Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Pessoas

Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#260280 | Pedro França | 10 ago 2010 17:02

Caros confrades e moderadores do Fórum:

Eu já tinha conhecimento de uma genealogia de Colaços (Godinhos) em Diogo Rangel de Macedo faz tempo.
Perdi-me de alguma forma o registo da cota da obra genealógica deste autor, que por sinal se encontra na Biblioteca Nacional - sala de reservados. O volume é o 370, da PBA, e o título genealógico vem na pág. 300 e segs.. É uma maravilha para os olhos a grafia desse autor.
Agora tive de ir a Lisboa, antes das obras na BNL e lá dei com o códice e o dito título genealógico.
A genealogia desta família remonta ao séc. XIV, reinado de D. João I cujo rei já serviam.

A questão repousa neste aspecto: um avô de Pedro Colaço Godinho (agora estou em Évora e não tenho comigo o apontamento necessário, mas creio que é o avô), meu antepassado, aqui no Geneall casado com Brites Gonçalves do Amaral, de seu nome António Godinho, foi casado com Francisca Barreiros, dos Barreiros de Viseu, conforme a Pedatura Lusitana de Alão de Morais, Tomo I vol. II, pág. 303...
Essa Francisca Barreiros foi filha de Rui Barreiros e de Brites Lopes Castelo Branco, tal como outros irmãos seus - o cónego Gaspar Barreiros (parece que houve dois entre meios irmões, um deles filho de 2º casamento do pai com uma Maria de Barros) e Helena Barreiros c.c. Manuel Pessanha.
Ora, é deste casamento que Rangel de Macedo dá a sequência dos Colaços Godinhos, mas não introduz descendência de Barreiros neste casamento como acontece aqui na Geneall e que aponta para que tivesse havido confusão e erro genealógico.
Aqui na Geneall só aparece a Francisca Bareiros como filha do 1º casamento do pai - Rui Barreiros - e na Pedatura Lusitana os que lhe dão aqui por filhos são de facto seus irmãos o que tem toda a lógica, já que o marido António Godinho continuou a sua descendência dos Colaços Godinhos e não dos Barreiros. Os que são dados por filhos de Francisca Barreiros estão entre os seus irmãos e os filhos de seu irmão Dr. António Barreiros, que foi corregedor do Porto e de sua mulher Lucrécia Correia...

Pedia então aos moderadores do Fórum que verificassem e fizessem as correcções necessárias. Como se trata de obra de autor clássico não caberia muito estar a dar estas indicações no respectivo link e, aqui na CMÉvora no espaço net não tenho permissão do administrador do programa para fazer "copy" e "paste" (estou em Évora, em férias).
Quis também tornar púbico este caso para que suscite participação alargada de outros intervenientes no Fórum com interesse nos Colaços Godinhos.

Um abraço a todos.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#260329 | Pedro França | 11 ago 2010 15:55 | Em resposta a: #260280

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#260446 | Pedro França | 13 ago 2010 16:45 | Em resposta a: #260329

Caros moderadores do Fórum:

Já enviei pedido de correcção e instruções em nome da Francisca Barreiros, mulher de António Godinho.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#260619 | Pedro França | 17 ago 2010 16:42 | Em resposta a: #260446

Contributos?...

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#260905 | Pedro França | 23 ago 2010 16:42 | Em resposta a: #260619

Nada de novo?

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261340 | Pedro França | 31 ago 2010 01:54 | Em resposta a: #260905

Caros confrades e animadores do Fórum:

Cá estou eu, regressado de férias e na posse dos apontamentos que tirei a partir da genealogia de Colaços, de Diogo Rangel de Macedo como noutra intervenção aqui deixei expresso.

Assim, essa genealogia começa com:
- Afonso Colaço, homem muito honrado que viveu em Midões em tempo de D. João I, que seguiu.
C.c. Antónia Godinho, filha de Pedro Godinho.
Tiveram a:
= Pedro Colaço Godinho, que segue;
= Pe. António Colaço;
= Maria Colaço Godinho.

- Pedro Colaço Godinho, viveu também em Midões e foi cavaleiro d'el-rei D. Afonso V e D. João II.
C.c. Catarina Gonçalves Faleiro, filha de Pedro Gonçalves Faleiro e Filipa Rodrigues (Galvão).
Tiveram a:
= António Colaço Godinho, que segue;
= Afonso Colaço;
= Filipa Rodrigues Galvão c.c. Afonso de Penela.

- António Colaço Godinho, foi cavaleiro da casa real.
C.c. Francisca Barreiros, filha de Rui Barreiros e de Maria Lopes Castelo Branco.
Tiveram a:
= Pedro Colaço Godinho, que segue;
= Diogo Rodrigues Colaço que casou em Montemor-o-Velho com D. Isabel de Almeida, filha e herdeira de Pedro de Almeida, senhor da capela de S.ta Maria da Alcáçova da dita vila, instituída por Constança Pires em 1387. Destes houve a Diogo de Almeida Colaço que casou com Elvira Rodrigues de Momperes, e foram tronco dos "Almeidas Momperes".

- Pedro Colaço Godinho, viveu em Coimbra e foi cavaleiro da casa de D. Manuel e D. João III.
C.c. D. Brites Gonçalves do Amaral, tal como consta do que foi lançado aqui na Geneall mas só daqui para a frente.

E é isto que faltava descarregar para se ter o quadro completo desta linha dos Colaços.
Espero que os moderadores do Fórum tenham esta informação em apreço e a corrijam e actualizem. A informação constante da página abaixo está truncada e não corresponde exactamente ao que vem em F. Gaio onde corre incompleta.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116596

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261348 | Pedro França | 31 ago 2010 15:47 | Em resposta a: #261340

Novamente:

Aqui na Geneall nota-se que na descendência de D. Filipa Rodrigues Galvão, mulher de Pedro Faleiro, por sua filha Catarina Gonçalves Faleiro, há um salto de gerações porque não se contempla a geração do António Colaço Godinho casado com a tal Francisca Barreiros e comprimem-se os sécs. XV-XVI para se dar lugar ao Pedro Colaço Godinho c.c. Brites Gonçalves do Amaral...; fazem-se filhos não de pais mas de avós.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261390 | evieira | 01 set 2010 10:54 | Em resposta a: #261340

Caro Pedro França,

Apenas por curiosidade: Algum dos indíviduos constantes nestas genealogias está atestado em fonte primária? Qual o grau de confiança que podemos atribuir a um manuscrito genealógico redigido séculos após os factos que relata?

Cumprimentos.
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261409 | Pedro França | 01 set 2010 20:45 | Em resposta a: #261390

Caríssimo:

Diogo Rangel de Macedo - autor estruturante de vários e vários títulos genealógicos - apresenta uma habilitação ao hábito de Cristo em 1755 quando ele já tinha mais de 50 anos de idade. Isto fá-lo mais próximo em idade do meu 8º avô Estêvão de Miranda Brandão a quem aquele título dos Colaços Godinhos respeita por serem seus ascendentes.
Como se não bastasse, cruzei a informação de Rangel de Macedo com os "Barreiros" na Pedatura Lusitana de Alão de Morais e não encontrei aí incongruência genealógica.
Ora, F. Gayo é um autor bem posterior em larga margem de anos e já não contemporâneo daquele meu antepassado. Mais, F. Gayo só trata dos Colaços Godinhos com Pedro Colaço Godinho na sua descendência a partir do casamento com Brites Gonçalves do Amaral. Para trás, é-lhe uma incógnita.
O que é de estranhar em Gayo, é que ele atribui a Francisca Barreiros casada com António Godinho uma descendência que é colateral a ela e atribui a ela essa descendência, toda do apelido "Barreiros" e nenhuma do apelido "Godinho" - há duplicação e sobreposição de nomes...e aqui na Geneall; um olhar atento com recurso até à Pedatura Lusitana permite concluir isso.
O problema é que se tem aceite biblicamente a obra de Gayo quando ela precisa de ser expurgada, pontualmente, como qualquer outra obra que não consegue vencer as brumas da memória.
Rangel de Macedo é também um autor de referência a considerar e a estudar. Hei-de apresentar aqui outros títulos genealógicos que ele traz e que não são aprofundados aqui...em certos casos ficam aqui e ali pontas soltas que conviria ajeitar...
Por ora isto é o que se me oferece dizer a respeito. Espero ter sido suficientemente elucidativo.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261497 | Pedro França | 03 set 2010 19:18 | Em resposta a: #261409

Alôôô!!!

A N/S/E/O nada de novo?...

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261499 | Pedro França | 03 set 2010 19:25 | Em resposta a: #261409

Alôôô!!!

A N/S/E/O nada de novo?...

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#261689 | Pedro França | 07 set 2010 20:18 | Em resposta a: #261499

Um erro histórico-genealógico a esclarecer...
Outras pessoas idóneas, ligadas à genealogia, entendem que Rangel de Macedo é um autor credível...

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#262401 | Pedro França | 18 set 2010 12:40 | Em resposta a: #261689

E então, moderadores do Fórum? Conclusões?...

Não tenho outra possibilidade de contacto...

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#262410 | abribas | 18 set 2010 14:27 | Em resposta a: #262401

Caro Pedro França
Existe uma outra possibilidade de contacto, que não sei se mais directa:
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=504&op=contact
Abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#262460 | IsabelFont | 19 set 2010 13:48 | Em resposta a: #261409

Caro Pedro França,

Agora que o vejo estudioso de COLAÇO's venho perguntar-lhe se por acaso alguma vez encontrou em livros de história ou genealogia, um Colaço enviado para a Índia?!

É que tenho colaterais da minha família materna de apelido Gracias, uns primos Colaço, nascidos na Índia, em Goa. Presumo sempre que não nasceram com aquele apelido por espontâneadade, pelo que presumi sempre que a origem dos Colaço's de Goa pode estar aqui ou noutro sítio qualquer.

A curiosidade é mais sobre a origem dos apelidos, neste caso Colaço, em Goa. Como também dos meus antepassados Gracias, desconheço a sua origem!

Obrigada pela atenção
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#263157 | Pedro França | 30 set 2010 16:44 | Em resposta a: #262460

Cara Maria Isabel:

Por sinal, um antepassado meu, Manuel de Miranda (dos Mirandas de Midões), irmão de António Brandão Castelo Branco (meu 11º avô), descendente de Colaços Godinhos, fez carreira na Índia mas veio a falecer em Portugal, Midões, em 1617.
Não conheço, para Colaços, nenhum caso no presente momento.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#263184 | IsabelFont | 30 set 2010 22:29 | Em resposta a: #263157

Caro Pedro França,

De qq. modo muito obrigada.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#263888 | Pedro França | 14 out 2010 10:28 | Em resposta a: #263184

Eu não desisto...
Enviei novo aviso para "Aditamentos/Corecções" no que respeita a Francisca Barreiros mulher de António Godinho...; a descendência está errada...; dão-lhes por filhos a descendência colateral!!!!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#264022 | Pedro França | 17 out 2010 20:06 | Em resposta a: #263888

Ai!, ai!

Tenho mais confiança e segurança na descendência de Francisca Barreirois e António Godinho pelos Colaços Godinhos do que na de Luís de Moura como pai de Inês Afonso de Moura, de Sinde.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#264542 | guerra1 | 29 out 2010 11:11 | Em resposta a: #264022

Aos Moderadores:renovamos pedido da correcção "ascendencia"dos Colaços Godinhos nos precisos termos do requerido pelo Confrade Pedro França.Cumprimentos jguerra

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#265028 | Pedro França | 09 nov 2010 00:52 | Em resposta a: #264542

Caros confrades:

... E andamos nisto... e eis porque é tão necessário cruzar informações entre nobiliários...
Estive a pegar de novo na Pedatura Lusitana de Cristóvão Alão de Morais, Tomo I, vol. II, as págs. 303-304, em tít. de Barreiros de Viseu (ou Barreiros Seixas) e lá vem a descendência de Rui Barreiros de Seixas que casou duas vezes:

- a I/ Brites (aqui na Geneall, Maria) Lopes de Castelo Branco, filha de Pedro Lopes de Castelo Branco, de quem teve:
1.1) Gaspar Barreiros, Cónego eventualmente o mesmo que aparece como filho do 2º casamento do pai.
1.2) Francisca Barreiros, mulher de António Godinho.
1.3) Helena Barreiros, mulher de Manuel Pessanha.

. a II/ Maria de Barros, filha de Lopo de Barros e de Leonor Dias de Figueiredo, de quem teve:
1.4) António Barreiros Seixas, Dr., Corregedor do Porto, Cavaleiro da O.Xº que c.c. Lucrécia Correia de Azevedo, c.g..
1.5) Lopo do Barros (F. Gaio é que o identifica como sendo Deão de Leiria e Cónego entre Viseu e Évora).
1.6) Francisco Barreiros (Fr.), "que sendo Cónego de Évora se chamou Gaspar Barreiros e foi insigne em histórias e antiguidades como testemunham seus escritos impressos". É o caso da célebre "Chorographia". A este respeito veja-se a página na net:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:GTsylzggVIEJ:www.ipv.pt/millenium/vn4.htm+Gaspar+Barreiros&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt

Do Dr. António Barreiros e sua mulher atrás, Lucrécia Correia de Azevedo, houve filhos cujos nomes e repetições poderão dar azo a confusões:
2.1) Manuel e Azevedo Barreiros, com quem se continua.
2.2) Lopo de Barros.
2.3) Isabel de Seixas, c.c. António Correia de Seixas, de Viseu. Veja-se Abranches Soveral sobre os Azevedos de Viseu em:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Z312EmoDYbcJ:www.soveral.info/mas/Azevedo.htm+Barreiros+Seixas%22+Viseu&cd=11&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt
(o que confere com Alão de Morais)
2.4) Helena Barreiros, c.c. Manuel Pessanha de Carvalho.

Este autor, Alão de Morais, nunca, mas nunca mesmo, coloca a geração deixada na Geneall na página -
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183376
- como filhos de Francisca Barreiros e António Godinho. Continua-se a laborar em erro. Esses são colaterais de Francisca Barreiros, entre irmãos ou sobrinhos.

Levanto no entanto algumas dúvidas sobre esta Helena Barreiros: não sei se se trata de uma e mesma Helena Barreiros ou se são duas distintas que casaram com parentes na linha dos Pessanhas ou se é um mesmo Pessanha a casar com tia e sobrinha em dois casamentos.

Veja-se aqui o artigo de rmpt, no Forum, sobre esta família em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=263100#lista


Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Colaços Godinhos - Aditamentos e Correcções - aos moderadores do Fórum

#273314 | Pedro França | 25 mar 2011 13:10 | Em resposta a: #265028

Caros confrades:

Saiu a correcção à linha genealógica dos Colaços Godinhos aqui no Geneall, com base em Rangel de Macedo e Alão de Morais.
Subsiste, no entanto, a parte cronológica: as datas têm de ser revistas; é a única coisa a ser retocada. Vou esperar pela interrupção lectiva da Páscoa para prover a esse arranjo.
Agradeço aos moderadores do site o facto de terem acedido às devidas e necessárias correcções, a bem da genealogia.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen