Sé da Guarda - sepultura de Pedro da Costa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Sé da Guarda - sepultura de Pedro da Costa

#263942 | Nicodemus | 15 out 2010 17:42

Caros confrades

Na Sé da Guarda existe uma sepultura, sem data, que diz o seguinte:

"Sepultura de PEDRO DA COSTA e de sua mulher e de seus filhos".

Quem será esse Pedro da Costa, mulher e filhos? Penso que se trate de PEDRO DA COSTA SARAIVA e da sua 2.ª mulher Ana Fragosa da Costa, mas não tenho a certeza. Alguém tem dados concretos?

Antecipadamente grato

M.C. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sé da Guarda - sepultura de Pedro da Costa

#264233 | Nicodemus | 22 out 2010 18:38 | Em resposta a: #263942

Caros confrades

A curta distância da sepultura de PEDRO DA COSTA, cujo epitáfio se transcreveu na mensagem anterior, está uma outra que diz o seguinte:

"Aqui jaz Mendo da Costa Saraiva faleceu ano de 1650 esta sepultura é de seus antecessores e herdeiros a qual mandou fazer sua mulher Dona Maria de Vilhegas ano de 1664."

Estarão as duas sepulturas relacionadas? Sabemos da genealogia que o pai de Mendo da Costa Saraiva se chamava PEDRO DA COSTA SARAIVA. Será este o Pedro da Costa que consta da lápide vizinha?

Não me parece muito provável. Na minha opinião há a uma expressão do epitáfio de Mendo da Costa Saraiva que parece bastante esclarecedora: "esta sepultura é de seus antecessores e herdeiros". Ora o antecessor imediato de Mendo da Costa foi o seu pai PEDRO DA COSTA Saraiva, donde se deduz que este está enterrado na cova do filho.
Logo, este PEDRO DA COSTA não é um bom candidato.

"In illo tempore" o nome de Pedro da Costa era bastante comum em Portugal pelo que não será muito fácil arranjar um personagem cujo nome seja 100% confiável. Existe sempre o risco de errar.

Na minha opinião a sepultura de PEDRO DA COSTA é de pelo menos 3 gerações atrás à de MENDO DA COSTA, devendo datar dos finais do séc. XVI, uma sepultura quinhentista, portanto. Basta analisar a textura da pedra, o estado de conservação dos caracteres epigrafados, etc. para se chegar a tal conclusão.

O tema é merecedor dum debate.

M.C.Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 19:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen