Intrumentos de Trabalho

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Heráldica

Intrumentos de Trabalho

#266824 | ajrei | 14 dez 2010 18:52

Caros Confrades,

Vou aqui deixar umas dicas, que não serão novidade para alguns, mas que poderão ajudar muitos outros, que estão fora das grandes cidades, das livrarias especializadas, dos alfarrabistas, and so on.

Pois então são formas de conseguir, via Net, descarregar obras fundamentais:

- Felgueiras Gayo, NFP --> na bnd (Bbiblioteca Nacional Digital), em pdf;
- Alão de Morais, Pedatura, idem;
- A. Braamcamp Freire, Os Brasões da Sala de Sintra, --> reidarmas.com --> links heráldicos, em pdf;
- Sanches de Baena, Archivo Heraldico-Genealogico, idem.

Sobre Heráldica:

- Livro do Armeiro-Mor e Livro da Nobreza e perfeição das Armas, ambos na tt online --> pictures.

Espero que possa ser de utilidade para alguns confrades.

Cumprimentos e Boas Festas (não, eu não sou o Pai Natal ... !)

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Intrumentos de Trabalho

#266840 | evieira | 14 dez 2010 22:22 | Em resposta a: #266824

Caro Dr. António Rei,

Permita-me discordar, mas as obras fundamentais serão os livros paroquiais, e outras fontes primárias, cada vez mais facilmente acessíveis nos sites da digitarq! Os nobiliários e afins serão apenas intrumentos secundários, que não rara vezes conduzem a erros :)

Espero que não leve a mal este comentário. Já agora, acrescento que o Archivo Heraldico Genealogico está também disponível na bnd em pdf.

e deixo um contributo - para os interessados em genealogia medieval:
- Sottomayor Pizarro - Linhagens Medievais Portuguesas -» está disponível em pdf (2 volumes) no repositorium online da U.Porto.

Retribuo os votos de Boas Festas,
Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Intrumentos de Trabalho

#266853 | ajrei | 15 dez 2010 09:42 | Em resposta a: #266840

Caro E. Simões,

O que diz é parece-me óbvio; não explicitei, o que me parecia implícito, após "obras fundamentais", «em fase mais adiantada da investigação genealógica».
A ideia é principalmente fornecer alguns instrumentos de trabalho para os nossos confrades que por radicação, estejam mais afastados dos grandes centros, grandes bibliotecas, livrarias e alfarrabistas.

A sua achega sobre as Linhagens Medievais também é excelente. Já tenho faz tempo, mas esqueci-me de a referir. Obrigado, portanto.

E aproveito para acrescentar também:

D. António Caetano de Sousa, História Genealógica da Casa Real + Provas (18 vols.), --> books.google.pt/ .

e ainda do mesmo autor: Memórias históricas, e genealógicas dos grandes de Portugal, que contém a origem, e antiguidade de suas famílias: os estados, e os nomes dos que actualmente vivem, suas árvores de costado, as alianças das casas, e os escudos de armas, que lhes competem, até o ano de 1754.

Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 21:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen