Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#270689 | vania_viegas26 | 15 fev 2011 11:54

Caros confrades,

Alguém tem informações sobre este senhor? Apenas hoje consegui aceder a informação disponibilizada nas inquirições de Genere do ADB.

Era filho de Joaquim Evaristo Almeida e de Porcina Rosa Almeida. Era natural da freguesia de S. João de Rei, concelho da Póvoa de Lanhoso.

Era também conhecido por Padre João da Argainha.

Cumprimentos,

Vânia Duarte Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#270810 | arravalde | 17 fev 2011 16:03 | Em resposta a: #270689

Foi formado padre no Mosteiro de Santa Luzia em Viana do Castelo cumprimentos Jose da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#270902 | vania_viegas26 | 18 fev 2011 21:18 | Em resposta a: #270810

Caro José da Cunha,

agradeço desde já a informação. Este senhor padre é bisavô do meu marido. Aparatemente deixou alguma descendência em vários locais. Já agora, pode partilhar o local onde encontrou essa informação?

Cumprimentos,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#270938 | arravalde | 19 fev 2011 17:38 | Em resposta a: #270902

Ola Vania olhe foi simplesmente no mosteiro de Santa Luzia em Viana do Castelo de passage notei uma lista de padres formados naquele Mosteiro e estava la o nome deste padre teve interese em recordalo porque minha familia pertencia a esses Almeidas indiretamente e como sou natural das proximidades de Sao Joao de Rei mais interessado fiquei Cumprimentos Jose da Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#271199 | jpm2353 | 23 fev 2011 01:09 | Em resposta a: #270902

Caros confrades,

Existe uma casa em S. João de Rei, chamada Casa da Argainha, cujo nome já era conhecido no século XVI, assim talvez o Padre João Evangelista Almeida fosse natural dessa casa e Argainha não seja apelido, mas sim lugar de nascimento...

Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#271202 | vania_viegas26 | 23 fev 2011 09:27 | Em resposta a: #271199

Caro confrade João Magalhães,

Agradeço desde já a informação. A família do meu marido achava que "Argainha" era o local de onde ele seria. No entanto, quando pesquisei nas Inquirições de Genere, o nome que consta no processo é João Evangelista Almeida Argainha. No entanto, não deixamos de estranhar que os pais não tivessem esse apelido, mas sim Almeida. Quando me dirigir ao ADB espero esclarecer esse aspecto.

Vou pesquisar também a ver o que encontro da dita "Casa da Argainha". Fiquei curiosa.

Cumprimentos,

Vânia Viegas

Resposta

Link directo:

RE: Padre João Evangelista Almeida Argainha - Póvoa de Lanhoso

#271264 | vania_viegas26 | 24 fev 2011 11:10 | Em resposta a: #270938

Caro confrade José da Cunha e outros a quem possa interessar,

Há pouco cruzei-me com uma resposta sua a um outro tópico sobre uma família da Póvoa de Lanhoso e lembrei-me de lhe perguntar se tem muitos dados acerca de famílias da Póvoa de Lanhoso. As minhas pesquisas incidem especialmente nas freguesias de Ajude e Friande.

Infelizmente, ainda não me pude dirigir pessoalmente ao ADB para consultar os Paroquiais e os meus pedidos de ajuda para quem lá vai aqui no Geneall não tem sido lidos.

Escrevo-lhe na esperança que pudesse ter alguns dados acerca de:

- António Joaquim Santos. Exposto. Desconhece-se a freguesia de origem. Casou com Joaquina Rosa Pereira.

- Francisco Manuel Santos. Nasceu em Ajude em 1889. Casou com Paturnila de Jesus Sousa (natural de Goães, Amares, 1890-1974). Ficou isento no Serviço Militar. Faleceu em 1962.

___________________

- António José Gomes. Casou com Narcisa Rosa Sousa.

- Ana Joaquina Sousa. Nasceu em 1895, Friande. De um relacionamento com o padre João da Argainha teve um filho. Casou com Eduardo da Silva em 1923. Faleceu em 1979 em Friande.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 13:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen