Aos Ferteldes e Companhia Lda

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278593 | zamot | 14 jun 2011 23:23

Ultimamente vejo aqui uma serie de ataques aos critérios do Geneall não sei bem com que objectivos. Os critérios do Geneall foram sempre desde o inicio o mesmo, pelo que não enetendo o que os incomoda. Se não gostam não leiam. Se são como dizem investigadores de genealogia, limitem-se a investigar e leiam só o que lhes interessar. Deixem-nos em paz e sossego por favor

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278641 | fertelde | 15 jun 2011 12:18 | Em resposta a: #278593

"Se não gostam não leiam. Se são como dizem investigadores de genealogia, limitem-se a investigar e leiam só o que lhes interessar. Deixem-nos em paz e sossego por favor"

Nâo deveria nem ter-lhe feito caso, pois a sua mensagem passaria desapercebida mas, pelo fraco favor que as suas duas frases podem fazer ao geneall, lhe respondo:

Entâo o Sr. zamot crê que o geneall lhe pertence, por tal maneira que o sr. se atreve a pedir que "Deixem-nos em paz e sossego por favor" ?
É por atitudes como a sua que o geneall está com grave crise financeira, por essa apropriaçâo de um espaço que, deveria ser de todos e para todos.-
Os objectivos de critica é à falta de critério com que o geneall ultimamente tem aceite registos de pseudo- fidalgos, com nomes e apelidos nâo legais, auto atribuiçôes de Doms e Donas, e inscriçâo de títulos que, por serem de atribuiçâo nâo legal, desvirtuam, no entender de muitos, um site, que se pretende (assim o entendemos muitos), de genealogia e nâo de apologia de uma corte. Genealogia nâo significa apologia de nada... Para que um site seja credivel, deverá ser-lo e parecer-lo.
Se se pretendeu, desde o inicio, um site dedicado á corte no exilio palaciano, este deveria ser cerrado e, como muito, com o enunciado de objectivos desde o inicio.-

Dizem que podem justificar a introduçâo de resmas de nomes, apelidos e titulos no geneall? conhecendo desde há cinco anos o geneall e a forma como se propôe entradas nos ramos familiares, dúvido muito que assim seja, ninguém envia os registos de batismo ( pois dizem que aparecem com essa quantidada de nomes e apelidos nesses registos), para o geneall, como prova dos seus nomes e apelidos. SE joga com a seriedade e honestidade das pessoas, que para alí enviam os datos que, custosamente vâo adqurindo em longas investigaçôes e que candidamente só enviam o que aparece nos registos, sem acrescentamentos e falsificaçôes de titulos e auto atribuiçôes de Doms e Donas.-

Pessoas como voçê, jogaram com a honestidade de um site aberto a todos e para todos!!! O disvirtuaram, e poderiam, com a prepotencia que alguns de vós aqui demonstram, obrigar a muitos a solicitar nâo só dar-se de baixa, mas a solicitar a retirada de todas as informaçôes que, de forma honesta, fomos enviando para contribuir para que este site esteja entre os mais lidos, entre aqueles que se dedicam a fomentar a genealogia!!!

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278647 | zamot | 15 jun 2011 13:09 | Em resposta a: #278641

"Pessoas como voçê, jogaram com a honestidade de um site aberto a todos e para todos!!! "

Olhe Senhor, o meu nome está aqui nesta base de dados tal qual está no BI. Não tenho aqui nenhum "DOM" nem nenhum titulo. O mesmo se passa com todos os meus ascendentes e descendentes que são tratados tal qual o são nos registos. Não tenho nenhuma fantasia. Claro está que já encontrei aqui algumas "fantasias" mas não culpo o moderador / proprietário do site por isso, pois com a quantidade de informação que lhe chega diáriamente, e sendo ele o unico a tratar desta base de dados, é impossivel verificar tudo. Em todas as páginas existe um botão a sugerir correcções. Quando tiver provas dessas fantasias, caso queira, apresente as suas reclamações, mas devo desde já dizer que lhe gabo a paxorra. Também se insurge contra a introdução das "bolinhas coloridas", devo dizer-lhe que ao contrário de si, eu achei que essa introdução quando foi feita teve a maior utilidade, mas são opiniões, e o que precisamos neste momento aqui é de espirito construtivo e não destrutivo pois caso contrário qualquer dia não tem site.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278648 | zamot | 15 jun 2011 13:10 | Em resposta a: #278647

Já agora, e para que possa verificar aqui lhe deixo o link para a minha página :

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=24871

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278650 | zamot | 15 jun 2011 13:15 | Em resposta a: #278647

Como diz o grande Miguel Esteves Cardoso " Os Portugueses têm algo de figadal contra todos os que tenham algo de fidalgal." E tem toda a razão, é esse o seu caso Sr Fertelde. Mas saiba que existem à venda bons remédios para os males do figado.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278651 | zamot | 15 jun 2011 13:20 | Em resposta a: #278650

Quanto à falta de rigôr do Geneall posso até dizer-lhe que muito recentemente, e devido a uma denuncia feita por um "Policia" igual a si, o Geneall retirou, e penso que bem, o D. ao meu Bisavô ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=6189 ). Por isso posso dizer-lhe que não me sinto minimamente protegido pelo Geneall, apesar da minha grande amizade pelo Luiz Amaral a quem penso deveriam dar uma condecoração e um subsidio só por ter criado este site.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278654 | Luis_Froes | 15 jun 2011 13:35 | Em resposta a: #278651

Zé Tomaz,

Porquê responder a tipos que nem sob o seu nome escrevem?

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278661 | Menarue | 15 jun 2011 14:47 | Em resposta a: #278648

Sorry the answer I wrote to fertelde was for you. About the Asseca link that is.
Sorry.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278662 | zamot | 15 jun 2011 14:59 | Em resposta a: #278661

"Sorry the answer I wrote to fertelde was for you. About the Asseca link that is.
Sorry."

Can you explain? I do not understand this answer.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278665 | arturcs | 15 jun 2011 15:48 | Em resposta a: #278662

Zé Tomaz,

Estou como o Luís.

Aquele abraço,

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278676 | fertelde | 15 jun 2011 18:01 | Em resposta a: #278647

"Claro está que já encontrei aqui algumas "fantasias" mas não culpo o moderador / proprietário do site por isso, pois com a quantidade de informação que lhe chega diáriamente, e sendo ele o unico a tratar desta base de dados, é impossivel verificar tudo."
Pois, contra essas fantasias é que há que fazer frente e denunciar. Ou é um site honesto, ou um site de aproveitadores que inventam. A desculpa ao geneall nâo serve, pois, algum control deverá existir (ou deveria), quando um propôe algum aditamento, este aparece, largas semanas, ou meses depois, creio, na minha boa fé, que estarâo cotejando...


"Quando tiver provas dessas fantasias,"

É fácil, basta ir ver os enormes nomes compostos e enormes apelidos compostos, para se ver onde existe fantasia. E também a todos os Doms e Donas que aparecem com titulos posteriores a 1910...

"Também se insurge contra a introdução das "bolinhas coloridas",

Eu? nunca me insurgí contra isso, deverá ter sido outro, eu nâo, porque nunca reclamei quando elas apareceram na minha pessoa, achei piada, nada mais.-

"precisamos neste momento aqui é de espirito construtivo"

Nisso estamos de acordo, mas, a critica pode também ser construtiva. Abaixo os que se aproveitam deste maravilhoso site, para meter as suas fantasias peseudo-fidalgas.-

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278677 | fertelde | 15 jun 2011 18:04 | Em resposta a: #278648

Familia que, em tempos de nossos avós, se conheceram...

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278679 | fertelde | 15 jun 2011 18:09 | Em resposta a: #278650

" algo de figadal contra todos os que tenham algo de fidalgal."

Está completamente enganado, nâo poderia renegar das minhas origens; só que nâo necessito de vir para aqui inventar o ininventável, presumir por presumir, acrescentar por acrescentar, Dom-medrar por Dom-medrar...
Quem foi, o é, nâo necessita de recordar o que é.-

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278680 | fertelde | 15 jun 2011 18:12 | Em resposta a: #278651

Entâo Sr. Zamot? Policia? já chegamos a esse ponto?

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278681 | fertelde | 15 jun 2011 18:16 | Em resposta a: #278654

Entâo Sr. Luis-Frois? e o Sr. é dos tipos que sob o seu nome escrevem?
Esse é o seu B.I.? Luis-Frois?
Quantos hà?

Cumprimentos e feliz dia

Fernando de Telde, meu titulo actual, com o qual sou conhecido por muita, muita gente. Nâo tenho culpa que nâo me conheça!!!

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278683 | fertelde | 15 jun 2011 18:28 | Em resposta a: #278651

"o Geneall retirou, e penso que bem, o D. ao meu Bisavô"

Pois, nessa andamos, como o Sr., também acho que se deve retirar o Dom a quem nunca o teve ( e parafraseando-o "penso que bem"), mas nâo devemos tomar por POLICIAS, a quem resolve reivindicar o direito para aqueles e, só aqueles que por direito o tiveram... ( e por nobres obras e serviços à Pátria, acrescentaria). Nada de acrescentamentos trasvestidos e imorais...

"Luiz Amaral.... (a quém) deveriam dar uma condecoração e um subsidio só por ter criado este site."

Também o creio, haverá forma de o fazer, com a poio de instituiçôes culturais, ou a criaçâo de uma ONG cultural, porque contribui sériamente para o conhecimento de uma parte da História portuguesa: o creio sinsera e profundamente.

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278685 | Hirão | 15 jun 2011 18:57 | Em resposta a: #278676

"Abaixo os que se aproveitam deste maravilhoso site, para meter as suas fantasias pseudo-fidalgas."

Correctíssimo. Triplo amém!

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278686 | fertelde | 15 jun 2011 19:00 | Em resposta a: #278685

Obrigado, por fim de acordo com os objectivos iniciais.-

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278688 | S.Paio dos Arcos | 15 jun 2011 19:02 | Em resposta a: #278681

Caros Fernando de Telde

Reparei que o seu nome não é Fernando de Telde ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=511643 ). Tanto puritanismo , mas assina com outro nome, que nem sequer está no seu BI. É mais chique ?

O Luis Frois, chama-se Luis Frois e o José Tomaz de Mello Breyner chama-se José Tomaz de Mello Breyner e são quem saõ. Porquê embirrar com tudo e todos, se têm mais ou menos nomes, se têm bolas ou bolinhas, se são ou não são Dons e Donas, quando você é o primeiro a não assinar e não assumir o seu verdadeiro nome ?

Este site é um site particular, com regras de utilização, e o trabalho feito pelo Luis Amaral será imemoravel. Serei o primeiro a subscrever que lhe seja atribuida a Ordem de Santiago, em prol do que tem feito pela cultura e costumes portugueses, e de uma vez por todas não se queira fazer da genealogia, uma aula de Direito. A genealogia tem regras próprias e o meu caro Fernando De Telde, não deixa de ser Fernando Leite Velho, se o seu BI e as leis vigentes disserem que só se pode chamar Fernando Velho. Esta é a diferença entre genealogia e Direito.

Desejo-lhe os melhores cumprimentos

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278690 | Hirão | 15 jun 2011 19:18 | Em resposta a: #278688

Caros confrades,

Eis aqui, verdadeiramente, uma boa e interessante questão: as diferenças (óbvias e notórias) entre Genealogia e Direito, no quê diz respeito aos nomes e apelidos. Até porquê, debateram-se e bateram-se, porém, à lugar algum chegou-se. Expostas foram as perguntas/dúvidas, entretanto, respostas poucas cá se fizeram presentes.

A questão, pois, ainda está em aberto.

Abraços gerais,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278691 | Hirão | 15 jun 2011 19:19 | Em resposta a: #278690

E refiro-me, naturalmente, às pessoas e famílias sérias; não às patológicas megalomanias.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278693 | manuelrod | 15 jun 2011 19:30 | Em resposta a: #278647

Caro compnheiro, tudo o que diz tem fundamento, não parece apropriado seja quem for pouco ou muito culto vir par estas paginas com mas dicensias, este site não foi criado para o gosto de cada um de nós mas sim com um objectivo de bem servir e não apadrinhando ninguem, por isso se querem criar cinfusões por favor sigam outros caminhos, há que salvar este grande projecto e se todos nós temos o dever de em conjunto criar condições para que seja possivel de armonia com os objectivos para que foi criado se possa por de lado as guerrilhas que alguem está a querer criar mas que não dinifica ninguem.
O capote serve para quem o veste.
Com coragem e firmesa se consiguirá contribuir para se acabar certamente com maus entendidos

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278704 | FFTT | 15 jun 2011 20:26 | Em resposta a: #278688

Caro Eduardo de Sousa Azevedo,

A Ordem de Santiago? Não será mais adequada a de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa?

Com os melhores cumprimentos,
FFTT

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278717 | S.Paio dos Arcos | 15 jun 2011 22:09 | Em resposta a: #278704

Meu caro FFTT

E porque não as duas ? Assim ficam todos contentes.

Cumprimentos

ESA

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278741 | Luis_Froes | 16 jun 2011 01:31 | Em resposta a: #278681

Fernando de Telde,

Tem aqui a minha identidade:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=403311

Cumprimentos,
Luís F.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278754 | manuelrod | 16 jun 2011 07:24 | Em resposta a: #278641

Caro confrade, fasso das suas as minas palavras.
Com um abraço faterno.
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278760 | Hirão | 16 jun 2011 13:09 | Em resposta a: #278681

Caro confrade Fernando,

Permita-me perguntar-lhe e, se ouso muito por conta da curiosidade, desde já fica livre para não responder: título actual?

Saudações,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278769 | Mavasc | 16 jun 2011 17:23 | Em resposta a: #278593

Caro Zé Tomaz

Em tempos pedimos ao Genea o regresso dos Passos Perdidos. Acho que o devemos pedir de novo, perdoe-me o Luís Amaral, parece-me a via certa para fazer reviver o Forum, o que resultará, inevitavelmente, num acréscimo de proventos.
Com todo um imenso apreço pelo trabalho fantástico do Luís Amaral e deste magnífico site, deixa-lhe um abraço amigo a

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278782 | joão pombo | 16 jun 2011 22:26 | Em resposta a: #278769

Caros Frequentadores,

Concordo com a Maria Benedita. O fim dos Passos Perdidos foi uma grande perda para este fórum.
Não discuto as opções dos donos deste espaço, pois são seguramente ponderadas e justificadas.
Mas este fórum precisa de um espaço onde se possam discutir generalidades. Um pouco de sal e pimenta nunca fez mal a ninguém!

Cumprimentos
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278784 | Hirão | 16 jun 2011 22:37 | Em resposta a: #278782

Tem meu apoio.

Cumprimentos,

D.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278831 | jsequeira | 17 jun 2011 15:39 | Em resposta a: #278784

Mais uma vez a "confrada" (*) Maria Benedita vem colocar um happy-end nestas discussões que vagueiam entre o produtivo e o simplesmente "holigânico" (passe o termo), pelo respeito que concita entre republicanos, monárquicos assim-assim, monárquicos assim-assado, cicranos e beltranos.

Sou muito "jovem" neste forum (entenda-se) para ter conhecido os Passos Perdidos. Pela designação parece-me interessante, um pouco como "dar à genealogia o que é da genealogia e ao político-social o que é do político-social".
Completamente de acordo com a sua sugestão.

(*) Já li diversos tratamentos para esta Senhora (O S maiúsculo aplica-se com toda a propriedade), entre o masculinizado "confrade" e o estranho "confreira". Por isso utilizo o "confrada" para significar uma pessoa diferente, pelo género, do confrade, mas com as mesmas prerrogativas e funções. É que, a nível de ofício religioso (conventual ou regular), o papel do frade e da freira é completamente diferente, logo pela impossibilidade de estas acederem ao sacerdócio, o que não é o caso deste forum em que a "Mavasc" funciona, sempre que aparece, como verdadeira Papa.

josé sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278833 | Mavasc | 17 jun 2011 16:13 | Em resposta a: #278831

Caro confrade José Sequeira

Bem haja pelas suas simpáticas palavras, mas essa do Papa ...vou meditar nela!
A verdade é que os Passos Perdidos eram muito difíceis de gerir para a moderação do Fórum pois suscitavam discussões acaloradas, mas eram um excelente chamariz para quem não se entrega exclusivamente á genealogia pura e dura. E davam a este Fórum uma vivacidade que, aos poucos, foi perdendo. Creio que a criação de um espaço desse género viria dar novo alento aos desmotivados e a verdade é que, sempre que num tópico surge um mínimo de polémica, aparecem de imediato alguns participantes desaparecidos no nevoeiro, o que me parece sintomático.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278838 | Vínculo | 17 jun 2011 17:44 | Em resposta a: #278833

Cara Papisa

É sempre um prazer ler os conselhos que debita ao Fórum. Infelizmente será difícil recuperar discusões "à maneira antiga". Já não é nada como antigamente.
Alguns dos intervenientes não voltarão. Estou-me a lembrar do arcebispo de Mesão Frio. O médico proibiu-o de
entrar nestas discussões.
Só reunidos à volta de um leitão será possível recuperar tempos antigos.
Grande abraço
AF

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278841 | Mavasc | 17 jun 2011 18:33 | Em resposta a: #278838

Caro amigo Amiel

É uma pena Sua Eminência estar impedido de debitar os magníficos textos a que nos habituara, mas ...a prescrição médica acima de tudo! Como não está impedido de "limpar" um leitãozito, vamo-nos a ele, cá vos espero em qualquer dia e hora que combinarem, de garrafa de espumante preparada e bísaro acabadinho de sair do forno

Um grande abraço

Maria Benedita, á espera!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278862 | jsequeira | 17 jun 2011 21:08 | Em resposta a: #278841

Ora bem

Estamos a entrar em terrenos muito interessantes. Tal como este sábado nós (os que moram ou têm trabalho aqui na zona mais central de Lisboa) vamos "levar" com o Pikenikão do Continente (penso que a "tanga" do apoio à produção nacional é um bom argumento, mas de marketing, adiante...), mais o inefável Tony Carreira, também poderíamos organizar, não obviamente o Pikenikão Genea, mas uma sortida a tão nobres terras, onde repousam, lado a lado, Pedro e Inês (penso que não me engano na zona de residência da nossa futura Papa), ou então, em alternativa, irmos "chatear" o José Tomaz e deglutir as nobres vitualhas debaixo do frondoso arvoredo da sua York House.
A coisa, bem publicitada e fazendo apelo aos primo-contactos, de muitos dos confrades, com a comunicação social e personalidades de topo da nossa vida social e política, poderia trazer para o Genea aquele "mais" que lhe falta para ultrapassar o momento, digamos, de menos pujança financeira; juntando, por exemplo, uma venda de livros do Guarda-Mor, estaría montado o cenário para ajudar este projecto que não pode morrer.

Cumprimentos

josé sequeira

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278901 | PSacadura | 18 jun 2011 12:07 | Em resposta a: #278676

Caro Fernando de Telde
Noto que, entre as suas muitas respostas ao tema, evitou convenientemente dois tópicos: não existe registo no Geneall de nenhum Fernando de Telde, nem de nome ( http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=fernando+de+telde&s_type=per_search.php ) nem de título ( http://www.geneall.net/P/tit_search.php?s=telde&s_type=tit_search.php ). Estou pois, curioso por saber a origem da sua indignação com os outros utentes desconhecerem o seu nome.
Não sei se será, ou não, o referido Fernando Leite Velho, no entanto, se o for, não deixo de achar curioso que o grande cruzado contra a falsa atribuição de nomes, tútlos e honrarias se auto-atribua um apelido de toque aristocrático, e o designe de título. Sobretudo quando se afirma tão orgulhoso do apelido que lhe vem sendo passado de geração em geração, que era composto por três nomes e deixou cair um e levou até a casamentos entre primos para o manter.Resta me apenas a hipótese de que se auto-denomine Fernando de Telde por residir, ter residido ou ter nascido no Município de Telde, na Gran Canaria. Se, no entanto, o for, digo lhe que considero isso altamente original: um apelido toponímico auto-atribuido em pleno século XX/XXI.

Isto não é um ataque pessoal, nem o deve tomar como tal. É apenas uma chamada de atenção para a facilidade com que prontamente atacamos os outros sem ter primeiro a verdadeiro consciência de nós. Se há quem deseje dar continuidade aos títulos conseguidos pelos antepassados e a isso tenha direito, que o faça. Se houver pessoas, linhagens ou famílias inteiras que queiram usar um Dom ou Dona ao qual tenham direito, que o usem. Não vejo como isso incomoda quem quer que seja. Quanto às resmas de nomes próprios, concordo consigo, mas acho que isso é um tema pessoal, quando se trata de nomes verdadeiros. Não se tratando de nomes verdadeiros, obviamente que defendo a exclusão dos nomes falsos e auto-atribuidos desta base de dados.

Espero não o ter ofendido, pois não é essa a intenção.

Pedro de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278910 | S.Paio dos Arcos | 18 jun 2011 15:31 | Em resposta a: #278901

Caro Pedro de Sacadura Botte,

Já estava a estranhar ninguém responder aos meus comentários, e principalmente o confrade Fernando de Telde, que responde milimétricamente a todos e a tudo, mas que à minha questão evitou fazer qualquer comentário, leia-se propositadamente.

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278927 | S.Paio dos Arcos | 18 jun 2011 18:45 | Em resposta a: #278681

Caro Fernando de Telde

Estranho não responder ao meu comentário, já, que responde milimétricamente a todos e a tudo, mas à minha questão evitou fazer qualquer comentário, leia-se propositadamente.

"Fernando de Telde, meu titulo actual..." - Titulo de quê ? Não existe nehum titulo de ... Telde ? Só na sua imaginação, ou se acaso é dos titulos fantoches outorgados do Rei do Ruanda ? O confrade que se arma em puritano e condena Dons e Donas, e demais critérios do moderador deste forum, e afinal intitula-se com um titulo que não existe. É no minimo caricato. Aconselho a não ser "policia" de serviço, com tantos telhados de vidro...

"....sou conhecido por muita, muita gente". Veja lá a nossa sorte. Se vivesse na Baviera em vez de viver em Telde, seria certamente o Fernando da Baviera. Olhe que ficava mais sonante ... Mude-se para lá, para temos mais um principe...

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278928 | Almegue | 18 jun 2011 18:54 | Em resposta a: #278681

Caro Fernando de Telde,

Corre por ai, que vai sair uma 2ª edição do livro do Manuel de Melo Correia "Sangue Velho, Sangue Novo, ", mas agora com outro nome "Leite Velho, Sangue Novo".

Apoio as intervenções dos confrades Pedro de Sacadura Botte e Eduardo de Souza Azevedo.

FAG

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278968 | fertelde | 19 jun 2011 09:57 | Em resposta a: #278688

"não se queira fazer da genealogia, uma aula de Direito."
Sr. Eduardo:

Nâo será uma aula de Direito, mas sim de história e, como tal, nâo cabe o invento de colocar nomes e sobrenomes, apelidos e mais apelidos, titulos e mais titilos, Doms e Donas, alí onde nâo existe...
Nâo se trata de policiamentos, mas de puresa e rigor...
Para policia o Sr. que se arroga o direito de vir para aqui, com informaçâo privada, pespegar nomes.
Tenho o direito do anonimato, desde que nâo falte ao respeito a ninguém. E parece-me que exigir puresa genealógica nâo ofenda a ninguém. Só a quem quer presumir, do que nâo é, pode ofender exigir que se seja rigoroso.-

"Este site é um site particular, com regras de utilização"
Pois é, é um site de pago e, quem paga exige, especialmente, quando por aqui aparecem uns quantos a deturpar e a aldrabar o que deve ser rigor histórico... As regras sâo urbanidade, e rigor, nâo aldrabar. Urbanidade parece ser o que mais falta em alguns...

Parece-me que ao Sr. Eduardo lhe falta, sobretudo, seriedade. Nâo entra argumentando, entra com animos de?
Noutro escrito até se irrita por nâo lhe responder... parece-me anedótico.-

Fernando de Telde, nâo é titulo, é assim que sou conhecido por muita gente, e nâo lhe cabe a sí, defenir como eu me apresente.-

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278970 | fertelde | 19 jun 2011 10:02 | Em resposta a: #278717

E entâo? aqui também nâo assina? ora ESA!!

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278972 | fertelde | 19 jun 2011 10:19 | Em resposta a: #278927

Telde é o meu titulo actual, que acompanha o Fernando. Terra de adoçâo, nâo fica em Ruanda, e para imaginaçâo, imaginaçâo, parece ser que a sí lhe falta. Só entra para a critica pessoal, nâo para argumentar. Tanta incapacidade lhe cabe?
Argumente se lhe parece correcto ou nâo que se apegue o Dom, alí onde nâo existe, e que se acrescente nomes e apelidos onde nâo os há... Alguns já reconheceram que o pretendiam "colar", presumindo nâo sei de quê.-
E, ao que parece, o seu nome nâo está ainda registado na base de datos, ou entâo também nâo está correcto... e assina com nome suposto?
Ou será que nâo pode presumir de nada e, nâo se apontou á genealogia familiar?

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278973 | fertelde | 19 jun 2011 10:34 | Em resposta a: #278928

Sangue novo? nâo, vem de 1584!!

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278975 | S.Paio dos Arcos | 19 jun 2011 10:51 | Em resposta a: #278970

Já tinha assinado em cima - Eduardo de Souza Azevedo. Assino com o nome de registo no meu BI, não assino com nomes inventados....

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278976 | PSacadura | 19 jun 2011 11:08 | Em resposta a: #278973

Esse orgulho todo de linhagem antiga e respeitada continua a colidir, pelo menos na minha óptica restrita, com a utilização de um nome que não o seu. De acordo com a sua lógica, eu podia assinar Pedro de Almada, ou Pedro de Bragança se nas referidas terras habitasse. Não lhe parece que seria um pouco forçado, sobretudo se eu professasse um tremendo orgulho no meu Sacadura Botte, (que por acaso até professo), ostentar outro nome?

Eduardo de Souza Azevedo tem sem dúvida apontado uma série de pontos interesantes aos quais o Sr. de Telde, ou Sr. Leite Velho, assumindo, mais uma vez, que é esse seu nome, tem evitado responder. Se, de acordo com um comentario seu noutra secção, não se compreende a utilização de nomes diferentes aos do baptismo, então é óbivo que existe algum erro de concordância.

Pode viver numa terra adoptada, e pode gostar de o fazer, no entanto o seu nome não deixa de ser aquele que é. Honestamente,acho mais perjudicial para a Genealogia uma alteração de apelido do que os acrescentos de nomes próprios ou Dons e Donas.

Obviamente que a decisão de responder ou não, tanto a este como ao meu comentário anterior, cabe-lhe apenas a si. No entanto, e tendo em conta a rapidez e obsessivo-compulsividade com que responde a todos os outros comentarios que versam sobre temas que não a sua propria idoniedade para discutir estes temas, ficarei surpreendido se não o fizer. Ficarei, aliás, convencido de que toquei num ponto muito sensível da discussão. E se assim for, apresento as minhas desculpas antecipadas, pois este é um fórum de debate, e não de ataque.

Pedro de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278977 | S.Paio dos Arcos | 19 jun 2011 11:18 | Em resposta a: #278968

Meu caro Senhor , vamos por partes :

1º - Não me trata por sr. Eduardo, pela mesma razão que não o trato por sr. Fernando. Não sabe, ou não lhe ensinaram que isso é tratamento de carroceiro. Ou me trata por sr. Eduardo de Souza Azevedo ou por Sr. Souza Azevedo, nunca por sr. Eduardo, regra básica nº 1.

2º Ninguém, e muito menos eu, defendeu qualquer deturpação ou falta de rigor histórico na BD deste site . O que critiquei foi o caro amigo parecer ser um purista e afinal é o primeiro a não respeitar com seriedade esse rigor histórico que tanto apregoa.

3º "Fernando de Telde, nâo é titulo, é assim que sou conhecido por muita gente..." isto é o que disse hoje (acima) http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278968#lista.

Noutro tópico, também de hoje diz "Telde é o meu titulo actual, que acompanha o Fernando.."http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278972#lista

No dia 15 ainda noutro tópico diz "Fernando de Telde, meu titulo actual, com o qual sou conhecido por muita, muita gente"http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278681#lista

Então sr Fernando de Telde em que ficamos, é titulo ou não é titulo ? O sr. sabe o que é um titulo ? O sr. sabe que um titulo e un nickname são coisas diferentes ? Não parece.

E se tem tanto orgulho com o seu nome, come diz que tem, porquê refugiar-se atrás de um nome falso, fabricado ao virar da esquina e depois querer ser o Inquisidor Mor do site. Não acha que já são anedoctas a mais ?

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278978 | PSacadura | 19 jun 2011 11:24 | Em resposta a: #278968

Ninguém tentou definir como o Sr. Fernando de Telde se apresentava. Tentámos apenas mostrar-lhe, usando como exemplo a sua própria pessoa, que nem sempre se deve ser tão fundamentlista.

A mentalidade de "quem paga exige" é triste. Urbanidade, civismo, respeito. Sem dúvida. Como tal, dê aos outros o respeitoq ue exige para si. Não deseja ver o seu "de Telde" questionado, e tem esse direito. Talvez o actual Duque de Palmela não deseje ver o seu título posto em causa, sobretudo tendo em conta que a nobreza em Portugal, ao contrário do que afirmou, não foi extinta com o final da Monarquia, como aconteceu na Alemanha ou Áustria. Ou talvez o Sr. D. Duarte Pio de Bragança não deseje ver o seu Dom questionado. É uma questão de respeito, como disse, pelos desejos dos outros, que são tão válidos como os nosso.

Não entremos na discussão do que é anedotico ou não.

Pedro de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278979 | PSacadura | 19 jun 2011 11:27 | Em resposta a: #278968

Pequena nota final que me esqueci de acrescentar: Não para acrescentar à discussão, apenas para clarificar: o denotativo "Sr." usa-se só e exclusivamente antes do nome completo ou apelido, nunca antes do nome próprio.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278982 | fertelde | 19 jun 2011 11:42 | Em resposta a: #278901

Entâo Sr. Pedro?

Telde é uma cidade da provincia de Las Palmas e, como tal, se justifica o ter-me intitulado, (nâo titulado) com esse pseudónimo, porque, ao ser muito conhecido nessa provincia, as gentes para me referirem resolveram apontar-me como o Fernando de Telde... poderiam terem-me chamado de Fernando o Português, mas, como aqui há familias com esse apelido, resolveram apontar-me como o Fernando de Telde... Simples e sem rebuscamentos. Soa a aristocrático o Fernando de Telde? nâo me pareceu, nem me parece. Sâo costumes locais e, contra isso nâo há argumentos...
Quando referi ser meu titulo, o referi como resposta a uma pergunta de alguém aqui no forum e, como Telde nâo é mais que uma cidadezinha e, pela explicaçâo dada acima, nâo me parece ser mais que uma piada, o do titulo, pois nunca necessitei de nenhum. Olhe, vivo numa civilizaçâo em que todos nos tratamos por tu, sem mais acrescentamentos nem doutouradas nem engenheiradas, nem comandantadas...
Como tal, o Fernando de Telde nâo aparece na base de datos, mas sim desde o inicio das minhas intervençôes neste forum, nos idos 2005, FERTELDE- nâo me apoiei nem acrescentei qualquer titulo, apenas uma marca de entrada.-

"Estou pois, curioso por saber a origem da sua indignação com os outros utentes desconhecerem o seu nome."

Eu também estou curioso, nâo pela minha indignaçâo pelos acrescentamentos indevidos de nomes, sobrenomes, apelidos e mais apelidos, Doms e mais Donas, mas, pela indignaçâo de outros utentes desconhecerem o meu nome...
Ao fim e ao cabo aqui se discutem ideias e, mais nome menos nome, nâo vai acrescentar nada de nada...

Curioso, colocar o D. num menino nascido em 2005, mas gostaria de saber porquê o António de Saldanha de Oliveira e Sousa, 2º conde de Rio Maior, nâo aparece com D. mas sim o D. João Maria de Saldanha Oliveira e Sousa, 3º conde de Rio Maior. Qual a diferença entre um e outro? Gostaria que me o explicassem...
De qualquer maneira Sr. Pedro, a questâo está se o Sr. está de acordo ou nâo que se inventem os Doms e Donas e que apareçam na base de datos do geneall nomes e sobrenomes inventados, bem como a colecçâo de apelidos
inexistentes...

"Se houver pessoas, linhagens ou famílias inteiras que queiram usar um Dom ou Dona ao qual tenham direito, que o usem."

Nâo estou contra, os que por direito, utilizam o Dom, estou contra os que o utilizam sem o terem... E ter direito, direito, sâo muito menos dos que aparecem na base de datos!!!!

Nâo, nâo me ofende e, espero que também nâo tenha esse sentido a minha intervençâo.

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Fertelde ou Fernando Leite Velho

#278984 | tmacedo | 19 jun 2011 12:06 | Em resposta a: #278976

Caros confrades,

Não me parece fazer sentido esta condenação do confrade "Fertelde" pelo username utilizado. Ao contrário de muitos outros confrades nunca se refugiou no anonimato. Chama-se "Fernando Luis Toulson Leite Velho" e com esse nome (que presumo ser o seu nome de nascimento) assina mensagens neste forum com o username "Fertelde". Ver
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274484#lista

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278986 | fertelde | 19 jun 2011 12:12 | Em resposta a: #278977

Entâo? a estas alturas, se sente como tratado como um carroceiro por utilizar apenas o nome? Nâo sabia que ainda havia desse tipo de preocupaçôes snobistas. Para algo nos dâo um nome, e nâo sei o porquê a um carroceiro, ou vendedor de qualquer ramo se o possa chamar por Sr. tal e nâo a toda a gente. Defeitos de viver por fora? Talvez... Em Portugal o tratamento de D. Sofia ou D. Letizia soaria mal... Costumes.-

"afinal é o primeiro a não respeitar com seriedade esse rigor histórico que tanto apregoa. "

Pode explicar-me em que parte das minhas intervençôes faltou rigor histórico e seriedade? Nâo o entendo...

"isto é o que disse hoje "- sim, disse, e?
Olhe, meu caro Sr.- quando digo que é o meu titulo, digo-o de gozo, sou assim conhecido por muita gente, e?

Sim, tenho muito orgulho no meu nome mas só a gente merecedora de respeito o digo e apresento, nâo a qualquera, e, sempre foi, a través do tempo, de utilizaçâo o pseudónimo... mais num site em aberto. E nâo necessito de refugiar-me em nada, simplesmente venho aqui colocar ideias, nâo necessito de presumir de nada, apenas critico o que me parece criticável e alabo o que é de alabar.-
Outra questâo: buscam desesperadamente o nome, por algo em concreto?

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Fertelde ou Fernando Leite Velho

#278987 | PSacadura | 19 jun 2011 12:17 | Em resposta a: #278984

Caro Sr. António Taveira, não estamos a condenar o confrade Fertelde pelo username utilizado. Pelo menos para mim, o motivo da "condenação" são as opiniões professadas por este.

É natural assinar com o proprio nome, como o Sr. Fernando Leite Velho fez na outra mensagem. No entanto, quando se discute a atribuição de falsos nomes, usar um nome falso é algo de um contrasenso.

Agradeço, no entanto, a chamada de atenção e reconheço que talvez esteja a ser demasiado intrasigente.

Respeitosamente,
Pedro de Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

RE: Fertelde ou Fernando Leite Velho

#278989 | LProjecto | 19 jun 2011 12:21 | Em resposta a: #278984

Caro António Taveira,

Sempre evitei a participação neste tipo de tópicos que, a meu ver, pelo sentido de algumas intervenções, nada contribuem para a dignificação deste magnífico espaço, todavia, e sem querer tomar qualquer partido ou alinhar em dissertações do género "diz que disse..." e "o meu sangue é este..." não queria deixar de elogiar esta sua digna e lúcida intervenção com a qual me identifico na íntegra, que só revela bom senso e nobreza de espírito - essa sim, a que mais falta nos faz.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278990 | fertelde | 19 jun 2011 12:30 | Em resposta a: #278978

"Tentámos apenas mostrar-lhe"...
É, na sobranceira arrogancia, pareceu titulo o que é pseudónimo...
Quanto à nobreza, como instituiçâo, foi extinta com o devenir da República, só se considerarmos como o País das bananas, entâo sim, poderiamos conviver com instituiçôes paralelas...

Nâo há na actualidade nenhum Duque ou Conde ou qualquer outro titulo vigente. Haverá clubes onde se possam titular como queiram, mas nâo há qualquer validade para além do circulo... O Sr. Duarte Pio de Bragança, será o que queira, dentro do seu circulo, para a República nâo será mais que um cidadâo como outro qualquer!!!! e nâo é nada desmerecedor ser um cidadâo mais.-
A nobreza interior do individuo, espero que continue a existir por muitas e muitas geraçôes.

"A mentalidade de "quem paga exige" é triste."- Considera triste exigir direitos? Eu nâo, quando compro algo, compro exigindo que se me dê aquilo que me dizem que é!

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278992 | fertelde | 19 jun 2011 12:44 | Em resposta a: #278976

" erro de concordância. "???
Se assim aparecesse na base de datos haveria erro de concordância, mas nâo aparece, já tiveram o cuidado de vasculhar e nâo aparece, entâo onde está o erro de concordância??

"comentarios que versam sobre temas que não a sua propria idoniedade para discutir estes temas, "
Será para rir??
Forum de debate? sim, deveria ser-lo, mas as suas entradas até aqui, nada aportaram para o debate, apenas apontaram para a sobranseria.-

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278995 | S.Paio dos Arcos | 19 jun 2011 13:31 | Em resposta a: #278986

Meu caro Senhor,

Se não sabe as mais basicas regras de boa educação, nada posso fazer...por mais centos de anos que os "de Telde" tenham, faltou o chá!! O senhor chama snobisses, eu chamo boa educação. A partir de aqui as nossas permissas são diferentes, não vale a pena continuar.

Assim como não se chama Sr. Fernando ou Sr. Manuel, também não se diz D. Fulana ou D. Cicrana, mas sim Srª D. Fulana ou Srª D. Cicrana.

Se vive em Espanha, deve saber que se trata por tu as pessoas, se são da mesma classe social, mesmo que haja uma diferença grande de idades.... Costumes

Agora afinal diz "quando digo que é o meu titulo, digo-o de gozo". Afinal o senhor é um brincalhão, diz tudo a gozar, acho mais graça ir ao circo que continuar esta desconversa

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#278997 | S.Paio dos Arcos | 19 jun 2011 13:42 | Em resposta a: #278982

Caro Sr. Fernando de Telde

"Curioso, colocar o D. num menino nascido em 2005.." - Se o seu Pai já era "D.", ou se a sua mãe é "Dona" e Chefe de Casa, ou se o referido é alvo de uma mercê régia (ou de Chefe de Casa Real), qual é o problema de ter o "D." à nascença ? Não entendo a sua pergunta.

ESA

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279006 | PSacadura | 19 jun 2011 16:08 | Em resposta a: #278982

Eu ia proceder a explicar-lhe o que o Sr. Souza Azevedojá explicou, relativamente à atribuição de Dons e Donas. Relativamente à questão que disse que gostaria que lhe explicassem, a utilização do dom antes do nome era um privilégio de concessão régia que, embora por vezes coincidisse, era diferente do título de nobreza. Como tal, há muitos Dons que não possuem titulos nobiliarquicos e muitos nobres intitulados que não são Dons. Assim sendo, o 2º Conde de Rio Maior tinha herdado o título, apenas, do antecessor, em quanto que o 3º Conde terá ganho, por decreto real, o direito de se intitular Dom.

Como pode imaginar, não sou o D. Pedro Maria de Sacadura Botte Saldanha, nascido em 2005, a que se referiu.

Por último, devo confessar que, embora tenha tentado expor os meus pontos de vista de uma forma civilizada, é obvio que o Sr. Fernando de Telde está a levar a mal alguns dos meus argumentos. Como não é o meus objectivo ofender ninguem, e pressinto que tudo o que for dito de aqui em diante nada acrescentara ao debate, e apenas a discussão, fico me por aqui. Seja menos fundamentalista no futuro, não procure tanto o mal nos outros, e certamente evitará este tipo de discussões.

Agradeço desde já a Eduardo de Souza Azevedo, José Tomaz de Mello Breyner, Luis Froes e a Antonio Teveira as suas acertadas intervençoes neste tema.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279020 | S.Paio dos Arcos | 19 jun 2011 18:40 | Em resposta a: #279006

Caro Pedro de Sacadura Botte,

Eu é que agradeço as suas acertadas e pertinemtes intervenções e observações.

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279032 | fertelde | 19 jun 2011 20:01 | Em resposta a: #279006

" o 3º Conde terá ganho, por decreto real, o direito de se intitular Dom. "
Onde se podem encontrar esses decretos reais? É que tenho noticias de um Dom, no meu ramo, mas, ao nâo ter documento que o ateste, nâo coloquei Dom nenhum... Aparece como Dom numa publicaçâo, mas nâo tenho documentos válidos para o inscrever como tal.-

Entendi que foi suficientemente civilizado nos seus apontamentos... Nâo o levei a mal em nenhum momento. Simplesmente me chama poderosamente a atençâo para o facto de se dar tanta importancia ao nome e nâo se aceitar o pseudónimo neste site.
Nâo pretendo ser para nada fundamentalista, procuro apenas que apareçam os datos reais nesta base de datos, por forma a que pareça uma base de datos de genealogia fiável. Creio que esse será o desejo também dos promotores desta inegável riquissima e meritissima web...
Nâo procuro o mal de ninguém, apenas a fiabilidade dos trabalhos e exposiçôes genealógicas.

Cumprimentos,

Fernando de Telde ( sem titulo)

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279058 | fertelde | 20 jun 2011 00:58 | Em resposta a: #278995

Meu caro sr.:
Como nâo sabe, diz o que lhe vem à cabeça. Refiro-me como sâo tratadas em Espanha D. Sofia e D. Letizia a rainha e a princesa de Espanha, assim aparecem nos jornais e revistas. Em Espanha nâo se usa o de Srª D.... A isso me referia.-
sr. Fernando ou sr. Manuel, nâo è desmerecimento nenhum. Só no snobismo saloio pode parecer que è um tratamento reservado a carroceiros.- E quanto a educaçâo, nada conhece de mim para poder entrar no insulto.- Só a falta de argumentos leva ao insulto fácil e libertino.-
Como vivo em Espanha, posso indicar-lhe que todos, independentemente da classe social ( que parece-me desconhece que aqui isso está em desuso), ou do conhecimento mutuo, se tratam por tu... Muito raramente se escuta o ustd, como muito o trato indeterminado sem o tu nem o ustd.
Sim, de gozo e sou um brincalhâo, em especial aos que, tomados de liberalismo pequeno-burguês, me perguntam pelo titulo, ou se esperneiam porque o Fernando de Telde, se asemelha ao de Loulé.
Vá ao circo, que é onde normalmente deve ir a aprender o tratamento dos Doms e Donas.-
Sem argumentaçâo, melhor ter-se ficado por alí, pelas bancadas do circo.-

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279059 | fertelde | 20 jun 2011 01:03 | Em resposta a: #278997

"uma mercê régia" ?? deverá haver muita necessidade de fundos para tâo precoce mercê!!!

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279069 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 08:47 | Em resposta a: #279059

Sr. Fertelde,

("uma mercê régia" ?? deverá haver muita necessidade de fundos para tâo precoce mercê!!!)

Já reparou que é um incontinente verbal ? Tem que dizer sempre uma babuzeira ?

ESA

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279071 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 09:02 | Em resposta a: #279058

Sr. Fernando Leite Velho (deixe lá as prosápias de se auto intitular Fernando de Telde)

Se não sabe as regras básicas da boa educação no respeitante a tratamentos (pelos vistos nem em Espanha), o que lamento, para quem tanto apanache faz das suas origens, se não quer aprender, se insiste em ser mal educado, gratuitamente, se tem um complexo de classe social, como demonstra ter, o minimo que lhe posso sugerir, é que compre um livro de etiquetas ...da Paula Bobone. Não substitui o chá que os de Telde deviam ter tomado, mas tem efeito de capilé.

"porque o Fernando de Telde, se asemelha ao de Loulé" - Só na sua imaginação. Nem aos calcanhares lhes chega,


ESA

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279076 | fertelde | 20 jun 2011 11:06 | Em resposta a: #279071

asemelha ao de Loulé
Patética, é bastante patética a sua intervençâo. O único com complexos que se apresenta por aqui é o sr. de S. Paio dos Arcos... E, quanto a educaçâo,. basta ler as suas intervençôes para ficarmos bem elucidados da sua classezinha pequeno-burguesa, presumida e falta de saber estar.
Se nâo tem argumentos para entrar, pois fique-se frente á TV e veja as odisseias e outros quejandos.-
Nâo incomode mais com suas experpenticas e mal soantes intervençôes. Fique-se com o seu Rancho De Las Pulgas, de S. Paio dos Arcos... Como vê, eu utiliso o Telde e o sr. o seu S. Paio...

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279077 | fertelde | 20 jun 2011 11:14 | Em resposta a: #279069

"fundos para tâo precoce mercê!!!"
Incomoda a verdade nâo?
Dedique-se a auto-intitular-se, se isso lhe faz sentir mais importante mas, deixe de importunar a criada obrigando-a a tratar de domzinho à criancinha. Presume do que és e te direi quem nâo és. Sábio proverbio.-
Outro dom-nada, que alí meteu a prosápia.-

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279079 | fertelde | 20 jun 2011 12:07 | Em resposta a: #279006

Para ver a lei sobre o uso e atribuiçâo do DOM, ver pelo google "ordenaçôes filipinas".
Fora daquela lei, a atribuiçâo do Dom ou Dona é ilegal, salvo se houve alguma alteraçâo áquele preceito legal.-
Na época actual da Republica, quer se queira, quer nâo, a atribuiçâo de qualquer destas distinçôes, também é ilegal.
Nâo há Condes nem Viscondes nem Barôes na actual ordenaçâo legal portuguesa. Assim, qualquer titulo, da era Republicana, inscrito no geneall, nâo é legal. A web pode ser particular, mas é aberta e de pago, tería a meu ver que ser uma web transparente e que reflicta a realidade do País, nâo a realidade pessoal de cada qual!
Nâo estou a negar direitos a ninguém, que cada qual no seu "circulo" se intitule e se dê o trato que queira, mas parece-me fora de lugar, utilizar uma web de genealogia, impingindo titulos e tratamentos que nâo estâo legalizados.

Parece-me de fácil entendimento a minha posiçâo.

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279088 | Hirão | 20 jun 2011 14:18 | Em resposta a: #279079

Caro Fernando de Telde,

Perdõe-me pela latente sinceridade, porém, creio que o sr. passou dos limites da razão e da sensatez e, aliás, parece-me mesmo que deve haver qualquer problema maior em suas idéias e ideais que, por enquanto, desconhecemos e que eu, pessoa pouca intrometida e respeitosa das questões alheias, não quero sequer perscrutar e muito menos lançar a foice em tão complexa seara.

Por mais que eu concorde quando faz alusão às falsas fidalguias (não às legítimas) com suas inverdades históricas e demais sentimentos que se nutrem tão somente de vaidades desmedidas, não posso deixar de atribuir-lhe, também, um excessivo espírito jacobino que, cheio de vermelhidão, por vezes, acaba por ofuscar a luz da razão. Também não posso esquivar-me ante o imperativo de, mesmo não querendo confrontá-lo (por ser contraproducente), reafirmar minha séria, porém sempre respeitosa e cordial, discordância.

Por outro lado, vejo com alguma inquietude e, por que não?, certa desconfiança que, ao fazer questão de derribar dos "altares aristocráticos" alguns dons e donas e avançar, como um trator, por cima dos titulados e qualquer pessoa que tenha a "maldita sina" da fidalguia, ainda faça a questão de dizer, mesmo negando qualquer sentimento além do orgulho comum e do conhecimento sociológico, que descenda de titulares e afins. Ora, se quem é não precisa dizer (coisa um tanto quanto tola, creio), por que o sr. diz? Ainda mais quando o é. Se alguém é médico ou engenheiro ou eletricista ou garçom, haverá algum problema em dizê-lo? Ocorre o mesmo com a nobreza, ainda mais com a titulada. Não me parece normal e muito menos desejável que um barão (ou portador de qualquer outro título) esconda suas origens, rasgue sua genealogia e nelas passe as chamas do fogo, e se trancafie numa bolha de vidro, todo receoso das pedras que outros, invejosos ou críticos, poderão lançar sobre ele. Chega a ser infantil e simplista tal raciocínio. Por que esconder o óbvio? Por que haver-se-á de ter tanta vergonha?

E, por que cargas d'água, o sr. se fez o Torquemada do fórum?

D.

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279093 | fertelde | 20 jun 2011 15:49 | Em resposta a: #279088

Tem toda a razâo: só a mim me atanhe as qualidades de apreciaçâo das opçôes que possa ter.

Outra coisa é que deseje ser o Torquemada do forum, nada mais contrário ás minhas modestas intençôes.
O que digo, e repito, é que nesta base de datos se está a colocar titulos, nomes e apelidos e tratamentos, que estâo completamente fora da realidade.

Repito isto é uma web de genealogia e nâo de falsas exposiçôes de vaidade.

Seriedade é o que demando! Se isso é ser Torquemada... ou rojo...

Aqui na web se pode colocar os títulos académicos em bibiografia. Que alí coloquem, se querem, os seus tratamentos e titulos, com a chamada de atençâo que foi um titulo concedido pela INP ou outra qualquer instituçâo moderna, e que deixem de aumentar em nomes e apelidos que nâo estâo registados.

Coloquem-se os titulos a quem os recebeu no tempo da monarquia, isso ninguém nega, porque foi uma realidade social.

Coloquem-se os Doms e Donas a quem, por documentaçâo, assim foi tratado e, digo por documentaçâo. E atençâo, a partir de determinada altura o Dona aparece nos registos, pura e simplesmente porque foi banalizado esse tratamento, nâo por distinçâo real!

É muito pedir seriedade e verdade? Será isso ser infantil? Crê de verdade que pedir seriedade está fora de tom?

Nâo há maldita sina de fidalguia, nem o toleraria, que isso seria traicionar o passado (e o presente). O problema está, em que anda por aí muito fidalgote de primeirissima geraçâo (por nâo dizer de geraçâo expontânea), compondo inventos, comprando fidalguias onde nunca existiu. Isso é conspurcar a própria fidalguia.
Contra isso me insurgí!

Cumprimentos

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279105 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 17:55 | Em resposta a: #279076

Fernando Leite Velho, Fertelde, Fernando de Telde, consoante a hora e o momento, e consoante a sua disposição,

Patético é o sr Fernando Leite Velho, dos pés à cabeça. Como falta de argumentação séria, objectiva e honesta, entra no insulto pessoal barato e gratutito. Tática dos vermelhuscos...

Quem se comparou aos Loulés foi o sr de Telde! Quem, pelas suas atitudes e complexos é pequeno-burguês é pelos vistos o sr. Fernando Leite Velho, que se auto proclama Fernando de Telde (chiquissimo).

Meu caro amigo, tenho uma varonia milenar - repito, milenar - e a minha familia não achinelou.... Não tenho qualquer problema em assumir quem sou, e a linhagem dos meus maiores, ao contrário de si. Sou o primeiro a denunciar falsos nomes ou falsos titulos, mas não sou Inquisidor Mor com telhados de vidro. Não me incomoda que alguém use (geneologicamente) os nomes de batismo e de crisma. Na minha familia sempre o tiveram, apesar de aqui no genea só estarem os de batismo. Eu próprio chamo-me no civil Eduardo Maria, e no crisma Eduardo Maria Gaspar Augusto Heitor do Prepétuo Socorro. Não uso, mas se usasse, geneologicamente, que mal traria ao Mundo ? Só uma mente como a sua, cheia de pó e complexos, que não assina com o nome proprio, mas critica quem assina com nomes de crisma. Meu caro senhor, um conselho...trate-se, e trate-se de vez !

Para acabar, chamo-lhe com todas as letras MENTIROSO, porque nunca assinei com o nome de S. Paio dos Arcos, assinei sempre com o meu nome, Eduardo de Souza Azevedo, ou ESA, nunca S. Paio dos Arcos, ao contrário de si, que usa de Telde, que de manhã é um titulo, à hora do almoço diz que é como é conhecido e à tarde é uma brincadeira.

Se fosse como o Sr. Fernando de Telde, até assinaria Eduardo de São Payo dos Arcos (olhe que chique que ficava), mas sou quem sou e assino humildemente com o meu nome de baptismo - Eduardo de Souza Azevedo

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279108 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 18:31 | Em resposta a: #279077

Sr. Leite Velho, Fertelde, Fernando de Telde, conforme a hora e o momento e conforme a sua disposição,

Não me incomoda a verdade de maneira nenhuma, antes pelo contrário. O que me incomoda é o sr, em toda a sua pleinitude. Isso sim, é um martirio para qualquer ser racional, o sr, é inaturável. E essa é a verdade.

Já agora, tem algum complexo em ter criada ? Alguma ascendência omitida ? Alguma "roda" na ascendência de Telde ?Já me esquecia, para si deve chamar-se "assistente doméstica diurna", ou "técnica superior da vassoura". Complexos.

Olhe, uma das minhas criadas, está lá em casa há mais de 30 anos. Foi criada da minha Mãe e passou depois para minha casa. A Mãe dela foi criada da minha avó e da minha Mãe, e a avó dela foi criada da minha bisavó (ainda em S. Paio dos Arcos) e da minha avó. São tratadas como familia, foram criadas como familia, e são felizes....

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279121 | fertelde | 20 jun 2011 21:07 | Em resposta a: #279108

"o sr, é inaturável."
É natural, a verdade dói como espinhos. Sou inaturável para os burguesinhos armados em fidalgotes.
Mas continua no insulto e nada aporta. A sua missâo aqui foi essa: entrar no insulto e desqualificaçâo... Mas nâo se chateie, estou habituado ao mau tempo e a capear as piores tempestades, venham de onde venham. Com a verdade se vai a qualquer porto...
Mas, se sou um martirio para sí, já sabe o que tem que fazer: desista de me ler, que nâo o estou a obrigar a isso. Dedique-se a chamar a atençâo à pobre criada, tâo pobre como tem que aguentar durante 30 anos chamar de dom aos fidalgotes e por tres geraçôes!!! Serâo felizes, mas sempre com o dom pela frente!!!
Na ascendencia de Telde nâo há nada, levo por aqui apenas 25 anos, nâo dá para fazer buscas por aqui. Mas, com a paciencia que me leva dedicando, já teria tido tempo de ir desfolhando a minha genealogia... Aqui está (incompleta), na base de datos como já teve a preocupaçâo de descobrir... Olhe, nâo vou presumir de nada, que esse terreno aborreço, mas dê uma espreitadinha por alí...
Como anedota apenas contar-lhe que descendo de alguém que, nunca colocou o seu impedido a limpar as suas botas militares, porque respeitava ao ser humano, e o tinha 24 horas sobre 24 horas ao seu serviço. Coisas de humanos!!!
Também evitava passar frente aos quarteis quando ía fardado para o seu alto posto militar, para evitar que a soldadesca presentara armas quando passava. Dava um grande rodeio pela baixa lisboeta para chegar ao seu posto de mando... Coisas de humanos, desculpe, HUMANOS!!!
Nâo coloquei todos os títulos, porque dele descendo, fomos habituados (educados) a nâo ter que presumir de nada, nem de criadas!!!

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279122 | fertelde | 20 jun 2011 21:26 | Em resposta a: #279105

"MENTIROSO, porque nunca assinei com o nome de S. Paio dos Arcos"

de risa, assim se apresenta no seu "utilizador!!! Quem é o mentiroso? Nunca afirmei que assinava, mas sim que se apresenta como S. Paio dos Arcos!!!

Para o resto da arrazoada, já lhe respondi noutra mensagem anterior.-

FERTELDE ou Fernando de Telde. Chique? agradeço por achar que escolhí bem o pseudónimo.-
Como já lhe disse nâo dou o meu nome a qualquer um que passe por aí, mas, como muito bem notou outra pessoa, nâo tenho qualquer reparo em utilizar o meu nome completo quando o desejo...

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279123 | fertelde | 20 jun 2011 21:30 | Em resposta a: #279105

Curioso na base de datos só aparece: Eduardo de Azevedo e Souza * Brasil, Rio Grande do Sul, Sant'Ana do Rio dos Sinos 13.10.1808 + Porto Alegre, Rio Grande do Sul 09.09.1878. Mas já seria muito fantasma...

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279132 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 22:41 | Em resposta a: #279121

"Também evitava passar frente aos quarteis quando ía fardado para o seu alto posto militar, para evitar que a soldadesca presentara armas quando passava. Dava um grande rodeio pela baixa lisboeta para chegar ao seu posto de mando... Coisas de humanos, desculpe, HUMANOS!!!"

Acredita nessa versão ? Santa ingenuidade, devia era ter algum entretém do outro lado da baixa lisboeta, algo frequente na sociedade da época. Pecados de HUMANOS !!

ESA

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279135 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 22:57 | Em resposta a: #279123

Sr. Fernando Leite Velho,

O facto de não aparecer na BD não significa que não exista. Mas para alimentar a sua curiosidade apenas lhe digo que a minha familia é da casa do Terreiro em S. Payo dos Arcos da Familia de Gaspar de Azevedo Araújo. Não somos "Velhos", somos muito antigos...

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279136 | S.Paio dos Arcos | 20 jun 2011 22:59 | Em resposta a: #279135

Esqueci-me de assinar, para que não restem duvidas

Eduardo de Souza Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279142 | fertelde | 21 jun 2011 03:08 | Em resposta a: #279135

"O facto de não aparecer na BD não significa que não exista."

Está claro que nâo existe na BD, nem na banda desenhada... Por isso vem a presumir do que nâo é, nem pode demonstrar! Nâo tem historial genealógico, e agora entendo das suas preocupaçôes.-

Se conhecesse de genealogia, saberia que os Velho, sâo anteriores à própria Patria portuguesa, e que podemos presumir de uma linhagem das mais antigas de Portugal (anteriores à própria nacionalidade), assim como os Leite= Leite Velho, Srs. dos oitavos do Ladario, daí vem o direito ao Dom ( ou mesmo de séculos anteriores), que nunca tivemos necessidade de reivindicar nem de presumir. É que ser de fidalguia tâo antiga, reivindicamos o que os próprios reis nâo o poderam fazer. Mas, só quem conhece da génesis dos direitos nobiliárquicos, sabe que a antiga fidalguia, sempre ombreou e se sentiu superior à própria prosaica real... É que esta nasce de uma D. Teresa, filha bastarda de Afonso VI, casada com um fidalgo de menor rango, e extrangeiro, em comparaçâo com os fidalgos do norte do que depois foi Portugal.-
Estará claro que a casa do Terreiro em S. Payo dos Arcos terá existido, mas já agora o desafio a demonstrar que alí tinham brasâo tâo antigo, como aqueles que existem em Mecedo de Cavaleiros, Morais, Mogadouro, Bragança etc... todos eles ligados directamente, aos Leite Velho e familias afins, por via paterna ou materna.-
Já me obrigou a presumir, mas estava à espera da estocada- desconhecido total na BD.
Como estou para publicar um livro de linhagens dos Leite Velho, mais os meus quatro costados, pois, presumo, porque vai sair a público. Sâo cinco anos de investigaçâo, de ler páginas e páginas de genealogias antigas e mais modernas e de copilar informaçâo sobre todos os ramos existentes familiares... 30 familias ao completo até à actualidade= 560 páginas. Me dará o placet de poder presumir? E de exigir pureza?

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279143 | fertelde | 21 jun 2011 03:19 | Em resposta a: #279142

Lamento, nâo queria ser duro nem despreciativo, mas, me vi obrigado a isso!.-

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279144 | fertelde | 21 jun 2011 03:34 | Em resposta a: #279132

"Acredita nessa versão ?"
Claro, tive a sorte de conhecer em primeira mâo a questâo!!! Nâo se recebe todos os dias medalhas de oro por serviços prestados à Naçâo, com inventos.-
Nada, continue assim, inventando, que vai longe...
Naquela época se servia o Estado, nâo se serviam dele. Nâo andavam a chegar tarde, eram pontuais e exemplarizantes. Isso é de agora, costumes africanistas que os tempos modernos cultivam... Aparecem quando querem, vâo de chofer, que lhes pode cair os aneis, por irem a pé, e, além disso, temem ao povo de quem se servem e a quem nâo servem.-
É a minha veia de esquerdista que aparece... HUMANISMO!.-

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Aos Ferteldes e Companhia Lda

#279145 | fertelde | 21 jun 2011 04:35 | Em resposta a: #279020

Gaspar de Azevedo Araújo e Gama, 1º visconde de São Paio dos Arcos
* 11.06.1792 + 08.09.1860

Será que provem daqui o user name ou o autor S.Paio dos Arcos, que assina como Eduardo de Souza Azevedo?

E o Fernando de Telde parecia chiquérrimo...., nada, este é muito mais chique!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 00:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen