Família Romana

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Romana

#1588 | Maria | 07 jan 2001 21:32

Alguém me pode informar qual a origem do apelido Romana?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#36236 | jmrprospero | 23 fev 2003 15:54 | Em resposta a: #1588

Cara Maria
Só hoje vi o seu tópico.
Pergunto-lhe se o seu apelido romana é ou não orginário de Penamacor. Se o for posso explicar-lhe como apareceu.
Jmrpropsero

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#249776 | susysilva | 13 fev 2010 18:19 | Em resposta a: #36236

Cara Jmrpropsero

Estou interesada em saber mais do apelido Roman de Penamacor-Guarda. Tenho uma Brigida Angelica Romana na minha familia.

Obrigada
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#255347 | sanna | 27 mai 2010 09:53 | Em resposta a: #1588

Não sei dizer a origem, mas tenho uma antepassada Custódia Romana, zona de Alcoutim.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#255351 | Sérgio Sodré | 27 mai 2010 11:02 | Em resposta a: #1588

Cara confrade
Um antigo colega meu de apelido Romana fez alguma investigação sobre o seu apelido e, se bem me lembro, terá concluído que derivava de Romão. Seria o feminino de Romão (em vez de Romã) ou então teria sido apelido de uma filha de Romão, já não sei bem. Fosse como fosse, remetiria para Romão e não teria a ver com o fruto Romã... se bem me lembro.
Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289591 | Rromana | 20 out 2011 00:22 | Em resposta a: #36236

Vi apenas passado estes anos este tópico, justamente a tentar entender a origem deste apelido.

A minha família paterna, de nome Romana (segundo sei, alguns tinham o apelido Próspero em vez de Romana) era de Penamacor, contudo, essa parte da família já faleceu, e com a restante não tenho convívio.
Se me poder elucidar a respeito deste invulgar apelido, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289639 | rafael | 20 out 2011 21:11 | Em resposta a: #289591

Boa noite!

Conheço o apelido-ROMANO-no B.xo Alentejo. Tb. apelido pouco usado, que eu saiba.

Cumprimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289641 | prosperos | 20 out 2011 22:24 | Em resposta a: #289591

Cara RRomana

Houve no passado um António Marques, natural de S. Romão, que casou em Penamacor, e uma das filhas deu origem à Família Romana de Penamacor, ou melhor da Romana. Tenho uma descendência muito completa desta família, e se a sua família uns são Próspero outros são Romana, só podem descender de Manuel Gonçalves da Romana, nascido em 1863, e de Maria Próspero, nascida em 1868. Gostaria de saber se estou certo ou não. Se não quiser por aqui a sua ascendência pode contactar-me para jmrprospero@gmail.com.

Com os meus melhores cumprimentos

J- M- Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289648 | prosperos | 21 out 2011 00:09 | Em resposta a: #249776

Cara Susana

Se me der mais elementos é possível completar a sua árvore.

Melhores cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289656 | Rromana | 21 out 2011 10:51 | Em resposta a: #289641

Caro Próspero,

Segundo aquilo que encontrei, Manuel Gonçalves da Romana e Maria Próspero Lucchesini, aparentemente são os meus bisavós, uma vez que ao procurar a descendência, encontro efectivamente, os nomes dos meus tios (Contudo, não o do meu pai ou algum dos meus primos direitos), pelo que tudo aparenta que é realmente esta a minha família de origem.
Digo "aparenta" porque efectivamente só conheci os meus tios e o meu pai, que eram os 3 já idosos, pelo que posso garantir reconhecer o nome completo deles, mas nunca soube o nome completo de nenhum avo para garantir. Sei contudo este relato da descendência dos Prósperos e dos da Romana e de uma suposta avó Italiana.
Da minha parte não tem problema algum ser por aqui. Muito obrigado pela atenção.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289658 | josemariaferreira | 21 out 2011 11:33 | Em resposta a: #289656

Caro Romana

O nome próprio masculino Romano, ou feminino Romana são de origem religiosa, o nome passou depois também a apelido na forma de Romano ou Romão. Se querem ver Romanos ou Romanos vão consultar os paroquiais de Panoyas-Ourique e lá encontram centenas senão milhares de Romanos e Romanas, não só em Panoyas-Ourique, como de todas as terras ao redor do Campo de Ourique, e deve-se este nome e apelido ao Santo Romão de Panoyas, Eremita do Campo de Ourique, cujo santo apareceu em sonhos a D. Afonso Henriques e o inspirou para a Batalha!!! O Campo de Ourique era o local de pastagens, quando no Inverno os Serranos desciam da Serra da Estrela e vinham com os rebanhos para esta região e depois no fim das pastagens iam benzer os gados e fazer as ofertas ao S.Romão de Panoyas, santo este que os pastores serranos veneravam e levaram possivelmente para a Serra da Estrela, daí lá haver um localidade denominada de S. Romão, protector dos rebanhos e cães contra a Raiva, o mesmo Santo natural do Campo de Ourique. Ver mais em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=277469&fview=e

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289666 | rafael | 21 out 2011 14:45 | Em resposta a: #289658

Caro José Maria

Conheço o apelido-Romano-de Castro Verde e achei interessante esta sua msg. porque há na família de minha mulher, nat.de Almodôvar,o apelido-ROMÃO-tenho uma bengala de um José Romão das Dores e alguns livros. Este senhor,faleceu no final do curso de medicina,que frequentava em Coimbra.Era primo de meu sogro (primo-irmão, salvo erro).

Um grande abraço amigo,do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#289702 | prosperos | 21 out 2011 23:06 | Em resposta a: #289656

Cara RRomana

Conheci muito bem João Gonçalves da Romana casado com Maria Baptista e os filhos Armando e Laura. Há muito que não sei nada destes familiares, e gostava de saber, mas não encontro uma ponta que me guie.
Sei que João da Romana teve mais irmãos que não conheci: Maria, Umbelina, Jesuína, Ana, e Manuel sendo o João o mais novo. No outro dia encontrei em Monfortinho um descendente de Jesuína, neto. Tenho como vê registado todos os descendentes de Próspero Lucchesini, e portanto se me facilitar o seu ramo agradeço-lhe, quer, por aqui, quer por mail.

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Romana

#291569 | prosperos | 21 nov 2011 22:13 | Em resposta a: #289656

Cara Rromana

Não tem vindo ao Genea. Tenho aguardado por notícias suas e da sua genealogia. O que me pode transmitir?

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 18:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen