Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Genética | Pessoas

Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#267587 | Peña Rey | 29 dez 2010 19:32

Estimado confrade: Estou procurando informações para conhecer meus antepassados. Estou parado na origem da minha bisavó paterna FRANCISCA CÂNDIDA PIRES que viveu de 1878 até 1946 no Paraná, BRASIL.

Dela, – Francisca - eu consegui certidão de óbito (Ponta Grossa, Pr. +1946) e de casamento em Palmas, Pr em 1895.

Na certidão de casamento religioso de Francisca com João Antonio Moreira, em 1895, consta que ela e sua mãe MARIA CÂNDIDA PIRES foram batizadas em Curitiba. João Antonio Moreira nasceu em Campo Largo, Pr, em 1869.

Outra informação é que Francisca dizia ser natural de Antonina, Pr. Isto consta em sua certidão de óbito: “Natural de Antonina”.

Francisca, chamada carinhosamente de “Vó França” contava ser “parente” do famoso escritor Rocha Pombo, membro da Academia Brasileira de Letras . Fui ver a história do Rocha Pombo e descobri que ele nasceu em Morretes, Paraná, poucos anos antes do nascimento de Francisca e que a mãe dele chamava-se Angela Pires da Rocha, casada com o Sr. Pombo. Na mesma linha, Francisca contava que sua familia era de um ramo da família do Marquês de Pombal.

Até agora, é o que disponho de informações e, tendo quase esgotadas as fontes de consulta convencionais - cartórios, igrejas, arquivos públicos, cemitérios e internet - estou consultando pessoas que tenham os sobrenomes dela, PIRES e do meu bisavô Moreira. Mas como busco ancestrais, devo falar com os Pires em separado.

Peço por gentileza informar se conhece algo desta família ou se tem alguma sugestão para encaminhar.

Agradecido, desejo-lhe um FELIZ ANO DE 2011 !

Clovis Manoel Pena - Curitiba - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#329373 | CELEGHINI | 19 mai 2013 15:35 | Em resposta a: #267587

Será que asua familia Pires do Paraná teria alguma ligação com a familia Pires do estado de São Paulo?????

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#329388 | Peña Rey | 19 mai 2013 19:28 | Em resposta a: #329373

Celeghini: Obrigado pelo contato.
Os meus ancestrais Pires vieram dos Açores - Ilha Terceira - Portugal pouco antes de 1800, até onde estou informado.
Minha quarta avó, Candida Maria de Mello Pires nasceu em Desterro (hoje Florianópolis, S.C.) em 1808 e de lá veio para Antonina, litoral do Paraná onde casou com José Álvares Pereira em 1831. Uma filha do casal, chamada Maria Candida de Mello Pires casou com Joaquim Antonio de Almeida em 1851. Joaquim era filho de outro Joaquim Antonio de Almeida com Victorianna Maria de Lima. Este último casal viveu entre Monte Mor e São Carlos de Campinas, São Paulo. Como não sei onde viveram no final de suas vidas os meus Tataravós Joaquim Antonio de Almeida e Maria Candida de Mello Pires, não posso garantir, mas há possibilidade que tenham ido morar na mesma região dos pais, ou seja, onde hoje é Campinas. Se para lá foram, não sei se alguns filhos os acompanharam. Sei, pelos documentos de minha bisavó que as mulheres filhas deste casal conservavam o PIRES como último sobrenome. Respondendo então a sua pergunta, fico ao seu dispor.

Clovis Pena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#329408 | CELEGHINI | 19 mai 2013 23:47 | Em resposta a: #329388

Oi Clóvis, então as cidades são bem próximas....eu tenho Amélia Pires nascida em 1874 em Piracicaba e filha de Francisco Pires de Moraes e Antonia Pires de Almeida. Vc tem estes nomes????

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#329425 | Peña Rey | 20 mai 2013 09:23 | Em resposta a: #329408

Olá Celeghini.
Vejo chances de que possa haver alguma relação. Tanto um lado como outro dos meus - Pires e Almeida - mostram que eram inicialmente militares. Isto entre 1800 e 1850. Eles eram meio "nomades" em função das jornadas para prestar serviços em missões militares. Estou fixado no meu ponto de referência que é um lugar chamado Capivari de Cima que deu origem a Monte Mor por ser o que consta no termo do casamento de Joaquim Antonio de Almeida (c. 1851) com Maria Candida de Mello Pires.
Por sua vez a história mostra que Capivari de Cima (Capela Curada de N.S. do Patrocinio de Capivari de Cima) teve seus povoadores iniciais vindos de Porto Feliz, de Itú e de Piracicaba. Então, pode haver algo. Não tenho nenhum dos nomes que vc refere mas o de Antonia Pires de Almeida principalmente é bem sugestivo pois Antonio e Antonia estão sempre presentes nas investigações dos meus.
A começar pelo "mais provável" pai do meu quarto avô, que se chamava Antonio de Almeyda (Leme) e era casado com Marianna de Jesus. Sobrenomes muito comuns com os meus Pires Almeida, que tenho encontrado são: Leme, Lima, Siqueira e Leite entre outros, como Moreira, etc.
E.T. mando alguns exemplos:
.........................
504 TIT. SIQUEIRA8 MENDONÇAS
http://www27.us.archive.org/stream/GenealogiaPaulistana/Genealogia_paulistana_VII_djvu.txt :
6-2 Antonia de Siqueira casada em 1801 em Itú
com Francisco Antonio de Almeida f.° de Antonio de Almeida Leme e de Marianna de Jesus.
.....................
http://www.capivarisocial.com.br/capivari/a-cidade/historia-e-patrimonio
No link acima a história de Capivari e pequenas biografias dos Almeidas fundadores. Veja os nomes que lá aparecem:
. De seu casamento com Gertrudes de Araújo Campos deixou: Joaquim Pires de Arruda Gavião, Antônio Pires de Araújo, Francisco Xavier de Almeida Pires (foi político em Botucatu), Ana Pires (que foi casada com José Francisco Vaz do Amaral), Raimundo Pires de Almeida Moura e Escolástica Maria de Almeida Pires (casada com João de Campos Camargo).
.............................
Tem a mania em que, não raro, eles mudavam de nome, como este que estou pesquisando:
.
http://www.arvore.net.br/Paulistana/Lemes_4.htm :
Obs: no link acima está: 7-4 Antonio Pires de Almeida Moura (quando casou-se chamava-se Antonio de Almeida Leme) casou-se em 1808 em Itu com Gertrudes de Araujo Campos f.ª do capitão Vicente do Amaral Campos e de Helena Maria de Sousa. Tit. Godoys.
Se realmente for meu avoengo (?) devo passar a olhar tambem os Moura !
.
Abraço,
Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#330250 | CELEGHINI | 02 jun 2013 21:31 | Em resposta a: #329425

Clóvis, veja se algo lhe interessa neste texto.
Cristina

http://www.lavradoresdemontemor.com/pdfs/novos-jan-2012/cap26.pdf

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#330255 | mila1000 | 02 jun 2013 21:56 | Em resposta a: #330250

Confrades,
Moro numa das cidades acima mencionadas,e,em Campinas há muitos Pires,se souber de algum nome das mulheres acima mencionadas,queiram informar,pois,poderei pesquisar.Quanto a Monte Mor fica há uns 10 km de Campinas,Piracicaba é bem mais longe.
Mila

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#330293 | Peña Rey | 03 jun 2013 18:00 | Em resposta a: #330250

Obrigado Cristina. O título Lavradores de Montemor me chamou a atenção mas não encontrei nenhuma relação com os meus avoengos pelos dados que até o momento disponho.
É muito intrigante que não consiga ter encontrado os nomes de Joaquim Antonio de Almeida c.c. Victorianna Maria de Lima (ou de Jesus) em algum das centens de assentos que li nos livros de batisados, casamentos e óbitos dos lugares referidos - Capivari de Cima, depois Monte Mor e depois São Carlos de Campinas e finalmente Campinas que são nomes de lugares que constam dos registros de ancestrais confirmados que disponho. Tem um misterioso padre - Reverendo Coadjutor Joaquim Antonio de Almeida que passou por Jundiahí, Sorocaba e aqui por Curitiba naqueles anos de 1820/30. Por outro lado se era militar como às vezes parece, deveria viver se deslocando e foi parar não sei aonde. Mas bem que eu poderia ter encontrado outros filhos e netos deles......mas ! NADA. E de Victorianna ou Vitorina, porque nunca achei nada?
.
Sou sinceramente agradecido por seu interesse em ajudar. Cordialmente,
Clovis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#330397 | CELEGHINI | 05 jun 2013 00:57 | Em resposta a: #330293

Clóvis, fique tranquilo que procurando os meus também procuro os seus que pelo visto acabarão na mesma árvore....não sabemos em que ramo ou galho.....rsrsrsr
Acho que vc deveria dar uma olhada também em Piracicaba e São Pedro pois são lugares todos próximos e se o transporte era cavalo ou trem é por ai mesmo....
veja este exemplo que coloco de Almeida, Pires e Siqueira...
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14513-6417-84?cc=1719212&wc=M93K-GY3:808821376

Em São Pedro existe um reduto grande de Pires inclusive encontrei 2 meus na fazenda paraiso que divisa Charqueada com São Pedro.
Cristina

Resposta

Link directo:

Familia Pires - Paraná, Brasil - antes de 1860

#368544 | Peña Rey | 24 abr 2016 09:40 | Em resposta a: #329373

Celeghini.
Precisamos voltar a falar, por favor.

clovispena@hotmail.com

Sds.

Clovis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen