Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Títulos

Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

#267148 | HenriqueSousaAzevedo | 20 dez 2010 23:10

Caros confrades,

Venho mais uma vez pedir a vossa ajuda.

Agradeço que partilhem comigo qualquer informação que possuam sobre José Leite de Bragança Faria Corrêa e Mello, Barão de Fondevilla e Fidalgo da Casa Real ou sobre o seu primo afastado o Major José António Mendes da Silva de Bragança, Cavaleiro professo da Ordem de Cristo (meu tio-5º avô, irmão da minha 5ª avó Luísa Rosa Mendes de Meireles Nogueira Fayão),

Atenciosamente,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

#270338 | pileco | 10 fev 2011 09:56 | Em resposta a: #267148

Caro Henrique.
Gostaria de saber se este Major José Antonio Mendes da Silva de Bragança tem parentesco com Domiciano Mendes da Silva, vindo de Minas Gerais para São Carlos (SP), deixando para traz duas sesmarias, de 5000 alqueires em Montes Claros, Montes Santos e S. João Del Rei.
Agradeço antecipadamente.
Meu e-mai é: marcopilleggi@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

#270381 | HenriqueSousaAzevedo | 10 fev 2011 21:06 | Em resposta a: #270338

Caro senhor,

O Major José António Mendes da Silva de Meireles e Bragança (omiti o "Meireles" por lapso, que também se verifica na base de dados) foi Cavaleiro da Ordem de Cristo e senhor da Casa de Portuzelo, um solar em S. Tomé de Abação, Guimarães, que depois herdou a sua irmã (e minha 5ª avó), Luísa. Era descendente do 5º Duque de Bragança por via de sua mãe e dos Machados, Maias e Cunhas pelo seu pai. Casou com uma prima, não tendo deixado descendência (daí a minha antepassada ter herdado a casa). É possível que tenha parentes no Brasil, se me facultar mais dados sobre o senhor que menciona talvez possa ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo.

Resposta

Link directo:

RE: Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

#271239 | HenriqueSousaAzevedo | 23 fev 2011 21:05 | Em resposta a: #270381

Caros participantes do Fórum,

Reparei que na base de dados consta também o nome de um sobrinho-neto do Major José António Mendes da Silva de Meirelles e Bragança, de nome Manuel de Azevedo Leite de Bragança, da Casa de Portuzelo. Não tinha conhecimento da existência deste senhor. Pensava que o meu tio-tetravô Joaquim José de Azevedo Meirelles e Bragança só tinha tido filhas. Se souberem alguma coisa sobre este senhor, agradecia que partilhassem comigo essa informação.

Atenciosamente,

Henrique Sousa de Azevedo.

Resposta

Link directo:

Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

#348240 | jmnovais | 14 jul 2014 11:18 | Em resposta a: #267148

caro Henrique de Sousa Azevedo,
tenho um ramo familiar que se perde em Abação ou em Gémeos; tenho uma avoenga - Teresa Martins do Valle, filha de Domingos do Valle Peixoto (n. 1812 em Pentieiros) e Constantina Josefa, de quem não consigo perceber a origem.. Nuns assentos parecem como marido e mulher (nos casamentos, os filhos são referidos como filhos legítimos), mas estou a ter dificuldades em encontrar o assento, seja em Pentieiros seja em Abação. A minha suspeita é de que os filhos de domingos e Constantina Josefa tenham sido legitimados por casamento posterior e que seria Constantina Josefa, de algum modo, aparentada destes Farias e Braganças - mas por enquanto ainda é uma mera hipótese.

Assim como assim, indo ao que aqui me trouxe, a 6 Agosto 1856, em Abação-s.tomé, é baptizada Amélia, filha de Manuel do Valle (neta paterna do dito casal Domingos do Valle peixoto e Constantina Josefa) e os padrinhos são "Joaquim José de Azevedo Bragança e sua mulher Roza Joaquina Leite de Faria Bragança da casa de portuzelo desta frgª" - será este casal seu conhecido?
Suponho que a ligação seja pela via paterna (a que liga aos meus avos Domingos e Josefa) porque em outros assentos de outros netos surgem repetidamente, bem como outros padrinhos como seja José Pinheiro Caldas de Guimarães e sua mulher D. Maria gomes de faria pinheiro, que talvez tivesse ligação com os primeiros pelo lado dos Farias..

que sabe deste ilustre casal de portuzelo, José Joaquim de Azevedo de Bragança e sua mulher?

melhores cumprimentos,

joao novais

Resposta

Link directo:

Barão de Fondevilla e Major José António Mendes da Silva de Bragança, cav. da ordem de Cristo

#435292 | HenriqueSousaAzevedo | 24 jul 2021 01:44 | Em resposta a: #348240

Caro João Novais,

Com as minhas desculpas, só agora, volvidos quase três anos, é que vi a sua mensagem.

Sou sobrinho-5 neto Joaquim José de Azevedo de Bragança, senhor da Casa de Portuzelo, cuja capela ostenta as armas de Bragança. Foram concedidas ao meu tio-7 avô, Ventura Fernandes de Meireles, FSO.

Com os melhores cumprimentos,

HSA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen