Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261470 | GUSTAV0 | 03 set 2010 11:06

Estimados(as) Colegas,

Saberiam informar para qual diocese (ou arquidiocese) eram enviados os processos de habilitacao de casamento para nubentes que receberam-se na regiao da Serra da Estrela em meados de 1910?

Desde ja' obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261471 | paulobsilva | 03 set 2010 11:29 | Em resposta a: #261470

Serra da Estrela? qual concelho?

Manteigas, Seia, Gouveia, Covilhã, Guarda...

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261472 | GUSTAV0 | 03 set 2010 11:39 | Em resposta a: #261471

Nao possuo o concelho ao certo. Este e' o motivo pelo qual estou em busca dos processos de casamento.

Tais processos eram submetidos a Diocese ou Arquidiocese da regiao, que geralmente abrangem multiplos concelhos e freguesias.

Neste caso, se nao me engano, imagino que a Diocese da Guarda seria responsavel por cobrir a maioria dos concelhos presentes na Serra da Estrela atualmente. Seria este o caso em 1910? Caso positivo, qual arquivo armazena tal informacao? O arquivo distrital da Guarda me informou nao possuir tais registos.

Obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261473 | paulobsilva | 03 set 2010 11:45 | Em resposta a: #261472

Sinceramente nunca me tinha deparado com tal informação, mas certamente esse casamento estará registado numa freguesia e como diz, e bem, a maior parte dos registos da Serra da Estrela estão no AD da Guarda à excepção da Covilhã que estará no ADG Castelo Branco.

Quais os dados que dispõe?

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261475 | GUSTAV0 | 03 set 2010 12:00 | Em resposta a: #261473

Estou em busca do local de nascimento de Jose Elias da Costa.
Possuo tambem a data de nascimento (19-03-1911) e o nome dos pais.

Pensei em procurar o processo de casamento dos pais na regiao da Guarda para que entao pudesse achar o local de nascimento de Jose Elias.

Talvez uma outra alternativa seria pesquisar os registros de passaportes do AD da Guarda, porem tal consulta somente pode ser feita presencialmente uma vez que nao sei ao certo quando foi Jose Elias viajou ao Brasil.

Alguma outra dica?

Obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261476 | paulobsilva | 03 set 2010 12:04 | Em resposta a: #261475

São poucos dados, torna-se difícil a pesquisa, só procurando em todas as freguesias dos concelhos.

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261477 | GUSTAV0 | 03 set 2010 12:11 | Em resposta a: #261476

Paulo, foi o que imaginei. Por conta disso penso que tanto os processos de habilitacao de casamento quanto os processos de passaporte me parecem mais eficazes neste caso. Estou tambem verificando registos de estrangeiros no Brasil. Vamos ver se consigo algo.

Obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261482 | MariaDavid | 03 set 2010 13:42 | Em resposta a: #261475

Caro Gustavo

Coloque aqui, por favor, os nomes dos pais e dos avós, se souber, pois talvez lhe possa dar uma ajuda.
Tenho um ramo colateral Elias da Costa, razoavelmente abrangente, que se liga aos meus ancestrais por várias vias, a partir de 1848. Este ramo está, essencialmente, ligado à Covilhã.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261483 | GUSTAV0 | 03 set 2010 14:01 | Em resposta a: #261482

Cara Maria,

O nome do pai e' Manuel Alves da Costa e o da mae Anna Correia.

Acho dificil uma ligacao direta pois o pai carrega o nome "Alves da Costa" ao inves de Elias da Costa.

Se encontrar qualquer informacao ficaria extremamente grato.

Desde ja' obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261491 | MariaDavid | 03 set 2010 15:32 | Em resposta a: #261483

Caro Gustavo

Obrigada pela pronta resposta mas lamento dizer-lhe que nenhum desses nomes faz parte do conjunto de dados que tenho sobre Elias da Costa.
Desejo-lhe sorte nas suas investigações.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261495 | GUSTAV0 | 03 set 2010 18:33 | Em resposta a: #261491

Cara Maria,

Muito obrigado pela ajuda e pelos votos de sorte.

Melhores Cumprimentos,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261508 | rmfrp | 04 set 2010 00:10 | Em resposta a: #261470

Caro Gustavo:

Tentando dar mais algumas pistas para a sua pesquisa, permita-me começar por corrigir informação pouco correcta que apareceu numa mensagem anterior deste tópico.

Em primeiro lugar, o registo de casamento que procura, sendo de 1910, ainda pertence ao período dos registos paroquiais com valor civil (até 31 de Março de 1911 se não estou em erro) e estará portanto num serviço estatal. No entanto, sendo de 1910 e estando agora a completar 100 anos, provavelmente não estará em nenhum arquivo distrital mas sim ainda na conservatória do registo civil do concelho a que a freguesia (que infelizmente não sabe qual é) pertencer.

Em segundo lugar, há que evitar a frequente confusão entre dioceses e distritos, que em muitos casos, incluindo o que aqui se trata, estão longe de ter territórios semelhantes. A divisão entre os distritos da Guarda e da Castelo Branco corta a Serra da Estrela na sua parte sul, significando que a zona norte pertence ao distrito da Guarda e a zona sul (concelho da Covilhã) ao distrito de Castelo Branco. No entanto, a divisão em dioceses passa bem a sul da Serra da Estrela: o concelho da Covilhã pertence, tal como os que se encontram mais a norte, à diocese da Guarda.

Por outro lado, na região a oeste da Serra da Estrela passa a divisão entre o distrito de Coimbra, a oeste, e os distritos da Guarda e Castelo Branco, a leste, e também a divisão entre as dioceses das mesmas cidades. Não conheço exactamente essas divisões mas penso que também não são iguais entre si. O distrito de Coimbra não incluirá nenhuma zona da Serra da Estrela propriamente dita, mas "a região da Serra da Estrela" é um conceito indefinido que pode chegar um pouco mais além (eu sei isso por experiência própria, pois parte da minha família é da "região da Serra da Estrela" sem ser mesmo da Serra). Suspeito de que a diocese de Coimbra possa chegar um pouco mais perto da Serra da Estrela que o distrito. E ainda há Viseu, com o seu distrito e diocese, encaixados entre Coimbra e Guarda e estendendo-se até perto da Serra da Estrela também...

Os nomes de família não ajudam, pois Alves, Costa e Correia são muito comuns.

A pista Elias da Costa dada pela colega MariaDavid pode ser importante pois, apesar de no caso do seu avô o nome Elias ser provavelmente um nome próprio e não um apelido, é um nome próprio pouco comum e pode ter sido escolhido por já existirem outras pessoas na família com o mesmo nome.

Em todo o caso, a sua ideia de que a Diocese da Guarda cobre toda ou quase toda a Serra da Estrela está correcta. O arquivo da Diocese da Guarda esteve durante muitos anos completamente fechado ao público, mas segundo sei a situação tem vindo a melhorar (embora eu próprio ainda não o tenha consultado). Talvez valha a pena um contacto com esse arquivo.

O ideal seria, porém, conseguir uma referência geográfica melhor que apenas Serra da Estrela. Não há mesmo nenhuma possibilidade? Nenhuma pessoa mais velha da família saberá dar alguma indicação?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261512 | GUSTAV0 | 04 set 2010 02:15 | Em resposta a: #261508

Caro Rui,

Obrigado pela mensagem.

Infelizmente a familia no Brasil nao possui informacoes extras, mas ja solicitei uma busca no Registro Nacional de Estrangeiros ao Arquivo Nacional do Brasil, e estou tambem tentando solicitar uma busca nos cadastros do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Caso seja bem sucedido, pode ser que consiga informacoes mais precisas sobre o local de nascimento de Jose Elias ou entao a data de chegada ao Brasil. Ambas situacoes me permitiriam pesquisas mais direcionadas.

Talvez uma outra informacao proveitosa (mas nem tanto) e' que me falaram que Jose Elias nasceu na Serra da Estrela, Beira Alta. Isto me parece sugerir que eu deveria concentrar meus esforcos mais na regiao norte (Beira Alta) do que na regiao sul da Serra da Estrela, estou correcto?

Outro pensamento e' que as Dioceses tanto de Coimbra quanto Viseu parecem reportar a Arquidiocese de Braga e, se nao me engano, Braga detem um acervo centralizado dos processos de habilitacao para casamentos, os quais me parecem ja' estar em grande parte informatizados. Vou tentar contacta-los no inicio desta proxima semana.

Saberia dizer se em 19 de Marco de 1911 um assento de nascimento teria que ser feito obrigatoriamente em uma Conservatoria do Registo Civil? Caso positivo, se nao estou enganado, isto facilitaria imensamente uma pesquisa mais extensa, pois esta poderia ser realizada por concelho ao inves de por freguesia (como nos registos paroquiais).

Estou tambem aberto a sugestoes e novas ideias. Se possuir alguma outra, por favor nao hesite em compartilhar.

Desde ja' muito obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261516 | GUSTAV0 | 04 set 2010 08:59 | Em resposta a: #261512

Caro Rui,

Por favor leia. Consegui encontrar uma copia do assento de casamento original de Jose Elias na pagina piloto do familysearch em formato digital (antes eu possuia apenas a certidao do casamento, que nao inclui todos os dados). Neste assento contem a informacao que Jose Elias da Costa fora nascido no distrito de Coimbra.

Se esta informacao esta' correcta, imagino que existam apenas alguns poucos concelhos de Coimbra que se aproximem da Serra da Estrela. Falta agora saber de quantas freguesias / concelhos estamos falando. Caso consiga alguma informacao adicional eu aviso.

Obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261519 | vabopi | 04 set 2010 11:20 | Em resposta a: #261516

Caro Gustavo:

Para o caso de não conhecer, aqui ficam estes sites que ajudam a visualizar esses importantíssimos "detalhes" geográficos.

mapadeportugal.net
ecclesia.pt

Faço votos para que consiga localizar a informação pretendida.

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261527 | rmfrp | 04 set 2010 16:15 | Em resposta a: #261516

Caro Gustavo:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Esse período de 1910/1911 é infelizmente um dos piores para fazer pesquisa, porque é o que marca a transição do registo paroquiail com valor civil (quando instituiu o registo civil em 1911 o Estado português confiscou os registos paroquiais até 1911 para os usar como substituto do registo civil para datas anteriores). Durante os próximos anos essa confusão será agravada com o facto de os registos dessa época irem ser transferidos das conservatórias para os arquivos distritais (porque completam 100 anos de idade), um processo que tende a ser feito de forma bastante irregular.

A Beira Alta é uma das antigas províncias de Portugal. A divisão em províncias, que hoje já não tem existência legal, é mais uma divisão do território para além das divisões em distritos ou em dioceses. No que respeita à Serra da Estrela, a divisão Beira Alta / Beira Baixa conforme existiu no século XX coincidia com a divisão dos distritos da Guarda e Castelo Branco. Assim, o concelho da Covilhã pertencia à Beira Baixa e o resto da Serra da Estrela à Beira Alta.

Relativamente à Arquidiocese de Braga, estou céptico relativamente ao que refere. Não tenho qualquer informação de existir a tal base de dados de processos de casamento que refere, e penso que as Dioceses de Coimbra e Viseu são administrativamente bem independentes e não enviariam documentação desse tipo para Braga (nem para qualquer outro local). No entanto, se tal existir, eu também estou interessado em saber detalhes!

(Off-topic: O que eu sei que existe em Braga é um grande conjunto de habilitações de genere das pessoas que iam estudar para serem padres. Essas habilitações são só da Arquidiocese de Braga, que há alguns séculos, no tempo das habilitações mais antigas, abrangia boa parte de Trás-os-Montes mas não se aproximava da Serra da Estrela. Durante muito tempo houve uma base de dados online dessas habilitações no site do Arquivo Distrital de Braga, que infelizmente deixou de estar onsultável há poucos anos.)

19 de Março de 1911 é uma data de fronteira. Se, como eu penso, o registo paroquial com valor civil acabou em 31 de Março de 1911, é provável que uma pessoa nascida a 19 de Março já tenha sido baptizada depois desse limite e portanto não apareça nos livros de baptismo com valor civil. Deveria então aparecer nos livros de registo (civil) de nascimento de 1911. Acho que sim, que tem razão quando diz que isso posso facilitar a pesquisa.

Chegamos então à sua importante descoberta da indicação do distrito de Coimbra. Vamos acreditar que a indicação está certa. Como eu já disse anteriormente esse distrito não chega propriamente à Serra da Estrela, mas chega perto. Dos 17 concelhos do distrito de Coimbra (lista em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_de_Coimbra) os que me parecem plausíveis são os da zona leste: Oliveira do Hospital (especialmente este), Tábua, Arganil e Pampilhosa da Serra.

São quatro concelhos, correspondendo a umas 60 freguesias, mas muitas destas freguesias já suficientemente distantes da Serra da Estrela para não parecerem muito plausíveis.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261538 | GUSTAV0 | 04 set 2010 23:15 | Em resposta a: #261527

Caro Rui,

Muito obrigado, sua ajuda tem sido muito valiosa. Eu enviei hoje um e-mail para cada uma das 4 conservatorias que menciona solicitando a busca nos arquivos do registo civil (e resolvi incluir tambem a conservatoria do concelho de Gois). Vou manter os dedos cruzados e torcer para que encontrem o registo.

Quanto ao arquivo em Braga, me lembro de ir de ferias a Portugal (por volta de dois anos atras) e aproveitar para passar em Viana do Castelo para procurar registos dos antepassados de minha esposa. Encontrei dificuldades em achar um determinado registo de casamento, e a Dra. Olinda (chefe do arquivo e muito prestativa como sempre) entao se prontificou a ligar para Braga. Durante o telefonema informaram imediatamente a ela ter encontrado o processo de habilitacao do referido casamento (que se deu em meados de 1880 na freguesia de Mozelos).

Fiquei muito impressionado com a rapidez com que acharam o registo, peguei o carro e fui a Braga logo no dia seguinte. Quando cheguei a Braga, ja' tinham preparado todas as fotocopias do processo, que continham tambem os registos de batismo de ambos nubentes - la' me informaram que ja' possuiam muitos dos processos informatizados, o que justificava a rapidez no atendimento. Infelizmente tais registos informatizados nao estao disponiveis online ao publico, mas me parecem ser utilizados internamente para que possam agilizar pedidos de busca de usuarios.

Enfim, e' provavel que esteja correcto quanto a Coimbra e o fato de ser uma diocese independente. A experiencia que obtive referia-se a registos de Viana do Castelo (que em 1880 nao possuia diocese propria). De qualquer modo acho que valha a pena confirmar se realmente existem informatizados tais registos de habilitacao de casamento na Arquidiocese de Braga - se for confirmada, esta trata-se de uma fonte bastante valiosa de pesquisa. No Brasil, estes registos sao chamados de "processos de banhos", e em sua maioria podem ser encontrados no Arquivo da Curia Metropolitana do Rio de Janeiro. Ja' fiz muito uso de tais registos em outras pesquisas.

Assim que conseguir alguma novidade volto a escrever aqui. Obrigado mais uma vez pela ajuda que tem oferecido.

Com os melhores cumprimentos,

Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261575 | rmfrp | 05 set 2010 16:54 | Em resposta a: #261538

Caro Gustavo:

Muito obrigado pelas suas informações. Espero que tenha sorte com a sua pesquisa nas conservatórias de Coimbra. Eu tenho muita ascendência nessa zona, incluindo pessoas com apelidos Álvares/Alves, Correia e Costa, mas de épocas muito mais recuadas.

A designação de "banhos" para os processos de casamento também é usada em Portugal. Como diz, a base de dados de Braga só deve cobrir o correspondente arcebispado, mas será certamente muito importante em pesquisas sem informação da freguesia exacta.

Ocorreu-me que talvez se pudesse também considerar a possibilidade de uma pesquisa nos passaportes do distrito de Coimbra. Suponho que, a existir, essa documentação estará no Arquivo da Universidade de Coimbra (o distrito de Coimbra é o único dos 18 distritos de Portugal continental em que não existe o correspondente arquivo distrital, sendo as funções exercidas pelo arquivo da Universidade).

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#261624 | GUSTAV0 | 06 set 2010 16:23 | Em resposta a: #261575

Caro Rui,

Obrigado por toda a ajuda que tem oferecido. Certamente nao descarto a possibilidade de uma busca nos processos de passaporte, porem a dificuldade que tenho e' conseguir fazer uma busca presencial uma vez que atualmente resido na Inglaterra e nao tenho tido disponibilidade para fazer uma viagem a Portugal.

Estou tambem tentando obter uma data aproximada de chegada no Brasil de forma que possa pedir auxilio diretamente ao Arquivo sem a necessidade de me deslocar a Portugal. Infelizmente efetuar toda a pesquisa remotamente tem sido um tanto quanto desafiador e com seus obstaculos, mas mesmo assim mantenho esperanca.

Ja' recebi respostas dos registos civis de alguns dos concelhos que ressaltou. Assim que tiver uma posicao definitiva volto a escrever.

Mais uma vez obrigado,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#264418 | GUSTAV0 | 26 out 2010 15:57 | Em resposta a: #261624

Apenas atualizando sobre a jornada que tem sido esta busca... O Arquivo Nacional do Brasil encontrou o prontuario de registo de estrangeiro de Jose Elias da Costa. Neste prontuario contem a data de chegada ao Brasil e a respectiva embarcacao.

De posse de tais informacoes, solicitei ao Arquivo da Universidade de Coimbra a busca nos processos de passaporte do Governo Civil. Eles retornaram informando que encontraram o processo de passaporte de Jose Elias, porem me solicitaram o pagamento de €42,96 para poder fornecer as informacoes do processo.

O curioso e' que ja' efetuei o pagamento, enviei a eles o comprovante da transferencia bancaria, o valor ja' foi debitado da minha conta corrente na Inglaterra, e mesmo assim eles me fazem esperar pois querem ter a garantia que o valor tenha entrado na conta corrente da Universidade.

Ate' entao estava muito contente com o todo o atendimento, mas, sinceramente, apos tamanha cautela da Universidade para poder fornecer os dados, me sinto tratado como se fosse um bandido a tentar extorqui-los na primeira oportunidade. Desculpem o desabafo, mas me irrita saber que os dados foram encontrados e que, mesmo demonstrando que o pagamento fora efetuado, preciso ficar aqui a esperar pelas informacoes por conta de uma excessiva cautela dos funcionarios do Arquivo. Ja' perdi as contas de quantas vezes solicitei informacoes a distancia, e posso dizer que nunhum outro Arquivo no mundo me fez passar por tal processo.

Enfim, 99% da tarefa concluida, falta agora um pouco de paciencia para poder superar a falta de cortesia :-P

Rui, obrigado mais uma vez por toda a ajuda!

Abraco a todos,
Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#264420 | aeiou2 | 26 out 2010 16:28 | Em resposta a: #264418

O mesmo acontece com alguns organismos Ingleses, não desanime!!!

Cumpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#264455 | GUSTAV0 | 27 out 2010 09:12 | Em resposta a: #264420

Acredito que seja possivel. Prefiro nem tentar comparar ou defender, pois os estilos, cultura e metodos sao demasiados diferentes. Acredito tambem que minha frustracao nao tenha tido qualquer relacao com o pais, pois tenho certeza que pessoas extremamente cautelosas e desconfiadas irao existir em qualquer lugar do planeta.

Enfim, nunca foi minha intencao generalizar ou desmerecer Portugal, pois tenho total fascinacao pelo povo e cultura Portuguesa. Estava apenas um tanto quanto frustrado com o atendimento de Coimbra e me deixei levar pelo calor do momento. Estou muito feliz que a pesquisa esteja em fase de conclusao. Mais feliz ainda com a ajuda de todos aqui e tambem com o servico dos Arquivos e Conservatorias que foram extremamente eficientes durante toda a jornada.

Animo renovado!! ;-)

Resposta

Link directo:

RE: Onde encontrar os processos de habilitacao de casamento da Serra da Estrela?

#264476 | rmfrp | 27 out 2010 16:04 | Em resposta a: #264455

Caro Gustavo:

Muitos parabéns pelo seu sucesso!

Quanto ao comportamento do Arquivo da Universidade de Coimbra... Há que ter (muita) paciência. Por pouco simpáticos que sejam os funcionários de certos arquivos, eles têm sempre uma grande vantagem: a informação que eles têm é única, pelo que não podemos a recorrer a outro arquivo mais simpático para a obter.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 08:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen