Mordomia-Mór da Casa Real

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas

Mordomia-Mór da Casa Real

#271044 | João Mamed | 21 fev 2011 08:51

Caros amigos

Gostava de saber se alguém me pode dar as informações constantes no dito livro, no tomo 1, página 636, sobre:

- Franquelino António da Costa Borges Azevedo;
- Ciro António da Costa Borges Azevedo;
- Hermógenes Rafael da Costa Borges Azevedo;

e João da Costa Borges Azevedo, este penso que consta também na página 606.

Agradeço a V. atenção.

Cpts.

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271147 | jmacieira | 22 fev 2011 12:07 | Em resposta a: #271044

Senhor João Mamede

Respondendo ao seu pedido, aqui lhe envio os dados que pretende:

FRANQUELINO ANTÓNIO DA COSTA BORGES DE AZEVEDO, natural de Lisboa, filho do Dr. João da Costa Borges, Fidalgo Cavaleiro e Desembragador do Paço; neto do Dr. Miguel Lopes de Eiró e Azevedo.
Moço Fidalgo, (tomado de novo), com 1$000 reis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia, que pertence aos filhos dos Desembargadores do Paço. Em 11.10.1802 (fls. 10).

CIRO DA COSTA BORGES DE AZEVEDO, irmão do anterior, filho do Dr. João da Costa Borges, Fidalgo Cavaleiro e Desembargador do Paço; neto do Dr. Miguel Lopes de Eiró e Azevedo.
Fidalgo Capelão, por estar ordenado de Ordens Sacras, com 1$600 reis de moradia por mês, 1 alqueire de cevada por dia e 2$375 reis de vestiária por ano. Em 13.10.1802 (fls. 10 vº).

HERMÓGENES RAFAEL DA COSTA BORGES DE AZEVEDO, irmão dos anteriores, filho do Dr. João da Costa Borges, Fidalgo Cavaleiro e Desembargador do Paço; neto do Dr. Miguel Lopes de Eiró e Azevedo.
Moço Fidalgo, (tomado de novo), com 1$000 reis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia, que pertence aos filhos dos Desembargadores do Paço. Em 11.10.1802 (fls. 10 vº).

Com os meus cumprimentos e ao seu dispor

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271160 | João Mamed | 22 fev 2011 16:57 | Em resposta a: #271147

Exmo. Sr.
João de Mariz Sarmento Macieira

Agradeço imenso a sua atenção.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271240 | Seita | 23 fev 2011 21:25 | Em resposta a: #271147

Caro Confrade João de Mariz

Se não fosse muita maçada, poderia-me vêr o que diz sobre José Camilo de Lelis Vieira de Mendonça, pág.407.

Com os melhores cumprimentos

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271243 | jmacieira | 23 fev 2011 22:07 | Em resposta a: #271240

Caro Confrade

Com todo o gosto.

- JOSÉ MARIA CAMILO DE MENDONÇA, natural de Santarém, Comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição, filho de José Camilo de Lelis Vieira de Mendonça.
Fidalgo Cavaleiro (tomado de novo), com 1$600 reis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia. Em 03.01.1868 (fls. 97 vº - 98).

Aparece como Pai do citado na obra.
Penso tratar-se da mesma família donde surge o Viscondado de Abrigada, hoje na Família Gorjão Henriques.
Tenho também a impressão, não a certeza, que desta família descende o Engº Camilo de Mendonça, garnde obreiro da obra do Cachão (Mirandela) destruida pela revolução dos cravos.
Ainda estão, em Mirandela, descendentes do Engº Camilo de Mendonça. Sabe se se trata da mesma familia dos que procurou informações?

Com os meus melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271244 | jmacieira | 23 fev 2011 22:15 | Em resposta a: #271243

Caro Gonçalo Machado

O agraciado com o foro de Fidalgo cavaleiro é o 1º Visconde da Abrigada.

Nada tem a ver com o Engº Camilo de Mendonça. Engano meu por que dei conta consultando aqui no site.

Ao dispor

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271245 | Seita | 23 fev 2011 22:34 | Em resposta a: #271244

Caro João de Mariz

Muito obrigado pela sua resposta, mas por quem eu perguntava era por José Camilo de Lelis Vieira de Mendonça, pai do 1º Visconde da Abrigada, José Maria Camilo de Mendonça. Provavelmente só é mencionado o filho.

Cumprimentos

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271250 | jmacieira | 23 fev 2011 23:42 | Em resposta a: #271245

Caro Gonçalo Machado

É evidente que eu fui ao índice ver se haveria outra menção ao tal Senhor.

De facto não há e ele aparece, como pode verificar, por ser pai do outro.

No outro, como vê, faz-se menção que ele é Fidalgo Cavaleiro, tomado de novo, o que significa que não é Filho, nem neto de nenhum Fidalgo Cavaleiro, o que se chamava Filhamento. Ele é o primeiro, nesta família, presumo.

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#271285 | Seita | 24 fev 2011 19:50 | Em resposta a: #271250

Caro João Mariz

Muito Agradecido.

Melhores cumprimentos

Gonçalo Machado

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#340478 | Samuel C O Castro | 05 jan 2014 14:50 | Em resposta a: #271250

Prezado João de Mariz Sarmento Macieira,

Seria possível fazer-me o favor de verificar o que consta na obra deste tópico, sobre as seguintes pessoas:

Estevão Pereira de Castro - Tomo I, pg 120

Pedro Afonso Pereira de Castro - Tomo I, pg 135

Gonçalo Antônio Pereira de Castro - Tomo I, pg 349

Ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido pela especial gentileza.

Ótimo domingo e semana vindoura. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#340482 | Anachronico | 05 jan 2014 15:38 | Em resposta a: #340478

Caro Samuel de Castro,


Não serei o confrade João de Mariz Sarmento Macieira, mas como vi agora este seu pedido, aqui tem os dados:

Pag. 120:
"Estêvão Pereira de Castro, natural da freguesia de São Paio de Segude, termo de Valadares, filho de Pedro Afonso Pereira de Castro.
Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo, com 1$000 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia. Em 20.05.1757 (fls. 43 v.°).”

Pag. 135:
“José Manuel da Silva Leitão, natural da freguesia de São Paio de Segude, termo de Valadares, filho de Pedro Afonso Pereira de Castro.
Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo (tomado de novo), com 1$000 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, em atenção aos serviços que tem feito no Estado da Índia. Em 22.03.1758 (fls. 74 v.°).”

Pag. 348-349:
"Manuel António Pereira Pimenta de Castro, natural da freguesia de Nossa Senhora do Paço, termo de Arcos de Valdevez, filho de Manuel António Pereira de Castro, Fidalgo Cavaleiro; neto de Manuel Álvaro Pereira de Castro.
Fidalgo Cavaleiro, com 1$600 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 08.08.1781 (fls. 74).”

"Francisco António Pereira de Castro, irmão do anterior, natural da freguesia de Nossa Senhora do Paço, termo de Arcos de Valdevez, filho de Manuel António Pereira de Castro, Fidalgo Cavaleiro; neto de Manuel Álvaro Pereira de Castro.
Fidalgo Cavaleiro, com 1$600 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 08.08.1781 (fls. 74).”

"António Pereira Pimenta de Castro, irmão dos anteriores, natural da freguesia de Nossa Senhora do Paço, termo de Arcos de Valdevez, filho de Manuel António Pereira de Castro, Fidalgo Cavaleiro; neto de Manuel Álvaro Pereira de Castro.
Fidalgo Cavaleiro, com 1$600 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 08.08.1781 (fls. 74).”

"Gonçalo António Pereira de Castro, irmão dos anteriores, natural da freguesia de Nossa Senhora do Paço, termo de Arcos de Valdevez, filho de Manuel António Pereira de Castro, Fidalgo Cavaleiro; neto de Manuel Álvaro Pereira de Castro.
Fidalgo Cavaleiro, com 1$600 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, que por seu pai lhe pertence. Em 08.08.1781 (fls. 74).”

Investiguei ainda Manuel Álvaro Pereira de Castro, avô d’estes ultimos, mas este não se encontra mais nos dous tomos da obra.

Quanto aos ultimos, para não ter duvidas: os dados (moradia, datas, folio) são de facto em tudo identicos na obra.


Os melhores cumprimentos,
Anachronico

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#340487 | Samuel C O Castro | 05 jan 2014 17:44 | Em resposta a: #340482

Prezado Anachronico,

Muitíssimo obrigado pela coleta dos excelentes dados.

Peço considerar respondido meu pedido que lhe fiz aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=339799 , que por algum motivo passou-lhe despercebido.

Ótima semana vindoura. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#340490 | Samuel C O Castro | 05 jan 2014 18:01 | Em resposta a: #271250

Prezado João de Mariz Sarmento Macieira,

Quanto ao meu anterior pedido, peço desconsiderar, pois o colega Anachronico fez-me a especial gentileza e coletar os dados.

De qualquer forma, deixo o meu muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#340497 | jmacieira | 05 jan 2014 20:02 | Em resposta a: #340490

Caro Confrade Samuel de Castro
Faço os meus melhores cumprimentos e aproveito para lhe desejar um Bom Ano de 2014.

Estarei sempre ao seu dispor...

Renovo os meus cumprimentos e sou
Com amizade e estima

João Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Mordomia-Mór da Casa Real

#340522 | Samuel C O Castro | 06 jan 2014 16:17 | Em resposta a: #340497

Prezado João Macieira,

Agradeço pela disponibilidade e pelos votos, que retribuo, desejando a ti a a seus familiares um ANO NOVO repleto de ótimas realizações.

Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 19:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen