muito Obrigada

M. F. Queiros

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#260593 | AFC23 | 16 ago 2010 23:05 | Em resposta a: #260024

Olá Maria do Céu!

Espero que as suas férias estejam a ser proveitosas.
Vim repescar este tópico pois tenho um nascimento deste casal [Francisco&AnaJoaquina] em Mondrões. Uma Brizida a 11 de Março de 1905. Vou continuar a procurar por Mondrões. O que eu for descobrindo desse casal, posso dizer-lhe ;)

Cumprimentos, boa pesquisa e boas férias. =)

Resposta

Link directo:

RE: ajuda no arquivo de Vila real

#261428 | golfinho7 | 02 set 2010 11:01 | Em resposta a: #260593

Ola,

Muito obrigado pela suas informaçoes, se o senhor encontrar alguma coisa podia fazer me o favor de me communica-las.
Nao encontrei muitos coisas mas agora sei que posso ir no site do Arquivo de Vila Real o senhor que la se encontra é muito simpatico.

Comprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 07:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen