Família Ribeiro de Lobão Soares de Albergaria - Nome da mulher de Fellis Moniz?

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Família Ribeiro de Lobão Soares de Albergaria - Nome da mulher de Fellis Moniz?

#272339 | manuel vilhena | 11 mar 2011 22:20

Num escrito, feito por um meu trisavô paterno - Bernardo Moniz da Fonseca (1816 - 1889), diz que a sua avó paterna, casada com Fellis Moniz, natural de Algodres (Figueira de Castelo Rodrigo), era nascida nas Chãs, pertencente a Longroiva. Fala também em Santa Comba, lá próxima. Diz que era parente de Manuel José de Lobão Soares e Albergaria, que foi corregedor na Madeira.
Encontrei vários nomes Soares de Albergaria que, por casamentos, deram origem aos Seixas de Pinhel e Metellos de Nápoles e Lemos, de Pinhel e Escalhão, todos eles meus primos em grau mais ou menos afastado.
Este meu trisavô aparece neste Fórum, sem nome dos pais, mas como casado com Maria da Glória da Guerra Bordallo Moniz da Fonseca, pais de Carlota Adelaide da Guerra Bordallo Moniz da Fonseca, casada com o meu bisavô paterno, Francisco António Soares de Vilhena.

Não consigo encontrar informação sobre Fellis Moniz nem o nome da sua mulher.

Agradeço toda a ajuda.

Cumprimentos

Manuel Vilhena

Resposta

Link directo:

Lobão, de Santa Comba (Vila Nova de Foz Côa)

#272340 | 291O | 11 mar 2011 23:13 | Em resposta a: #272339

Caro Manuel Vilhena

Posso apenas adiantar que Manuel José Soares de Lobão de Albergaria era da família Lobão da freg. de Santa Comba (Vila Nova de Foz Côa).

Ainda com o grau de bacharel, Manuel José Soares de Lobão, teve carta de armas a 20/3/1797, para 1º Soares (de Albergaria?), 2º Lobão, 2º Martins (dos de Diogo Martins), 4º Fajardo. onde refere que era filho de João Soares de Lobão e de Clara Luíza Martins Fajardo, neto paterno do Alferes Manuel Soares de Lobão e de Bernarda Fernandes da Guerra, neto materno de José Luíz e de Maria Martins Fajardo.

Em Santa Comba existe uma fonte, chamada “Fonte da Mó” que tem a seguinte inscrição:

A EL REI D.JOAO VI
DEDICA OFFERECE EC
DN SAGRAO O DOUTOR MAN
OEL JOZE SOARES DE LOBAO AL
BERGARIA CAVALLEIRO DA ORDE
M DE CHRISTO DEZEMBARGAD
ORDA RELLAÇAO DO POT
O E CORREGEDOR
DE TRANCOZO

ANNO DE 1-8-29


Cumprimentos,

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Lobão, de Santa Comba (Vila Nova de Foz Côa)

#272341 | 291O | 11 mar 2011 23:18 | Em resposta a: #272340

Sobre os Lobão de Santa Comba, ver ainda
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1034784

Resposta

Link directo:

Família Ribeiro de Lobão Soares de Albergaria - Nome da mulher de Fellis Moniz?

#430514 | didbor | 18 jan 2021 10:26 | Em resposta a: #272340

Caro Óscar,
Sabes se existe alguma prova genealógica de o Manuel José Soares de Lobão ser "Soares de Albergaria", fora a inscrição na fonte da Mó?
É que tanto nos assentos de Santa Comba, como na carta d'armas, não vejo rferência a "Albergaria"...
Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 03:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen