Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269180 | GoldenDays | 24 jan 2011 12:11

Caros Confrades,

Tendo alguma dificuldade na boa leitura de dois assentos já online da Paróquia de Pedreira em Felgueiras peço a ajuda de algum Confrade com melhores conhecimentos e experiência do que a minha para a interpretação correcta do respectivo texto.

Aqui deixo os links para cada um dos referidos assentos e a leitura que consegui fazer:

-------------------------------------------------------------------
Assento de batismo de Amador (página do lado esquerdo)

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=18765&FileID=_690008

Minha leitura: Tenho dificuldade em tudo, incluindo o ano que será 1607 ou 1608).
Nota: Este é porventura o assento em que tenho o maior interesse. Julgo que pertencerá a um Amador Mendes, mas não consigo decifrar o nome dos pais (possivelmente do pai e de “sua mulher”)
-------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------
Assento de batismo de Amador (segundo registo a contar do topo na página do lado esquerdo)

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=18765&FileID=_690026

Minha leitura: Aos 26 de Setembro de 1638, batismo de AMADOR, filho de Francisco da Costa do Souto (quem foram os padrinhos? Terá Amador Mendes sido padrinho e dado o nome à criança?)
-------------------------------------------------------------------


As minhas buscas têm a ver com um Amador Mendes, pai de Águeda, minha antepassada, que nasce em 11 de Fevereiro de 1674.

Encontrei na Paróquia da Pedreira, referidos como filhos de Amador Mendes os seguintes:

n. 1635.04.22 – António
n. 1663.07.25 – Jerónima
n. 1674.02.11 – Águeda

Como à data de batismo dos dois últimos o Amador, constante do primeiro registo acima referido, teria, respectivamente, 55/56 e 66/67 anos admito a possibilidade de estes serem filhos do Amador constante do segundo registo também acima referido.

Só que o nome do pai deste segundo Amador não tem o apelido Mendes e nesse tempo o nome da mãe não era referido no assento o que porventura poderia ajudar a tirar dúvidas.

Assim sendo, tudo me remete para o primeiro Amador encontrado, nome que do que me foi dado observar online não ocorre contudo naquele período em mais nenhum lado, excepto num registo de batismo em 1647.12.13 em que um Amador Mendes da Barra é referido como padrinho.

Peço desculpa pela longa explicação mas, eventualmente, os dados indicados poderão ajudar na interpretação dos dois assentos.

Fico antecipadamente grato a quem tiver a gentileza de me ajudar quanto ao acima exposto.

Atenciosamente

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269198 | MSG | 24 jan 2011 16:27 | Em resposta a: #269180

Caro confrade, no 2.º assento, parece-me ler
"...padrinhos frc.º f.º de g.º [... - a apalavra quase apagada na extrema direita da linha]
v.º & catherina soltr.ª do dito lugar [o 'couto' onde vivia o pai, francisco da costa] todos
desta frg.ª era ut supra

Portanto, francisco, filho de gonçalo xxx, viúvo, e catarina, solteira (tios ou primos próximos da criança, quase de certeza)

O 1.º está demasiado apagado e o ecran em que estou não ajuda...

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269205 | GoldenDays | 24 jan 2011 17:55 | Em resposta a: #269198

Prezado Confrade Marcos Sousa Guedes,

A sua ajuda foi preciosa na interpretação do segundo assento. De facto, guiado pela sua explicação, consigo agora ler com boa segurança todo o assento. A possibilidade deste Amador ser aquele que procuro é, portanto, bastante reduzida.

Resta-me a hipótese do primeiro assento ser o do Amador que busco apesar da provecta idade que teria à data de nascimento da sua filha Águeda, mas não é de excluír que seja esse mesmo.

Oxalá algum Confrade mais experiente do que eu na leitura das abreviaturas que antigamante se usavam consiga decifrar aquele primeiro assento de 1607 ou 1608 que referi na minha mensagem de abertura deste tópico e que- reconheço - está bastante maltratado pelo tempo

Agradeço, pois, a sua pronta e gentil resposta que muito me ajudou.

Cordiais cumprimentos.

Ribeiro de Ara+ujo

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269206 | MSG | 24 jan 2011 18:18 | Em resposta a: #269205

Caro Confrade,

tentando agora o outro (entre parêntesis o que adivinho mais do que leio):

Amador / Aos vinte e (seis?) de A...t.. (Agosto) de 1616 (?? - mas ajudado por outros assentos da mesma folha e da seguinte) baptizei / Amador filho de Amador diaz do [nome do lugar] [e sua - conjectura, escondido na 'dobra' da folha]
/ molher padrinhos (p.º piz ??? = pêro pires) de madanella (=madalena, grafia muito frequente) [patronímico que não consigo ler] / sua filha desta frg.ª ....

não adianta para as suas pesquisas, penso...

Melhores cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269209 | GoldenDays | 24 jan 2011 19:08 | Em resposta a: #269206

Prezado Confrade Marcos Sousa Guedes,

É realmente muito difícil para mim a interpretação deste assento. Parece-me, no entanto, que 1616 não será pelos seguintes motivos:

- no primeiro registo da página da direita lê-se o que me parece ser 608
- no último registo da página da direita lê-se o que me parece ser 609

Portanto, os registos da página da esquerda deveriam ter sido feitos em data anterior a 608, sendo que no último registo dessa página me parece constar "606 annos". No segundo registo dessa mesma página, onde se refere o assento de "Manuel", parece-me que leio claramente "Maio de 606". Se tal for verdade o assento de Amador será de 1606 pois encontra-se entre registos desse ano.

Mas é realmente uma adivinhação!

No restante, o que propicia faz algum sentido pois "Amador Dias" parece ser claro, embora eu estivesse à espera de encontrar alguma referência a "Mendes" algures neste assento. Não conheço porém nenhum Lugar da Madalena na referida freguesia mas irei investigar melhor.

Os meus renovados agradecimentos pela significativa ajuda que me deu.
Atenciosamente

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269212 | MSG | 24 jan 2011 19:26 | Em resposta a: #269209

Caro confrade:

provavelmente tem razão nas datas.

Note por favor que não leio a 'madanella' como o nome do 'lugar' do padrinho, mas sim como o nome próprio da madrinha:

seria algo como:

"foram padrinhos Pero Pires, e [subentenda-se: afilhado] de Madalena [patronímico ilegível], sua filha". Não é a primeira vez que este "de" antes do nome de uma madrinha me aparece; admito que se trate de uma falta gramatical do padre, por escrito à pressa...

Mas 'Mendes' de facto não se vê em nenhum dos dois...

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269213 | marsousa | 24 jan 2011 19:44 | Em resposta a: #269209

Caro Ribeiro de Araújo

Estive a ver os assentos que refere.
Concordo com o confrade Marcos Sousa Guedes quanto ao ano.

No lado direito, o primeiro assento está legível e a data é 4 de Junho de 1618 e os outros são de 1619.
Para confirmar fui ver folhas seguntes do mesmo livro. Duas imagens depois,


http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ImageFullScreen.aspx?DigitalObjectID=18765&FileID=_690010


do lado esquerdo, em cima, está um baptismo de 1620 e em baixo um de 1621.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269217 | rlvz | 24 jan 2011 20:22 | Em resposta a: #269180

Caro Ribeiro de Araújo,

Corrigindo o contraste da imagem, e com a ajuda do site mapav.com para o nome das localidades, o que leio é:

"Aos vinte (e hu?) dias de Agosto de 1616 baptizei / Amador filho de Amador Diaz do Cocho e [de sua?] / molher padrinhos P.o(?) Piz de Sima de Vila e [escondido pela dobra] / sua filha desta frg.a..."

Se quiser que lhe mande a imagem corrigida (fica um pouco melhor, mas continua difícil de ler!) mande-me uma nota para o meu email ritavzarrobagmailpontocom.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269249 | GoldenDays | 25 jan 2011 12:10 | Em resposta a: #269212

Prezado Confrade Marcos Sousa Guedes,

Não tenho razão nas datas conforme aqui já referido e documentado pelas Confrades Maria Manuela Pereira e Rita Van Zeller.

Eu realmente desconfiava da minha própria leitura porque o Livro cobre um período que se inicia em 1613, pelo que assentos anteriores, em princípio, não deviam lá estar. Em suma, a sua interpretçõ estava correcta e por tal lhe fico agradecido.

Cumprimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269250 | GoldenDays | 25 jan 2011 12:15 | Em resposta a: #269213

Prezada Confrade Maria Mauela Pereira,

Agradeço a disponibilidade que manifestou para analisar os documentos que coloquei aqui no forum e a correcta interpretação que me transmitiu. Estava de facto errado na minha leitura.

Não tenho, pois, agora qualquer dúvida em relação ao ano de nascimento deste Amador.

Atenciosamente

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Paróquia da Pedreira (Felgueiras) – Ajuda na interpretação de dois assentos

#269251 | GoldenDays | 25 jan 2011 12:28 | Em resposta a: #269217

Prezada Confrade Rita Van Zeller,

Em primeiro lugar tenho que lhe agradecer a transcrição do assento que teve a amabilidade de aqui colocar, bem como a disponibilidade que manifestou para me enviar a imagem por si digitalmente processada.

Às vezes as coisas mais óbvias de se fazer por vezes não nos ocorrem e por esse lembrete lhe fico igualmente grato.

Quanto ao lugares (Cocho e Cimo de Vila) eles fazem todo o sentido até porque em relação ao primeiro destes já tinha referências na minha base de dados familiar. Desta zona saíram mais tarde algumas pessoas para a área de Santa Marta de Penaguião de onde a minha família materna mais próxima é oriunda.

Embora os meus conhecimentos genealógicos não se possam decerto comparar aos seus fico ao dispor para qualquer assunto em que pense lhe possa ser útil. O meu contacto é goldenpontodaysarrobasapopontopt.

Atenciosamente
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen