Gonçalves - Ilha da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Gonçalves - Ilha da Madeira

#262532 | nmcbs84 | 20 set 2010 18:22

Boa Tarde,

Vinha pedir a vossa ajuda na tentativa de decifrar um enigma familiar, sobretudo a quem tenha conhecimentos sobre famílias da Madeira.
Tenho em minha posse duas cópias de registos de casamento. Uma delas data de 1820 e apresenta como nubentes "Manuel Gonçalves, das Fontes, filho legítimo de Manuel Gonçalves, das Fontes, e de sua mulher Maria de Ponte, com Maria da Silva, filha legítima de José da Silva, da Ribeira, e de sua mulher Cipriana da Silva, naturais desta freguesia [no caso Canhas, Ponta do Sol]..."
A outra data do mesmo ano (1820) e apresenta como nubentes "Manuel Gonçalves filho de pai incerto, e de Francisca Gonçalves natural desta freguesia [no caso Canhas]...com Maria da Silva filha legítima de João Gonçalves, e de sua mulher Maria da Silva já defuntos, naturais desta freguesia..."
Qual a minha dificuldade? Bom eu queria tentar estabelecer a ligação entre um Manuel Gonçalves, nascido em 1830, natural de Câmara de Lobos, casado em 1867 com Maria Cristina de Araújo, e um desses dois casais acima referido (um deles serão os pais deste Manuel Gonçalves). Eu julgo ter esgotado todas as possibilidades para progenitores deste Manuel Gonçalves, resta-me saber se um desses casais se enquadra. Qual o problema? Bom os registos de casamento acima mencionados fornecem poucos dados (mais ou menos evidentes) que possa estabelecer uma relação com este ultimo Manuel Gonçalves. O registo de nascimento deste confirma que o Pai se chamava Manuel Gonçalves e era natural de Câmara de Lobos e a Mãe chamava-se Maria da Silva e era natural de Canhas. O problema é que nos dois registos acima não se menciona Câmara de Lobos, se calhar não é obrigatório, mas sendo o Pai de outra paróquia não seria mais ou menos "normal" esperar referência a tal? Por outro lado aparece o nome "das Fontes". Poderá ser isto apenas uma indicação de lugar/sítio? ou mesmo o apelido?. É interessante que aparece entre vírgulas. No outro ainda se torna mais difícil ou impossível pois o Pai aparece como incerto. Bom se alguém tiver algumas pistas agradecia.

Abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves - Ilha da Madeira

#262664 | nmcbs84 | 22 set 2010 17:34 | Em resposta a: #262532

Renovo o pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves - Ilha da Madeira

#262898 | AST | 25 set 2010 22:42 | Em resposta a: #262664

Prezado Nuno,

Se Manuel Gonçalves, nascido em 1830, natural de Câmara de Lobos, é filho de Manuel Gonçalves (natural de Câmara de Lobos) e Maria da Silva (natural de Canhas), então o primeiro registro seria o que procura:

1820, nubentes "Manuel Gonçalves, das Fontes, filho legítimo de Manuel Gonçalves, das Fontes, e de sua mulher Maria de Ponte, com Maria da Silva, filha legítima de José da Silva, da Ribeira, e de sua mulher Cipriana da Silva, naturais desta freguesia [no caso Canhas, Ponta do Sol]."

"Fontes", neste caso, não seria um apelido, mas apenas a indicação das origens de Manuel Gonçalves. Câmara de Lobos, afinal, possui uma localidade denominada "Sítio das Fontes." Ademais, note que o documento não diz que Manuel Gonçalves é "desta freguesia" - ou seja, ele é de outra freguesia: Câmara de Lobos. Espero ter podido ajudar.

Esta é a linha de sua varonia?

Atenciosamente,
Aaron ST

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves - Ilha da Madeira

#264372 | nmcbs84 | 25 out 2010 20:20 | Em resposta a: #262898

Boa noite,

Obrigado pelo esclarecimento e peço desculpa pela demora em dar resposta. Bom continuo com algumas dúvidas. Recebi hoje mais uns registos encomendados ao Arquivo Regional da Madeira que levantaram mais dúvidas. Eles tem uma boa base de dados disponível no site, e tenho sempre confrontado os dados dos registos com os dados dessa base (na verdade são índices), e vice-versa. Na sequência do exposto anteriormente em relação à naturalidade e parentesco de Manuel Gonçalves recebi hoje o que julgo ser o registo de baptismo do mesmo, nascido em 1785. Contudo não bate certo pois está registado como nascido e baptizado na paróquia de Canhas e não de Câmara de Lobos. Ora como anteriormente foi exposto, pelo nascimento de seu filho em 1830, aquele (pai) é dado como natural de Câmara de Lobos, apenas a mãe Maria da Silva como natural de Canhas. Eu dei voltas à base de dados do ARM, exclui hipóteses, estabeleci limites de datas, e continuo com dúvidas. Ou eu segui mal o raciocínio, ou o ARM não possui uma base de dados digital completa ou puderam haver dados omitidos nos próprios registos originais que não fui capaz de racionalizar.
Se esta sequência no entretanto estiver correcta então os pais deste serão Manuel Gonçalves das Fontes e Maria de Ponte, casados em 1784 (ambos naturais de Canhas) e os pais de Manuel Gonçalves das Fontes serão Manuel José Gonçalves das Fontes e Quitéria Rodrigues, não sei a data do casamento, mas segundo o registo de casamento dos anteriores são também naturais de Canhas. Resumindo estou aqui com um embroglio familiar, hehehe. No mais, em relação a estes últimos não consegui adiantar nada pois quando faço a pesquisa na base de dados do ARM aparece-me apenas um casal com os mesmos nomes mas casados em Fajã da Ovelha, actual Município da Calheta em 1774. Se alguém tiver disponibilidade e quiser dar uma ajuda eu posso disponibilizar os registos digitalizados e talvez possa ter uma leitura diferente da minha. Se entretanto alguém se tiver cruzado ou tenha um maior conhecimento genealógico da Madeira e com estes registos em particular também agradeço o comentário/opinião/ajuda.

Abraço
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves - Ilha da Madeira

#264422 | nmcbs84 | 26 out 2010 16:58 | Em resposta a: #264372

Haverá alguma publicação ou inventário (base de dados) de registos de baptismo/nascimento referentes à paróquia/freguesia de Câmara de Lobos? As datas seriam anteriores a 1830.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen