Autor do livro "Medicina Theológica"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Eventos | Famílias | Património

Autor do livro "Medicina Theológica"

#272801 | isabel71 | 18 mar 2011 17:54

Caros Confrades,

Na minha pesquisa genealógica deparei com um ascendente de nome Caetano Alberto Dragazzi, que é meu 5º avô, que nasceu em Lisboa em 1758. Sei que foi comerciante da Praça (não sei que ramo de comércio) e que vivia em casa do Consul da América em Lisboa. Foi preso pelo Pina Manique por ter mandado imprimir um livro chamado "Medicina Theológica". Procurei na internet, mas não consigo ter a certeza de quem é o autor deste livro, apesar de nos documentos que analisei darem como autor o meu 5ºavô. Alguém me poderá elucidar?
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Autor do livro "Medicina Theológica"

#272807 | nmadureira | 18 mar 2011 19:12 | Em resposta a: #272801

Cara Isabel,

Na pág. 204 da Parte I da "Collecção dos Decretos, Resoluções e Ordens das Côrtes Geraes, Extraordinarias e Constitutintes da Nação Portugueza (Coimbra, Imprensa da Universidade, 1821), consta o seguinte:

N. 304.

Ordem das Cortes ao Governo, para se entregarem os exemplares, que existirem, do Livro intitulado Medicina Theologica a D. Anna Dragazzi, viuva do Auctor, mostrando que de Direito lhe competem, salvas as disposições da Lei da Liberdade da Imprensa.

PARA JOSÉ DA SILVA CARVALHO.

III.mo. c Ex.ra0 Senhor = As Côrtes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza, sendo-lhes presente o incluso Requerimento de D. Anna Dragazzi, viuva de Caetano Alberto Dragazzi, em que expõem, que havendo este feito imprimir no anno de 1794. um Livro, que redigiía, intitulado "Medicina Theologica", e que tendo sido prohibido depois de impresso, lhe forão apprehendidos dous mil exemplares por Portaria da Mesa do Desembargo do Paço, procedendo-sc alem disso a prisão de seu dito marido, em consequência da qual contrahíra a moléstia, de que fallecêra: Resolvem, que supposto não haja algum Direito ao preço dos exemplares apprehendidos por Tribunal competente, se devern todavia entregar á Supplicantc os exemplares, que ainda existirem , mostrando competentemente que de Direito lhe pertencem, salvas sempre ae disposições da Lei da Liberdade de Imprensa. O que Vossa Excellencia levará ao conhecimento de Sua Magestade.

Deos guarde a Vossa Excellencia. Paço das Côrtes em 18 de Setembro de 1851; João Baptista Felgueiras. = Pag. 2323.

O Requerimento da referida D. Anna Dragazzi I foi remettido á Comiissão da Instrucção Publica, que na Sessão da 18 de Setembro de 1821 deo o seu Parecer, pag, 2310 , e sendo inteiramente approvado pelo Soberano Congresso, se expadio a Ordem acima transcripta. | No Diar. do Gov. N. 222 pag. 430".

A Biblioteca Nacional de Lisboa existe uma obra intitulada "Medicina Theologica, ou Supplica Humilde, feita a todos os Senhores Confessores, e Directores, sobre o modo de proceder com seus Penitentes na emenda dos peccados, principalmente da Lascivia, Colera, e Bebedice", atribuída a Francisco de Melo Franco (1757-1823), impressa em Lisboa, em 1794, na Oficina de António Rodrigues Galhardo, Impressor da Serenissima Casa do Infantado, 1794. Refira-se que este livro, por baixo do pé de imprensa se refere: "Com Licença da Real Meza da Commissaõ Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros".

Cumprimentos,
NBM

Resposta

Link directo:

RE: Autor do livro "Medicina Theológica"

#272846 | isabel71 | 19 mar 2011 02:26 | Em resposta a: #272807

Caro Sr. Madureira,

Muito obrigada pela sua resposta e especialmente pela fantástica transcrição que me fez do documento. Eu tenho um pequeno excerto deste documento que tinha encontrado na "Gazeta de Lisboa" mas a sua transcrição está mais completa. De facto aqui dão como autor o meu 5º avô, Caetano Alberto Dragazzi, mas também já tinha visto nas minhas pesquisas na internet o nome de Francisco Melo Franco, daí a minha dúvida.
Tenho uma cópia do livro, que está disponivel na internet, e nalgumas folhas vêem-se duas letras maiúsculas CA que eu deduzo serem referentes a Caetano Alberto. Deduzo que o meu 5º avó tenha apenas sido o responsável pela impressão do livro e não seu autor.
Mais uma vez muito obrigada!

Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Autor do livro "Medicina Theológica"

#272850 | nmadureira | 19 mar 2011 08:37 | Em resposta a: #272846

Cara Isabel,

Não tem de agradecer :)
Só uma ligeira correcção numa data do texto que lhe enviei:
Onde se lê: "Deos guarde a Vossa Excellencia. Paço das Côrtes em 18 de Setembro de 1851; João Baptista Felgueiras. = Pag. 2323", deve ler-se "Deos guarde a Vossa Excellencia. Paço das Côrtes em 18 de Setembro de 1821; João Baptista Felgueiras. = Pag. 2323".

NBM

Resposta

Link directo:

RE: Autor do livro "Medicina Theológica"

#272876 | chartri | 19 mar 2011 18:27 | Em resposta a: #272801

Cara Isabel Ferreira
Encontra o livro em: http://books.google.com/books?id=7QIAAAAAQAAJ&pg=PA9&dq=Medicina+Theol%C3%B3gica&hl=en&ei=pPOETZmPGIiAOuXn-YYJ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCgQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false

podendo tê-lo completo

E ainda poderá encontrar em : http://www.google.com/search?tbm=bks&tbo=1&q=Medicina+Theol%C3%B3gica&btnG=Search+Books#sclient=psy&hl=en&tbo=1&tbs=bks:1&q=Caetano+Alberto+Dragazzi&aq=&aqi=&aql=f&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=7bf5484dc1102707

as referencias a Dragazzi mencionadas pelo confrade Madureira
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Autor do livro "Medicina Theológica"

#272888 | isabel71 | 19 mar 2011 20:33 | Em resposta a: #272876

Caro Ricardo d'Azevedo

Muito obrigada pela sua mensagem!! Já guardei toda a preciosa informação dos links que me enviou.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 15:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen