Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Viana do Castelo

#262205 | Fmaia | 14 set 2010 23:17

Caros confrades

Durante duas semanas estou de férias pelo que, se tiverem qualquer assunto para resolver no Arquivo de Viana é aproveitar o momento. Peço, no entanto, que coloquem as questões neste tópico para não andar perdido na imensidão dos tópicos referentes a Viana.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262207 | GTSPereira | 14 set 2010 23:46 | Em resposta a: #262205

Caro Confrade,

Agradecendo a sua disponibilidade peço-lhe que tente localizar os paroquiais de baptismos, casamento e óbito de:

António Joaquim de Abreu Lima Araújo Pereira (nascimento e óbito)
- nasceu em Ponte de Lima, Rebordões (Souto; ou Santa Maria) em cerca de 1772;
- casou em Ponte de Lima, Feitosa em 29.07.1797;
- faleceu em Ponte de Lima, Rebordões (Santa Maria) antes de 1802.

Antónia joaquina de Amorim Albuquerque de Barbosa (nascimento e óbito)
- nasceu em Ponte de Lima, Feitosa (São Salvador) em cerca de 1775:
- casou em Ponte de Lima, Feitosa em 29.07.1797;
- ignora-se onde e quando faleceu.

Ambrósio Gomes de Abreu (nascimento, casamento e óbito)
- nasceu em Ponte de Lima, Souto de Rebordões em cerca de 1665 (teve 1 filho em 1709);
- casou em local e data que se desconehce;
- ignora-se onde e quando faleceu.

Desejo-lhe umas óptimas férias
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262208 | Fmaia | 14 set 2010 23:55 | Em resposta a: #262207

Caro Pedro Siva Pereira

Já resolveu a Julia Adelaide de Abreu Vieira de Lima?

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262211 | GTSPereira | 15 set 2010 00:23 | Em resposta a: #262208

Caro Confrade,

Já resolvi sim, apesar de não estar a conseguir associar a questão ao nome do Confrade, o cansaço não me perdoa.

Julia Adelaide de Abreu Vieira de Lima:
- Pai, António josé Vieira de Lima, júnior, nasceu em Ponte de Lima, Rebordões (Santa Maria), São José a 19.12.1842;
- Mãe, Bona Maria d' Abreu, Exposta na Igreja Matriz de Ponte de Lima em 19.08.1862 e reconhecida pelo Pai em 31.10.1868;
- nasceu em Ponte de Lima, Rebordões (Santa Maria) em 11.04.1885;
- casou em Ponte de Lima, Rebordões (SantaSanta) a 17.12.1904;
- teve 10 filhos, sendo o mais velho o Pai da minha Sogra;
- faleceu em Viana do Castelo, Meadela no dia 03.04.1977.

Cumprimentos
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262214 | fertelde | 15 set 2010 01:27 | Em resposta a: #262205

Estimado Costa Maia:

Agradeço se pode ajudar-me a encontrar a:

1-Cap. André Alvares de Oliveira Rego * c. 1682, Viana do Castelo, Stª Mª Maior
Casamento com
2-Teresa de Seixas Pereira * c. 1687, Viana do Castelo

Filhos;

Teresa Isidora Maria Pereira Oliveira e Rego n. Viana do Castelo c. 1707
Revdº José Pereira Seixas e Oliveira e Rego
Francisco Tomás Seixas Oliveira e Rego (aparece nas RGM em 03.06.1747 )
------
Engrácia Maria Vicência de Castro Soares * Paredes, Besteiros c. 1744
Pais
Pai: Manuel de Barros de Azevedo n.c. 1714
Mãe: Custódia Soares Pereira de Castro * c. 1715
----------

Manuel Gonçalves Gomes da Cunha Rego n.c. 1681 c.c. Esperança Ribeiro de Azevedo

Agradecido de antemâo,

Cumprimentos,
Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262237 | Samuel C O Castro | 15 set 2010 12:47 | Em resposta a: #262214

Estimado Fertelde,

Eis abaixo o que tenho da ascendência da Custódia.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

xx

Joana Maria Margarida de Castro Sousa e Menezes N-1.7.1720 Paderne - Res. na Quinta de Galvão, na Freg. de Santa Maria da Porta, Melgaço. Herdou de sua mãe os prazos do Outeiro, Vieiro e Cividade, no Couto de Paderne. C-10.3.1756 ou 1757, em Paderne. Separata BTH, pg 198. (ou C-Besteiros, junto à Ponte do Porto, conforme GM, vol I, pg 347)
Esposo: Manuel José de Castro Soares de Barros – N-1735, Viana do Castelo - Primos ?
Sr. do Morgado de Carvalho, Besteiros, em Amares e da Casa da Torre, em Paderne - (Filho do Capitão Manuel de Barros Azevedo e de Custódia Soares Pereira de Castro, B-27.5.1686, C-25.5.1711, de S. Paio de Besteiros, Amares; neto materno de Brás Soares Pereira, N-16.3.1654, F-2.11.1703, Quinta da Grandra, GV, vol I, pg 346-348 e de Maria da Cunha e Castro (ou Maria da Cunha Barbosa, Maria Pereira de Castro), F-28.4.1705, Freg. de S Estevão de Valença, pelo lado desta bisneto de Maria da Cunha Barbosa e de Manuel Pereira de Castro, N-Água Levada, Boivão, Valença, F-21.12.1671e, GV, vol I, pg 311, do lado do Brás, bisneto de Paulo Soares Pereira Barbosa, F-30.7.1658 e de Natália de Castro Soares, F-6.9.1657 - GV, vol I, pg 345, e pelo lado desta trineto de Francisco de Barros de Brito, Clérigo e de Catarina Lopes) – GM, vol I, pg 347.

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262245 | MMSA | 15 set 2010 14:31 | Em resposta a: #262205

Boa tarde
Muito lhe agradecia se me localizasse os assentos de casamento dos pais e avós maternos de Jacinto nascido em 4.2.1840 e baptizado a 9 do mesmo mês e ano na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
Pai: António José dos Santos, filho de Venâncio José dos Santos e Josefa Amália, naturais de Lamego
Mãe Teresa Maria de Jesus Pereira, natural de Monserrate ,filha de José Pereira, natural de Landim, S. Paio de Seide e de Rosa Maria das Neves, natural de Monserrate.
Suponho que tais assentos se encontrem na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo. Os dados que indico são todos os que sei.
Com os meus cumprimentos e votos de boas férias
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262247 | fertelde | 15 set 2010 15:04 | Em resposta a: #262237

Estimado Samuel de Castro:

Agradecido pela informação que gentilmente me envia.
Avançamos assim na ascendência de Custódia Soares Pereira de Castro, e já temos as datas de nascimento e casamento.
Peço-lhe que me indique o significado das abreviaturas: GV e GM das bibliografias.
Então, só me resta continuar com as pesquisas do Capitão Manuel de Barros Azevedo.-

Outro abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262249 | fertelde | 15 set 2010 15:18 | Em resposta a: #262205

Estimado Costa Maia:

Por mensagem recebida de Samuel C O Castro, as pesquisas sobre a ascendência de Custódia Soares Pereira estão concluídas.
Apenas fico pendente, neste ramo, da pesquisa da ascendência de Manuel de Barros Azevedo que casou a 25.05.1711 com a referida Custódia baptizada a 27.05.1686, de S. Paio de Besteiros.

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262251 | Samuel C O Castro | 15 set 2010 15:24 | Em resposta a: #262247

Prezado Fernando,

GV - Gerações Valencianas, de Alberto Pereira de Castro
GM - Gerações Melgacenses, vol I, de Augusto César Esteves

Abraço fraterno

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262252 | mafs | 15 set 2010 16:25 | Em resposta a: #262205

boa tarde

desde ja agradeço a sua disponibilidade.

se me pudesse encontar o baptismo de CUSTÓDIO RODRIGUES (casou em 1725) nascido em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de João Esteves e Domingas Rodrigues. e o casamento de João Esteves e Domingas Rodrigues.
e ja agota tb o baptismo de ANTÓNIO DOMINGUES VALE gravado também como António Vale, nascido
em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de Tomé Vale e Dionisia Lourença. e o casamento de Tomé Vale e Dionisia Lourença

muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262253 | derfla | 15 set 2010 16:34 | Em resposta a: #262205

Caro confrade

Muito obrigado pela sua disponibilidade,sera possibel de localisar os assentos de nascimento de:

Manuel Pedro de Barros casado com Rosa Fernandes de Sousa

Nasceu em Souto Rebordões(Ponte da Lima)em cerca de 1840 e de :

Joanna Maria Ribeiro da Rocha em 1862 Vila Franca(Viana do Castelo)

casada com Jose Manuel de Sousa Barros

Felicidades

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262262 | fertelde | 15 set 2010 18:41 | Em resposta a: #262251

De novo obrigado.
Fraterno abraço também para sí,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262263 | mafs | 15 set 2010 18:45 | Em resposta a: #262205

boa tarde

desde ja agradeço a sua disponibilidade.

se me pudesse encontar o baptismo de CUSTÓDIO RODRIGUES (casou em 1725) nascido em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de João Esteves e Domingas Rodrigues. e o casamento de João Esteves e Domingas Rodrigues.
e ja agota tb o baptismo de ANTÓNIO DOMINGUES VALE (casou em 1735)gravado também como António Vale, nascido
em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de Tomé Vale e Dionisia Lourença. e o casamento de Tomé Vale e Dionisia Lourença

muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262292 | Luis K. W. | 16 set 2010 09:01 | Em resposta a: #262205

Essa oferta de serviços é temerária... um agradecimento antecipado, mesmo que não tenha tempo para todos os pedidos.

O meu pedido segue em MAIÚSCULAS:

Procuro o registo de CASAMENTO dos pais de uma Maria Ribeira, casada (Registo Paroquial de VILA FRANCA; casamentos n.º 1, p.69, 13/Maio/1725) com Manuel Fernandes Pitta («homem postiço», exposto na Roda dos «Injeitados» da villa de Vianna do Lima...), que é filha de:
FRANCISCO GONÇALVES PARREJO
e MARIA RIBEIRA.
- Procuro o Registo Paroquial de Casamento destes dois, em Vila Franca, pelos anos 1695-1705.

Procuro os registos de CASAMENTO dos pais do um casal (Reg. Paroq. VILA FRANCA, casamentos n.º 1, pág. 50) Agostinho Álvares (Ribeiro?) e Maria Álvares Ribeyro (ou Maria da Riba ou Maria Ribeira), que casaram a 17/Fev./1710.
- os dele: FRANCISCO ÁLVARES DAS PINOSAS (?) cc JUSTA NUNES (já defunta em 1710)
- os dela: FRANCISCO ÁLVARES (já defunto em 1710) cc ANA RIBEIRA

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262311 | Fmaia | 16 set 2010 20:43 | Em resposta a: #262207

Caro confrade Pedro da Silva Pereira

Então é assim:

" Antonio Joaquim filho legitimo de Bento Jose de Abreu fidalgo da Casa Real e de Dona Maria Isabel Pereira Malheiro moradores na sua Quinta da (Gandra???) nesta freguesia de Santa Maria de Rebordoes neto pela parte paterna de Ambrozio Gomes de Abreu e de Dona Luzia do Rego Barbosa e pela materna de Bento Pereira Malheiro (Terra???) e de Dona Marianna Antonia de Sá Sotto Maior estes naturais da freguesia de Santo Adriao de Oleiros e aqueles desta freguesia nasceu aos seis dias do mes de Agosto de mil setecentos e setenta e dois. Foi Baptizado de minha lecença pelo Padre Francisco Rodrigues da Costa nesta freguesia solennemente lhe puz os Santos Olios na Capela de S.Pedro sito na mesma Quinta da (Gandra???) ja dito do mesmo Bento Jose de Abreu por concepção aos dois dias do mes de Dezembro do mesmo anno.Foram Padrinhos o Reverendo Lourenço Pereira Malheiro abade de Sta. Cruz e Madrinha Dona Ana Maria Pereira casada com Francisco Manoel Freire de Andrade da freguesia de Santo Adriao de Oleiros estando por testemunhas Joaquim de Sá Sotto Maior Pereira Malheiro Eça e Cavalleiro Fr. Manuel Pereira Malheiro da Vila de Ponte de Lima".

Deste Antonio Joaquim ainda me falta ver o assento de óbito.

Sobre a Antonia Joaquina, procurei o nascimento no livro da Feitosa para as extremas de 1751/1789, e, não encontrei nada. Pode ser que me tivesse escapado, mas amanhã confirmo. Falta tambem o registo de óbito que vou tentar nestas freguesias de Feitosa, Santa Maria e Souto.

Notas à margem do pedido, provavelmente do seu interesse:

1. Joao de Amorim Albuquerque Barbosa, vigario da Igreja de Santa Maria de Rebordoes em 1749.

2. " Marianna Antonia filha legitima de Bento Jose de Abreu e de sua mulher Dona Maria Isabel fregueses desta freguesia de Santa Maria de Rebordoes, moradores na sua Quinta da Gandra desta mesma freguesia. Neta pela parte paterna de Ambrosio de Abreu e de Dona Luzia do Rego desta freguesia e pela materna de Bento Malheiro Pereira e de Dona Marianna Antonia de Sotto Maior da freguesia de Oleiros nasceu em os vinte e cinco do mes de Abril de mil setecentos e setenta e sete anos e foi Baptizada por mim Bento da Costa Brandão em os dezasete de Agosto do mesmo ano. Foram padrinhos Joaquim de Sá Sotto Maior Malheiro e Madrinha a sua irmã Dona Mariana Joaquina de Sá Sotto Maior."

3. Tambem há uma referência a um João Gomes de Abreu casado com D. Marianna de Vasconcelos ambos de Refoios e avós de uma nubente Dona Anna Teresa " profilhada " de Manuel de Abreu de Lima assistente na freguesia da Feitosa. Muito provavelmente será irmão do Ambrozio, ou não.


Amanhã, relato o que encontrar mais.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262319 | mafs | 16 set 2010 22:20 | Em resposta a: #262205

boa tarde

desde ja agradeço a sua disponibilidade.

se me pudesse encontar o baptismo de CUSTÓDIO RODRIGUES (casou em 1725) nascido em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de João Esteves e Domingas Rodrigues. e o casamento de João Esteves e Domingas Rodrigues.
e ja agota tb o baptismo de ANTÓNIO DOMINGUES VALE (casou em 1735)gravado também como António Vale, nascido
em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de Tomé Vale e Dionisia Lourença. e o casamento de Tomé Vale e Dionisia Lourença

muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262326 | Fmaia | 16 set 2010 23:32 | Em resposta a: #262319

Caro(a) confrade

Já ontem tomei nota do seu pedido e, como tal, está em lista de espera. Peço desculpa por, então, não ter respondido, mas parti do princípio de que todos os pedidos seriam atendidos se fossem colocados neste tópico, para o qual dirigi a minha atenção.
Hoje, a minha procura incidiu sobre a demanda de dois confrades. A procura excedeu o tempo disponível.
Provavelmente, amanhã ou depois de amanhã, darei satisfação ao seu pedido, de acordo com o seu lugar em lista de espera.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262331 | fertelde | 17 set 2010 00:31 | Em resposta a: #262251

Estimado Samuel C O Castro:

Desculpe-me voltar a incomodar-lo.

Nessas duas publicações há alguma entrada para os Cunha Rego?

Abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262339 | Samuel C O Castro | 17 set 2010 11:57 | Em resposta a: #262331

Amigo Fernando,

Das GM, só tenho o vol. I, que retratam quase que exclusivamente diversos ramos dos Castros, não tendo ali nada dos Cunha Rego.

Nas GV, os diversos ramos ali retratados, também são muito ligados aos Castros, também nada constando dos Cunha Rego.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262343 | fertelde | 17 set 2010 13:25 | Em resposta a: #262339

Caro Samuel C O Castro:

Obrigado.

Outro fraternal abraço,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262362 | Fmaia | 17 set 2010 18:11 | Em resposta a: #262214

Estimado Fernando Leite Velho

Estive hoje no ADVC e constatei que os livros que tem interesse foram retirados à consulta, devido ao seu mau estado de conservação. Vi-me pois forçado a consultar os microfilmes, e, para as datas extremas de 1670/1683 (assentos de baptismo) não encontrei nada. A leitura dos mesmos, até 1682, é bastante complicada e por vezes impossível, mas parece que não me passou nada despercebido, pelo menos assim julgo... o cansaço já era bastante depois de três horas consecutivas a tentar decifrar alguns assentos.
Segunda Feira vou continuar.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262388 | hpinto | 17 set 2010 23:29 | Em resposta a: #262205

Confrade Costa Maia:
Ainda surpresa pela generosa oferta e esperando não lhe dar muito trabalho, atrevo-me a pedir-lhe que procure o assento de casamento de meus 8.ºs avós Miguel Gonçalves e Maria Correia, ocorrido na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo, entre 1670 e 1690 (calculo eu, pois a filha Catarina Soares casou na mesma freguesia em 1710).
Agradecida,
Helena Pinto.

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262389 | mhcavaco | 17 set 2010 23:50 | Em resposta a: #262205

Caro confrade

Aproveito a sua disponibilidade para solicitar alguma informação certidão de nascimento/ óbito
José António de Souza
Quitéria Roza
Casados, naturais de Viana do Castelo,freguesia de Santa Maria. A data de nas cimento rondará 1800.
Tiveram um filho João de Passos e Sousa que terá nascido em 1824 também em Viana do Castelo na mesma freguesia, se possivel a certidão de nascimento,i.e, datas correctas para eu poder fazer o pedido. Casou em Chaves e morreu em Angola.
Com os meus cumprimentos

Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262411 | jagmc | 18 set 2010 14:38 | Em resposta a: #262326

Caro Costa Maia,

Dada a sua disponibilidade atrevo-me a pedir-lhe se me encontrava o assento de nascimento de:

1 - Em Santiago de Poiares (Ponte do Lima) Severino António Rodrigues filho de João Rodrigues da Cruz e Gertrudes Maria Cândida que deverá ter nascido antes de 1810;

2 - Em S. Julião do Freixo (Ponte do Lima) Margarida Josefa Magalhães filha de António José Magalhães e Joaquina Monteira e nascida também antes de 1810.

Coloco estas datas de referência porque os mesmos casaram em S. Julião do Freixo em Agosto de 1829.

Agradecendo desde já a atenção que possa dispensar, os melhores cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262528 | Fmaia | 20 set 2010 17:52 | Em resposta a: #262245

Estimada Manuela

É assim:

" Aos sete dias do mes de Março de mil oitocentos e dezoito estando dadas as dennunciacoes na forma do Direito e constituicoes deste Arcebispado sem resultar impedimento algum nem ... e col licença do Juiz dos casamentos se receberam na minha presença e das testemunhas comigo abaixo assinadas Jose Pereira soldado no Regimento desta Villa filho legitimo de Francisco Pereira e de Maria Josepha da freguesia de Santa Marinha de Landim termo de Barcellos nepto paterno de Antonio Pereira e de sua mulher Maria Correia da freguesia de Barrio??? (ou S.Paio) do Couto de Landim, com Rosa Maria minha freguesa moradores na rua de Santa Luiza filha legitima de Joaquim da Costa Fernandes e de Luisa Maria da Victoria nepta paterna de Jose da Costa e de sua mulher Anna Baptista Fragosa da freguesia de S. Cristóvão de .........e materna de Luis Alvares de Palme e de sua mulher Maria Theresa dos Santos da freguesia de Feital ??? e ela desta freguesia e parta assim constar fiz este assento e confirmo. Era ut supra o Cónego Prior Jose Manuel Cerqueira e Mello."

Quanto ao Antonio Jose dos Santos c.c. teresa Maria Pereira ainda não encontrei o assento. Nem em Monserrate nem em Santa Maria Maior.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262529 | Fmaia | 20 set 2010 17:59 | Em resposta a: #262528

Estimada Manuela,

Correcção


"nepto paterno de Antonio Pereira e de sua mulher Maria Correia de ... Landim e materno de Manuel Correia e de sua mulher Maria Correia da freguesia de Barrio???(ou S.Paio) do Couto de Landim"

Imensas desculpas, o cansaço já é grande.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262531 | MMSA | 20 set 2010 18:10 | Em resposta a: #262528

Boa tarde
Muito lhe agradeço a sua pesquisa. Se por acaso ainda continuar a investigar o assento de casamento de António José dos Santos com Teresa Maria Pereira, não se incomode com a transcrição : diga-me apenas a data e o livro que com esses elementos eu já consigo pedir fotocópia para o Arquivo de Viana. O baptismo do filho Jacinto em 1840 vem no Livro 21 1834-1840 folhas 139 e 139v , freguesia de Santa Maria Maior mas nem sequer sei se teve irmãos
Se alguma vez eu lhe puder ser útil no Porto, disponha.
Com os meus cumprimentos e renovados agradecimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262536 | GTSPereira | 20 set 2010 19:06 | Em resposta a: #262311

Caro Confrade Costa Maia,

Muito lhe agradeço todo o tempo que dispensou na investigação que recolheu no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, e sua transcrição aqui no fórum, sobre os Senhores da Casa da Gandra, em Santa Maria de Rebordões, Ponte de Lima.
Vou estudar a informação que me envia, voltarei com as deduções que daí encontrar, e colocá-las aqui neste fórum.

Caso necessite de alguma informação da Torre do Tombo, disponha, pões retribuir-lhe-ei o serviço que me prestou gratuitamente apenas por gosto da genealogia.

Muito obrigado
Pedro G T da Silva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262654 | flordealecrim | 22 set 2010 14:45 | Em resposta a: #262536

Caro Confrade Costa Maia

Aproveitando a sua disponibilidade e se ainda tiver algum tempo, agradecia se pudesse localizar em Caminha, Igreja Matriz, o assento de baptismo de Margarida das Dores Soares Romeu, filha de António Domingos Soares Romeu e de Margarida Pinheiro, e que nasceu a 16.01.1893.

Antecipadamente grata.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262659 | Fmaia | 22 set 2010 16:16 | Em resposta a: #262319

Caro confrade

Existe um Custodio filho de Manuel Esteves e de sua mulher Domingas Roiz, nascido a 27/1/1699. Foi Baptizado aos 5/2/1699. Foram padrinhos Custodio Esteves e Bernarda Gomes todos da mesma freguesia.
Para que eu possa procurar o casamento dos pais tem que me confirmar se é João ou Manuel.
O outro pedido que me fez, é necessário que me coloque datas aproximadas para eu poder balizar a pesquisa.
Quanto mais para montante, maior é o grau de dificuldade, porque obriga a consultar microfilmes e o cansaço apodera-se de quem pesquisa , por isso, necessário se torna uma maior certeza no que se procura.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262661 | mafs | 22 set 2010 16:26 | Em resposta a: #262659

caro confrade


desde ja o meu obrigado.

enviei lhe no mesmo dia 2 mensagens por lapso na 1º nao coloquei a data do 2º pedido aqui vai a sua mensagem que enviei.

se me pudesse encontar o baptismo de CUSTÓDIO RODRIGUES (casou em 1725) nascido em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de João Esteves e Domingas Rodrigues. e o casamento de João Esteves e Domingas Rodrigues.
e ja agota tb o baptismo de ANTÓNIO DOMINGUES VALE (casou em 1735)gravado também como António Vale, nascido
em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de Tomé Vale e Dionisia Lourença. e o casamento de Tomé Vale e Dionisia Lourença

relativo ao 2º pedido casou em 1735, portanto penso de 1720 para tras.
seria muita massada se veirficasse relativamente ao 1º pedido se ha casamento de manuel ou joao, porque se so existir manuel, provavelmente pode ter sido lapso do padre que registou o casamento de custodio.

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262662 | Fmaia | 22 set 2010 16:29 | Em resposta a: #262253

Caro Confrade

Procurar uma Joanna Maria sem saber os nomes dos pais nesta freguesia é complicado, só por dedução.
Assim sendo, aparecem várias Joannas mas só uma Joanna Maria para 1862.
É o assento nº6 para 1862,págs. 87,88. Nasce a 22/4/1862, e é Baptizada a 22/4/1862.
Filha de Antonio Fernandes e Joanna Rodrigues Gaivota, neta paterna de Antonio Fernandes e Maria da Rocha e materna de Domingos Rodrigues Gaivoto e Micaella Rocha.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262713 | derfla | 23 set 2010 17:21 | Em resposta a: #262662

Caro confrade,


Fico-lhe muito agradecido pelos dados que me envia,
e pelo tempo passado nesta pesquisa,que deve ter sido complicada

Com os melhores cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262714 | Fmaia | 23 set 2010 17:49 | Em resposta a: #262389

Estimada Maria Helena

Procurei nascimentos para Santa Maria Maior (é esta freguesia?) e, de 1821 até 1829 não aparece nenhum assento de Baptismo para João de Passos e Sousa. Será mais para montante ou jusante?

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262718 | Fmaia | 23 set 2010 17:59 | Em resposta a: #262292

Caro confrade

Procurar em Vila Franca o apelido Ribeiro(a) é mato. Em princípio poderá ser este, não vislumbro mais nada parecido.
14/3/1701 assento de casamento de: Francisco Gonçalves filho de Manuel Gonçalves (já defunto) e de Maria Gonçalves com Maria Ribeira filha de Paschoal Affonso e de Maria Ribeira.

Também existe Francisco Gonçalves de (távora), não sei se é naturalidade ou apelido, c.c. Maria Ribeira em 22.6.1670 e Francisco Gonçalves c.c. Marianna Ribeira em 12.10.1695.

Procurei desde 1665 a 1738.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262721 | Fmaia | 23 set 2010 18:05 | Em resposta a: #262388

Estimada Helena Pinto

Para já, de 1684 a 1699 não encontrei nada. Amanhã vou continuar.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262738 | Luis K. W. | 23 set 2010 18:25 | Em resposta a: #262718

Fantástico,
Muito obrigado.
(o pior é que não sei como retribuir !)
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262753 | mhcavaco | 23 set 2010 21:18 | Em resposta a: #262714

Caro Costa Maia

Agradeço imenso o seu esforço. A data de nascimento foi tirada do Processo militar de Janeiro de 1860, onde consta que, João de Passos e Sousa natural de Viana do Castelo tinha 35 anos e 3 meses, o que me leva a concluir que terá nascido em 1824. Quanto à freguesia suponho que seja Santa Maria Maior,por ser essa a freguesia dos Pais. Uma dedução pouco rigorosa.

Com os meus cumprimentos

Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262916 | mafs | 26 set 2010 11:07 | Em resposta a: #262205

caro Costa Maia

boa tarde

desde ja agradeço a sua disponibilidade.

noa dia 15.09 e no dia 16.09 enviei lhe uma segunda mensagem,

se me pudesse encontar o baptismo de CUSTÓDIO RODRIGUES (casou em 1725) nascido em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de João Esteves e Domingas Rodrigues. e o casamento de João Esteves e Domingas Rodrigues.
e ja agota tb o baptismo de ANTÓNIO DOMINGUES VALE (casou em 1735)gravado também como António Vale, nascido
em Sopo, Vila Nova de Cerveira filho de Tomé Vale e Dionisia Lourença. e o casamento de Tomé Vale e Dionisia Lourença

relativo ao segundo pedido ja tem data. relativamente ao 1º pedido podia verificar entao os casamentos se existe algum de joao estaves ou manuel esteves com domingas rodrigues, porque se existir so um provavelmente foi erro do padre.

muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262962 | fertelde | 27 set 2010 00:02 | Em resposta a: #262362

Estimado Costa Maia:

Apenas hoje pude aceder 'a net. Agradecido por me ter dedicado um pouco do seu precioso tempo. Pois, parece ser que n~ao vamos conseguir avancar mais nos Cunha Rego. S'o se houver algu'em com algum estudo j'a feito...
Entretanto, recebi uma noticia, de que a actual Camara Municipal de Viana, foi anteriormente propriedade de algum C. R.,...
Podemos obter alguma referencia sobre a historia desse edificio?

Cordialmente,

Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262964 | fertelde | 27 set 2010 01:20 | Em resposta a: #262237

Estimado Samuel Castro:

Desculpe mais uma vez, se lhe ocupo o tempo, perguntando se nos ref. livros GV e GM, aparecem os ascendentes de Manuel de Barros e Azevedo, pai de Manuel Jose de Castro Soares de Barros...

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262965 | Fmaia | 27 set 2010 01:55 | Em resposta a: #262962

Estimado Fernando Leite Velho

É claro que vou continuar a pesquisa, aliás propus-me a tal. De momento abrandei um pouco a leitura de microfilmes porque, devido ao mau estado de conservação dos livros, a cópia em filme não está nas melhores condições. Por tal facto, a leitura tem que ser efectuada assento por assento, o que, obviamente, torna a pesquisa morosa, e, consequentemente, cansativa.
Quanto ao actual edifício da Câmara ter pertencido a algum Cunha Rego, não tenho essa informação.
Denominada por Casa dos Condes da Carreira ou Casa da Carreira, edifício de traça manuelina, foi mandado construir em inícios de quinhentos por Fernão Botelho. Fidalgo e Comendador de S. João de Cabanas, mercê de D.Manuel I,
aquele, casou em Viana com Catarina Fagundes, tendo o edifício sido construído nos terrenos desta conceituada família.
Por casamento, o imóvel passa para a linhagem dos Abreus e, mais tarde, para a dos Távoras, cuja pedra de armas foi picada ao tempo de D. José, pelos motivos por demais conhecidos.Mantém, no entanto, no interior e capela, duas pedras de armas de Távoras, Abreus, Pereiras e Castro.
Existe sim, o palácio dos Cunhas Sotto Mayor, actual sede do Governo Civil, que foi mandada construir por Sebastião da Cunha Sotto Mayor, mas também desconheço se algum C.R. foi proprietário ou, se o apelido de Sebastião é Cunha Rego Sotto Mayor.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262979 | Samuel C O Castro | 27 set 2010 12:35 | Em resposta a: #262964

Prezado Fernando,

No GV, título Soares Pereira (Tangil), Casa das Azenhas, pg 345, tem o sub-título Pereira de Castro, Casa da Barreira, em Verdoejo, na pg 347 e, na pg 348 cita: Custódia Soares Pereira de Castro, B-27.5.1686 (sendo padrinho Sebastião Roiz, Professor Oficial Maior da Vedoria Geral da Província do Minho da Vila de Viana, e D. Violante de Brito Carmena), C-25.5.1711, de S. Paio de Besteiros, Amares, com o Capitão Manuel de Barros Azevedo, filho legítimo de João Arantes Azevedo e de D. Mariana de Barros Araújo, já defuntos, da Freguesia de Besteiro, do concelho de Amares (4).

4) Consultados, no Arquivo Distrital de Braga, os livros do Fundo Paroquial de Amares, NÃO foi possível fazer a sua leitura por se encontrarem em péssimas condições de conservação.

No GM, não existe o índice onomástico e,pelo índice geral, que não menciona as localizações e Casas acima, em nada facilitando a busca, sendo impossível correr todas as páginas num total de 694.

Ainda na GM, pg 449, tem um ramo Álvares de Barros, também ligados aos Castros, que nada têm há ver com o ramo que procuras.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262982 | fertelde | 27 set 2010 13:54 | Em resposta a: #262979

Estimado Samuel de Castro:

Mais uma vez obrigado pela sua preciosa ajuda.

Fraterno abraco,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262983 | fertelde | 27 set 2010 14:10 | Em resposta a: #262965

Estimado Costa Maia:

Obrigado pelas informacoes.

Fico entao aguardando se conseguir algo nas suas pesquisas.

Cordialmente,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#262987 | ledinha | 27 set 2010 15:11 | Em resposta a: #262205

Caro Costa Maia:

Agradeço muito se pode ajudar-me com relação a : Antonio Afonso Viana, nascido em 1816 em Viana do Castelo. Emigrou para o Brasil em 1837.

Tenho consciencia da pobreza dos dados, se não for possivel, entenderei perfeitamente.

Desde já agradeço. Cumprimentos

Leda Silva

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#263002 | Fmaia | 27 set 2010 19:10 | Em resposta a: #262987

Estimada Leda Silva

Realmente, só com esses dados é um tiro no escuro.
O que pretendo saber é se dispõe de algum outro dado que permita identificar a freguesia ou se é mesmo natural da cidade.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#263025 | ledinha | 27 set 2010 22:13 | Em resposta a: #263002

Caro Costa Maia

Em primeiro lugar obrigada por sua atenção. Tudo indica que a procedencia de Antonio Afonso Viana ( ou Antonio Affonço Vianna) era mesmo da cidade. Infelizmente os dados que possuo aqui de Portugal são apenas os que lhe passei. As demais informações já dizem respeito ao Brasil. O amigo tem razão. É uma tarefa muito dificil, mesmo como disse: " um tiro no escuro".

Antonio Afonso Viana - procedencia Viana ( cidade), nascido em 1816

Mesmo que não consiga qualquer pista, fico-lhe grata na mesma pela atenção e gentileza.

Cumprimentos

Leda Silva

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#263077 | hpinto | 29 set 2010 08:54 | Em resposta a: #262721

Caro Costa Maia:
Presumo então que o referido casamento se terá realizado antes de 1684. Muito obrigada pelo esforço.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo - Verdoejo - Família Pereira de Castro

#313079 | anabcosta | 04 set 2012 12:36 | Em resposta a: #263077

Bom Dia,
Gostaria de saber informações realtivas ao históricos dos proprietários de uma quinta / solar, sito no Lugar da Barreira / Verdoejo / Valença, que pertenceu à Família Pereira de Castro. Sei que existe ainda uma capela (de dimensões que quase parecem uma igreja) em destroço parcial que dizem ser propriedade privada e cuja heráldica, tb, dizem, foi vendida (anos cinquenta do século XX) a um médico da região!...
Grata.
Cumprimentos
Ana Bela Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#313084 | anabcosta | 04 set 2012 12:50 | Em resposta a: #262339

Olá, bom dia,
Já sei o nome da capela situada na Quinta da Barreira, em Verdoejo / Valença : Quinta de Seixas, que julgo ter pertencido à Família Pereira de Castro. Sabe dizer-me algo ?
Grata
Ana Bela Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Viana do Castelo

#313114 | Samuel C O Castro | 04 set 2012 18:52 | Em resposta a: #313084

Cara Ana Bela,

Em minha base dos Castros, não consta especificamente a Quinta de Seixas. Mas ali é citada a Casa da Barreira, em Santa Marinha de Verdoejo, no Couto de São Fins, aqui em:

"Francisco Palhares Lobato (ou Francisco Gomes Palhares Lobato, Francisco Pereira) – N-8.2.1655, Freixedo, Salvaterra, Tui, Galiza - C-na Barca, na Freguesia de São Mamede - F-22.10.1687, na Casa e Quinta da Travessa, na Barreira.
Esposa: Paula Pereira de Castro – B-19.5.1649 – C-17.2.1681, sendo que esteva recolhida no Convento de Baiona - Sra. da Casa da Barreira, Santa Marinha de Verdoejo, no Couto de São Fins.

Primos ? (Filha de Manuel Pereira de Castro, N-Água Levada, Boivão, Valença do Minho, F-21.12.1671, e de Maria da Cunha Barbosa) - NFP, vol II, Araújo, $351, N25-26 – GV, vol I, pg 312".

Pelo lado do Manuel Pereira de Castro, não consegui entroncar em minha base, tendo a necessidade de saber a ascendência dele.

Neste link http://www.cm-valenca.pt/portal/page/valenca/portal_municipal/servicos_municipais/planeamento_ordenamento/Plano%20Director%20Municipal/13.Patrimonio.pdf , na pg 14 e 15, acha-se este texto relacionado com o assunto:

"C a p e l a d a Q u i n t a d e S e i x a s - Verdoejo. Lugar da Barreira

Enquadramento rural, isolada, inserida no centro de quinta, rodeada por vegetação selvagem.
É composta por um úni co volume de planta regular, com cobertura em telhado de duas águas .
Alçados laterais e traseiro cegos. Fachada principal desconhecida por acesso não permitido.
Empena sobrelevada com cornija e remate em cruz. Pi lastras em granito nos cunhai s, com remate em pináculos.
Entablamento geral. É ainda vi sível campanário do séc.18 no al çado principal".

E, neste link http://osmeusavosgomesalves.blogspot.com.br/p/ramos-577-768-maia-e-vila-do-conde.html , também fala dessa gente e lugar.

É o que tenho a informar de momento. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Viana do Castelo - Pereira de Castro

#364679 | anabcosta | 28 dez 2015 23:32 | Em resposta a: #262237

"Maria da Cunha Barbosa e de Manuel Pereira de Castro, N-Água Levada, Boivão, Valença, F-21.12.1671e, GV, vol I, pg 311"
Boa Noite,
Alguém me saberá informar onde posso encontrar dados sobre o Manuel Pereira de Castro mencionado?
Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Viana do Castelo

#368683 | anabcosta | 27 abr 2016 23:50 | Em resposta a: #262237

Será possível dizerem a localização do Lugar da Água levada - Boivão, pois, atualmente, nada existe com tal designação, de acordo com a Junta de Freguesia! Obrigada
Ana

Resposta

Link directo:

Viana do Castelo

#369329 | Samuel C O Castro | 13 mai 2016 22:46 | Em resposta a: #368683

Prezada Ana Costa,

Através do Facebook, consultei a Associação A Princesa de Boivão, que me enviaram a seguinte resposta:

"Olhe, Água Levada, fica no fundo da encosta de S. Martinho do lado de Boivão se não estou enganado, nós chamamos-lhe Gurbada. Obrigado e disponha sempre".

Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Viana do Castelo

#369341 | anabcosta | 14 mai 2016 15:09 | Em resposta a: #369329

Muito Obrigada! Finalmente obtive alguma informação! Abraço
Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 17:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen