Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Informática

Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271804 | PP | 05 mar 2011 01:22

Caros confrades,

Por razões que desconheço, mas que certamente poderão ter fundamento válido, "não" se pode fazer download dos assentos paroquiais dos arquivos distritais.

A sua disponibilização on-line foi com certeza um grande avanço que permitiu uma maior comodidade e rápido acesso às fontes documentais pelos interessados.

De facto, e atendendo aos horários praticados pelos arquivos distritais, seria impossível ter começado esta incursão pela genealogia se os assentos não estivessem acessíveis como estão actualmente. Restava-me esperar pela reforma… como muitos avós de amigos meus que ocuparam, e bem, as suas «férias prolongadas» em volta de microfilmes.

Os horários de trabalho de quem não é profissional liberal não se coadunam, com os horários de funcionamento dos arquivos: estão fechados à hora do almoço, não abrem ao sábado de manhã e fecham relativamente cedo. E, nos dias que correm, se estivesse à espera da reforma para começar a investigar a minha ascendência, para além do facto de equacionar se algum dia a irei receber ou se vou finar «em directo, ao vivo e a cores» no local de trabalho, mais valia nem considerar tal objectivo.

Assim, podemos considerar que foi um passo significativo o recurso às novas tecnologias para um maior acesso à documentação, tal como já antedisse. Todavia, um maior acesso não significa, no meu entendimento, um melhor meio de pesquisa.

Acontece muitas vezes que as solicitações aos servidores são demasiadas e, por vezes, não conseguimos aceder, ou a navegação entre fólios é demasiado lenta e acabamos por desistir.
Para quem gosta de confirmar tudo e, sobretudo, de fazer cruzamento de dados torna-se quase impraticável andar a saltar de livro em livro.

Assim, e pedindo desculpa pelo alongamento, deveria ser possível fazer-se download dos respectivos assentos paroquiais. Julgo que seria benéfico para todos, sobretudo, para todos os que queremos que a Genealogia seja, e é, uma ciência.

Tenho notado que algumas pessoas a quem incuti o gosto pela investigação genealógica acabaram por perder o entusiasmo inicial quando se depararam com o tempo que demoravam a percorrer um livro de mais de 400 folhas de um só ano – por exemplo – e terem que o reabrir novamente para rever algo.

Em suma, estando os fólios devidamente identificados com marca d’água, não vejo porque motivo não se facilita o seu download integral? Não seria muito mais fácil pesquisar e assim contribuir decisivamente para o desenvolvimento/correcção de alguns estudos e começarem a haver mais interessados por esta ciência auxiliar da História? Mais e melhor facilidade não trariam mais interessados e com certeza mais pedidos de reprodução dos assentos aos arquivos e mais «lucro»?

Julgo que poderíamos começar a pensar em formas de sensibilizar os responsáveis para a importância, em termos de investigação, da sua disponibilização para download como já acontece com muitas obras como por exemplo os nobiliários e tantos outros documentos.

E estou certo que provavelmente não estarei a dizer nada de novo, e que os demais confrades poderão dar sugestões de como todos juntos podíamos conseguir esta mais-valia que julgo ser do interesse de todos.

Com os meus cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271805 | MCNN | 05 mar 2011 01:34 | Em resposta a: #271804

Boa noite

Veja este tópico, que decerto será do seu interesse:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=261223


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271806 | filipeclix | 05 mar 2011 02:21 | Em resposta a: #271805

Caro PP

Concordo plenamente consigo, porém é o país que temos, burocrático e "complicadinho" para determinadas situações e liberal até demais para outras!

Mas não me vou alargar para outras situações, senão caem-me já em cima os Senhores do direito à privacidade!!! Enfim como se alguém pudesse utilizar um registo de baptismo para prejudicar terceiros...

Cmo os Portugueses são "desenrascados" arranjam sempre soluções para contormar os problemas eu também "desenrascadinho" uso o Snagit funciona perfeitamente.


Melhores Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271845 | PP | 05 mar 2011 19:55 | Em resposta a: #271806

Caro Luís Filipe Carvalho,

Quem sabe se o GENEALL não prepara um documento expositivo sobre o assunto... podia ser assinado por todos os confrades, quem sabe... Talvez conseguíssemos obter alguma compreensão junto das entidades competentes.
Não custa tentar.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271853 | chartri | 05 mar 2011 21:08 | Em resposta a: #271806

Caros confrades
Eu uso o WinHTTrack que automaticamente faz o download dos livros conforme é explicado em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=261223 como o nosso confrade Mário César Carvalho.

Julgo que não deveremos fazer muito barulho pedindo, ou expondo, leitura completa para os livros.
Existe uma Portaria que obriga a cobrar ,5 € para cópias não autenticadas de cada registo. Assim se quiserem aplicar a lei, teremos que para cada duas páginas de um livro pagar 0,5 € por cada registo que la figura !!!
Se forem livros notariais os preços por página são muito mais elevados.
Durante alguns anos comprei cópias digitalizadas de filmes de livros paroquiais em DVD e são contabilizados não sei quantos euros por fotograma existente no microfilme.

Assim a colocação em linha dos filmes, se bem com menor resolução e com marca de água, pode ser considerada uma forma criativa de tornear a lei. Em contexto de crise, se começamos a fazer baixo assinados para ter tudo on line e com possibilidade de download (que nem os Mormons autorizam cópias dos filmes que emprestam), algum burocrata ira descobrir que estamos a "tornear" uma possivel fonte de receita, e zás... corta os acessos hoje existentes...

Agora decidam. ...
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271858 | PP | 05 mar 2011 21:39 | Em resposta a: #271853

Caro Ricardo Charters d'Azevedo,

A leitura completa dos livros paroquiais, desde que tenham sido postos on-line, já pode ser feita integralmente. E quem a disponibilizou foram os próprios arquivos... Para isso não é preciso fazer «barulho».
Quanto ao pagamento que refere, ele já está há muito aplicado, pelos menos no arquivo que frequento. Se quer uma cópia de um assento tem que a pagar, pois tem obviamente custos para o arquivo. Nunca esteve em causa exigir cópias dos assentos sem pagar.

Qual é a diferença de se poder fazer download das digitalizações dos assentos com marca d' água com permissão dos arquivos do método que utiliza? A diferença está na legalidade. E pedirmos isso não me parece nada de transcendente.

Se um abaixo-assinado pode meter medo e os burocratas cortam os acessos, também pode muito bem acontecer que quando derem conta de que se podem obter os assentos de outra forma pode acontecer o mesmíssimo procedimento - fechar o acesso on-line.

Quem ganharia com isso? Ninguém.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271861 | chartri | 05 mar 2011 21:59 | Em resposta a: #271858

Caro PP

è isso "fechar o acesso" e voltarmos a solicitar cópias nos Arquivos, obtendo a DGArq algumas receitas.
Mesmo um departamento da Universidade de Coimbra, como o Arquivo da Universidade de Coimbra, deixou durante muitos anos que se fizessem fotografias das páginas dos livros pois não tinham pessoal para fazer digitilizações nem tinham um bom digitilizador.
Acabou ha um ano esta "facilidade"

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

PS: paguei quase 1000 €, ha 4 anos, pela digitalização de livros paroquiais da zona de Leiria. Foram estes os primeiros a serem disponibilizados "on-line" ! Hoje tenho acesso a outros sem pagar nada.

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271864 | rlvz | 05 mar 2011 22:12 | Em resposta a: #271858

Caro PP,

Acho que fui a "inventora" do método de download dos Paroquiais pelo WinHTTrack, ou pelo menos, pus aqui no fórum a explicação de como fazê-lo.

Se não entendi mal o que escreveu, pareceu-me que considera que fazer esse download é uma ilegalidade.

Eu não penso assim. Não se trata de hackar o servidor, aceder nele a áreas proibidas, nem nada desse género. É apenas um simples processo de automatização daquilo que já se pode fazer manualmente com qualquer browser, e que aliás já faz, sempre que abre uma página de paroquiais. O browser acede às imagens, e guarda-as no seu computador, na pasta de ficheiros temporários, ou em qualquer pasta à sua escolha, se abrir a imagem numa janela separada, clicar com o botão direito e escolher guardar a imagem. Com este método, só não temos de clicar em 400 páginas e guardar as imagens uma a uma.

O software é gratuito e penso que as explicações estão fáceis de seguir, se quiser experimentar.

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271868 | PP | 05 mar 2011 23:48 | Em resposta a: #271864

Cara Rita van Zeller,

Obrigado pela sua atenção.

Tanto quanto me foi dado a saber por responsáveis pelo arquivo que frequento não é permitido copiar os assentos que estão on-line. O programa foi desenvolvido de forma a que não conseguíssemos utilizar o botão do lado esquerdo do rato para os copiar. Pelo menos foi assim que me foi explicado. O problema é que a forma como o sistema foi implementado não previu, julgo eu, o aparecimento de outros browsers onde é perfeitamente possível copiar, utilizando o método acima descrito através do menu de contexto: «guardar imagem como».

Se, e reparo que digo se, a intenção era de apenas permitir a sua consulta e não a cópia dos ficheiros, retirá-los não se pode considerar um acto "correcto", mas que eu sinceramente até acho aceitável. Tanto assim é que pelo menos tenho conhecimento de alguns IP bloqueados, porque «abusaram»...

Não quero com isto dar a entender que o método usado não nos facilite a vida e não possa ser feito, pois, à partida, destina-se a fins culturais e não comerciais.

O que eu defendo é que, com boa vontade, podíamos colaborar entre todos para sensibilizar as entidades responsáveis para um download legal, que me parece um objectivo perfeitamente exequível.

Percebo a sua posição, mas se pensar que, no caso do programa que usa (entre outros), este não faz apenas download de ficheiros, faz, como sabe, muito mais do que isso, copia o site ou parte dele e isso é no meu entendimento uma ilegalidade, pois copia código, imagens, design, que tem direitos de autor.

Em suma, e para que não reste nenhuma dúvida sobre a minha ideia inicial, não tenho que julgar sobre os métodos utilizados por cada um de nós, nem de conjecturar ou alertar sobre a legalidade ou ilegalidade das acções de cada pessoa. Não foi essa a minha intenção, conforme se pode ler claramente na minha mensagem inicial.

Apenas gostaria de aceder livremente e sem "quês" nem "porquês" a documentos que são do Estado, não são de uma empresa privada. e como cidadão livre, se estivesse num país que respeitasse os meus direitos enquanto tal deveria ter acesso pleno à sua consulta e cópia.

Cumprimentos, PP.

PS: Lembro-me agora de um país em que se entrava num biblioteca pública e se retirava um livro e se levava para casa sem qualquer tipo de identificação e sem pagar. Perguntei de imediato, como bom português: «Mas então as pessoas não ficam com os livros?! Devolvem-nos?!». O ar de espanto do meu interlocutor pela minha pergunta disse tudo, mas ainda assim afirmou: «Aqui as pessoas não roubam o que lhes pertence... Os livros são delas.».

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271890 | MLuisa | 06 mar 2011 14:03 | Em resposta a: #271864

Cara Rita van Zeller

Estou no Genea há pouco tempo e por isso, para mim, tudo é novidade. Percebi pela vossa troca de impressões que há já muitos registos paroquiais on line. Eu procuro sobretudo os de Alenquer mas nas informações do Genea não os consigo encontrar. Será assim? Se por acaso esses registos já estiverem disponíveis, como faço para aceder?

Maria Luisa Fereira Soares e Silva

Resposta

Link directo:

Maneira Fácil de Obter Imagens

#271891 | agp | 06 mar 2011 14:29 | Em resposta a: #271804

Caros,

É muito fácil "tirar" cópias dos paroquiais on-line.

1º Passo: maximizar a imagem clicando no icone no canto superior direito;

2º Passo: copiar o endereço dessa página (por exemplo, com "Ctrl" e "c");

3º Passo: abrir uma vez mais a internet e mudar para o endereço dos passos anteriores (por exemplo, com "Ctrl" e "v");

4º Passo: clicando com o botão do lado direito do rato usar "guardar imagem como ..."

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Maneira Fácil de Obter Imagens

#271896 | vabopi | 06 mar 2011 15:22 | Em resposta a: #271891

Caro Antônio G Pereira:

Pelo menos em relação ao ADL temos disponível entre outras, as opções de download ou impressão clicando nos respectivos ícones.

Cumprimenta

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Maneira Fácil de Obter Imagens

#271897 | hbanha | 06 mar 2011 15:24 | Em resposta a: #271891

Caros confrades

Não entendo a polémica, quando se acede a uma página do livro que está on-line, existe um icone na parte superior da página que serve exactamente para efectuar o dwnload.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271905 | rlvz | 06 mar 2011 17:51 | Em resposta a: #271890

Cara Maria Luísa,

A maneira mais fácil de ver os Paroquiais disponíveis online é consultar o site eTombo, que vai sendo sempre actualizado:

http://etombo.com/

Melhores cumprimentos,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

RE: Assentos Paroquiais - «Qual o motivo da sua indisponibilidade para download pelos arquivos?»

#271908 | MLuisa | 06 mar 2011 18:07 | Em resposta a: #271905

Muito obrigada Rita. Eu ainda estava na fase de ir à Torre do Tomo e consultar os próprios livros. Quando andei por lá nem sequer havia microfilme. Estou atrasadíssima!!!
Cumprimentos
Maria Luisa Soares e Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen