Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#261873 | vania_viegas | 10 set 2010 13:51

Caros confrades,

desde que comecei a fazer a árvore genealógica da minha família, iniciei também a do meu marido. Se do lado materno, as coisas têm sido relativamente fáceis, já do lado paterno não tem sido assim. Tenho contacto as Conservatórias de Braga e da Póvoa de Lanhoso e as coisas estavam a correr bem, apesar de levarem um bocadinho mais de tempo. Também não peço milagres!

Após ter conseguido o assento de casamento e óbito da avó do meu marido, resolvi solicitar à Conservatória de Braga o assento de nascimento. Tanto no assento de casamento como no assento de óbito estava referido que se tratava do assento de nascimento nº 4 / 1911 da Conservatória de Braga, e a idade da senhora tanto à data do casamento como no registo de nascimento do meu sogro batem certo com a data de nascimento de 1911. Eu solicitei directamente à Conservatória o registo nº 4 / 11 referindo apenas o nome da senhora, sem colocar o nome dos pais ou qualquer outro dado, visto que já possuia o nº de registo. Qual não foi o meu espanto quando recebo pelo correio, o registo de nascimento de uma Maria da Conceição Barbosa, de 1911, mas que não se tratava da avó do meu marido. Era o registo nº 166/1911. Contacto telefonicamente a Conservatória, falo directamente com a senhora que tratou do pedido e a senhora diz-me que enviou aquela porque o assento nº 4 / 1911 não correspondia a Maria da Conceição Barbosa e aquela que me tinha enviado era a única Maria da Conceição Barbosa daquele ano.

Não questionando o facto de ter pago por uma cópia de um assento que não pedi, perguntei à senhora como resolveria agora a questão e o que deveria fazer para encontrar o registo de Maria da Conceição Barbosa, nascida em Braga, em 1911 (será? na Conservatória pesquisaram 1912 e não encontratam), filha de Domingos Barbosa e Maria Rodrigues, casada em 18 de Setembro de 1932 com Bernardo Gonçalves em Braga e falecida em Braga a 19 de Março de 1972. A senhora respondeu-me que tinha duas hipóteses: ou ia confirmar a data de nascimento à campa da senhora (e quem me garante que está certa, se até a certidão de óbito estará (?) errada?) ou contactava o padre da paróquia onde ela nasceu para consultar o livro.

Isto é tudo surreal e nunca me tinha acontecido. Como é que se repete o erro do nº de registo tantas vezes? Ninguém foi confirmar o assento de nascimento, tanto quando ela casou e quando morreu e quando nasceram os filhos?

Que vos parece esta situação? Qual será mesmo o próximo passo? Será que me devo fiar na resposta da Conservatória? Todas as diligências terão de esperar para quando for a Braga, visto que vivemos no Algarve.

Cumprimentos,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#261880 | JCC | 10 set 2010 14:46 | Em resposta a: #261873

Cara Vânia Viegas

O ano de 1911 pode dar origem a situações destas, no meu entender. O assento nº 4 faz perceber que terá sido logo no inico do ano.

A republica tinha sido implantada há dias e eu sei, por experiência própria, que muitos dos assentos de baptismo foram depois transcritos para assento de nascimento no recem "generalizado" registo civil.

Assim uma numeração pode corresponder ao livro de assentos de baptismo da paróquia e a outra numeração à do registo civil (isto partindo do principio que se trata da mesma pessoa), mas também podem ser pessoas diferentes. E pode haver erros nos assentos de casamento (eu tive uma situação dessas, em que era a freguesia que estava errada...)

Parece-me, portanto, que a sugestso da funcionário pode ser uma boa via: consultar o livro de baptismos pois, teoricamente, o de 1911 já não teria força de registo civil e deveria estar com a Igreja.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#261887 | vania_viegas | 10 set 2010 15:28 | Em resposta a: #261880

Caro João Cordovil Cardoso,

agradeço desde já o seu email. Por acaso não me tinha lembrado dessa situação da implantação da República ter sido efectivamente há pouco tempo e ter influência no caso. Diz-me então que esse nº 4 dirá respeito ao assento de baptismo realizado na Igreja? É o que o nº 4 da Conservatória não é mesmo ela (é de uma pessoa com filiação diferente, de uma freguesia diferente e que faleceu poucos meses depois de nascer).

Já me tinham acontecido situações caricatas, como não encontrarem um assento de óbito de Braga de 1990 e ai sim não há dúvida nenhuma do local ou data de óbito da pessoa falecida, mas como estou longe não posso fazer muito.

Para tentar desbloquear a situação vou tentar ir a Braga em Outubro, e ir verificar primeiro a campa da senhora e ir à Conservatória ver com os meus próprios olhos e só se essas duas hipóteses ficarem goradas vou tentar com o pároco da freguesia.

Cumprimentos, e obrigada pela resposta,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#261891 | JCC | 10 set 2010 16:11 | Em resposta a: #261887

Cara Vânia Viegas

Para completar o que disse, nas situações que encontrei, tatava-se de assentos dos últimos anos da Monarquia que foram transcritos no Regsito Civil Eu encontrei em documentos posteriores as referências a uns e a outros, daí a minha sugestão.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#261899 | amrr | 10 set 2010 17:52 | Em resposta a: #261887

Cara Vânia Viegas,

De forma a perceber melhor esta questão:

1)- O nome a avó do seu marido era Maria da Conceição Barbosa? Ou seja, coincidia com o que constava no registo que lhe enviaram?

2)- Tinha conhecimento prévio do nome dos pais da referida Senhora?

3)- Tinha conhecimento prévio da data exacta do nascimento da mesma?

4)- Qual a data de dascimento que consta no registo que recebeu?

5)- A cópia que recebeu é de um livro do Registo Civil ou de um livro do Registo Paroquial (registo de baptismo)?

6)- O que a levou a dizer que o registo que recebeu não era o correcto? O nome dos pais eram diferentes, a data de nascimento era diferente, ...?


Com os melhores cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#261901 | small | 10 set 2010 18:20 | Em resposta a: #261887

Cara Vânia Viegas

Efectivamente os assentos dessa época são sempre muito complicados. Eu tive dois casos. O primeiro em Guimarães, que depois foi encontrado porque eu sabia que tinha sido dos primeiros registos após a Républica...e aí alguém se lembrou que existia um livro....e lá apareceu o asssento de nascimento feito na Casa da Administração do Concelho de Guimarães. Muito recentemente aconteceu algo parecido em Sernancelhe, como a data era 1906 aproximadamente sugeri se não haveria um livro onde se fizeram os primeiros assentos após a Republica cerca de Jan/Fev de 1911. Uma funcionária mais velha lembrou-se então que efectivamente havia um livro com meia dúzia de assentos! Neste último caso não fui bem sucedida, as datas que tenho não são tão precisas e aí nada podia fazer e só tenho que agradecer a forma como fui atendida em Sernancelhe que tudo fizeram para encontrar o meu pedido.
Quem sabe em Braga não existe também um livro que apenas englobe os primeiros assentos da Republica?Aqui fica a sugestão não custa nada tentar. Já agora qual é a freguesia, é que de Braga, tenho assentos de óbito de 1933 em S.João do Souto que encontrei no Arquivo Distrital muito recentemente também.
Pode ser que algum interveniente deste fórum nos posa informar quais as datas extremas para as freguesias de Braga.
Cumprimentos e oxalá a possa ter ajudado.
Stella

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#262060 | vania_viegas | 13 set 2010 09:38 | Em resposta a: #261899

Caro Arlindo Rodrigues,

esclarecendo os pontos que me pediu:

1) O nome da avó do meu marido era Maria da Conceição Barbosa. Sim, coincidia com o que constava no registo que me enviaram.

2) Tinha conhecimento prévio do nome dos pais da referida senhora, através do assento de nascimento do filho (meu sogro). Nesse registo era referido que ela era filha de Domingos Barbosa e Maria Rodrigues.

3) Não tenho conhecimento da data certa de nascimento da avó do meu marido. Apenas a referência no registo de casamento e de óbito de como ela nasceu em 1911. Não sei portanto o dia e o mês.

4) Não me recordo agora exactamente, pois não tenho comigo, a data do registo que me enviaram. Era o registo nº 166/1911 e da Conservatória afirmam que foi a única Maria da Conceição Barbosa nascida em 1911.

5) A cópia que recebi é de um registo paroquial, assento de baptismo, portanto.

6) Quando comecei a ler o registo que me enviaram vi imediatamente que apesar do nome ser idêntico, o local de nascimento não correspondia (a minha Maria da Conceição era natural de S. Victor, Braga e aquela era de outra freguesia), era filha de pai incógnito e o nome da mãe não correspondia (dizia respeito a uma Rosa), além de que a Maria da Conceição cujo registo recebi faleceu poucos meses depois de ter nascido (com cerca de três meses). Ora, a minha Maria da Conceição faleceu em 1970.

Espero ter esclarecido.

Melhores cumprimentos,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar um assento de nascimento em Braga - situação surreal!

#262062 | vania_viegas | 13 set 2010 09:43 | Em resposta a: #261901

Cara Stella,

Pois, não tinha qualquer conhecimento que poderia haver essa situação e a funcionária também não falou nesse assunto. O assento diz respeito a freguesia de S. Victor, em Braga. Em princípio o assento não estará no Arquivo Distrital, pois o marido da senhora nasceu em 1909 e ainda estava na posse da Conservatória (tive que contactar o Arquivo Distrital por causa disso porque inicialmente na Conservatória diziam-me que já estava no Arquivo e afinal não estava!). Mas não seja por isso, que a certidão de óbito do avô materno do meu marido, que ocorreu em 1990 em Braga também não foi "encontrada". E falamos de 1990....

Enfim. Ninguém disse que isto era canja.

Cumprimentos e obrigada desde já pela sua ajuda.

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen