Informação sobre certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Pessoas

Informação sobre certidão de nascimento

#261743 | Angela48 | 08 set 2010 19:19

Olá!
Preciso da certidão de nascimento de meu (falecido) pai. Gostaria de informações que me pudessem ajudar. Os dados que tenho comigo são:
Nome: Jayme dos Santos
Nascimento: 30/09/1906 em Trás-os-Montes - Portugal. Não sei o nome da vila, cidade, etc onde nasceu.
Nome da mãe: Anna do Nascimento
Nome do pai: José Augusto
Ele (meu pai), emigrou para o Brasil com sua irmã Zulmira (também falecida há mais ou menos 31 anos) e uns primos entre final de 1922 e meados de 1923. Desconheço o nome deses familiares, somente sei o nome de sua irmã (minha tia - que não deixou descendentes). Onde eu poderia pesquisar para ver se consigo sua certidão de nascimento? Desconheço ao certo a divisão regional de Portugal, mas, pesquisando, descobri que os registros anteriores a 1911 foram direcionados para os arquivos distritais. Haveria como eu conseguir o endereço eletrônico de todos esses arquivos pertencentes à região de Trás-os-Montes?
Muitíssimo agradecida e um abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Informação sobre certidão de nascimento

#261752 | hmrb | 08 set 2010 21:43 | Em resposta a: #261743

Cara Ãngela

Tem aqui um link onde poderá encontrar o endereço de cada arquivo.

http://dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/rede-dgarq/arquivos-regionais/


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Informação sobre certidão de nascimento

#261984 | Angela48 | 11 set 2010 23:45 | Em resposta a: #261752

Olá, Hermínia. Muitíssimo obrigada!
Vou tentar lá.
Abraços!

Resposta

Link directo:

RE: Informação sobre certidão de nascimento

#261991 | jacques | 12 set 2010 01:09 | Em resposta a: #261984

Cara Ângela

Trás-os-Montes tem 2 distritos, Bragança e Vila Real.
A divsão administrativa do meu País é a seguinte: Distrito, conjunto de concelhos. Concelho, cidade ou vila, conjunto de freguesias.
Para conseguir ràpidamente a certidão que pretende tem de saber qual a freguesia e o concelho onde nasceram os seus parentes. Havia um documento, cédula pessoal, que era emitido no acto do registo do nascituro e que apenas foi suprimido há uns 3 ou 4 anos. Provàvelmente seu Pai e Tia deveriam ter um. Aí encontrará toda a informação. Há também a possibilidade de pesquisar aí no Brasil, no departamento que registava a chegada dos emigrates.

Melhores cumprimentos

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Informação sobre certidão de nascimento

#261993 | TyVi | 12 set 2010 01:33 | Em resposta a: #261991

Boa noite,

Em certas cidades do Brasil, registravam nas certidões de casamento (efetuado no Brasil) e óbito do emigrante o país de origem e as vezes também a freguezia. Na mesma cidade, haviam "escrivões" mais detalhados e escrivões mais preguiçosos. Eu já vi diversos exemplos. Antes de 1889, quando os assentos no Brasil eram somente paroquiais, os padres eram bem mais minuciosos e anotavam quase sempre a freguesia de origem, sobretudo nos assentos de casamento. Foi desta forma que eu descobri que há um ramo de minha família que são de Gaula, Ilha da Madeira. Ambos os noivos são da mesma freguesia.
Outro aspecto é que certidão é uma coisa e assento é outra. Um assento normalmente possui mais informações do que uma certidão, nas quais detalhes "inúteis" do assento são normalmente removidos.
Neste caso específico da Sra. Ângela, com a certidão de casamento e óbito, eu pediria ao cartório da circunscrição que emitiu as certidões para ver/ler os assentos na íntegra pois é possível que tenham mais detalhes não revelados nas certidões.
Eu já vi muitos exemplos de assentos com mais detalhes do que os apresentados nas certidões.
Boa sorte.
Cordialmente,
/TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Informação sobre certidão de nascimento

#261997 | Angela48 | 12 set 2010 04:12 | Em resposta a: #261991

Olá, Júlio!
Fico-lhe muito agradecida pela resposta. Vou tentar tudo.
Abraços!

Angela

Resposta

Link directo:

RE: Informação sobre certidão de nascimento

#262273 | Angela48 | 15 set 2010 21:19 | Em resposta a: #261993

Olá, TyVi!
Agradeço muito seus esclarecimentos.
Tenho a 2ª via da certidão de casamento de meus pais. Hoje fui ao Arquivo Nacional do RJ para ver se consigo mais detalhes sobre a mesma. Lá também dei entrada no pedido do processo completo do registro permanente de estrangeiros (RNE) de meu pai. Vou aguardar até ter em mãos esses documentos e ver o que deverei fazer.
Desde já, fico-lhe muito grata!
Atenciosamente,
Angela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 17:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen