Família Costa em Guiães

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Família Costa em Guiães

#271379 | apa50 | 26 fev 2011 14:12

Prezados Senhores,
Há alguma informação sobre família Costa em Guiães?
Pelos meus conhecimentos eram lavradores e proprietários de terras cujo descendente Antonio da Costa (nascido em 07/../1877, filho de Joaquim da Costa) com a sua mulher Maria Emilia dos Santos (nascida em 11/04/1879, filha de Amelia dos Santos-provavelmente Varandas pelo casamento, falecida em 26/08/1923) e a filha deles Rosa dos Santos, emigraram para o Brasil no ano de l899 (ou 1890, a confirmar).
Agradeço a gentileza de qualquer atendimento e informo possuir correspondências vindas deste local, durante os anos de 1922 e 1923, que talvez tenham informações interessantes.
Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271422 | apa50 | 27 fev 2011 02:52 | Em resposta a: #271379

Prezados Senhores,
O meu interesse na informação solicitada no tópico acima, "Família Costa em Guiães", é na Certidão de Nascimento de Antonio da Costa e de Maria Emilia dos Santos, avós de meu esposo. Leio e acompanho este fórum desde que o descobri há algum tempo e muito aprendi com as pessoas (bondosas pessoas) que aqui atendem e sempre ensinam os caminhos.
Confesso, no entanto, que estou tendo dificuldades em localizar estas certidões motivo pelo qual venho solicitar, gentilmente, uma ajuda até mesmo remunerada.
Agradecida,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271444 | MCNN | 27 fev 2011 14:33 | Em resposta a: #271379

Cara Sónia

A avó de seu marido nasceu exactamente um ano antes do que afirma. Nasceu em 11/04/1878 na paróquia de Guiães, concelho de Vila Real

Pode consultar o registo de baptismo aqui: (registo nº 9)

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL10-001-016&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL10-001-016/PRTC0808D_ADVRL-PVRL10-001-Lv016_M_00006.jpg

Pode pedir cópia ou certidão deste assento ao Arquivo Distrital de Vila Real


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271490 | apa50 | 28 fev 2011 05:22 | Em resposta a: #271444

Prezado Sr. Mário César Navarro
Agradeço a sua atenção e tenho certeza que é consciente da alegria e satisfação que vem proporcionando å nós solicitantes deste fórum.
Informo que já providenciei o pedido desta certidão e, sem abusar de sua boa vontade, saberia me dizer o porque de eu não conseguir as pesquisas dentro do ADVR? A pesquisa online é aberta a todos?
Quanto a Antonio da Costa ainda não sei precisamente a freguesia e o mes de seu nascimento porque o documento que eu tenho contém rasuras nestes campos e ainda não recebi a cópia da Certidão de Registro de Estrangeiros que eu solicitei há alguns dias.
Tem alguma sugestão quanto a este caso?
A genealogia é um assunto fascinante! Pelos exemplos que tenho lido neste fórum estou muito motivada a iniciar a nossa árvore genealógica mas sei que não será fácil, em se tratando de nomes como: Costa, Santos, Pinho, Caetano, tão comuns!
Antes disso, o nosso objetivo é localizar e conhecer os nossos parentes portugueses.
Muito obrigada,
Abraços, Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271529 | MCNN | 28 fev 2011 19:30 | Em resposta a: #271490

Minha cara Sónia


No que diz respeito ao acesso às pesquisas online no Arquivo Distrital de Vila Real, esse acesso é livre e público.

Para aceder aos registos paroquiais já digitalizados, o melhor é aceder ao site do etombo (procure no google).

Esse site não contém os livros digitalizados. Contém, isso sim, o link directo para os livros já digitalizados e disponibilizados para consulta via internet nos diversos Arquivos Distritais em Portugal.

É muito mais fácil recorrer a esse site do que se "aventurar" dentro do site de cada Arquivo Distrital procurando o acesso aos respectivos livros. Muitas vezes, dar com o livro não é trivial.

Atenção que, no Arquivo Distrital de Vila Real, quando se tenta aceder a um determinado livro (através da "árvore" do lado esquerdo do ecran), surge à direita da página a descrição do livro. À frente do Código de Referência do livro surge sempre um ícone o qual, quando pressionar o rato sobre ele, abre um documento PDF com a descrição do livro. Porém, se o livro estiver digitalizado surge, à direita do ícone que anteriormente, referi um segundo ícone. É quando se pressiona com o rato sobre esse segundo ícone que se tem acesso ao livro digitalizado.

No que diz respeito ao avô do seu marido, uma sugestão que eu lhe poderei dar é procurar, no Brasil, outros assentos como, por exemplo:

Assento de óbito do avô do seu marido. Pode precisar melhor onde nasceu e a idade com que faleceu (o que permitirá saber em que ano nasceu),

Caso os avós do seu marido tenham tido mais filhos no Brasil, procure os respectivos assentos de baptismo. Esses assentos podem indicar de onde o avô do seu marido era natural.

Sabe onde e quando nasceu a filha de nome Rosa (não sei se se trata da mãe do seu marido ou se se trata de uma tia do seu marido) que foi com eles para o Brasil ? Se não sabe, quer o seu assento de casamento quer o seu assento de óbito poderão dar pistas preciosas.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271602 | apa50 | 01 mar 2011 21:29 | Em resposta a: #271529

Prezado Mário César Navarro

Estou muito agradecida pelas informações sobre o caminho que deve ser seguido. A filha Rosa trata-se de tia do meu marido e como o casal teve mais filhos no Brasil é pelos seus descendentes que vou iniciar a pesquisa. Obrigada pelas suas explicações tão didáticas! E, se me permitir, voltarei a solicitar orientações sempre que necessárias.
Este é o ramo paterno do meu marido e eu, como boa brasileira, também tenho meus ascendentes portugueses. Tenho um documento de uma bisavó (mãe de avó paterna) que era natural de Mira e sou neta de um portugues (pai de meu pai) que dizia ser natural de Lisboa.
Este meu avô dizia que veio sózinho, com 17 anos e que deixou lá a mãe e duas irmãs e talvez seja a pesquisa que dará mais trabalho.
Não tenho nenhum documento dele e tenho notícia de que nos documentos de seus filhos não constam muita coisa. Vou precisar contratar um profissional.
O acesso ao Nível Geneall Plus é para profissionais? Se posso fazer minha inscrição, este acesso vai dar-me mais informações? Ajuda-me em alguma coisa?
Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271680 | MCNN | 03 mar 2011 00:54 | Em resposta a: #271602

Olá Sónia

Sempre que precisar de ajuda pode sempre pedi-la. O problema é que, às vezes, não se consegue ajudar ...

No que diz respeito ao seu avô, uma vez que terá ido sozinho para o Brasil com 17 anos, isso quer dizer que tem uma ideia aproximada do ano em que ele foi para o Brasil.

Pode ser que na Torre do Tombo, onde está o Arquivo do Governo Civil de Lisboa, exista o pedido de passaporte dele.

Já agora, sabe o nome do pai, da mãe e das irmãs dele ?

E já procurou o assento de casamento dos seus avós ? Esse assento pode dizer algo mais sobre a sua naturalidade.

E confirme o que é referido no assento de baptismo dos filhos dele.

Desculpe este interrogatório, mas é só para a ajudar.

Finalmente, e no que diz respeito ao Nível Geneall Plus, ele possibilita-lhe o acesso a mais algumas informações, nomeadamente aos dados biográficos de algumas das pessoas que constam da base de dados, dá-lhe acesso aos mapas, dá-lhe acesso ao índice dos casamentos da cidade de Lisboa entre 1800 e 1850, etc, etc.

Se isso a vai ajudar em alguma coisa, sinceramente não lhe sei responder.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#271698 | apa50 | 03 mar 2011 13:47 | Em resposta a: #271680

Caro amigo Mário Sérgio Navarro

Estou encontrando muita solidariedade neste fórum e como não tenho habilidade e nem conhecimentos necessários para dar buscas nos arquivos, receio que as minhas solicitações de ajuda sejam abusivas. Estou envolvida emocionalmente neste processo, porisso, o seu interrogatório é bem vindo e tenho imenso prazer em procurar as respostas.
Estivemos em Portugal, a passeio, em três ocasiões. Na primeira, 2 dias em Lisboa, descobrimos deliciosamente que somos bem parecidos fisicamente. Na segunda, com mais tempo, visitamos várias cidades de norte a sul e tivemos o prazer de terminar as férias na Ilha da Madeira. A terceira foi uma passagem rápida por Lisboa.
Até então acreditava ser impossível algum contacto com familiares. Na descoberta deste site é que tomei conhecimento de portugueses e brasileiros interessados, ou na árvore genealógica, ou, no caso de brasileiros, na cidadania portuguesa. O meu envolvimento pode até levar á cidadania mas, como já disse, é essencialmente emocional.
Dizem que "com o avanço da idade surgem fortalecidas as lembranças da infância". Na casa de meu avô paterno as crianças ouviam o fado e dançavam o vira. Hoje, talvez, não seja esse o cenário do Portugal moderno mas é o elo de minha identificação.
Tenho o desejo de encontrar estas famílias e, atualmente aposentada e com as filhas já encaminhadas, tenho o tempo que for preciso.
Desculpe se fui longa demais e com história, talvez, não interessante.
O momento é de procura de documentos e interrogação junto aos parentes daqui e, após a nossa viagem de descanso nos feriados carnavalescos, entrarei em "campo de pesquisas" para trazer o máximo de informações. Até breve.
Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#272607 | apa50 | 15 mar 2011 22:28 | Em resposta a: #271698

Prezado Mário Sérgio Navarro

Há Registos disponíveis Online de Lamego?

Obrigada pela atenção,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#272612 | MCNN | 15 mar 2011 22:54 | Em resposta a: #272607

Olá Sónia

Não há ainda registos disponíveis online de Lamego.

O concelho de Lamego faz parte do Distrito de Viseu, e o Arquivo Distrital de Viseu ainda não disponibilizou quaisquer registos para consulta online.

Queria no entanto alertá-la para o facto de que os livros paroquiais de Lamego estão repartidos pelo Arquivo Distrital de Viseu e pela Câmara Eclesiástica de Lamego.

Assim sendo, enquanto que os livros que estão à guarda do Arquivo Distrital de Viseu concerteza que serão, mais tarde ou mais cedo, disponibilizados para consulta online, o mesmo creio que não se poderá dizer no que diz respeito aos livros que estão à guarda da Câmara Eclesiástica de Lamego.

Esses livros que estão na Câmara Eclesiástica de Lamego podem ser consultados no local pelos interessados, mas creio que não fazem buscas a pedido.

Eu próprio já me desloquei duas vezes a Lamego a fim de consultar livros paroquiais,

Enfim, dependendo da paróquia de Lamego que lhe interesse, e das datas em questão, os livros que lhe interessarão podem estar num destes dois locais.

Sabe qual é a paróquia que lhe interessa? Sabe qual é o período de anos que lhe interessa ?

Boa sorte

Mário César Navarro

PS - Eu não me chamo Mário Sérgio, mas sim Mário César

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#272688 | apa50 | 17 mar 2011 01:50 | Em resposta a: #272612

Caro Mário César Navarro

Estou muito aborrecida por cometer este engano com o seu nome, porisso, peço que me perdoe. Eu não tenho este direito.
A minha pergunta sobre Lamego, por ora, é apenas curiosidade visto que ainda não tenho informações detalhadas.
Esclareço: trata-se do casal Antonio da Costa/Maria Emilia dos Santos (Varandas). Consegui a Certidão de Batismo de uma de suas filhas, Maria Amélia, nascida aqui no Brasil, onde consta que eles se casaram em Lamego/Portugal.
Não estou conseguindo informações sobre Antonio da Costa mesmo tendo as cartas enviadas pelo seu pai Joaquim da Costa que por volta do ano de 1922 residia em Guiães. Então, achei que Lamego seria uma pista interessante.
Os descendentes de Maria Amélia parecem saber mais sobre os "Cravo Roxo" com quem ela foi casada. Aliás, família "Cravo Roxo" vai ser outro tópico!
Apesar de considerar Lamego uma pista interessante estou ciente das dificuldades nas pesquisas. Infelizmente ainda não sei qual é a paróquia e nem sei calcular o período de anos mais prováveis. Aceito sugestões.
A família é numerosa, residem em várias localidades e como não mantenho contacto direto com eles tudo se torna mais vagaroso.
Agradeço imensamente a sua atenção e mais uma vez peço que me perdoe pelo engano com o seu nome.
Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#272717 | MCNN | 17 mar 2011 17:11 | Em resposta a: #272688

Olá Sónia

Não se preocupe tanto por ter trocado o meu nome, isso não tem importância nenhuma.

Quando lhe falei na localização dos assentos de Lamego, estava a referir-me a assentos mais antigos.

O assento de casamento que descreve, que aparenta ter sido já no século XX,, poderá ainda estar na Conservatória do Registo Civil de Lamego.

O facto do casamento ter-se realizado em Lamego não implica necessariamente que eles fossem de lá. Provavelmente apenas um deles (a noiva) seria de Lamego. Ou talvez nenhum deles fosse de Lamego.

Já agora, queria fazer-lhe algumas perguntas:

Sabe (ou tem una ideia aproximada) do ano em que se realizou o casamento em Lamego ?

O assento de baptismo de Maria Amélia menciona o nome dos avós dela ? E não diz nada sobre a naturalidade dos pais ?

Já agora, qual a data de nascimento de Maria Amélia ? Onde é que ela nasceu ?

Chegou a pesquisar/consultar o assento de óbito dos pais de Maria Amélia (António da Costa e de Maria Emília) ? Esses assentos podem conter informações importantes (idade, naturalidade, nome dos pais, etc). Sabe ao menos onde e quando eles faleceram ?

Sabe em que ano o casal António da Costa / Maria Emília viajou para o Brasil ?

Fico à espera de notícias suas.

Boa sorte

Mário Navarro


PS - A família "Cravo Roxo" é de Mira, não é ? Digo isso porque em Mira existiram (e creio que ainda existem) vários Cravo Roxo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#273672 | apa50 | 31 mar 2011 04:19 | Em resposta a: #272717

Prezado Mário César Navarro

Quero compartilhar a alegria que estou sentindo por receber hoje, do Arquivo Distrital de Vila Real, a Certidão Narrativa de Nascimento de Maria Emília dos Santos. Alegria esta que seria impossível sem a sua colaboração.
Muito Obrigada.

Ainda não posso responder a todas as suas perguntas mas tenho algumas notícias:

-No assento de Maria Amélia não consta o nome dos avós mas sei que o avô paterno era Joaquim da Costa e a avó materna era Amélia dos Santos Varandas. Consta que os pais, Antonio da Costa e Maria Emilia dos Santos, eram naturais de Portugal e casados em Lamego. Maria Amélia nasceu em 24/03/1917 (batismo em 07/04/1917) em Pitangueiras, estado de São Paulo, Brasil. Há o averbamento de seu matrimonio com Olimpio Ribeiro Cravo Roxo em 22/09/1934 na Paróquia de Viradouro/SP, Brasil. Aqui respondo a sua pergunta: esta família "Cravo Roxo" é sim de Mira.

-Localizei o assento de matrimonio de Rosa da Conceição, filha do casal Antonio/Maria Emilia, que veio junto com eles para o Brasil. Este casamento foi aos 27/09/1919, com Manoel dos Santos Custódio, natural de Portugal, realizado em Pitangueiras/SP, Brasil. Consta que ela tinha 20 anos e era natural de Portugal.

-Sei, também, de Mathilde nascida em 09/07/1911 e Dionisio nascido provavelmente em 1921. Ambos em Pitangueiras/SP, Brasil. Apenas isso.

-Antonio da Costa e Maria Emilia dos Santos faleceram aqui no Brasil. Ele em 1952 e ela em 1962. Logo receberei, de uma cunhada, a Certidão de Óbito de Maria Emilia mas a de Antonio da Costa ainda não consegui.

Espero que na Certidão de Óbito de Antonio da Costa conste o local de seu nascimento, não apenas "Portugal" como venho encontrando nos demais documentos. Como esta tem sido uma importante incógnita gostaria de fazer um comentário, com sua permissão e já desculpando-me pela ousadia.

É o seguinte: tenho o original da Certidão do Registro de Estrangeiro de Maria Emilia dos Santos e este documento está rasgado e com emendas com fita adesiva. Nele consigo ler, com precisão, "casada com Antonio da Costa, de nacionalidade Portuguesa" mas o parágrafo seguinte, na dobra do papel e com fita adesiva leio apenas "nascido aos 7-..-1877....................lha Alta (Portugal)".

Em pesquisa, por curiosidade, encontrei:

1-Covilhã-Município de Beira Alta, que me reporta á "........lha (de Covilhã) Alta (de Beira Alta)"
2-A província de Beira Alta, em 1832, era constituida pelas comarcas de Viseu, Lamego e Trancoso. Aqui lembrando que Lamego é o local de casamento de Antonio da Costa que consta no assento de Batismo de sua filha Maria Amélia.

Apesar das dificuldades espero, em breve, ter noticias mais esclarecedoras para que eu possa continuar merecendo a sua colaboração.

Abraços,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#273745 | MCNN | 01 abr 2011 01:16 | Em resposta a: #273672

Cara Sónia

Em primeiro lugar queria pedir-lhe desculpa por, numa minha mensagem anterior sobre o casamento em Lamego, ter aventado a hipótese de que eventualmente a noiva fosse de Lamego. Claro que não era de Lamego, era de Guiães.

O que levanta a hipótese de eventualmente António Costa de ser Lamego. Mas, se for esse o caso, não deixa de ser curioso que, em 1922 e 1923, Joaquim da Costa (pai de António da Costa) vivesse precisamente na terra onde tinha nascido a nora. De todas as formas, eu procurei o assento de baptismo de António da Costa em Guiães e não o encontrei.

Quanto à data em que terão emigrado, a Sónia na sua primeira mensagem levantou a hipótese de ter sido em 1890 ou 1899.

Claro está que não deve ter sido com toda a certeza em 1890, pois quer António da Costa quer Maria Emília dos Santos seriam demasiado novos para estarem casados e já com uma filha.

Aliás, pelo que afirma nesta sua última mensagem, Rosa da Conceição deve ter nascido em 1898 ou 1899, pelo que a hipótese de eles terem emigrado em 1899 será de considerar.

Mais a mais que se trata de um casal que teve vários filhos durante muitos anos, o que quer dizer que, tendo ido para o Brasil só como uma filha (Rosa), essa deve ter sido a única filha que tiveram em Portugal e eles devem ter ido para o Brasil pouco depois do nascimento dessa filha.

De qualquer forma, onde obteve essa informação que eles terão ido para o Brasil em 1899 ?

Uma vez que forneceu as datas e locais de nascimento onde nasceram dois dos filhos deste casal (Maria Amélia e Mathilde), consegui localizar no site dos Mormons os respectivos assentos de baptismo.

Se o assento de baptismo de Maria Amélia diz pouco, o de Mathilde diz ainda menos. Nem sequer menciona o local onde eles casaram. É uma pena que alguns assentos tenham tão pouca informação, Eu, pessoalmente, já passei por isso com o assento de baptismo da minha avó paterna que nasceu em São Paulo, em que a única coisa que dizia sobre os pais é que ele era português e ela era espanhola. Só consegui descobrir em que local de Espanha a minha trisavó tinha nascido graças à sua certidão de óbito em Lisboa

Em conclusão, as melhores pistas para encontrar o local de nascimento de António da Costa são:

a) O seu assento de óbito

No que diz respeito ao assento de óbito, esperemos que a Sónia o consiga encontrar

b) O seu pedido de passaporte

O problema é que não se sabe onde é que foi pedido o passaporte. Não deve ter sido no Governo Civil Vila Real, pois nesse caso devia poder-se encontrá-lo no site do Arquivo Distrital de Vila Real. Eventualmente terá sido no Governo Civil de Viseu, mas não há certeza nenhuma nisso.

c) O assento do seu casamento com Maria Emília

Esta parece-me ser uma boa possibilidade para encontrar o que pretende. Atendendo à idade dos noivos, eles devem ter casado entre 1894 e 1899. Partindo do princípio que eles casaram em Lamego, o problema maior é que se desconhece a paróquia onde casaram. De acordo com o inventário do site do Arquivo Distrital de Viseu, os livros para esse período ainda não estão lá, pelo que os casamentos para o período estimado ainda devem estar na Conservatória do Registo Civil de Lamego. De qualquer forma, eu vou tentar saber onde estão esses livros. Mas, mesmo sabendo onde estão os livros, o problema mantém-se, não se sabe em que paróquia eles terão casado.

d) O assento de baptismo da sua filha Rosa da Conceição / Assento de óbito de Rosa da Conceição

Esta parece-me ser outra boa possibilidade, pois pode conter a informação de onde nasceu António da Costa. O problema é que não se sabe onde Rosa da Conceição nasceu. Mas talvez o seu assento de óbito tenha essa informação. Sabe quando e onde é que ela faleceu ? Se a Sónia o conseguisse encontrar, isso poderia ajudar à busca.

Entretanto, eu vou tentar saber onde param os paroquiais de casamento do concelho de Lamego para a altura estimada do casamento. Quando souber qualquer coisa, eu depois informo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#274214 | apa50 | 08 abr 2011 01:16 | Em resposta a: #273745

Prezado Mário,

Se o meu objetivo maior é saber local de nascimento de Antonio Costa posso dizer que não avancei muito mas ando satisfeita com o que eu tenho encontrado no site do ADVR. Neste site tenho algumas dificuldades e se o Mário puder me ajudar eu agradeço.

1-Não consigo fazer buscas nos livros de Guiães porque a conexão não se mantem. Leio 2 ou 3 folhas, cai em "erro" e não mais os visualizo. Sabe informar se esta dificuldade é comum? Eu uso o site Etombo e mantenho as atualizações de software. Fico triste porque já percebi que com estes livros eu consigo formar a família de Maria Emilia dos Santos, por ex: apelidos Varandas, Real, Nunes, Lindo, Monteiro, são todos parentes.

2-Neste mesmo site, ADVR, na busca por documentação (Pesquisa Simples-Toda a base) consegui dados nas meras indicações de Processos Judiciais e até confirmei relação de casais nos Processos de Inventário Obrigatório. Sabe informar se, pelo Código de Referência, eu acesso estes documentos que estão em PDF? E como devo fazer?

Agradeço qualquer orientação a respeito destas questões e não me aborrecerei se não puder ajudar.

De sua última mensagem devo dizer que acredito Antonio Costa ser de Lamego e que a informação de aí ter-se casado é equivocada. O casamento deve ter sido em Guiães já que toda a família da noiva era de lá. A boa notícia é
que já sei o ano que ele faleceu, 1952 em Pitangueiras, e já vou solicitar a Certidão de Óbito.

A data de emigração do casal eu encontrei na Certidão do Registro de Estrangeiros de Maria Emilia. Não informei o ano exato por estar um pouco apagado. Logo depois, com a ajuda de minha filha, pude ver exatamente que era o ano de 1899. Quanto a pensar que podia ser 1890 é comportamento de quem está começando a lidar com este assunto e dei boas risadas com a sua explicação!

Neste documento consta que desembarcaram em outubro de 1899 no porto de Santos da embarcação Cordoba mas a certidão por mim solicitada junto ao Arquivo Nacional informa que Antonio da Costa e Família não constam da lista de passageiros deste vapor que entrou no porto de Santos em outubro de 1899. Não sei o que pensar!?

Estou aguardando a Certidão de Imigração que eu solicitei ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O assento de batismo de Rosa da Conceição deve estar em Guiães. Acredito muito nisto. O seu óbito deve ter sido em São Paulo, onde moram os seus filhos e netos e que, por estarem distantes, eu ainda não os localizei pra ter uma conversa.

Antes de terminar preciso fazer uma correção: o pai de Antonio da Costa era Francisco da Costa e não quem eu informei há algumas mensagens. Também achei curioso que ele vivesse na terra onde tinha nascido a nora. Numa carta de Guiães datada de 30 de agosto de 1920 ele diz que está sendo cuidado por sua filha Margarida da Costa Ribeiro (irmã de Antonio da Costa) o que significa que ela também morava em Guiães.

Meus agradecimentos,
Sonia

PS. Não posso deixar de comentar que o jornal do qual sou assinante noticiou, no Caderno de Turismo da última terça-feira, os roteiros do interior de Portugal e, no Caderno Paladar (de culinária) de hoje, quinta-feira, o famoso queijo cremoso da Serra da Estrela com reportagens em Celorico da Beira. Considero um incentivo para confirmar o que eu já pretendia: próxima viagem será retorno a Portugal!

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#274254 | MCNN | 09 abr 2011 00:54 | Em resposta a: #274214

Olá Sónia


Sobre o problema das falhas de conexão que teve no site do Arquivo Distrital de Vila Real, isso é algo que, por vezes, também me acontece. O melhor remédio é tentar no dia seguinte, e esperar que esses problemas se tenham atenuado.

No que diz respeito à documentação que tem encontrado no site do Arquivo Distrital de Vila Real, a experiência que eu tenho é de que podemos ter acesso a essa documentação.

Por exemplo, conheço uma pessoa que, a partir do Brasil, solicitou (creio que por mail) ao Arquivo Distrital de Vila Real cópia de um Processo de Inventário, fornecendo ao Arquivo a respectiva referência.

O Arquivo respondeu-lhe por mail, informando-a do valor que teria de desembolsar e, após o pagamento, o Arquivo remeteu-lhe por correio para a sua morada no Brasil a cópia do processo solicitado. Correu tudo bem. O valor era perfeitamente aceitável, consubstanciando-se no custo das cópias mais os portes de envio. Claro está que, quanto maior for o processo, maior será o valor a pagar.

No que diz respeito ao local do casamento, eu inclino-me mais para que tenha sido em Lamego, pois não encontro razão alguma que justifique o eventual lapso do pároco no assento de baptismo no Brasil da filha do casal. É claro que não tenho a certeza, e o pároco pode ter-se enganado. Mas tratando-se de um assento em que apenas uma localidade é referida (a do casamento), e em que não são referidas as localidades de onde eram naturais quer o pai quer a mãe da criança, a probabilidade de haver uma troca reduz-se substancialmente.

Infelizmente, para as datas previsíveis quer para o casamento quer para o nascimento da filha Rosa da Conceição, os registos de Guiães estão bastante incompletos.

De qualquer forma, creio que o melhor será esperar pelo que eventualmente será mencionado no assento de óbito de António da Costa.

Caso esse assento não revele onde António da Costa nasceu, a alternativa passa por encontrar o assento do seu casamento.

Existe uma outra alternativa, que se revelou nesta sua última mensagem, que passa por procurar o assento de casamento da irmã de António da Costa ou o assento de baptismo de filhos que ela tenha tido, pois se esses assentos indicarem donde era natural a irmã de António da Costa isso constituirá uma boa pista, pois provavelmente António da Costa era natural do mesmo local.

Uma coisa que me intriga é que, aparentemente, os passaportes de António da Costa, mulher e filha não terão sido pedidos em Vila Real, uma vez que não constam do site do Arquivo Distrital de Vila Real.

Por outro lado, o facto de no CEPESE não se conseguir encontrar esses passaportes indicia que, eventualmente, esses passaportes não terão sido pedidos nalguns outros Arquivos da Zona Norte de Portugal que costumam constar na base de dados do CEPESE (Porto, Viseu, Aveiro, etc).

Onde terão eles pedido os seus passaportes ? Esse é outro mistério.

Abraços

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#275908 | apa50 | 07 mai 2011 01:57 | Em resposta a: #274254

Prezado Mário César Navarro

Lembrando que eu estou na busca do assento de Baptismo de Antonio da Costa.

Tenho a Certidão de Óbito de Antonio da Costa e nela consta: faleceu em Pitangueiras/SP no dia 10/02/1952, com 75 anos de idade, natural de Velha Alta/Portugal, filho de Francisco da Costa e Maria Ribeiro. Era casado, em Portugal, com Maria Emilia dos Santos.

Onde se localiza (ou localizava) Velha Alta? Confesso que pesquisei muito e não encontrei informações a respeito desse lugar.

Quanto ao casamento da irmã de Antonio da Costa, Margarida da Costa Ribeiro com Luiz Ferreira Real, eu tenho a informação de que foi realizado em dezembro de 1919. Esta informação consta em uma daquelas cartas que eu tenho e que já comentei aqui.

Penso que este casamento foi realizado em Guiães porque nesta data o pai de Antonio da Costa e esta sua irmã já residiam lá e também porque na leitura dos livros de registros eu tenho visto que o apelido Real é uma constante e todos, diz-se nos assentos, são naturais e não apenas residentes de Guiães.

Quanto a filhos ainda não sei se os tiveram.

Caro Mário César, graças àquele assento de Baptismo de Maria Emilia dos Santos consegui avançar até o 5º casal de avós de meu marido e estou muito contente.

Igualmente contente estou com as buscas referentes à minha bisavó Conceição dos Santos. Com a ajuda do Jorge Santos foram localizados os documentos da solicitação do passaporte dela e isso permitiu-me chegar até o 4º casal de avós meus.

Mário sabe que tenho recebido uma enorme ajuda de Jorge Santos?

Voltando ao Antonio da Costa, encontrei no site do CEPESE, o Id 169236-Antonio da Costa, sem indicações de naturalidade, pai e mãe, e, na pesquisa de Acompanhantes, o Id 24397-Maria Emilia dos Santos, mulher.

Qual a sua opinião a respeito de solicitar mais informações ao CEPESE?

Abraços, e agradecimentos,
Sonia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa em Guiães

#276077 | MCNN | 09 mai 2011 21:40 | Em resposta a: #275908

Cara Sónia

No que diz respeito ao assento de óbito de António da Costa, ele vem reforçar a ideia que de facto nasceu em 1877.

Mas quanto ao local de que era natural é que não se teve grande progresso.

Eu pessoalmente não conheço nenhuma localidade em Portugal com o nome de Velha Alta. Não será Beira Alta ? Se for Beira Alta, trata-se de uma província de Portugal.

De qualquer maneira, se não levar a mal eu gostaria de ver esse assento, porque mais um par de olhos a ler pode trazer novas pistas. Assim, se puder digitalizar esse documento e enviá-lo por mail para

marioc.navarro@gmail.com

talvez eu possa ajudar melhor a interpretar esse local.

No que diz respeito à irmã de António da Costa, tanto quanto eu consegui verificar por pesquisa no site do Arquivo Distrital de Vila Real, ela estabeleceu-se na paróquia de São Martinho de Anta, Concelho de Sabrosa.

Essa paróquia faz fronteira com a paróquia de Guiães.

Ela teve pelo menos um filho em 1928, de nome José Daniel Ferreira Real, que ao que parece foi padre.

Em 1947, tanto ela como o marido fizeram um testamento, e o marido terá falecido em 1964.

Com base nos elementos que consegui apurar no site do Arquivo Distrital de Vila Real, pedi já cópias do assento de nascimento do filho e do assento de óbito do marido à Conservatória do Registo Civil de Sabrosa, pois podem fornecer pistas importantes. Lá para o final da semana dar-lhe-ei notícias.

No que diz respeito à informação que refere do CEPESE, como deve calcular não existe a certeza de que essas pessoas correspondam, de facto, às que procura. Tanto podem ser elas como não.

A informação adicional que o CEPESE lhe irá fornecer será, em princípio, a data em que esses pedidos de passaporte foram feitos e onde é que foram feitos. Presumo que esses passaportes terão sido pedidos em Viseu. No que diz respeito à Maria Emília, o CEPESE deve ainda dizer-lhe quem é que ela acompanhava.

O que a Sónia poderá fazer, depois de receber essa informação do CEPESE, é contactar o Arquivo Distrital respectivo e pedir-lhes para procurarem os processos individuais de pedido de passaporte para essas pessoas nas datas indicadas, os quais talvez contenham informação adicional relevante.

Mas, se fosse a si, eu esperava primeiro pelas informações que podem eventualmente conter os assentos que eu pedi à Conservatória do Registo Civil de Sabrosa. Com um bocado de sorte, talvez elas permitam deslindar onde nasceu a irmã de António da Costa.

Finalmente, uma última palavra para aquilo que referiu do amigo Jorge Santos. Não é nada que eu estranhe, pois nunca vi ninguém tão solícito, abnegado e entusiástico a ajudar os outros neste fórum como o nosso amigo Jorge Santos.


Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364683 | telmap | 29 dez 2015 05:39 | Em resposta a: #271379

Boa noite, em especial ao Sr.Mario Navarro e Sonia.

Estou tentando encontrar o certificado de batismo de minha avó, Rosa da Costa, e em minhas buscas encontrei esta troca de mensagens.

Sonia, não consegui lhe identificar porem pelas informações que postou, provavelmente dever ser casada com algum membro da familia dos Santos Custodio.

Por favor me informe , se houve progresso em suas pesquisas e se conseguiu localizar a CN da Sra.. Rosa, este documento me faz falta para completar minha documentação.
Entre em contato, poderemos trocar informaçoes.
Grata e no aguardo!

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364694 | MCNN | 29 dez 2015 11:46 | Em resposta a: #364683

Bom dia Telma

Tem a certeza que se trata da mesma Rosa da Costa que eu e a Sónia procurámos ? Sua avó também era de Guiães ? Sabe o nome dos pais de sua avó, quando ela nasceu, de onde era natural, quando foi para o Brasil, etc. ?

Se colocar aqui mais alguma informação quem sabe, mesmo que a sua avó não seja a mesma Rosa da Costa que eu e a Sónia procurámos, se não a poderemos ajudar ?

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães- rosa da costa

#364709 | telmap | 29 dez 2015 21:06 | Em resposta a: #364694

Obrigada pela rápida resposta!

Boa tarde! agradeço e muito o conteúdo que li nas mensagens trocadas no Forum.

Coloquei para buscar em meu computador Familia da Costa Guiães e o Google me trouxe a este endereço.


A historia corresponde ao de minha avó materna Rosa da Costa, ou Rosa da Conceição da Costa e a Sonia deve ser filha de algum tio-avô, muito próxima.

Confesso que necessito de ajuda para encontrar o certificado de batismo de minha avó pois é a unica documentaçao que me falta!


Serei objetiva e tentarei compactar o resumo dos fragmentos de historia herdamos :

Sra. Rosa da Costa ou Rosa da Conceição, nasceu em 25 janeiro de 1900, em Santa Maria de Guiaes, Vila Real, sendo filha de Maria Emilia da Costa e Antonio da Costa e neta de Amelia da Costa Varandas com pai desconhecido

Temos a informação que vieram para o Brasil em 1905, entrando por Santos, navio Mala real
Sr.Antonio da Costa veio contratado para ser professor porem na chegada houve algum desencontro e a familia acabou indo para trabalhar na lavoura na cidade de Ibitiuva- Pitangueiras.


DOCUMENTOS:
Amélia do Santos Varandas .sabemos que é de Guiães

Maria Emilia > temos o assento do batismo, Guiães e o numero do ID do passaporte ( irei procurar)

Antonio da Costa > temos o numero do ID passaporte ( irei procurar)
FALTA ACHAR CERTIDAO DE CASAMENTO

ROSA DA COSTA
- FALTA ACHAR REGISTRO DE BATISMO,
- o livro de 1900 da Guiães me foi informado que está perdido ou queimado
- verifiquei que não consta na relação dos livros dos batismo relacionados no site etombo.pt - possuo o Registro de Estrangeiro ( No arquivo Nacional não consta os documentos apresentados)
- Certidao de casamento de inteiro teor ( Pitangueiras)

Na pesquisa do Museu do Imigrante em SP, não foi encontrado o desembarque da família de Antonio da Costa , inclusive não acusam a chegada do navio da cia Mala real em dez1905.

Nesta semana, pretendo pesquisar nos livros de casamentos de Lamego, para verificar se encontro algum ponto de referencia para chegar na documentacao de Antonio da Costa
Enfim, agradeço sua atenção e qualquer indicação que possa orientar

Desculpe se me prolonguei, mas fiquei empolgada após a leiitura do forum!
Boa noite!
Telma Pelizaro

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364726 | MCNN | 30 dez 2015 19:59 | Em resposta a: #364709

Boa noite Telma


De facto parece que estamos a falar das mesmas pessoas.

Tal como está descrito neste tópico, quem é familiar direto dessas pessoas é o marido da minha amiga Sónia. Assim, ele é neto do casal António da Costa e de Maria Emília dos Santos.

Quanto a António da Costa, posso desde já esclarecê-la que ele nasceu na freguesia de Penajoia, concelho de Lamego, distrito de Viseu em 05/09/1874.

Agora o batismo de sua avó Rosa, infelizmente nunca o chegámos a encontrar ...

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364758 | telmap | 01 jan 2016 21:48 | Em resposta a: #271379

Com certeza comecei o ano com um grande presente!
Agradeço muito a informaçao sobre Antonio da Costa, irei utiliza-la como base para continuar minha pesquisa, preciso encontrar a CN da Rosa ou comprovar que esta perdida, pois sem este documento não consigo fazer a transcrição do casamento em Portugal.

Muitíssimo obrigada!
Que a alegria com que iniciei 2016 perdure durante todos os próximos meses!!!

Com certeza o marido da Sra. Sonia dever ser primo-irmão de minha mãe.
A família da Sra, Rosa mudou-se para a cidade de Santo André por volta de 1940, aonde todos os seis filhos constituiram suas famílias.
Muito obrigada, quando tiver alguma informação nova irei notifica-los
Feliz 2016

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364770 | apa50 | 03 jan 2016 03:20 | Em resposta a: #271379

Olá Telma!
Fiquei contente com o seu contato e espero trocar muitas informações.
O meu marido é neto de Antonio da Costa e Maria Emilia dos Santos. Ele é filho do Alvaro, irmão de sua avó Rosa.
Confirmo o que o meu amigo Mário escreveu sobre a Rosa da Conceição.
Estou no estudo desta família há pelos menos 5 anos e ainda tenho muita coisa para descobrir.
Gostaria de saber se vc tem a Certidão de Óbito de Rosa da Conceição, ou, a data e local do seu falecimento.
Este documento talvez tenha informações importantes para a continuação dos meus estudos.
Vc é filha de Elder e Adolpho?
Abraços, Sonia

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364781 | telmap | 03 jan 2016 23:23 | Em resposta a: #364770

Boa noite! Sonia obrigada pelo contato, temos muitas informações para trocar.

Seu marido é primo-irmão de minha mãe Elder ( geração 1930)

Segue meu email telmapelizaro@gmail.com, fico no aguardo de seu contato!( e do Sr. Mário também)

Minha avó Rosa faleceu em 1990,em Santo André, possuo o atestado de obito , a certidão de casamento (1919) seu Registro de Estrangeiro no Brasil.

Além da certidao de batismo de minha avó que procuro há vários anos, também não localizei o desembarque da Familia Costa no Brasil, voce tem este documento?

Agradeço e muito a voce, Sonia e ao Sr. Mário por responderem e me darem alguma esperança de conseguir encontrar este documento.

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364807 | telmap | 05 jan 2016 00:26 | Em resposta a: #271379

Sr. Mario, boa noite!

Agradeço a atenção as mensagens postadas, já li e reli as respostas deste ítem várias vezes e a cada leitura novas opções se abrem.....

Abusando de seu conhecimento, peço que me oriente se existe um documento que oficialize o extravio de um livro, pergunta esta com base em dois fatores de informação:

- desde 1998, em umas tres viagens, um amigo português ( irmão de coração) esteve cidade de Guiães para consultar o livro e a inforrmação que lhe passaram inicialmente que o livro estava perdido, em arquivos desorganizados, em outra oportunidade que possivelmente havia sido queimado etc...
Nesta semana verifiquei que no site etombo não consta o livro de batismo de 1900, entrei em vários livros com datas próximas e nada localizei referente ao ano de 1900.( ano provavel do nascimento de minha avó Rosa da Costa 25 janeiro de 1900).

Esta situação me daria elementos para cessar esta busca inglória e começar a focar outras certidões .

Como sempre, só tenho a agradecer a sua atenção!

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#364819 | MCNN | 05 jan 2016 12:31 | Em resposta a: #364807

Bom dia Telma

Tente saber junto do Arquivo Distrital de Vila Real sobre se existe ou não o livro de duplicados de batismos de Guiães para 1900. Eu penso que também se terá perdido, mas não perde nada em perguntar. Caso não o tenham, tente também obter essa informação junto do Arquivo Diocesano de Vila Real.

Agora, sobre o que fazer em termos do processo de cidadania no caso dos livros paroquiais se terem perdido definitivamente, isso eu não tenho ideia alguma.

Para tentar saber o que se pode fazer nessa situação, eventualmente o melhor será contactar a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#366600 | telmap | 28 fev 2016 00:23 | Em resposta a: #271379

Boa noite, Mário

Novamente lhe agradeço por suas orientações, eu e Sônia estamos em contato constante e vamos trocando informações sobre nossas pesquisas.
Sônia possui um rico material e me tem informado dados de minha família totalmente desconhecidos e inéditos.

Continuamos na busca do batismo de minha avó, tive respostas recentes do Arquivo Distrital informando que não receberam o livro de 1900 , e da Conservatória também informando que o livro não foi enviado pela Diocese. Encontro dificuldade para consultar a Diocese, pois só consta telefone e não há endereço de email, em breve deverei usar este caminho.

Consultando a documentação do tompo.pt, verifique que os livros de batismo, casamento e óbito de 1900 de Guiães não fazem parte dos livros disponibilizados.
Há a hipotese (remota) que estes livres estejam arquviados erroneamente ou então perdidos, considere que minha busca começou em 2000 e já haviam me colocado esta hipótese.
Prossigo em sua busca!
Grata pela atenção!

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#366610 | pachancho | 28 fev 2016 19:48 | Em resposta a: #366600

Boa tarde Telma,

já entrou em contacto com o Padre da Igreja Paroquial de Guiães? Pode ter a sorte de haver duplicado do livro e este estar na Igreja Paroquial.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#366999 | telmap | 14 mar 2016 20:07 | Em resposta a: #366610

Obrigada pela orientação
Atualmente o unico contato que falta para atualizar é com a Paroquia, da qual tenho o endereço físico e o numero de telefone .

Amigos já visitaram o local umas 3 vezes entre 1998 e 2006, antes de dar o prazo dos 100 anos para o encaminhamento, e este livro não foi localizado.

Em breve tentarei este caminho.,grata

Resposta

Link directo:

Família Costa em Guiães

#408649 | telmap | 16 out 2018 17:37 | Em resposta a: #271379

Quero expressar minha alegria e eterna gratidão ao Sr. Mario Cesar Navarro e à minha prima
Sonia Caetano ,que me auxiliaram no preparo da documentação necessária à atribuição de cidadania portuguesa.


Resumindo minha pesquisa: os livros de 1896 a 1902, de Guiães , onde devem constar o registro de casamento de meus bisavós e de batismo de minha avó, não estão nos Arquivos Portugueses ( acompanhei até fev 2017), o que me impedia de provar a origem de minha avó e completar a documentação que buscava.

Graças a atenção do Sr. Mario que me colocou em contato com a Sra. Sonia que tambem buscava
a mesma família através deste fórum e esta por sua vez me fez a gentileza de não só me informar como também me ceder dois documentos de 1903 e 1904 , apontando o nascimento e óbito de um irmão de minha avó, o que provou que meus avós eram da região de Guiães e validaram que o referido livro não estava disponível.

Eterna gratidão ao Sr. Mário e à minha amiga Sonia.

Telma Pelizaro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 23:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen