Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#272590 | roz | 15 mar 2011 20:18

Caros Participantes,

Ja procurei na internet mas nada encontrei contudo aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177675 encontra-se uma familia cujos membros sao homenegiados em varias ruas de Alges. Havera' ligacao entre eles? Qual era o nome completo do Almirante?

Qualquer ajuda seria muito agradecida.
Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#272679 | roz | 16 mar 2011 22:56 | Em resposta a: #272590

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#273021 | roz | 21 mar 2011 16:17 | Em resposta a: #272679

Renovo o pedido.

Qualquer ajuda para o identificar seria muito apreciada.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#273029 | JASP | 21 mar 2011 17:21 | Em resposta a: #273021

Cara Rosário

Se seguir a ligação que indicou, através de Cândida da Glória Pedroso chaga a um dos filhos, António Duarte Pedroso da Cruz Filipe, que foi Contra-Almirante. Poderá ser este o Almirante que procura? Em todo o caso, sugiro que contacte os serviços de toponímia da Câmara Municipal de Oeiras, que aprovou a toponímia de Algés, ou o Arquivo da Marinha, que lhe poderá dar informações concretas.

Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283921 | Jpiasoares | 05 ago 2011 00:55 | Em resposta a: #273029

Cara Rosário,
Pode encontrar informação no seguinte link http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177675 apesar de haver pouca informação. Tenho mais elementos do Almirante caso esteja interessada. Trata-se de uma família antiga de Algés com presença toponímica em várias ruas. Tenho inclusivamente uma fotografia sua em minha casa quando ainda era Tenente da Armada.
Dele descendem três ramos, os Cruz Filipe, os Cunha Rego e os Pedrozos propriamente ditos dos quais a minha mulher, trineta do Almirante Pedrozo pelo costado paterno.
Posso tomar a liberdade de perguntar, qual o seu interesse no personagem?
Ao seu dispôr
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283936 | roz | 05 ago 2011 11:04 | Em resposta a: #283921

Caro João Soares,

Obrigada pela sua resposta.

Pessoalmente nao tenho ligacoes 'a familia Pedroso mas uma amiga minha pediu-me ajuda por saber que me dedico a genealogia. Ela 'e de Alges e do lado materno do pai sao Pedroso, dai' a curiosidade dela em saber se ha' ligacao 'as pessoas que deram nomes 'as ruas e ao Largo. Quando ha' anos os pais faleceram ela encontrou na casa uma foto assinada por um Antonio Pedroso datada de 1909 que poderia ser o bisavo dela mas nao sabe se 'e. A foto era dedicada a um Sr. Joaquim Villela Alves que tambem nao sabe quem era.

Ela tem a certidao de baptismo da avo', o que lhe da' os nomes dos bisavos e trisavos mas ainda nao foi mais alem disso. Tentamos saber o nome completo do Almirante mas sem sucesso, importa-se de mo dizer? E tambem em que epoca viveram, ele e os outros senhores que dao o nome 'as ruas.

Desde ja' muito agradeco a sua atencao.
Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283952 | jpbabc | 05 ago 2011 12:52 | Em resposta a: #283936

Cara Rosário,


O almirante Pedroso de seu nome, António Duarte Pedroso (*19-06-1834 +03-10-1904), era filho de Francisco Pedroso (...) foi ajudante de campo honorário de D. Luís e de D. Carlos. Poderá ler a biografia detalhada deste oficial da marinha de guerra nas págs 839 e 840 do vol. 20 da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283978 | Jpiasoares | 05 ago 2011 18:14 | Em resposta a: #283936

Cara Rosario,
Seria interesante investigar os ascendentes dessa sua amiga que seguramente deverão ser famíliares.
Para além disso, ficaria EXTREMAMENTE agradecido se for possivel obter uma cópia, poderia ser digitalizada, da foto que refere. Vou tentar saber se temos referêncis do Sr. Villela Alves.
Seria também possivel enviar-me os dados da certidão de baptismo que refere já que tornar-se-ia extremamente útil na identificação do costado.
Na toponímica de Algés há vários "Duarte Pedroso" todos eles familiares, alguns filhos do Almirante.
Estes seus filhos e depois netos foram os últimos proprietários da Praça de Touros que existiu em Algés.
Fico a aguardar seus contacto e agradeço desde já.
Os meus cumprimentos
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283980 | roz | 05 ago 2011 18:37 | Em resposta a: #283952

Caro Jose Pedro Castro

Agradeco imenso a sua informacao que vou ja passar 'a minha amiga para ela investigar melhor agora que ja' tem uma pista.

Com os melhores cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283985 | dppona | 05 ago 2011 19:26 | Em resposta a: #283978

O Vice-Almirante ANTÓNIO DUARTE PEDROSO foi Ajudante de Campo Honorário de D. Luís e D. Carlos; Membro do Conselho Superior de Marinha; Comandante de vários navios de guerra; Grã-Cruz da O. de Aviz; Comendador da O. de Cristo; Ofictal da O. da Torre-e-Espada; etc. Nasceu, como já foi aqui dito, em 19.6.1834 e morreu em 3.10.1904.

Era filho de FRANCISCO PEDROSO e de JOANA JUSTINIANA.

Casou com (certamente sua prima) MARIA DA CONCEIÇÃO PEDROSO, filha de Damásio Duarte Pedroso e de Maria Teotónia.

Tenho um recorte do jornal OCCIDENTE com a notícia do seu óbito e uma bela fotografia em grande uniforme.

Interesso-me pelo assunto porque estou a elaborar a árvore de costados de uns trinetos do Almirante, filhos do Embaixador José Bouza Serrano e de sua mulher Maria da Conceição Pedroso de Sousa Chichorro (esta minha parente por outro ramo).

Ficaria agradecido a quem me pudesse dar mais elementos sobre esta família PEDROSO para completar a árvore.

Cumprimentos.
Diogo de Paiva e Pona

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283990 | Jpiasoares | 05 ago 2011 21:15 | Em resposta a: #283985

Caro Diogo Pona,
Muito obrigado pelo seu contributo.
Como já referi em mensagem anterior tenho alguma informação sobre o Almirante Peedroso dado ser trisavô da minha mulher.
Fico desde já EXTREMAMENTE agradecido a qualquer contributo de todos os confrades nomeadamente asservo fotografico ainda que por via digital.
Tenho a árvore de costados do Almirante e sua descendência que terei muito prazer em partilhar.
Para o efeito envio o meu mail de forma a que possamos trocar endereços de mail, salvaguardado, evidentemente a autorização do responsável do fórum. Mais infromo que irei regitar no Genall toda a informação que tenho.
Aceite os meus cumprimentos
João Soares

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283991 | roz | 05 ago 2011 21:19 | Em resposta a: #283978

Caro Joao Soares,

Os antepassados da minha amiga sao so' Pedroso e nao "Duarte Pedroso" e por isso nao cremos que sejam descendentes directos mas talvez parentes. Os trisavos sao da freguesia de Carnaxide e parece que foram os bisavos (a bisavo era de Ajuda) que se mudaram para Alges. 'E tudo perto mas nao sei se a familia do Almirante era mesmo de Alges ou das zonas vizinhas.

Terei de pedir licenca 'a minha amiga para divulgar os dados e a foto e entao lhe darei noticias mas desde ja' agradeco o seu interesse.

Com os meus cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283992 | Jpiasoares | 05 ago 2011 21:38 | Em resposta a: #283990

Caros confrades,

O Almirante Pedrozo teve 3 filhos de sua mulher Isabel Corrêa:

Eduardo Duarte pedroso
Victor Duarte Pedroso
Francisco Duarte Pedroso

tendo sido ainda casado com maria da Conceição Pedroso e Catarina Santa Clara de quem teve descendência.

Era filho de Francisco Duarte Pedroso (1788) e de Joana Justiniana Gravata (1795) casados em 27 de Janeiro de 1818 na ermida de Nossa Swnhora do cabo em Linda a Velha.

Teve como irmãos:
Mariana Pedroso
Francisco Duarte Pedroso (médico cirurgião)
Eduardo Augusto Duarte Pedroso (lavrador)
Candida Amália Eugénia Duarte PEdroso
Victor Duarte Pedroso
Maria da Glória Duarte Pedroso

Proximamente enviarei estes dados depois de certificados para o fórum.

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283994 | dppona | 05 ago 2011 22:13 | Em resposta a: #283992

Muito obrigado, João Soares.
Se me der o seu e-mail, eu mando-lhe a notícia do jornal, que tem uma bela fotografia dele.
O meu é dppona@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#283997 | roz | 05 ago 2011 22:50 | Em resposta a: #283992

Caro Joao Soares,

Pela minha parte agradeco muito os dados que disponabilizou e que muito poderao ajudar a minha amiga a encontrar uma possivel ligacao. Ja' agora, sabe por acaso a profissao do pai do Almirante ou a naturalidade?

Grata pela ajuda.
Melhores cumprimentos.
M. Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#284130 | roz | 07 ago 2011 16:50 | Em resposta a: #273029

Caro Jorge Afonso

Nao sei como foi possivel passar-me despercebida a sua mensagem! As minhas sinceras desculpas por nao ter agradecido antes. Para mais que me deu uma boa ideia, a de contactar com o AH da Marinha. Contactei a Camara Municipal e a Junta de Freguesia mas ninguem me soube dar explicacao.
Entao afinal parece que ha 2 Almirantes! Embora outros confrades ja me tenham dado varias informacoes devo esclarecer a qual deles se refere.

Uma vez mais peço desculpa pela minha falta.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#284132 | roz | 07 ago 2011 17:02 | Em resposta a: #283978

Caro Joao Soares

Ja' falei com a minha amiga e disse-me que posso enviar-lhe a foto. Por favor contacte-me pelo endereco:
mariawadie arroba btinternet ponto com e logo lhe enviarei o resto dos detalhes.
Os meus cumprimentos e muito obrigada.

M. Rosario

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#386934 | RicardoPedroso | 27 nov 2017 23:53 | Em resposta a: #272590

Chamo-me Ricardo Miguel Pedrozo. Sou trineto, pela linha paterna, do vice-almirante António Duarte Pedrozo, do lugar de Algés. Tenho informações de ascendentes meus até ao meu nono avô, isto é, estou na posse da árvore genealógica da família Pedrozo, dos lugares de Algés e Linda-a-Velha, e mais recuadamente, dos lugares das Almoinhas Velhas e Bíscaia, da freguesia de Alcabideche. Estou disponível para partilhar com os interessados informações sobre esta família.
Aguardo respostas.

Miguel Pedrozo

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#409049 | MTeixeira | 28 out 2018 11:56 | Em resposta a: #272590

Bom dia,
Desculpar-me-ão o atrevimento de me intrometer nesta conversa, mas faço-o por uma razão muito objectiva, que certamente compreenderão.
Numa investigação que tenho em curso sobre um ex-presidente mexicano (Mariano Arista), que morreu em Portugal em meados do século XIX, cruzei-me com esta conversa no Geneall a propósito do almirante António Duarte Pedroso.
Não sei se constituirá novidade, se terá interesse ou se será importante para algum dos familiares (e não apenas) saber que em 1881 o almirante António Duarte Pedroso levou os restos mortais do general Mariano Arista até Cádiz, Espanha, no barco «África», de que era comandante, tendo mais tarde sido agraciado pelo Governo mexicano por isso.
Tenho cópia de jornais mexicanos da época com a notícia, que posso facultar se for do interesse de alguém. Da mesma forma, muito agradecido ficaria se alguém me desse a conhecer mais pormenores sobre esta distinção.
Com os melhores cumprimentos.
Marcelo Teixeira

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#409054 | Jorge Resende | 28 out 2018 15:39 | Em resposta a: #409049

https://arquivohistorico.marinha.pt/viewer?id=15972&FileID=9457 imagem 7 foto de António Duarte Pedroso

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#409076 | Jpiasoares | 29 out 2018 10:36 | Em resposta a: #272590

Bom dia Marcelo Teixeira,

De facto teria muito interesse em obter copia dos jornais que refere.
Adito que a minha mulher é trineta do Almirante Pedrozo bem como o meu cunhado Miguel Pedroso, com mensagens publicadas neste tópico.
Fico-lhe antecipadamente agradecido pelo apoio que me possa dar.
Os meus cumprimentos.
João Soares

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#409100 | MTeixeira | 30 out 2018 09:28 | Em resposta a: #409076

Caro João Soares, bom dia,
Terei o maior prazer em enviar cópia do material de que disponho.
Creio que o mais fácil será facultar-me um endereço de email para lhe enviar o material.
Cumprimentos.
Marcelo Teixeira

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#409101 | Jpiasoares | 30 out 2018 09:46 | Em resposta a: #409100

Caro Marcelo,

O meu contacto é: jsoaresarrobaspcarepontopt

Antecipadamente agradecido.
João Soares

Resposta

Link directo:

Quem era o Almirante Pedroso que dá o nome a um Largo em Algés?

#409103 | MTeixeira | 30 out 2018 10:02 | Em resposta a: #409101

Caro João,
Enviar-lhe-ei dentro de momentos uma mensagem.
Nada a agradecer, cumprimentos e ao dispor.
Marcelo Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 01:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen