Família Vaz (Donai)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias

Família Vaz (Donai)

#267058 | LidianeVaz1981 | 19 dez 2010 03:43

Caros Confrades

Procuro pelo Assento de Baptismo de meu bisavô Zeferino Augusto Vaz, nascido em 24 de fevereiro de 1898, no Distrito de Bragança (não sei dizer qual Concelho e Freguesia).

Ele era filho de João Miguel Vaz, natural da freguesia de Donai (Bragança) e de Maria Alexandrina Pires (não sei dizer qual a naturalidade dela).

Emigraram para o Brasil, chegando ao Porto de Santos dia 29 de dezembro de 1911 e nunca mais voltaram a Portugal.

Se alguém puder me fornecer alguma informação a respeito serei muito grata!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz (Donai)

#268885 | LidianeVaz1981 | 19 jan 2011 17:42 | Em resposta a: #267058

Venho aqui novamente para saber se algum membro deste fórum pode me auxiliar.

Completo as informações acima dizendo que o pai do meu bisavô (João Miguel Vaz), quando mudou-se para o Brasil, levou em sua companhia, a sua mulher, Maria Alexandrina, de 36 anos e seus filhos, Maria do Rosário, de 15 anos; Maria Theresa, de 11 anos; António Maria, de 9 anos; Zeferino Augusto (meu bisavô), de 13 anos e Maria D’Assumpção, de 1 ano.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz (Donai)

#268950 | AlvesRF | 20 jan 2011 23:48 | Em resposta a: #268885

Boa noite,

Uma vez que não conhece a freguesia de nascimento Zeferino Augusto, o que lhe aconselho é tentar em Donai (Se é que não o fez já). Se não o fez, envie um email para o Arquivo Distrital de Bragança e peça para procurarem a certidão de baptismo em Donai. Envie todos os dados que possui.

De qualquer modo João Miguel Vaz deve ter casado pouco antes de 1895 (devido à idade de nascimento da filha mais velha) e pode-se depois tentar a sua certidão de casamento em Donai. Apesar de poder também casado noutra freguesia (nomeadamente, na da sua esposa).

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz (Donai)

#268963 | LidianeVaz1981 | 21 jan 2011 15:30 | Em resposta a: #268950

Caro Rui

Sim, já entrei em contacto com o Arquivo Distrital de Bragança. Eles realizaram uma busca pelo registro de nascimento de Zeferino em Donai nos anos de 1898 e 1899, mas não foi localizado. Responderam-me que provavelmente ele foi baptizado na terra da mãe, porém não sei em qual freguesia ela nasceu.

O Arquivo Distrital encontrou o registro de passaporte de João Miguel Vaz (mudou-se para o Brasil) e também seu Assento de Baptismo. Eu consigo obter alguma informação que me indique onde Zeferino nasceu através destes documentos?

Cumprimentos
Lidiane Vaz

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz (Donai)

#269506 | AlvesRF | 30 jan 2011 14:58 | Em resposta a: #268963

Exmo Sr.

De facto está difícil. Penso que neste momento terá que utilizar a procura em freguesias. Ir ir excluindo freguesias onde não aparece.

Deixo aqui um mapa do concelho. Comece em circulo, nas mais próximas e vá afastando...

http://www.cm-braganca.pt/files/1/documentos/499387.pdf

Castro de Avelãs, Sé, Meixedo, Carragosa, Espinhosela, Gondesende, Castrelos.... Comece nestas, se tiver sorte, será perto, mas também pode ser de longe...

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Família Vaz (Donai)

#270946 | Luis Vaz | 19 fev 2011 18:37 | Em resposta a: #269506

Ola Lidiane

Creio que não recebeu os meus emails.

Neles escrevo que a familia Vaz de Donai é só uma e neste caso é a nossa. É vulgar termos tambem como nome em alguns membros da famila o nome AUGUSTO, não sei porque mas em cada geração existe alguns.
O meu pai me disse que parte da familia (segundo ouvi ao seu avo, já que ainda não era nascido) emigrou para SP no principio do sec XX, gostava que me indicasse o que puder para podermos unir os dois ramos, provalvelmente o pai de João Miguel Vaz é o elo comum.

Luis Vaz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 12:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen