Uso de Dom

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Uso de Dom

#269808 | aeiou2 | 03 fev 2011 18:30

Caros amigos,

Gostaria que me dissessem quando um homem em Portugal pode usar Dom, já que para as mulheres o uso de Dona se vulgarizou.

Desde já agradeço a vossa atenção

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269861 | fssm | 04 fev 2011 08:43 | Em resposta a: #269808

Caros dons e donas

Se dom deriva de dominus "SENHOR" ,e se o dona se vulgarizou, porque não vugarizar o dom ?

Talvez transformassemos os rascas em menos rascas. Precisamos contagiar o povo com a cultura da nobreza

Estou farto de indelicadezas ,palitagem de dentes etc.

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269864 | aeiou2 | 04 fev 2011 09:32 | Em resposta a: #269861

Pois!

Mas não se veria livre da palitagem dos dentes ou do fio dental!

MJOOM

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269865 | fssm | 04 fev 2011 10:07 | Em resposta a: #269864

Os espanhois e os franceses conseguiram nobilitar toda a população civilisando-a .Nós também podemos conseguir isso.
NOBILITEMOS O POVO

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269868 | aeiou2 | 04 fev 2011 10:34 | Em resposta a: #269865

Caro Sr Francisco Miranda,

Quando coloquei este pedido, não foi para brincar às nobrezas, mas sim para saber porque é que no tempo dos Reis havia nobres que usavam Dom e Dona e outros não usavam.

O Povo precisa de educação e intrução, não precisa de ser nobilitado.

Não têm graça as suas intervenções, pois até podem magoar pessoas sem dar por ela.

Em Espanha tudo é Don e no Brasil tudo é Dr.....

Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269869 | aeiou2 | 04 fev 2011 10:42 | Em resposta a: #269865

Desculpe enganei-me no seu nome é Sr Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269872 | fssm | 04 fev 2011 12:24 | Em resposta a: #269869

Nao Exma Dona Maria ,o meu nome e so Fernando, mas pode comecar a tratar_me por don fernando para treinar

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269874 | aeiou2 | 04 fev 2011 12:30 | Em resposta a: #269872

Foi a brincar!Mas deu no alvo!

Realmente sou dona do que é meu.


Cumprimentos

Maria Oom Oliveira MArtins

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269878 | aeiou2 | 04 fev 2011 13:13 | Em resposta a: #269808

É só ir ao Google

Resposta

Link directo:

Brasil: país de futuros doutores - Tratamento indiscriminado por via das dúvidas...

#269886 | Hirão | 04 fev 2011 14:32 | Em resposta a: #269868

Do Junca...

O uso do "DR" no Brasil é obrigatório nas gafieiras e nos palácios. Antigamente os pais sonhavam para o filho um trabalho, hoje querem vê-lo embrulhado num título. Progenitores com lágrimas nos olhos contemplam o rebento doutor, extáticos, fascinados, com se lhes houvesse caido em cima o meteorito de Bendengó. E a primeira providência que tomam depois do baile de formatura é chamarem a governanta, afastando a nuvem de intimidade: "De hoje em diante não existe mais nem Ceno nem Ceninho. É doutor Nepomuceno."

De forma alguma pretendem que ele tire proveito dos ensinamentos dos mestres que suando em bicas o desasnaram. Não, eles querem somente mostrar urbi et orbe o fenômeno: o doutor da família.

Houvesse outro festim de Baltazar e a mensagem que surgiria ante o monarca babilônico seria "doutor" em letras de ouro. Portanto, mais do que um país essencialmente agrícola, somos uma nação de bacharéis, e disso ão se esqueça nunca o leitor desejoso de adquirir fortuna.

"Doutor" é "Abre-te Sésamo" do esperto Ali Babá para qualquer caverna, a palavra mágica que decide complicadas apresentações. Pronunciada, lubrifica o motor humano, esquecida quebra a caixa de câmbio.

Pelo sim e pelo não, o leitor avisado chamará todo o ser vivente de "doutor." Se por um acaso - que os acasos acontecem - a pessoa a quem nos dirigimos não ostentar um pergaminho de comprovado ensino superior, nem por isso a palestra ficará interrompida. Não merecendo o título, irá incorporá-lo à coleção de seus dons inatos, guardados avaramente como os mistérios da Cabala.

Não nos cabe separar o joio do trigo - não somos peneiras de diplomas universitários, nem fita métrica de cultura. Partindo da premissa de que para a lavoura andar tão abandonada e os fazendeiros pedirem tanto auxílio ao governo, deve existir motivo ponderável, ao estudioso do sucesso todos são doutores, formados em ciências, tremendamente importantes para o progresso da Pátria.

Sábio conselho dava no cais, em Lisboa, o homem experimentado, ao filho que embarcava: "Escreve-me teu tio, que mais do que a beleza estonteante da baía de Guanabara, encanto natural que deve ser elogiado todas as horas do dia; mais do que o recurso do quilo de 850 gramas, é preciso cautela no Brasil, terra de 65 milhões de outores - menos tu, ó laparoto. Não t'isqueças disto!"

Ao recordarmos este episódio banal, queremos frizar: chame de doutor a toda a gente, doa a quem doer.

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269904 | fertelde | 04 fev 2011 18:41 | Em resposta a: #269808

Cara Maria Oom Oliveira Martins:

Já foi várias vezes abordado este assunto. Para ver as várias entradas sobre o uso do Dom Dona, intruduza "uso do Dom" em todas as salas--- topicos e pesquisar. Há varios topicos anteriores sobre esta matéria.

Cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269929 | aeiou2 | 04 fev 2011 22:29 | Em resposta a: #269904

Muito obrigada,mas não me lembro ou passou-me ao lado na altura.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269930 | jmacieira | 04 fev 2011 23:38 | Em resposta a: #269929

Olá Maria
Como vai?
Se me mandar o seu endereço de mail mando-lhe várias coisas sobre este assunto.
Na minha modesta opinião foi aqui tratado, várias vezes, mas mal.
Cumprimentos

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269943 | felpo | 05 fev 2011 03:34 | Em resposta a: #269864

Em lugar de fio (dental) deverá escrever-se e dizer-se fio dentário.
Em inglês é que se diz e escreve dental.

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269944 | felpo | 05 fev 2011 03:36 | Em resposta a: #269865

Tomara eles chegarem aos calcanhares dos portugueses. Não é o dinheiro que nobilita.

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#269962 | aeiou2 | 05 fev 2011 11:49 | Em resposta a: #269930

Olá João Macieira,

Muito obrigada pelo oferecimento.Pode enviar sff para mjoomarrrobanetcabopontopt.

Realmente do que li em tópicos antigos foi dita muito coisa mas de modo disperso.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#270345 | RAAL | 10 fev 2011 11:41 | Em resposta a: #269878

Olá Maria
Como sou um medíocre frequentador deste fórum onde já aprendi algumas coisas mas também li disparates de bradar aos céus só agora vi este tópico. Se quiseres mando-te por email cópia da Lei de 1611 que explicita de forma simples a jurisprudência nesta matéria.
abraço
RL

Resposta

Link directo:

RE: Uso de Dom

#270351 | aeiou2 | 10 fev 2011 13:00 | Em resposta a: #270345

Agradecia
Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 21:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen