Software de Genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Software de Genealogia

#158 | pjpr | 19 set 2000 00:54

Gostaria de saber se alguém recomenda algum software de genealogia, de preferência Freeware.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#161 | 377381 | 19 set 2000 13:16 | Em resposta a: #158

Também eu tive a mesma dificuldade que você, mas felizmente encontrei resposta, que não me importo de partilhar consigo: "Entre" em www.geneopro.net/ , e aí terá à sua disposição a possibilidade de "importar" gratuitamente" um programa de "montagem" de uma árvore geneológica.
Espero bons resultados!

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#163 | pjpr | 19 set 2000 20:14 | Em resposta a: #161

Muito obrigado pela sua ajuda, no entanto o link que menciona não funciona, não sei se o reproduziu incorrectamente, ou então se o site está desactivado.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#166 | 377381 | 20 set 2000 11:07 | Em resposta a: #163

Lamento não ter conseguido "entrar" no site que lhe indiquei, talvez que tenha sido eu a indicá-lo mal. Porque eu próprio já o "visitei" hoje e verifiquei que não tinha problemas. Volto a repetir a morada:
www.genopro.net/
e peço desculpa, caso o erro tenha estado do meu lado.
Saudações e um bom trabalho
377381

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#167 | Maria | 20 set 2000 14:26 | Em resposta a: #158

Existem também o programa PAF4, existem a versão portuguesa ("com sotaque brasileiro") o endereço é o seguinte:
http://familysearch.org/
uma vez nesta página só terá que procurar "Order Family History Resources".
Espero que seja o que procura.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#227 | jsbastos | 24 set 2000 13:45 | Em resposta a: #158

Recomendo o www.genopro.net

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#232 | morabeza | 24 set 2000 22:50 | Em resposta a: #227

Conheco o Legacy, que estou a utilizar nos meus primeiros passos, e que pode descarregar em www.LegacyFamilyTree.com
A versao demonstracao permite-lhe introduzir 50 registos.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#256 | JPL | 26 set 2000 22:00 | Em resposta a: #232

Confesso que não conheço nenhum dos programas mencionados anteriormente. No entanto, estou bastante satisfeito com o Brother's Keeper que permite um número ilimitado de registos. É bem organizado e muito fácil de usar. Faça a busca no Yahoo

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#8883 | aluizio | 09 set 2001 04:55 | Em resposta a: #158

Software para comprar o melhor que conheço é o Family Tree Maker. Ele é excelente e fácil de ser usado. Ver endereço: www.familytreemaker.com Agora de graça vc pode conseguir visitando a página dos mórmons. Eles tem um software muito bom também. Mas ainda prefiro o Family Tree Maker.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#9980 | eugenio medina | 29 set 2001 14:41 | Em resposta a: #167

Já existe a versão PAF 5.1 muito melhor.
Tambem existe o Paf Companion para melhorar os mapas e árvores

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#9991 | macp | 29 set 2001 17:05 | Em resposta a: #8883

concordo com o aluizio.e não é preciso fazer downloads e essas coisas - é facílimo de usar,só peca por não ter a hipótese de acrescentar algumas observações extra: não sei se os outros aconselhados o permitem.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#9996 | aluizio | 29 set 2001 19:17 | Em resposta a: #9991

Caro macp. Não entendi quando você coloca que no Family Tree Maker não podem ser colocadas observações extras. Neste software tem para cada pessoa um lugar que você pode escrever quanto quiser e colocar todas as observações que achar necessárias. Eu utilizo este software e quando preciso colocar outras informações sobre cada pessoa, é neste espaço que o faço. Caso queira mais informações posso lhe informar.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10007 | macp | 29 set 2001 20:50 | Em resposta a: #9996

aluizio: não estou na verdade familiarizada com a linguagem informática,mas creio que tenho os dados da m/ família (os que já estão confirmados ) em genealogy.com -family tree maker web. Será o mesmo? E só tenho podido inserir datas de nascimento e falecimento e lugares . Não tenho acesso a nada que me possibilite incluir profissões p/ ex. ou estórias e romances. Será que não estou a explorar as hipóteses todas?
Em outros sítios não me entendo , tenho que fazer download e etc e ainda não me entendo com essas matérias.
Se me puder dar umas dicas muito simples...agradeço; pela m/ parte se puder ser útil em alguma pesquisa...
maria

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10009 | aluizio | 29 set 2001 21:28 | Em resposta a: #10007

Maria. Acho que estamos falando de coisas diferentes. O assunto em questão é "Software de Genealogia". Então eu respondi que eu uso o Family Tree Maker. Uso no meu computador para registrar minha família. Isto eu não coloco na internet. Pelo que entendi você tem uma página na internet no endereço em genealogy.com é isto mesmo? Sobre página na internet ainda não tive tempo de fazer uma para mim, mas quem sabe daqui a algum tempo. Caso queira falar diretamente comigo, meu e-mail é: aluiziom@bol.com.br. Abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10023 | António Forjó | 29 set 2001 23:41 | Em resposta a: #158

Este tema já foi abordado aqui no Forum em outra ocasião; umas pessoas defendem o FTM, outras o BK, outras ainda o Legacy, etc.
Pessoalmente uso o PAF4.0 pelas seguintes razões:
-Tem uma versão em português, o que permite fazer o texto genealógico que pretender.
-É de uso muito fácil
-Permite acrescentar a informação, referente a cada pessoa, que se pretender
-Permite fotografias

Tem como principais defeitos:
-O português ser uma tradução demasiado literal do inglês
-As "árvores" que traça são de deficiente qualidade

Creio, no entanto, que o software genealógico, como qualquer outro, deve ser escolhido em função dos interesses e necessidades específicas de cada um.
O site www.mumford.ab.ca faz a análise objectiva de cerca de 20 softwares genealógicos, incluindo os aqui referidos, o que o ajudará a decidir por si.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10039 | amaral | 30 set 2001 16:22 | Em resposta a: #10023

No paf. dos mormos, elaborei a munha árvore que chegou ao limite de 200 pessoas. depois disso, fiz outras que ligam à principal, cada uma com os antepassados de um bisavô. porém, para não exceder em nº de árvores, incluí na árvore dos meus bisavós, as minhas bisavós (spouse) com os resp. antepassados bem como filhos e irmãos. Acontece que no esquema da home page só aparece a principal, não conseguindo entrar na que está anexa e que se encontra na página de construção da árvore.
Há casos em que só tenho datas de casamentos. Não há um modo de os incluir?

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10040 | sam | 30 set 2001 16:53 | Em resposta a: #10039

Caro Amaral:
Desculpe mas não entendi bem a sua mensagem: está a referir-se à utilização do programa PAF no seu computador ou está a referir-se à publicação das árvores em páginas Web da LDS? É que não conheço esse limite de 200 pessoas de que fala (pelo menos não existe no software que uso).
Se se tratar do PAF mesmo (e não Web): está a querer dizer que tem vários ficheiros .paf e não consegue "fundi-los" num só? Se for assim, já experimentou exportar os ficheiros secundários (digamos assim) para ficheiros GEDCOM e depois importar estes a partir do ficheiro "principal", depois de aberto?

Cumprimentos.
Sílvio Abrantes.

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10078 | António Forjó | 30 set 2001 23:38 | Em resposta a: #10039

Caro Amaral

Também não percebo a sua pergunta. o PAF 4.0, que eu uso, permite a inclusão de 999 indivíduos.
Como estou a fazer pesquisa simultânea de mais de uma família, que não entroncam entre si, fiz várias cópias do PAF usando uma para cada família.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10081 | JCC | 01 out 2001 10:25 | Em resposta a: #10078

Meus Caros

Complementando o que o António Forjó disse mais atrás, e como poderão verificar no site referido, o SW topo é o "The Master Genealogist".

Este é o que uso e que venho recomendando há uns anos (eu uso a versão 3.7). Esacolhi-o depois de uma análise complexa que fui fazendo, experimentando variadíssimas versões de demonstração, comparando informações, participando em "fora", etc.

Conforme se diz no site acima o utilizador deverá ser "Advanced". Que ningúem se assuste pois qq utilizador médio de informática com conhecimentos básicos de genealogia poderá usá-lo.

Se alguem quiser infomações poderá entrar em contacto directo comigo. Gostaria apenas de deixar claro que não ganho nada com esta promoção mas considero que este programa é, de facto, um topo para quem quer fazer genealogia a sério ja´que o tratamento das fontes é qq coisa de soberbo, praticamente não tem limitações no tamanho dos ficheiros e dos campos, é personalizável, pode escrever em português (eu traduzi o ficheiro que gera o texto e cedo-o a quem o quiser) e, claro, exporta os relatórios para processadores de texto (uso o WORD)e gera páginas HTML.

Se quiserem ver um output directo para HTML podem consultar a minha página (opção genealogia) em:

www.cordovil.home.sapo.pt

O que aí está é uma saída directa do programa em que apenas "retoquei" o português (por ex. o programa começa todas as frases por "Ele foi baptizado" ou "Ele casou" e eu eliminei os "ele", editando o ficheiro.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10089 | amaral | 01 out 2001 16:37 | Em resposta a: #10078

O problema é que iniciei a árvore no F.Tree Maker 8.0... que só permite ató 200 pessoas.Porém na home page aparece designado por 4.0. Aliás, o formato é igual. Haverá forma de o transferir?

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10096 | sam | 01 out 2001 17:39 | Em resposta a: #10089

Caro Amaral:
Se bem entendi, pretende transferir uma árvore gerada no FTM para outro programa (PAF, por exemplo). Nesse caso deverá criar um ficheiro intermédio em formato GEDCOM (que é o formato normalizado para ficheiros de genealogia, tal como, por exemplo, o JPEG é para imagens fixas, WAV para áudio, etc.). Assim, o programa-origem (FTM) deverá criar um ficheiro GEDCOM (por "exportação"), que será depois "importado" pelo programa-destino (PAF ou outro).

Espero ter ajudado.
Sílvio Abrantes

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10098 | macp | 01 out 2001 19:01 | Em resposta a: #10081

JCC
Espreitei a sua página mas isso é demais para mim - digo eu - que ando a dar os 1ºs passos na net e na genealogia. Todos sabem tanto que eu fico abismada! Mas lá irei com tempo!!!-espero- e paciência.
Estas palavras pª lhe agradecer e dar os parabéns pelo trabalho.
maria

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10108 | JCC | 01 out 2001 23:46 | Em resposta a: #10098

Maria

Obrigado pelas suas palavras
Não pense que é cedo demais. Depois de ter começado a usar um SW vai ser dificil mudar pra outro (ou pelo menos dá um trabalhão...).

Assim, o que lhe sugiro é que vá testando uns e outros e depois tome uma decisão com futuro.

Quanto ao conteúdo da minha página representa, de facto, alguns anos de trabalho, mas também alguns rasgos de sorte, que todos vamos tendo de vez em quando.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10494 | Luiz | 08 out 2001 19:52 | Em resposta a: #10009

Prezado Aluizio,

Sou brasileiro, ainda iniciante na área da genealogia, principalmente no ramo português da família (Medeiros, provenientes de Petrópolis-RJ; Alves, Cardoso, Pereira, Morais e Buarque, provenientes do Estado de Alagoas; e Gonçalves, provenientes do Rio de Janeiro-RJ), apesar de já haver reunido alguns dados.

Encontrei seus comentários sobre software e agradeceria poder contar com sua ajuda para tirar algumas dúvidas. Por estar no começo do trabalho, gostaria de experimentar um software gratuito inicialmente, até para não ter gastos arriscados com produtos ou fornecedores desconhecidos, mas que fosse bom, logicamente.

Estou experimentando o Fzip Family Tree, shareware disponível na página www.genealogia.com.br, o qual considerei fácil e bom por ser em português, porém seu provedor australiano requer pagamento de x USD após o período inicial de experiência, não sei se traz algum bloqueador após tal período, e gostaria de ouvir sugestões do pessoal que já está com a mão na massa há mais tempo.

Tentei fazer o download do PAF - Personal Ancestral File - 5, mas algo não funcionou muito bem, e não consegui abri-lo. Por ter sido exageradamente lento seu download, fiquei cismado e ainda não tentei baixar a versão 4.0. Anotei as sugestões acima, mas esperarei novas informações.

Paralelamente, saberia dizer se há na net sites que publiquem registros dos cemitérios, ou das igrejas, além do dos mórmons? Teria a Santa Casa de Misericórdia divulgado dados em algum site? Estou procurando dados de familiares já falecidos, cuja data nenhum parente remanescente lembra, e sem saber onde teriam sido enterrados ficou complicado.

Obrigado pelos comentários antecipadamente.

Luiz
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10518 | aluizio | 08 out 2001 23:29 | Em resposta a: #10494

Caro Luiz
Também sou brasileiro e moro em Araraquara, São Paulo.
Estou fazendo meu registro familiar desde abril de 1.999.
Antes de começar este trabalho entrei em contato pela internet e encontrei 2 pessoas, que hoje são meus amigos, e trocamos informações sobre genealogia. Os 2 me indicaram o Family Tree Maker.
Eu sempre pensei em fazer o registro em um software que aceitasse: fotos e documentos (quantos eu quiser), voz das pessoas e imagem. E isto o Family Tree Maker me permite e com muita facilidade.
Eu estou colocando fotos, documentos e voz de todos os meus parentes. Imagem não estou porque não possuo filmadora e precisaria de um computador bem melhor.
Mesmo sendo em inglês, com certeza você não terá nenhuma dificuldade em utilizá-lo e caso necessite de ajuda terei o maior prazer em ajudá-lo.
Depois que percebi que o Family Tree Maker atenderia as minhas necessidades, acabei comprando pela internet na época a versão 6.0 e agora estou usando a versão 7.5, mas já estou vendo para comprar a versão 9.0.
Dei uma olhada no software Brothers kiper (não me lembro como se escreve), mas não gostei. O PAF da igreja mórmon, pelo pouco que observei, é quase parecido com o FTM, mas também não gostei.
Nesta lista de discussão foi citado que o Family Tree Maker pode registrar apenas 200 pessoas. Acho que a pessoa está enganda, pois em uma de minhas árvores já estou com 280 pessoas. Não tem limite de pessoas para registrar.
Infelizmente não sei dizer se há na net sites que publiquem registros dos cemitérios ou das igrejas.
Para qualquer outra informação pode escrever para o meu e-mail: aluiziom@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10543 | JCC | 09 out 2001 11:34 | Em resposta a: #10518

Meu caro

Acabou de apresentar duas das razões que me levaram a não adquirir o Family Tree Maker:

Estão sempre a lançar novas versões, e actualizaçoes, que são, obviamente, pagas. Por outro lado o tamanho dos campos é limitado. Experimente introduzir um nome de uma pessoa que seja por exemplo: Aires Adolfo de Santa Maria Pinto de Miranda Barbosa de Lencastre Cochofel Vasconcellos Montenegro e diga-me se consegue... O SW foi desenvolvido para o utilizador médio dos USA e dificilmente se adapta a outras circunstancias.

Quanto ao PAF e ao Brother's Keeper, com relevancia neste segundo, são softwares desenvolvidos *por* genealogista e *para* genealogistas o que lhe dá outras funcionalidades.

Quanto à facilidade de guardar imagens e sons, praticamente todos os programas do mercado o fazem. Resta saber qual é o interesse. Os nossos antepassados estão mortos e enterrados e não podemos ir buscar-lhes as vozes. Já no que respeita a imagens pode ser interessante para arquivo de cópias de documentos. Eu, no entanto, prefiro ter um arquivo em papel já que este documentos ocupam muito espaaço em disco e atrasam o desempenho do SW.

Como já disse noutras mensagens sobre este assunto, fiz uma grande pesquisa sobre os SW existentes no mercado antes de optar pelo que uso agora (o The Master Genealogist). Se tiver interesse leia esses textos e, se quiser ver uma saida directa dele para HTML, consulte a minha página (opção Genealogia)

cordovil.home.sapo.pt

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10570 | aluizio | 09 out 2001 17:54 | Em resposta a: #10543

Caro João. Agradeço suas considerações. Gostaria de saber onde conseguir o programa que você usa para registro de sua família. Gostaria muito de dar uma olhada.
As novas versões do FTM você não precisa adquirí-las, apenas se as atualizações feitas no software te interessarem. Sobre a colocação de um nome tão grande como o que você escreveu, você tem razão, no FTM não dá para colocar. Vou entrar em contato com o produtor do software para apresentar proposta de aumento do tamanho do campo.
João dos 2 colegas que me indicaram o FTM, um deles já usava o Brother´s Keeper a mais de 10 anos e achou melhor mudar para o FTM que lhe dava mais condições de colocar dados.
A minha intenção em colocar a voz das pessoas é registrá-las, lógico, enquanto vivas, para que daqui uns bons anos as pessoas que forem ver este registro poderão ter a felicidade de poder ouvir algumas palavras dos antepassados.
Como no Family Tree Maker cada pessoa tem seu álbum de fotografias, neste álbum estou colocando foto atual, e outras que forem necessárias, documentos e também a voz de cada um.
Espero informação sobre o seu programa.
Abraço. Aluizio

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10571 | JCC | 09 out 2001 18:36 | Em resposta a: #10570

Aluizio

Pode consultar a informação sobre o The Master Genealogist em

http://www.whollygenes.com/

Como calculará não tenho nenhum interesse económico nesta questão, apenas gosto de compartilhar aquilo que vou descobrindo. Se, por outro lado, voce for a :

www.mumford.ab.ca

poderá constatar que esta não é apenas a minha opinião já que TMG está considerado globalmente como o melhor dos vários SW analisados com um score superior a 90/100. O Family Tree Maker não atinge os 70/100. Salvo erro em dois aspectos analisados o FTM é melhor que o TMG sendo que um é o Multimedia, que eu não uso...

Enfim, são opiniões que valem o que valem e o melhor é mesmo usar aquele que satisfaz as nossas exigências.

Fico à sua disposição para lhe dar mais informação sobre aquilo que entender. Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#10580 | Luiz | 09 out 2001 20:24 | Em resposta a: #10518

Aluizio,

Obrigado pela resposta e pela informação. Vou analisar com cuidado. Quanto custa aproximadamente este software que você considera bom para inserir fotos e sons também? Se possível, informe para que eu possa ter uma idéia do custo.

Ontem a noite estive vendo que a página da Associação do Rio Grande do Sul está sendo aperfeiçoada para apresentar dados estaduais. Parece uma boa iniciativa. Como serão colhidos os obituários e os registros de nascimento? Deveria haver um esforço para que os cartórios disponibilizassem os dados na net (ou estarei sonhando alto??!!)

A propósito, meu e-mail é luiz.medeiros@varig.com e estou a disposição se lhe puder ajudar em algo.

Obrigado
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Software de Genealogia

#168171 | chartri | 22 set 2007 22:33 | Em resposta a: #158

...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 10:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen