Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#276814 | Bretas | 21 mai 2011 01:50

Prezados amigos,

Gostaria de obter alguma orientação. Não busco pela cidadania portuguesa eis que já a possuo desde alguns anos por conta da descendência direta de um dos meus avós que era português.
A questão que me faz recorrer aos senhores é porque gostaria de descobrir as raízes da minha família do lado brasileiro em Portugal. Consegui a Certidão de Batismo de uma de minhas bisavós e também de seu esposo, na esperança que houvesse alguma descrição DA REGIÃO de Portugal de onde ambos se originaram, mas consta apenas que eram portugueses. A questão torna-se ainda mais difícil porque o batizado dos mesmos, ocorreu respectivamente nos anos de 1869 e 1865, ou seja bem antes da chegada do Vapor Camões ( 1875 ) que é o 1º dos vapores registrados no Arquivo Nacional aqui no Rio de Janeiro.

Os senhores teriam alguma sugestão a me dar?

Grata, Marcia Bretas

## TRANSCRIÇÃO ##

Aos três dias do mez de setembro de mil oitocentos e sessenta e cinco, baptizei solemnemente a José, nascido a quatro de Maio deste anno, filho legitimo de Antonio Moreira e Maria Rodrigues de Sá, recebidos em Portugal; forão padrinhos Antonio Tavares e Anna Rodrigues de Sá por seo procurador Francisco Tavares, em fé do que se faz este assento.
O Coadjutor Joaquim da Costa Guimarães.

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) ANTES de 1875

#276859 | ajwpdiniz | 22 mai 2011 13:08 | Em resposta a: #276814

Gostaria de saber se nesta Lista consta o neme de Antonio José Diniz e ou outros dessa família que são da região de Matosinhos (Porto) Ele nascido em 1838 tendo chegado ao Brasil antes de 1861.
Grato.
Argemiro Diniz
wanderleydiniz@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) ANTES de 1875

#276860 | ajwpdiniz | 22 mai 2011 13:11 | Em resposta a: #276859

Como faria para consultar essa Lista? Como teria acesso a essa informação?

Grato Argemiro Diniz

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) ANTES de 1875

#276861 | Bretas | 22 mai 2011 13:38 | Em resposta a: #276859

Caro Wanderley os passos para acessar esses arquivos do Arquivo Nacional Brasileiro (RJ), lhe darei ao final desta mensagem; todavia, pelo que o sr. terá o mesmo problema que eu já que procura por registros ANTERIORES a 1875, data da chegada ao Brasil (Porto do Rio de Janeiro) do Vapor Camões, o 1º dos vapores registrados no Arquivo Nacional aqui no Rio de Janeiro
De toda forma, aqui segue abaixo o caminho para que o sr. acesse a tais documentos.
Espero haver ajudado.

Marcia Bretas

Para pesquisar no Arquivo Nacional, entre no site
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=584&sid=48#
No menu à esquerda, entre em "Consultas ao Acervo"
Escolha "Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN"
Escolha "SIAN"
Será aberta uma nova janela com índice do lado esquerdo.
Escolha "Multinível - Fundos e coleções do Arquivo Nacional"
Em seguida, escolha "pesquisa"
Serão abertas opções de pesquisa.
Escolha "Multinível"
No lado direito da janela será aberta a lista de documentos "Fundo/Coleção - Nível 1"
Role até a parte inferior desta janela e siga para a segunda página "2 (C-E)"
Nesta segunda página, localize "Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras"
Clique sobre a seta à esquerda.
Em seguida será aberto o menu "Relação de passageiros em vapores"
Acione a sete à esquerda de "Porto do Rio de Janeiro"
Em seguida virá a listagem de todos os vapores já disponibilizados pelo Arquivo Nacional.
Escolha o vapor de seu interesse, clicando na lupa à esquerda do nome do vapor.
Será aberta uma nova janela. Acione, no canto superior direito, ícone "arquivo digital"
A lista de passageiros será aberta em seu navegador, através um arquivo formato pdf (Portable Document Format).
Ou seja, você precisa ter o Acrobat Reader em seu computador

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) ANTES de 1875

#276862 | Bretas | 22 mai 2011 13:41 | Em resposta a: #276859

Caro Wanderley os passos para acessar esses arquivos do Arquivo Nacional Brasileiro (RJ), lhe darei ao final desta mensagem; todavia, pelo que o sr. terá o mesmo problema que eu já que procura por registros ANTERIORES a 1875, data da chegada ao Brasil (Porto do Rio de Janeiro) do Vapor Camões, o 1º dos vapores registrados no Arquivo Nacional aqui no Rio de Janeiro
De toda forma, aqui segue abaixo o caminho para que o sr. acesse a tais documentos.
Espero haver ajudado.

Marcia Bretas

Para pesquisar no Arquivo Nacional, entre no site
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=584&sid=48#
No menu à esquerda, entre em "Consultas ao Acervo"
Escolha "Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN"
Escolha "SIAN"
Será aberta uma nova janela com índice do lado esquerdo.
Escolha "Multinível - Fundos e coleções do Arquivo Nacional"
Em seguida, escolha "pesquisa"
Serão abertas opções de pesquisa.
Escolha "Multinível"
No lado direito da janela será aberta a lista de documentos "Fundo/Coleção - Nível 1"
Role até a parte inferior desta janela e siga para a segunda página "2 (C-E)"
Nesta segunda página, localize "Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras"
Clique sobre a seta à esquerda.
Em seguida será aberto o menu "Relação de passageiros em vapores"
Acione a sete à esquerda de "Porto do Rio de Janeiro"
Em seguida virá a listagem de todos os vapores já disponibilizados pelo Arquivo Nacional.
Escolha o vapor de seu interesse, clicando na lupa à esquerda do nome do vapor.
Será aberta uma nova janela. Acione, no canto superior direito, ícone "arquivo digital"
A lista de passageiros será aberta em seu navegador, através um arquivo formato pdf (Portable Document Format).
Ou seja, você precisa ter o Acrobat Reader em seu computador

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) ANTES de 1875

#276869 | mtavares | 22 mai 2011 14:41 | Em resposta a: #276862

Foi muito útil a vossa dica...Num instante achei um irmão da uma bisavó que esteve no Rio...
Cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) ANTES de 1875

#276908 | Bretas | 23 mai 2011 12:52 | Em resposta a: #276869

Fico feliz de haver auxiliado.

Sempre às ordens...

Marcia

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368288 | Blcn | 16 abr 2016 23:59 | Em resposta a: #276814

Colega, eles são meus ascendentes também. Tenho o casamento deles em Portugal e o batismo de Antonio Moreira. Estão no cepese. Ainda não achei, contudo, o passaporte em si. Se quiser, entre em contato comigo para compartilharmos informações.

Abs

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368291 | robertspill | 17 abr 2016 00:47 | Em resposta a: #276814

Tenho tido uma dificuldade parecida, pois nos documentos que encontrei dizem apenas: Domingos José Marques, português, e o ano que ele chegou, encontra-se entre um período que o arquivo não possui registros, pois os mesmo vão de 1808 a 1842 .... reiniciando anos depois.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368295 | saintclair | 17 abr 2016 11:40 | Em resposta a: #368291

-
Caro Roberto;
Domingos José Marques;
Qual o grau de parentesco em relação a vc.?
Como disse em determinada mensagª a sua descendência
é alemã e italiana; Porque aparece este Marques?
--
http://geneall.net/pt/forum/169367/familia-marques/#a363722
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368296 | saintclair | 17 abr 2016 11:43 | Em resposta a: #368295

-
Rectificação; ascendência
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368297 | robertspill | 17 abr 2016 12:02 | Em resposta a: #368296

Vou tentar resumir minha genealogia que é por sinal bem mista:

- materna, meu avô veio de Rummelsburg na Alemanha, logo toda a sua genealogia ancestral encontra-se entra as antigas Províncias de Rummelsburg e Kolberg-Körling. No entanto, quando falamos de minha avó, nascida no Brasil, a mãe dela era austríaca do Tirol (desses tenho informação até 1500) e o pai lusobrasileiro, contudo tenho poucas informações a respeito da família do mesmo, caso interesse fiz este vídeo contando um pouco da história de minha família materna: https://www.facebook.com/roberto.spillare/videos/vb.614777234/10152703249007235/?type=3&theater

- paterna, venho de uma família italiana, mas recentemente ha uns 3 anos faz, descobri que minha bisa que todos afirmavam também ser italiana, era na verdade filha do português Domingos José Marques que chegou a colônia por volta de 1865, muito provavelmente por viver em meio a uma colônia italiana essa coincidência tenha se perdido com as gerações futuras e devido ao convívio com italianos, ela tb falava italiano. Fiz este video tb https://www.facebook.com/roberto.spillare/videos/vb.614777234/10152546277787235/?type=3&theater

Atualmente, estou tentando encontrar outros batismos para ver se menciona ao menos os nomes dos pais dele.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368298 | saintclair | 17 abr 2016 12:16 | Em resposta a: #368297

-
... Que documentos possui a justificar que o português
Domingos José Marques é o pai da sua bisa?
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368299 | robertspill | 17 abr 2016 12:19 | Em resposta a: #368298

Certidão de casamento onde menciona os pais da mesma, o óbito da mesma, o registro original de batismo da mesma, e a filha de família dos colonos, onde menciona Domingos e família.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368301 | saintclair | 17 abr 2016 12:21 | Em resposta a: #368298

-
Caro;
Os videos não abrem.
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368302 | saintclair | 17 abr 2016 12:23 | Em resposta a: #368301

-
... E nesses documentos quais as palavras que se referem
a Portugal?.....
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368304 | robertspill | 17 abr 2016 12:34 | Em resposta a: #368302

Os vídeos são links diretos de meu FB, vídeos públicos, eu testei e abriram. Contudo, recentemente também publiquei no youtube, podes acessar por la tb:

Família Vandersee https://www.youtube.com/watch?v=fCUWqVY0c30

Família Spillari https://www.youtube.com/watch?v=d7xBnjSR0wU

Em relação a Domingos, tendo em vista a estrutura de registros no meu estado, em nenhum documento relativo à minha bisa diz que ele era português. Esta informação aparece nos dois registros de colono do mesmo, o primeiro de 1866 se não me engano, que diz que Domingos havia chegado a colônia em Set ou Out de 1865 e fala da nacionalidade (portuguesa), o segundo registro de colonos é de 1877/8 onde o mesmo já tinha uma parceira e filhos, e menciona mais uma vez a nacionalidade.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368305 | saintclair | 17 abr 2016 12:54 | Em resposta a: #368304

-
Os videos estão OK.
Obrigado.
Pergunto; o seu bisavô Domingos José Marques
aparece nos videos?.... se sim, indique p.f. as
coordenadas em minutos/seg.
---
["e a filha de família dos colonos, onde menciona Domingos e família.".....]
Vc, possui a certidão casamento de Domingos?...... e de óbito?......
Sc.

Resposta

Link directo:

Busca de Relação Nominal de Passageiros vindos de PT para o Porto do RJ (BR) antes de 1875

#368307 | robertspill | 17 abr 2016 13:19 | Em resposta a: #368305

Não menciono no video pq foram descobertas recentes e tb pq no video retratei mais a história dos Spillari, os Marques chegam a partir do 2° casamento do meu bisnonno. Infelizmente ainda não encontrei oo óbito e casamento não será possível pq na região constam apenas registros posteriores a 1890 e somado a isso ele era amigado e não casado como constam no registro de colonos e batismo da bisa.

Resposta

Link directo:

UM PRESENTE DEUS

#368309 | saintclair | 17 abr 2016 14:58 | Em resposta a: #368307

-
Caro;
Sobre Domingos Marques, pouco ou nada vai encontrar.
Valeu as diligências efectuadas.
Fiquei ciente das dificuldades que os seus ancestrais
alemães tiveram aquando da 2ª Guerra. Não deve
ter sido nada fácil esses anos 1939 a 1945 passados
no Brasil.
http://sorisomail.com/partilha/3604.html
Boa sorte
Sc.
http://sorisomail.com/partilha/3604.html

Resposta

Link directo:

Rosenberg-Austria

#368310 | saintclair | 17 abr 2016 15:48 | Em resposta a: #368309

-
...A propósito dos seus ancestrais Alemães/ Polacos.... as fronteiras
tiveram grandes alterações na 2ª G.G.
-
Envio tópico de uma situação passada na Áustria;
http://geneall.net/pt/forum/168596/no-rasto-talvez-de-uma-boa-historia/#a364024
https://goo.gl/maps/SgbNHf7ZiFm
Sc.

Resposta

Link directo:

My ancestry dna results (Brazil)

#368319 | saintclair | 17 abr 2016 20:07 | Em resposta a: #368310

-

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=YhE_bw3fHOo#t=167
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 17:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen