Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263583 | saborescom | 07 out 2010 14:22

Procuro ajuda para encontrar a ascendência da minha bisavó de seu nome Maria Albertina Saturnino (Lauret pelo casamento). Sei que nasceu em Lisboa na freguesia( ou paróquia?) de Santa Maria de Belém em 13/3/1885.
Casou em 1909 com Paulo Emílio Lauret (24/12/1884).
Não consigo encontrar nada sobre ela em lado nenhum, a não ser o nome, sem nenhuma ascendência, no Geneall.net. Mesmo no GeneallPlus onde já me inscrevi encontro nada.
Gostaria mesmo de encontra alguma coisa pois estou a fazer a minha árvore e quando aqui chego não consigo avançar.
Toda a ajuda é bem vinda. Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263602 | JCC | 07 out 2010 18:31 | Em resposta a: #263583

Boa tarde

Os livros de assentos da freguesia de Santa Maria de Belém podem ser consultados on-line, o de 1885 no endereço:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=3653575#a2

Encontrei lá, no endereço:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=163486&FileID=_3948621

o assento de uma Maria que, contudo, nasceu a 13 de Maio e apenas foi baptizada a 7 de Dezembro. É seguramente a que procura pois à margem está averbado o casamento com Paulo Lauret a 20 de Janeiro de 1909.

Filha de António Maria da Silva Saturnino, nat e bapt em Santa Maria de Belém, empregado da Companhia dos Carris de Ferro de Lisboa e de D. Maria Pia dos Reis Saturnino, nat e recebida na freguesia da Ajuda, moradores na Rua da Junqueira, np de Candido Augusto da Silva Saturnino e de D. Maria da Assunção de Carvalho Saturnino, nm de José dos Reis e de D. Ana Luisa dos Reis. Padrinho José Maria d'Almeida Soares Serrão, casado, coronel reformado, madrinha a avó paterna.

O marido morreu a 18 de Abril de 1930 e ela faleceu na freguesia de Nª. Sª. de Fátima em Lisboa a 8/10/1969.

Era a 2ª filha do mesmo nome.

Há dias de sorte :-)

Tenho alguma curiosidade em saber se tem mais dados sobre esta família pois tenho Silva Saturnino nos meus antepassados, se bem que mais antigos e com origem em Santarém.

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263603 | JCC | 07 out 2010 19:01 | Em resposta a: #263602

Decididamente está com sorte.

O assento de baptismo do pai da Maria está em

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=163463&FileID=_3946409

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263606 | saborescom | 07 out 2010 19:21 | Em resposta a: #263602

Caro João Cordovil Cardoso

Nem sabe o quão grata lhe estou por me ter dado todas estas informações que há tanto tempo procuro.
De facto, ainda conheci esta minha bisavó embora não me lembre dela pois morreu tinha eu 3 anos, e curiosamente a minha tia avó e minha madrinha Maria Amélia Saturnino Lauret não falava muito da família da mãe, falava mais da do pai, Paulo Emílio Lauret.
Aquilo de que lhe posso portanto falar é dos descendentes de Maria Albertina, que como sabe casou com Paulo Lauret e tiveram 4 filhos:
Emílio Lauret, nascido em 1910, casou com Acácia Martins e teve 1 filho Paulo Emílio Lauret(já falecido);
Maria Amélia Saturnino Lauret, nascida em 1912 ( solteira);
Maria Ana Saturnino Lauret, nascida em 1914, ( minha avó ), casou com Armando Pereira de Oliveira e teve 1 filha Maria do Rosário Lauret Pereira de Oliveira Fernandes(já falecida). Do casamento da Maria do Rosário com Luis Filipe de Moura Neves Fernandes nasceram 2 filhas, Marta, nascida em 1966 (eu) e Vera nascida em 1967;
Paulo Saturnino Lauret, nascido em 1917, casou com Maria Manuela da Cunha e teve 2 filhos, Pedro Cunha Lauret e Paulo Cunha Lauret( já falecido).
Não sei portanto em que ponto nos cruzamos, mas agora com os dados que me deu vou investigar ( ainda sou muito nova nestas andanças ) e quando conseguir alguma coisa dir-lhe-ei.
Na verdade parece-me que não há assim tantos Saturninos em Portugal, por isso provavelmente ainda somos de família.
Mais uma vez lhe agradeço pela ajuda e pela rapidez com que o fez.
Sempre ao dispôr
Marta Lauret Fernandes Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263607 | JCC | 07 out 2010 19:27 | Em resposta a: #263606

Cara Marta Lauret Fernandes Pinto

Para terminar aqui fica também o link para o casamento de Candido Augusto com Maria da Assunção:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=163502&FileID=_3950304.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

PS: Os assentos on-line ajudam muito nas pesquisas. Infelçizmente ainda há poucos...

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263610 | JCC | 07 out 2010 19:37 | Em resposta a: #263607

Cara "Prima"

Acabo de confirmar que somos, de facto, parentes pois o assento de casamento do seu antepassado Candido Augusto não deixa dúvidas.

Candido Agusto é filho de Francisco Luis António e Silva (este nome saltou-me logo à vista por ter 3 nomes próprios) e de Jacinta Rosa.

Este último casal teve outros filhos (poderei ter em casa mais dados) e entre eles teve José Francisco da Silva Saturnino (irmão do "seu" Augusto Cândido) que é meu trisavô.

Tenho três gerações para cima que lhe poderei mandar por email se me der o seu endereço. O meu é cordovil arroba webside ponto pt (escrevo assim para evitar cópias automáticas)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263611 | saborescom | 07 out 2010 19:41 | Em resposta a: #263607

Caro João,
Não me canço de lhe agradecer a sua ajuda preciosa, pois pelos vistos mexe-se muito bem neste meio da procura de documentos antigos.
Um dia chegarei lá...
Cumprimentos e mais uma vez, obrigada.
Marta Fernandes Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Maria Albertina Saturnino Lauret

#263612 | saborescom | 07 out 2010 20:01 | Em resposta a: #263610

Este mundo é na realidade muito pequenino e então Portugal é uma aldeia. Afinal sempre somos parentes.
O meu mail é : mlauret@hotmail.com
Há pouco, quando me enviou os primeiros dados sobre a minha bisavó, também me saltou à vista o nome do padrinho de baptismo da Maria Albertina( José Maria d'Almeida Soares Serrão), isto porque a avó materna do meu bisavô Paulo Lauret,chamava-se Maria Ana Júlia de Macedo Soares Serrão, casada em 1850 ou 51 com José Maria de Jesus Stattmiller de Saldanha e Albuquerque Coutinho Matos e Noronha.
Este padrinho talvez fosse algum tio ou primo.
cumprimentos
Marta Fernandes Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen