Conservatória do Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Conservatória do Rio de Janeiro

#264836 | PatriM | 04 nov 2010 21:34

Boa noite,

tentando localizar o local de nascimento do meu bisavô sem sucesso, resolvi hoje pedir uma copia da certidão de óbito.

Ele nasceu no Rio de Janeiro, viveu no Funchal e faleceu em Lisboa.

Na certidão de óbito, antes dos averbamentos tem escrito "Documento nº 1344 Maço 3 do ano de 1892 da Conservatória do Rio de Janeiro.

Será possivel ajudarem-me a localizar em qual cirscuncrição se encontra esse documento?

Muito obrigado,

PatriM

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264849 | MICHELRIO32 | 05 nov 2010 01:19 | Em resposta a: #264836

Posso ajudar-lhe,resido no Rio de Janeiro.Envie-me os dados que possuir

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264854 | PatriM | 05 nov 2010 07:19 | Em resposta a: #264849

Obrigada Michel,

o nome do meu bisavô é João da Silva Ganança, filho de Manuel da Silva Ganança (ou só Manuel da Silva) e de Virginia de Jesus (também Virginia Augusta ou Virginia da Silva), ambos da ilha da Madeira, ele da Ponta do Sol e ela de Machico.

O meu Bisavô nasceu a 24 de Junho de 1891, mas na certdão de casamento diz que ele tem 21 anos em 1914, portanto nascido em 1893.

Na certidão de óbito consta o numero do assento cá em Portugal (do óbito) abaixo o nome e logo de seguida Documento nº 1344, Maço nº 3 do ano de 1892 da Conservatória do Rio de Janeiro, Brasil.

Segundo me disseram ele foi baptizado na Igreja da Candelária, podendo ter nascido nessa circunscrição ou não.

Não sei se será relevante, mas os meus trisavós chegaram ao Brasil via São Paulo, ja com três filhos, Virginia, Manuel e António. Confirmado no memorial do Imigrante embora o apelido conste Souza Ganança, não sei se no livro ou se um erro de transcrição para a base de dados.

Esses são todos os dados que tenho. Já agora se me puder informar onde posso pesquisar os passaportes dessa época agradecia muito.

Espero noticias suas.

PatriM

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264864 | MICHELRIO32 | 05 nov 2010 12:30 | Em resposta a: #264854

Prezado Patrim,necessito que me envie mais informações e se possível o documento digitalizado,pois essas informações do óbito não existem no cartório,porque lá são livros e não maço.Preciso que me envie também a data de falecimento que consta na certidão e o que vem escrito logo acima dela, o nome do oficial responsável pelo mesmo antigamente,isso ajuda.Seguem meu e-mail para enviar a cópia digitalizada do documento e de outros que possuir : MICHELORQUIDOFILO@HOTMAIL.COM


Fico no aguardo

Com os melhores cumprimentos


p.s Achei um documento por aqui de venda em nome de José da Silva Canança,tem alguma ligação com os seus ?

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264867 | PatriM | 05 nov 2010 12:43 | Em resposta a: #264864

Olá Michel, mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade.

Vou agora sair para o cartório e pedir a sua certidão, quando regressar digitalizo os documentos e envio para o seu email.

Todos os Gananças estão relacionados e pelo que sei muitos repetiam os nomes, nomeadamente José, Manuel e João. Dependendo da data será tio, primo ou sobrinho do meu bisavô, pois quando eles foram para o Brasil ja residiam ai outros familiares. Se puder enviar o documento agradeço.

Ainda não mencionei mas nos averbamentos do registo de casamento tem o numero de um boletim do Ministerio dos Negocios Estrangeiros mas não tenho ideia o que será.

O meu email é patrimiramar@hotmail.com

Cumprimentos,

PatriM

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264868 | MICHELRIO32 | 05 nov 2010 12:49 | Em resposta a: #264867

O documento que encontrei aqui de José da Silva Ganança data do ano de 1915,vou solicitar uma cópia e asim que estiver com a mesma em mãos lhe envio para dar uma olhada.





Cumprimentos




Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264872 | PatriM | 05 nov 2010 13:56 | Em resposta a: #264868

Agradeço Michel. Vou enviar agora as copias dos meus documentos.

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264982 | TyVi | 08 nov 2010 16:25 | Em resposta a: #264872

Hello Patri,

Deixei alguns comentários no "Madeira Genealogy". Encontrei alguns processos judiciais referentes aos Gananças no ARM, inclusive com João, muitos "Joãos", casados com muitas "raparigas".
Cordialmente,
TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264985 | PatriM | 08 nov 2010 16:53 | Em resposta a: #264982

TyVi,

acabei de responder lá e deixei o meu email. Expliquei tudo direitinho. O "meu" João da Silva Ganança é casado com Belmira da Camara (exposta) e não consta nada sobre ele nos processos judiciais nem em qualquer outro lado. Para trás são todos Manuel apenas o bisavô dele se chamava Lucio.

Continuamos em contacto,

Patri

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264992 | PatriM | 08 nov 2010 19:00 | Em resposta a: #264985

Caro TyVi,

no indice de nascimentos da 8ª circunscrição datado de 1891 a 1894 encontrei um João, filho de Manuel da Silva e seguido de 97v 647.

É volume 97 assento 647? Se sim o volume 97 não coincide com os nasciemntos desse periodo mas sim de 1907. Estou confusa e com pouca experiencia sinto que não consigo avançar!

Agradeço ajuda.

PatriM

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264994 | TyVi | 08 nov 2010 19:24 | Em resposta a: #264992

Hello Patri,
É volume 97, e neste caso como é "647" parece ser o nr. do assento e não da folha. Normalmente a referencia é o nr. do volume e o nr, da folha e não do assento. Preocupa-me, todavia, o nr. da circunscrição (8ª). Esta circunscrição compreende Tijuca, Vila Isabel, Maracanã e Grajaú o que acho menos provável, embora possível. Isto porque esta região do Rio de Janeiro nos fins dos anos 1800 era quase apenas fazendas, plantações que forneciam produtos agrícolas ao centro do Rio de Janeiro. Prometo checar amanhã o que você encontrou no livro de índices.
Cordialmente,
TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#264998 | TyVi | 08 nov 2010 19:57 | Em resposta a: #264992

Hello Patri,

Mais uma vez minhas desculpas. 97v é o verso da folha 97 e 647 é o nr. do assento. Surpreende-me que o índice de nascimento não mencione o volume. Mas o livro de índice de nascimentos de 1891 a 1894 parece compreender os volumes 10 a 19. Entre na "image" 33 e você verá que é o início do livro vol. 11. Neste caso o "image" 4 é o início do vol. 10. Já o "image" 63 é o início do vol. 12, etc. É importante saber onde um volume inicia e onde termina. Qual o nr. do "image" que você achou sobre o João filho do Manuel?
Se você for em seguida para os livros de nascimentos, você verá que o volume 10 compreende o perído de Sept. 1891 - Jan 1892!!! Isto é muito importante. Pode haver informação nos vol. 6 a 9 (jan a sept de 1891). Depende da data de nascimento (verdadeira!) do teu bisavô.
Bom, responda a minha pergunta acima: qual o nr. da "image" onde você achou o João?
Cordialmente,
TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265001 | PatriM | 08 nov 2010 20:32 | Em resposta a: #264998

Caro TyVi,

precipitei-me, li filho na linha anterior mas acho que uns dizem filho e outros o restante nome, mas de qualquer maneira vou confirmar no livro.

Image 203 Indice de nascimentos de 1891 Set- 1894 Abril

Quanto ao nasciemnto do me bisavô a data no jazigo é 24 de Junho de 1891, no obito consta que ele tinha 83 anos em 1974 portanto coincide, mas tem esse tal documento de 1892.

No casamento diz que ele tem 21 anos em 1914 logo nascido em 1893.

Temos então um periodo entre 1891 e 1893, poderá ser um erro de transcrição, poderá ter sido registado algum tempo depois de nascer... duvidas que não me facilitam.

Obrigado.

Patri

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265003 | TyVi | 08 nov 2010 21:00 | Em resposta a: #264998

Hello Patri,

Sobrou-me um tempo e chequei o seguinte: no livro de índice de nascimentos compreendendo o período Jan 1889 - Maio 1892. Este período compreendende muitos livros, mas escolhi iniciar com o livro vol. 9 (início de 1891) até o vol 15, com início da seguinte maneira:
vol. 9 inicia na image 184
vol. 10 inicia na image 206
vol. 11 inicia na image 228
vol. 12 inicia na image 252
vol. 13 inicia na image 275
vol. 14 inicia na image 298
vol. 15 inicia na image 321

Depois chequei o perído Jan 1889-Sept 1891, compreendendo os livros 6 (6/9/1890-8/1/1891), 7 (9/1/1891-6/4/1891) e 8 (6/4/1891-24/6/1891) e 9 (24/6/1891-29/9/1891) com as seguintes características:
vol. 6 inicia na image 137
vol. 7 inicia na image 165
vol. 8 inicia na image 195
vol. 9 inicia na image 227

Tudo isto na 8a. circunscrição. Não achei um só João filho de Manuel, do vol. 6 ao vol. 15.
Eu acho que você está na trilha errada (8a circunscricão).

Cordialmente,

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265007 | PatriM | 08 nov 2010 21:15 | Em resposta a: #265001

Image 203 Indice de nascimentos de 1891 Set- 1894 Abril

Acha que será outra circunscrição?

Comecei pela 1ª verifiquei todos os dias 24 de junho e mais alguns dias para a frente, depois verifiquei as restantes circunscriçôes também do dia 24 de junho com mais uns dias para frente. Isto tudo em 1891, 1892 e 1893.

Como não encontrei nada pesquisei as cidades todas do estado também nesse periodo de tempo...nada!!!

Agora estou a ver os indices de nascimentos mas são poucas as circunscriçoes que abrangem essa data.

Pela sua experiencia, intuição, 6º sentido ou semelhante onde acha que devia concentrar-me?

Esqueci mencionar que uma tia avó diz que ele contou que foi baptizado na Igreja da Candelaria, mas isso não quer dizer que tivesse nascido na 1ª ou 2ª pretória (1ª circunscrição) certo? Podia dar-se o caso de ter nascido noutro sitio... e tere sido baptizado ali por uma outra razão qq...

Patri

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265009 | TyVi | 08 nov 2010 21:32 | Em resposta a: #265001

Hello Patri,

Realmente há em alguns poucos livros de índice de nascimentos a incerteza de se é "filho de" (e segue o nome do pai) ou o somente o nome do filho. Claro, causa confusão e há que ficar atento, muito atento. Normalmente está "filho de", é a regra geral.
No referido exemplo (image 203) "filho de" trata-se de mãe solteira. Portanto, neste livro de índice parece que é o nome do nascido e não "filho de". Neste caso teríamos que encontrar "João da Silva" ou algo parecido. O que achas?

Como já mencionei em outra mensagem eu já chequei até o vol 15 (6/2/1893-22/4/1893). Nenhum João com as características mencionadas.

Entrei no índice de nascimentos compreendendo o período Sept 1891 - April 1894, como mencionado por você. Como já havia checado até o vol. 15, eu iniciei no vol. 16 até 18 com os seguintes inicios:

Vol. 16 início no image 221
Vol. 17 início no image 254
Vol. 18 início no image 387

Nenhum João com as características mencionadas!

Eu não acredito na trilha da 8a. circunscricão.

Note também que passando os anos, a quantidade de Joãos vai diminuindo e outros nomes mais "fantasiosos" vão aparecendo. Parece ser uma transição geral de nomes no Brasil, enquanto que em Portugal continua-se com João, José, Joaquim, Manoel, Antonio e Francisco, o que causa muitos problemas.
Note nas letras T, U, V, Z, Y, etc, quase não havia nomes, mas no final dos anos 1800 começam a aparecer nomes com tais letras, típicos e mais comuns no Brasil.

Boa noite!

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265011 | PatriM | 08 nov 2010 21:55 | Em resposta a: #265009

Caro TyVi,

de facto por vezes parece impossivel avançar e isso faz-nos esmorecer nas nossas pesquisas. Não queria ter que ler todos os livros disponiveis mas se tiver q ser assim o farei.

Pelo que reparei ainda falta muita informação a ser introduzida, assim que decidi enviar um email pera a 1ª Conservatória do Rio, para o arquivo da Curia e também para o Consulado de Portugal. Quem sabe ultrapasso esta barreira que não me deixa fechar esse lado da familia.

Boa noite e obrigado.

Patri

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265012 | TyVi | 08 nov 2010 22:02 | Em resposta a: #265007

Hello Patri,

Locomover-se no Rio de Janeiro nos anos 1890 era muito difícil, grande parte dos atuais bairros da cidade do Rio de Janeiro ainda não haviam sido formados. Muitos destes bairros foram formados quando construíram duas vias férreas: 1) "Central do Brasil" em direção a Santa Cruz e 2) "Leopoldina" em direção a Duque de Caxias (cidade fronteira com a cidade do Rio de Janeiro). Isto é uma observação bem geral. Portanto, quase todos os bairros atuais da 7a ou 8a circunscrição era uma área de produção agrícola intensa, ainda nem eram "bairros" no sentido usado atualmente. Eram fazendas, sítios (esta palavra tem outro sentido no Brasil, significando uma pequena fazenda), chácaras, etc.
Se foi batizado na Candelária é quase certo que moravam nas proximidades, pois era raro nascer em uma freguesia e ser batizado em outra muito distante. Não era fácil locomover-se naquela época. Neste caso seria a 1a e 2a. circunscrição. Acredito mais na 1a.
Segundo meus amigos no Rio de Janeiro, a 6a circunscrição (Central, Sto Cristo, Gamboa, Saúde e Santana ) era muito típica "lusitana". São bairros que atualmente são considerados como no "centro" do Rio de Janeiro, mas na época (1890) estavam nos limites da cidade, nas colinas ao longo do porto do Rio de Janeiro. Aliás estes bairros da 6a. circunscrição começaram a ser formados nos anos 1870, pois aí também haviam muitas chácaras.
Não acredito que seja na 5a (Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca) pois eram na época lugares de difícil acesso. A 4a (Flamengo, Catete, Laranjeiras, Gloria, Santa Teresa) também era de acesso um pouco limitado e com chácaras nos anos 1890.
Portanto, eu acredito que seja a 1a, 2a, ou 3a. circunscrição. Concentre-se nestas quando não houver índices de nascimentos.
Eu já fiz muitas pesquisas para amigos no Rio de Janeiro e estas idéias generalizadas que apresento acima sempre funcionou, at least reasonably well.

Night-night.

TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265013 | TyVi | 08 nov 2010 22:06 | Em resposta a: #265011

Hello Patri,

Eu tenho certeza que o teu bisavô está em um dos livros de batismo. E não é qualquer ciddade do Estado do Rio de Janeiro, mas sim a cidade do Rio de Janeiro. Ele está lá! Lamentàvelmente você vai ter que "folhear" os livros, o que já fiz muitas vezes. Uma "via dolorosa". Mas, lembre-se que "no pain, no gain".
Avante!

/TyVi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265014 | PatriM | 08 nov 2010 22:09 | Em resposta a: #265012

nite nite TiVy

Não vou desesperar, nem posso já que tenho a sua preciosa ajuda e o seu vasto conhecimento.

Once again tyvm

Patri

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265255 | PatriM | 13 nov 2010 22:42 | Em resposta a: #265014

Resolvi pesquisar de outra forma, ou seja, em vez dos nascimentos pesquisar os óbitos. Encontrei o óbito da mãe do meu bisavô, na 3ª circunscrição, 5ª pretoria... Rua do Paraiso, Bairro de Santa Teresa. O que me me pode dizer desse bairro?

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265525 | TyVi | 18 nov 2010 17:17 | Em resposta a: #265255

Hello Patri,

Praticamente todo o bairro de Santa Tereza está situado no Morro de Santa Tereza, bem próximo ao centro da cidade, e no início da "zona sul". Atualmente cercado por algumas favelas, mas nos "velhos e bons tempos cariocas" (como dizem meus amigos cariocas) era um bairro da classe-média para cima. Há lindas casas e prédios mostrando claramente o significado social do local. Infelizmente muitas propriedades estão em estado de abandono e com o status social rebaixado devido a proximidade das favelas. Não há dúvidas que houve uma grande desvalorização das propriedades, o que é típico para diversos bairros clássicos do Rio de Janeiro. Outro exemplo é o bairro da Gávea. Mas há ainda um charme muito grande em Santa Tereza, com alguns artistas instalados por lá, alguns restaurantes simples mas de boa comida, charmosos como dizem os cariocas, à lá "Montmartre" em Paris. Eu já estive lá algumas vezes, acompanhando amigos. Gostei muito da linda arquitetura do final dos anos 1800 e início dos anos 1900, embora muita coisa necessitando urgentemente de restauração. Em Santa Tereza o clima, quer dizer, a temperatura é mais agradável pois está em um morro, uns 100 a 200 metros acima do nível do mar, recebendo diàriamente uma agradável brisa marítima. Minha impressão é a seguinte: quem morava em Santa Tereza até a década de 50, talvez até mesmo na década de 60, morava muito bem, desde a classe média até as camadas mais altas da sociedade. É um lugar de muito charme.
Cordialmente,
/Tyvi

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265532 | mariaragao | 18 nov 2010 19:16 | Em resposta a: #264849

Como vi esta mensagem no Forum, venho perguntar-lhe se por acaso seria possivel localizar Rosa Maria de Sampaio casada com Joaquim Jose de Almeida da Camara Manoel. Ela era natural do Rio de Janeiro onde casaram.Ele natural de Lisboa..Rosa Maria de Sampaio era filha de Francisco Xavier de Sampaio.Gostava de saber quem foram os antepassados de Francisco Xavier de Sampaio.Sao da minha familia.
Desde ja um muito obrigada.
Meus cumprimentos,
Maria Aragao

Resposta

Link directo:

RE: Conservatória do Rio de Janeiro

#265545 | TyVi | 18 nov 2010 22:17 | Em resposta a: #265532

Sra. Maria,

Eu creio que a pergunta é muito geral. Qual as datas e quando viveram estas pessoas? Anos 1700, 1800, 1900? Onde morreram? Onde no Rio de Janeiro se casaram? Cidade ou Estado do Rio de Janeiro? Não existe base de dados onde escreve-se o nome e em alguns segundos aparece a resposta. A pergunta tem de ser mais precisa, mais exata.
Dependendo das datas e da localizacão geográfica, há pessoas neste forum que poderão indicar onde e como fazer as pesquisas.
Cordialmente,
TyVi

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 14:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen