Vila de Castelo Branco, MOgadouro

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#268707 | fertelde | 16 jan 2011 16:37

Estimados:
De viagem em direcção a Mogadouro parei em Castelo Branco, vila de Mogadouro, Bragança, onde existe um fantástico palacete armoriado cujas armas são: esquartelado- 1º Morais; 2º ?; 3º Castro; 4º Pimenteis- com coronel de Marquês.

Sabem dizer-me que familia está no 2º quartel e quem foi o titular de ditas armas e dono do palacete?

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#268757 | CAAM | 16 jan 2011 23:57 | Em resposta a: #268707

Boa noite,

Tratam-se das armas dos Sampaios, com as características letras 'S' na bordadura. Na minha opiniao é um coronel de nobreza.

Cumprimentos,

Carlos Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#268758 | fertelde | 17 jan 2011 00:17 | Em resposta a: #268757

Boa noite,

Agradecido pela ajuda. Quem teria sido o titular?

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269178 | CAAM | 24 jan 2011 11:48 | Em resposta a: #268758

Caro colega de fórum,

Nem de propósito, para quando tiver 1 minuto e 28 segundos (mas vale a pena ler o texto abaixo do video):
http://www.youtube.com/watch?v=WW_I7e2vjwg

Construído pelos Távoras no séc. XVIII, depois do confisco o solar passou 'a família Morais Pimentel, pelo que é conhecido por Solar dos Pimenteis.
Nao sei se teria havido um título; o brasao parece nao o representar. Repare nos floroes do coronel.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269184 | fertelde | 24 jan 2011 13:02 | Em resposta a: #269178

Estimado Carlos Miranda:

Antes de tudo, obrigado por ter respondido e redireccionado para o pequeno documental sobre o solar de Castelo Branco, Mogadouro, e o comentário sobre a história do palacete.

Bem, quanto ao brasão, continuo com dúvidas sobre o 2º quartel, que em mensagem anterior se diz ser dos Sampaios. Nas fotos que fiz ao solar e ao brasão, no passado verão, por questões de luz e inclinação solar, não me permite distinguir bem este segundo quartel. Mas os outros sim. O timbre é dos Morais e o coronel é nitidamente de marquês.
O 2º quartel é um esquartelado de ?

Também a designação de "solar dos Pimenteis" não me convence, pois, a familia dos Morais é que aparece no 1º quartel e no timbre (a torre dos Morais), sendo que a dos Pimentel aparece no 4º quartel. Nitidamente é um descendente directo de Morais e Castro, por via varonil, sendo a via materna Sampaio (?) e Pimentel. Assim, a história deste solar parece-me não muito estudada e até mesmo deturpada.
Onde se poderia obter mais informação sobre a merçê que autoriza A SUA CONSTRUÇÃO, e sobre a atribuição, ou transmissão de direitos para o tal Morais e Castro - Sampaio (?)- Pimentel?
A familia Sampaio não me parece muito ligada a Mogadouro ( pelo menos naquela época), daí a minha desconfiança sobre a interpretação do2º quartel....

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269190 | fertelde | 24 jan 2011 14:25 | Em resposta a: #269178

Estimado Carlos MIranda:
aqui tenho fotos sobre o solar e detalhe do brasão-

http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=1023792938


Cumprimentos,

Fernando-

P.S.
pode que o 2º seja mesmo Sampaio, mas nãomposso afirmar nada.-

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269406 | CAAM | 28 jan 2011 14:14 | Em resposta a: #269190

Caro Fernando,

Foi aqui que vi o 2o quartel.
http://brasoesdenome.blogspot.com/2008_06_07_archive.html
Por vezes nao havia muito rigor no que respeitava a distribuicao das armas nos quarteis (e menos ainda em relacao aos nomes que as pessoas usavam). De qualquer das formas gostava que visse esta pedra de armas, a cerca de sessenta quilómetros, do mesmo período:
http://mirandela-sistmir.blogspot.com/2010/11/patrimonio-imovel-brasao-da-familia.html
(havia outra que vi na internet também nao muito longe, mas nao me recordo onde).
O 1o e 3o quarteis sao semelhantes. A descricao, do departamento de património da CM Mirandela, diz que o último corresponde a Sarmento - nos dois casos nao ha representacao da cor, por isso nao se pode inferir sem informacoes complementares.

Julgo que esses dados que procura poderao talvez estar em documentacao no AD Braganca. De qualquer forma acho que deve haver uma carta de brasao, que talvez esteja numa recolha.

Obrigado pela ligacao, mas nao uso facebook.

Cumprimentos,

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269410 | fertelde | 28 jan 2011 16:06 | Em resposta a: #269406

Estimado Carlos:

Agradecido. Tem toda a razão, nesta fotografia que me envia, via elo, se vê claramente que o 2º quartel do brasão è dos Sampaio. Bem, no face book mostro algumas fotografias do solar de Castelo Branco e outras de Macedo de Cavaleiros, que mostra um solar armoriado, que é de um dos ramos familiares meus, em que é um esquartelado de Morais (1º e 4º) Leite ( 2º) Velho (3º). Este basão segue a norma da armaria, distribuindo-se os quarteis pelos ramos femenino e masculino da familia em causa, incluindo o timbre, (Morais) que é a via paterna. Daí interpretar que o brasão do solar de Castelo Branco dever ser de um descendente de Morais e Castro Sampaio e Azevedo, sendo que a via paterna seria Castro de Morais e a materna- avós- seriam Sampaio e Azevedo, o timbre é o de Morais- paterno.-
Como deverá saber, os Castro de Morais ou Morais e Castro, dominaram durante muitas gerações todo o nordeste transmontano. Nos elos que me envia, no brasão que dizem dos Bacelares, também tenho as minhas duvidas sobre a interpretação do 3º quartel, que dizem ser dos Sarmentos, e que eu interpreto ser aquelas armas de outro MOrais e Castro. É que, nos estudos de genealogia que fiz daquela área, encontro que se impunham os Morais e Castro nos cruzamentos familiares daquela área... Dominaram durante gerações e gerações todas aquelas areas...
Mas, o Carlos também tem razão ao dizer que, ao não estarem as armas com a sua côr, dificil será interpretar se desta ou daquela familia as armas representadas. Ou se conseguem informações sobre o armoriado que mandou construir o solar, ou o que mandou armoriar o solar, ou... se não temos alguma história de um familiar recente, que nos aporte inormação, sempre estaremos em dúvida..

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269417 | CAAM | 28 jan 2011 18:03 | Em resposta a: #269410

Caro Fernando,

Interessante o que compartilha connosco. Já agora, gostava de lhe perguntar se no decorrer das suas investigacoes já se deparou com representacoes heráldicas de Castro (de Morais e Castro). O motivo da questao, que pode ser irrelevante, é que já vi na regiao em questao as armas dos Castros de seis arruelas.

Os melhores cumprimentos,

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#269455 | fertelde | 29 jan 2011 15:28 | Em resposta a: #269417

Caro Carlos:

Não tenho investigado as pedras de armas da área de Tras-os-Montes, apenas genealogia, e apenas me interessou a casa dos Cortiços de Paulo de Morais Leite Velho e a sua pedra de armas mas, depois desta troca de mensagens, então fui tentar encontrar mais informação sobre o assunto e encontrei uma notícia que creio muito importante e interessante para dar entrada no meu projecto de genealogia. A noticia é a seguinte:

"Segundo algumas das geneologias setecentistas, o Sargento Mor da Batalha e Governador das Armas de Traz-os-Montes, Gregório de Castro Moraes, um dos morgados de S.Catarina e de N.Srª do Pópulo, teve um filho que viveu no couto de Ervededo. Este filho, que usava o mesmo nome de seu pai, foi casado com D. Sebastiana Veloso, filha de Belchior Luís Pinto Cardoso, morgado de S. Tiago da Praça em Mirandela e bisneto de Diogo de Queiroga, um dos filhos legitimados de Álvaro de Queiroga. Esta poderá ser a explicação para as armas gravadas nesta pedra; falta-nos, porém, a documentação para o poder assegurar..."
A pedra de armas se pode ver em: http://chaves.blogs.sapo.pt/509655.html
Ora, aqui temos uma representação dos Castro de seis arruelas, e também seria um Morais e Castro, ou Castro de Morais.
Ora, todos estes noticiados acima são ramos antigos familiares e constam do meu projecto de livro. A casa de Castelo Branco só poderia pertencer a algum descendente deste Gregório de Castro de Morais, pela representação das armas do escudo.. Este Gregório foi representante dos Morais descende dos Condes de Lemos, Era filho de outro Gregório de Castro de Morais, e neto paterno de Jaime de Morais Pimentel e de D. Antónia de Castro Teixeira, filha de Gregório de Castro Osório, terceiro neto de D. Pedro Alvares Osorio, Conde de Lemos.-
Ora os Queiroga estão ligados familiarmente aos Morais, aos Teixeira, aos Fonte Sampaio,aos Campilho e aos Leite Velho, além dos Carneiro e todos eles ligados ao nosso Gregório acima apontado... Este, por sua vez está ligado aos Conde de Atouguia de quem era primo pelos Morais, e coincidiu no Governo das Armas de Tras-os-Montes com o Conde de Atouguia que era Governador da Provincia. O filho do 6º Conde foi padrinho de batismo do neto de Gregório, também ele Gregório de Castro de Morais Leite Velho. Todos eles compartem familias em ramos ascendentes...
Por isso só posso atribuir a pedra de armas de Castelo Branco a um descendente daquele Gregório, e aponto ser o que foi Governador do Rio de Janeiro, filho do Gregório e de sua 2ª mulher Francisca da Rocha Pita.-
Porquê este? porque naquela época os brasileiros é que tinham a vontade e o dinheiro suficiente para levantar um solar como o de Castelo Branco. Faslta a prova documental mas, como a igreja de Mogadouro e o arquivo de Bragança sofreram incendios importantes, em que desapareceu importantissimo material genealógico e registos de proriedade, pode que apenas num recanto qualquer possa existir a prova documental das suspeitas.-

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#313925 | Rui Henriques | 19 set 2012 14:17 | Em resposta a: #269455

Se bem que tenha pouca importancia para si, dado que foi, como disse, uma intuicao de viagem, nao se trata de uma coroa de marquês. Em caso de dúvida persistente, consultar:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=313857

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=4641

Dica: títulos de marquês nao abundam, sobretudo antes do séc. XIX.

Resposta

Link directo:

RE: Vila de Castelo Branco, MOgadouro

#313926 | fertelde | 19 set 2012 14:56 | Em resposta a: #313925

Estimado sr. Rui Henriques,

Foi algo que me interessou e interessa, pois estou a estudar familias do norte em especial da area de Mogadouro.
Só nâo me interessa na verdade opiniôes nâo baseadas em documentos nem em concelhos de nobreza que nada podem legislar sobre o assunto na actualidade, nem em simples opiniôes. Uma coisa é que nâo abundem títulos de marquês no séc. XIX e outra analizar a quem pertenceu um determinado brasâo que aparece numa determinada casa e, depois de isso estar determinado, já se passaria à segunda fase, se era ou nâo marquês de direito, se era descendente ou nâo de marquês etc , etc, etc....

De qualquer modo agradeço a sua mensagem e interesse sobre o assunto.

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen