Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#269351 | mariocreis | 27 jan 2011 01:24

O meu avô materno, Manuel Ferreira Marques (1904-1982), negociante, filho de Anselmo Ferreira Pinto [Marques] (1878-1943) e de Olinda Nunes Teixeira (c. 1880-?), todos naturais de Lousada, Porto, Portugal, esteve emigrado no Rio de Janeiro, Brasil, entre c.1930 e c.1940. Durante este período constituiu família no Rio de Janeiro, sendo desconhecidos estes seus descendentes. Regressou a Portugal cerca de 1940 e não terá regressado ao Brasil até à data da sua morte.
Agradeço informação.
Cumprimentos,
Mário Cunha Reis

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#274182 | rodrigoceli | 07 abr 2011 05:00 | Em resposta a: #269351

Minha namorada tem sobrenome Marques e o pai dela é Luiz Carlos Ferreira Marques, vc num sabe o nome de algum filho do seu avô ou irmão dele?

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#274195 | mariocreis | 07 abr 2011 16:57 | Em resposta a: #274182

Caro Rodrigo,
Julga-se que o meu avô terá tido duas filhas, mas não consegui confirmar esta informação.
Desconheço os seus nomes.

Veja por favor este post:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=269543

Altino é tio do meu avô Manuel.
Desconheço onde o meu avô viveu, mas é possível que tenha vivido na mesma cidade que o seu tio Altino, em São João de Meriti.

Sugiro-lhe que procure saber o nome dos avós da sua namorada e o local do seu nascimento.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#274212 | MCNN | 08 abr 2011 00:46 | Em resposta a: #269351

Caro Mário Cunha Reis


Apesar de não lhe poder adiantar nada sobre a descendência do seu avô, deixo-lhe alguns dados que poderão ser do seu interesse, nomeadamente para conseguir precisar melhor quando é que o seu avô foi para o Brasil.

Assim, deixo-lhe o link de dois pedidos de passaporte para o Rio de Janeiro que aparentam ser de seu avô. Foram ambos pedidos no Porto.

O primeiro é de 07/09/1923 (registo 331)

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56755&FileID=_2467361

Já o segundo é de 15/06/1927 (registo 1038)

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=56778&FileID=_2472057

Claro está que o facto do seu avô ter pedido os passaportes não garante a 100 % que ele tenha feito as respectivas viagens.

A única coisa certa é que, nessas datas, ele estava em Portugal.

Mas o mais provável é ele ter feito essas duas viagens para o Brasil.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#274215 | mariocreis | 08 abr 2011 01:17 | Em resposta a: #274212

Caro Mário César Navarro,

Obrigado pelo seu interesse e pelas informações prestadas.
De facto, já tinha consultado ambos os registos, depois de ter consultado a base de dados de emigração para o Brasil da Cepese. Foi este meio que utilizou para esta consulta?

A data do primeiro pedido de passaporte é anterior ao seu casamento em Portugal.
A data do segundo pedido de passaporte é posterior ao casamento (e nascimento do primeiro filho), sendo que o segundo filho deste casamento veio a nascer apenas em 1941, supostamente após o seu regresso definitivo a Portugal.

O meu avô terá tido uma importante actividade comercial no Rio de Janeiro.
Presume-se que tenha sido proprietário de um restaurante na cidade do Rio de Janeiro, mas não consegui confirmar esta informação.

Caso tenha alguma sugestão quanto a arquivos online que possam ser consultados, queira por favor, fazê-la.
Muito grato!

Cumprimentos,

Mário Cunha Reis

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#274255 | MCNN | 09 abr 2011 01:04 | Em resposta a: #274215

Caro Mário Cunha

O único arquivo online que me lembro agora que pode ajudá-lo é o dos Mormons, nomeadamente no que diz respeito aos registo civil do Rio de Janeiro.

O nascimento de eventuais filhos que o seu avô possa ter tido no Rio de Janeiro deve constar nos livros de nascimentos do registo civil.

Mas a tarefa é quase gigantesca. O período de anos que teria de consultar é relativamente grande (mais de 10 anos), teria de consultar em todas as circunscrições e, não sabendo o nome desses filhos, teria na prática de consultar todos os assentos. Algumas circunscrições dispõem de índice mas outras não.

E há uma outra dificuldade, que é a de existir a possibilidade dos filhos do seu avô terem sido registados como filhos de pai incógnito, pelo que nesse caso não os conseguiria sequer identificar.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#369849 | BruLewinsky | 26 mai 2016 08:39 | Em resposta a: #269351

Grandes coincidencias, mas acredito, infelizmente, que não passe disso. Sou Bruna Marques, filha de Elizabeth Gomes Marques, que por sua vez é filha de Lidia Gomes Sanchez e Manoel Ferreira Marques. Apesar de meu avô ter sido, quando jovem, bem sucedido dono de restaurante, o primeiro estabelecimento da famosíssima Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, certamente não se trata de quem falamos aqui, já que ele nasceu em 1926 em terras brasileiras e falaceu por lá também.
Entretanto busco informações dos pais dele, portugueses. Joaquim Ferreira Marques e Virginia Pacheco Villena, não tenho outras informações a não ser que migraram para o Rio em algum momento da vida e provavelmente vieram da região de Trás os montes.

Resposta

Link directo:

Descendentes de Manuel Ferreira Marques (1904-1982) no Rio de Janeiro

#379098 | mariocreis | 25 mar 2017 02:02 | Em resposta a: #269351

Quis a Divina Providência que conseguisse encontrar os descendentes do meu avô.
Este é um dia muito feliz! Reencontrei uma parte da família perdida.
O meu agradecimento ao Geneall.

Mário Cunha Reis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 16:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen