Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#15734 | Ricardo de Oliveira | 15 jan 2002 00:29

Caro José Seabra. Eis os dados do nosso antepassado Salvador Viana da Rocha. Acredito que seja possível aprofundar ainda mais a genealogia deste ramo em Portugal com algumas novas diligências sobre os seguintes dados.

Tenente-Coronel. Carlos Rheingantz. Primeiras Famílias do Rio de Janeiro : 1965, 334. Homem de negócios. Tesoureiro do Fisco no Rio de Janeiro. Ativo Familiar do Santo Ofício, inclusive inovando no confisco das roupas dos presos antes deles serem condenados pela Mesa da Inquisição. A sua casa ficava na Rua da Direita. Era a pessoa encarregada de prender e de inventariar os bens confiscados dos cristãos novos do Rio de Janeiro, o que o levou a ser insultado pelo escritor judaizante Alberto Dines com palavras pouco recomendáveis no seu livro “Vínculos do Fogo”. Teve a sua grande casa da Rua Direita incendiada pelos franceses durante ao ataque de 1711 ao Rio de Janeiro. Alberto Dines. Vínculos do Fogo : 1992, 560, 561, 663, 687, 721. 789. A armada francesa enfrentou uma tempestade quando regressava para a França e teve vários dos seus navios naufragados com o resultado do saque carioca. Salvador Viana da Rocha também foi o Contratador do Tabaco no Rio de Janeiro em 1699, no que deixou grande e detalhada documentação para a nossa história econômica. O Fumo Brasileiro no Período Colonial, Jean Baptiste Nardi. Editora Brasiliense, 292, 315 : 1996.

Informações do processo de Familar do Santo Ofício no ANTT (gentilmente transcritas pelo nosso amigo João Almiro)

1. O processo de Salvador Viana da Rocha , está no M. 1, Dil. 22, e a carta foi passada a 13-01-1711.

2. Diz Salvador Viana da Rocha, homem de negócios, morador no R.J. e casado com D. Antónia Correia Bargança, (...) deseja ser familiar.

Declara que é natural de Lisboa , filho legítimo de Domingos Viana e de Francisca Antónia e foi baptizado na freguesia de Santos-o-Velho (...) é meio irmão de Roque Gonçalves (da Rocha) familiar do Santo Ofício.

A sua mulher é natural do R.J. (Candelária) e filha do sargento mor Félix Correia de Castro e Bragança, natural de Loulé (Algarve) baptizado na freguesia de São Clemente e de s/m Maria do Amaral , já defunta natural e moradora na freguesia da Candelária.

É neta paterna de António Correia Pint(h)o Bragança e de s/m Joana de Freitas, defuntos, moradores em Loulé.

É neta materna do Lº João de Azevedo Roxão, bap. na freguesia de São Salvador termo de Monte Alegre junto a Chaves e assistente no R. J. Na freguesia da Candelária onde foi baptizada sua mulher Antónia do Amaral e ambos jazem sepultados.

3. A mãe do Salvador, chamada Francisca Antónia, casou duas vezes.

A primeira vez com Domingos Gonçalves da Rocha e foram pais de Roque Gonçalves da Rocha (F. S.O.)

A segunda com Domingos Viana e foram pais de Salvador Viana da Rocha (F. S.O.)

4. O pai do Salvador, chamado Domingos Viana era natural da vila de Peniche e filho de Pedro Jorge e de s/m Isabel Jorge, ambos de Peniche.

A mãe do Salvador, chamada Francisca Antónia era natural de Lisboa (Santos-o-Velho) e filha de Tomé Gonçalves de Azevedo (natural de Nordelo (?), abaixo do Porto) e de Maria Mateus, natural de Lisboa (Santos-o-Velho).

5. O avô materno Tomé Gonçalves de Azevedo era filho de Manuel Gonçalves (bisavô do Salvador) que também era de Nordelo.

6. O irmão do Salvador, chamado Roque Gonçalves da Rocha era casado com Mariana Pereira, natural de Lisboa (Santo Estêvão), filha de João Cardoso Pereira e de Maria Gonçalves.

Nossos cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira
Curitiba/Paraná
rco2000@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#15747 | JMBMSS | 15 jan 2002 08:21 | Em resposta a: #15734

Caro Ricardo Costa de Oliveira

Não imagina como fico contente com os elementos
novos que fornece. O meu conhecimento de Salvador Viana da Rocha ficava-se pelos pais, e com estes novos elementos talvez seja possível avançar mais em Portugal.
É de facto mais fácil a genealogia dos Gurgel, que se encontra muito documenttada.

Vou prosseguir e contactar parentes portugueses.

Cumprimentos

José Seabra

josemseabra@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#16019 | Ricardo de Oliveira | 19 jan 2002 12:15 | Em resposta a: #15747

A descendência do Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha com a Antonia Correia do Amaral está no Rheingantz - primeiras famílias do Rio de Janeiro, II, 334-339.
1- Isabel Viana do Amaral
2- Maria Viana do Amaral
3- Capitão-Mor Domingos Viana de Castro
4- Catarina Viana de Freitas. C.c o Sargento-Mor Alexandre da Costa
4-1 Capitão José da Costa Barros Viana do Amaral c.c. Ana Joaquina Gurgel do Amaral (sua prima pelos Amaral Gurgel. Meus 6° avós - RCO)
4-1-1Maria Balbina da Costa Barros (1779-1864)c.c. Manuel Antonio da Fonseca Costa
4-1-1-1 Manuel Antonio da Fonseca Costa, Marquês da Gávea. C.c Maria Amália de Souza Corte Real, Baronesa da Gávea.
4-1-1-1-1 José de Souza da Fonseca Costa, Visconde da Penha c.c. Maria da Penha(prima pelos Amaral Gurgel), Viscondessa da Penha.
4-1-1-1-2Maria Balbina, Condessa de Tocantins. C.c José Joaquim de Lima e Silva, Conde de Tocantins, seu primo pelos Amaral Gurgel e irmão de Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, a maior espada do Império, condestável militar do Brasil, veterano de inúmeras batalhas e combates em todo o Brasil e na bacia do Prata (os dois irmãos Lima e Silva também pertencem à família Amaral Gurgel do Rio de janeiro).

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#16026 | Ricardo de Oliveira | 19 jan 2002 14:52 | Em resposta a: #16019

Caros amigos.

Apresento alguns dados sobre Luis José Viana Gurgel do Amaral e Rocha (1761-1830). Filho do Capitão-Mor Domingos Viana de Castro e de sua prima Inácia maria do Amaral (Rheingantz, op.cit. 336-337). Um exemplo dos homens bons do Rio de janeiro do fim do antigo regime.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881998000200013&lng=pt&nrm=iso

Redes de Poder na América Portuguesa - O Caso dos Homens Bons do Rio de Janeiro, ca. 1790-1822 *

Maria de Fátima Silva Gouvêa
Universidade Federal Fluminense

O contraste mais marcante surge justamente através da consulta da Relação de nomes que costumam e podem servir nos cargos de governança desta cidade e corte do Rio de Janeiro, organizada em 29/11/1822 por João Pedro de Carvalho Moraes e Luís José Viana Gurgel do Amaral Rocha, ambos vereadores em repetidas ocasiões anteriormente. Neste precioso documento - precioso devido à gama variada e bastante ampla de informações sobre os homens nela listados - não aparece em nenhuma ocasião a palavra "negociante". Em um total de 155 indicações, foram referidos apenas 18 senhores de engenho (11,7%), 07 proprietários (4,65%), um deputado da Junta de Comércio, um Contratador da Cera, um tesoureiro da Casa da Moeda e um empregado da Alfândega (0,7% cada). A tônica do documento não refletia algo, portanto, que estivesse de alguma maneira vinculado a uma lógica de ocupações materiais cotidianas, aspecto pouco revelador do status social e da projeção política dos indivíduos naquele momento em particular.

Luís José Viana Gurgel do Amaral Rocha já estivera presente no Senado da Câmara ao longo da década de 1790, ocupando a posição de escrivão e vereador, sendo já naquela ocasião auxiliar da Ordem de Cristo e capitão das ordenanças, na freguesia do Engenho Velho, Rio de Janeiro. Posteriormente chegaria à posição de tenente-coronel. Em agosto de 1788, havia sido agraciado com meia légua de terras (sitas) na área das minas das Cachoeiras de Macacu, região serrana mais ao norte da capitania do Rio de Janeiro.

Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#16062 | JMBMSS | 20 jan 2002 14:48 | Em resposta a: #16019

Caro Ricardo,

São informações preciosas a que nunca tinha tido acesso. Pedi que fossem feitas investigações no Norte de Portugal.

Que acha de um estudo da descendência de Salvador Viana da Rocha? Poderia ter o seu interesse saber a continuação da família até aos dias de hoje.
De Toussaint Gurgel não me atrevo a falar,
pois esta deve ser muito numerosa.

Cumprimentos
José Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#16078 | Ricardo de Oliveira | 20 jan 2002 23:46 | Em resposta a: #16062

Prezado José Seabra

Acho muito interessante a idéia de se desenvolver as diversas linhas de descendentes do Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha em Portugal e no Brasil. A minha linha segue pelo 4-1 Capitão José da Costa Barros Viana do Amaral c.c. Ana Joaquina Gurgel do Amaral (sua prima, descendente em linha feminina direta de Domingas de Arão do Amaral, nascida no Rio de Janeiro por volta de 1586).
4-1-1 Ana Joaquina da Costa Barros c.c. José Manoel de Azevedo, filho do Capitão-Mor Manoel da Azevedo Marques (Colônia do Sacramento) e de Rita Josefa de Jesus (do Serro, Minas Gerais)
4-1-1-1 José Manoel da Costa Barros e Azevedo c.c. Henriqueta Carneiro de Campos, sobrinha do Marquês de Caravelas pelo lado paterno e do Marquês de Nazaré pelo lado materno.
4-1-1-1-1Henriqueta Carneiro de Barros e Azevedo c.c. Joaquim Sigmaringa da Costa e pais de Joaquim Sigmaringa da Costa (Filho) c.c. Julieta Boselli da Rocha Freire, meus bisavós maternos.

Já desenvolvi tópicos sobre os Azevedo Marques e sobre os Costa Barros em outros momentos neste fórum. Em muitos casos é possível ter um levantamento quase completo até o século XIX. Com a explosão demográfica do século XIX e do XX no Brasil, é muito trabalhoso ter as linhagens completas. Uma certa aproximação sempre é possível. Voce calcula que seja possível fazer semelhante levantamento em Portugal ? Só tenho idéia da linha do artigo acima citado.

Nossos abraços
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#211942 | iplcamara | 29 out 2008 21:12 | Em resposta a: #16078

Prezado Professor Ricardo,

Sou descendente de Ana Joaquina da Costa Barros, mas de seu segundo casamento com o Brigadeiro Francisco de Paula Manso Sayão, que seria o meu trisavô.

Tenho procurado, sem êxito, maiores informações sobre o Brigadeiro (que fora casado em primeiras núpcias com a irmã de Ana Joaquina, Catarina Benedita da Costa Barros) e só sei que nasceu no Serro, Minas Gerais.

Pergunto-lhe se teve acesso, em suas pesquisas, a mais algumas informações sobre esse segundo marido da Ana Joaquina.

Agradeço-lhe a atenção,

Irene Pessôa de Lima Câmara.

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#212017 | Ricardo de Oliveira | 30 out 2008 20:30 | Em resposta a: #211942

Cara Irene

Prazer em conhecê-la

Consultei o Dicionário das Famílias Brasileiras e no Volume II, página 2031, encontra-se o nome do Brigadeiro Francisco de Paula Manso Sayão, bisneto de Francisco Luís Sayão, natural de vila de Serpa, Portugal, 1674. Ali encontra-se uma grande lista de familiares e descendentes deles.

Atenciosamente

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#212081 | iplcamara | 31 out 2008 11:37 | Em resposta a: #212017

Prezado Professor Ricardo,

Muito prazer, também. Tenho grande respeito pelo cuidadoso trabalho genealógico que realizou e que divulgou pela Internet. Tenho também lido suas interessantes e esclasrecedoras informações neste foro.

Na pessoa de Ana Joaquina da Costa Barros, temos algum parentesco. Do segundo casamento de Ana Joaquina com o Brigadeiro Francisco de Paula Manso Sayão, descendem meu bisavo Dr. José Francisco Manso Sayão (médico), a filha deste, minha avó Maria da Conceição Manso Sayão, que foi a esposa de Epitácio Lindolfo da Silva Pessôa, Presidente do Brasil de 1919 a 1922.

Tenho procurado dados sobre o Brigadeiro. No Dicionário das Famílias Brasileiras, ele é mencionado de fato. Mas, não consegui maiores informações genealógicas. Sei que nasceu no Serro, Minas Gerais, em 1781.

Agradeço sua atenção e ajuda,

Cordiamente,


Irene Pessôa de Lima Câmara.

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#212152 | Ricardo de Oliveira | 01 nov 2008 11:36 | Em resposta a: #212081

Cara Irene

Muito interessante a sua genealogia !
Não conhecia a conexão com o Presidente Epitácio Pessoa. Gostei muito de aprender com as suas informações.
Eu tenho mais informações sobre o nosso avô, o Capitão-Mor José da Costa Barros, e a sua grande chácara no Campo de Santana, centro do Rio de Janeiro. É uma genealogia carioca quinhentista.
Talvez quem tenha mais informações sobre a família Manso Sayão seja o genealogista Barata, o autor do Dicionário.
Já percebi que somos primos também pela família Leite de Morais, origem do ramo Bessa Leite
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=198004
Irene, voce é prima da minha mãe pelos Costa Barros e do meu pai pelos Leite de Morais. Devemos ter vários outros ramos em comum também.
Eu moro em Curitiba. Sempre é muito instrutivo conhecer novos primos !

Abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#212244 | iplcamara | 02 nov 2008 13:34 | Em resposta a: #212152

Ricardo,


Estou morando em Lisboa, onde trabalho no Consulado. Possivelmente, no próximo ano volte ao Brasil.

Vamos nos manter em contacto.

Abraço grande,

Irene.

Resposta

Link directo:

RE: Tenente-Coronel Salvador Viana da Rocha

#212245 | Ricardo de Oliveira | 02 nov 2008 14:16 | Em resposta a: #212244

Certo Irene

O meu endereço está na primeira mensagem
Vamos falando !

Bom Domingo

Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 16:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen