Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280059 | Gennison | 01 jul 2011 13:56

Bom dia Caros amigos.

Gostaria de ajuda na leitura de um assento de batismo, do qual encontrei e em um determinado trecho não consigo saber muito bem o que diz.

Trata-se do registro de um irmão(João) de uma avó(Maria de Jesus) de 5 gerações. Como o registro de nascimento de seu filho consta como ela sendo solteira, coloquei-me a pesquisar os arquivos de 1856 à 1870, calculando uma média de 20 anos quando teve seu filho solteira.
Para melhor esclarecer, eis o assento de José Ribeiro, filho de Maria de Jesus, que mostra ele sendo neto materno de Pedro Jerrido e Carlota Maria Grillo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023_m0106.jpg

No assento do irmão de Maria de Jesus, em 1861, não consta se João é o primeiro na ordem de filiação de Pedro e Carlota, contudo, foi o primeiro assento que encontrei desde 1856.
A Trasncrição do assento mostra um tesouro em termos de novas informações, como nome de dois dos irmãos de Carlota Grillo, que foram padrinhos, bem como nome dos pais de Pedro e Carlota, porém a dúvida que ficou é a de que o sobrenome de Pedro está confuso, parecendo Guarrido.
Ao descrever os avós paternos, a transcrição diz que eles são da Freguesia de São Thiago d' ????, não entendi e na sequência também não consegui descrever o que parece estar escrito Bisprado da Tui, Primo da ??????.
Segue o Assento de João (Jerrido, possivelmente):

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0043.jpg&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0043.jpg&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0043.jpg


Ficarei grato com as informações que puderem ajudar-me, e também continuarei pesquisando página por página até encontrar Maria de Jesus e outros possíveis irmãos.

Antecipo meus agradecimentos,

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280298 | MCNN | 01 jul 2011 18:15 | Em resposta a: #280059

Amigo Wellington


Na minha opinião, é dito que os avós paternos são da freguesia de "São Tiago d'Anta, Bispado de Tui, Reino de Hespanha".

Em conclusão, são de Espanha, da vizinha Galiza.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280310 | Gennison | 01 jul 2011 18:41 | Em resposta a: #280298

Amigo Mário César Navarro.

Boa Tarde!


Grato por sua ajuda, e gostaria de mais um pequeno auxílio de vossa parte em respeito a uma discrepância de nome de avós em relação a uma irmã deste dito João, que se chama Benedicta e que encontra-se no seguinte assento:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0075.jpg


Note que ela parece-me ser irmã legítima de joão do assento abaixo, contudo, há algumas divergências em relação aos avós, sendo dela avós maternos Thomas Lopes e Victoria Grillo e paterno João Guarrido, ou Jerrido e Maria Justa.

Já para o João, os avós maternos são Antônio Ribeiro e Ann Rodrigues e paternos João Jerrido ou Guerrido, ou Guarrido e Maria Justa também.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0043.jpg&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0043.jpg&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-010_m0043.jpg


Será que houve algum engano, ou erro no registro, ou pode não serem irmãos e se tratar de um omônimo dos avós paternos (Estranho demais).

Uma ajudinha a mais. Quando eu for realizar pesquisas para os assentos de João Guarrido e Maria Justa, onde devo me dirigir para as pesquisas?

Se puder me auxiliar, fico grato.

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280313 | Millafre | 01 jul 2011 18:50 | Em resposta a: #280298

Confirmo la lectura de MCNN. Santiago de Antas es una parroquia del municipio de A Lama, en la provincia de Pontevedra.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280321 | Gennison | 01 jul 2011 19:18 | Em resposta a: #280313

Ola caro Millafre.

Gracias por su ajuda, pero puedes ajudar-me cuando jo hacer las buscas cerca desto local?

Perdoe-me por mi español, no estas mui bien.


Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280423 | Millafre | 02 jul 2011 19:13 | Em resposta a: #280321

Lamento no poder serle de utilidad pues estoy ahora viviendo alejada de Galicia, y los libros a consultar, si es que existen, deben estar depositados en el Archivo Histórico Diocesano de Tui, alojado en un recinto de la catedral. Estoy tratando de saber qué libros pueden tener y sus fechas extremas, y se lo haría saber, por si decide hacer una visita da Tui, que es una hermosa ciudad asomada al Miño, que conserva su trazado medieval; el Archivo abre los miércoles y viernes de 10 a 14 horas y cuenta con muy pocos medios para atender solicitudes de búsquedas. Y nada más por ahora, sino celebrar sus notables progresos en castellano. Cordiales saludos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280481 | MCNN | 03 jul 2011 13:00 | Em resposta a: #280310

Amigo Wellington

De facto, o mais provável é tratar-se de um lapso. Não só os apelidos mas também os nomes próprios dos avós são completamente diferentes. E não me parece muito provável que o Pedro Guarrido tivesse casado duas vezes com mulheres com precisamente o mesmo nome ...

Eventualmente chegará a uma conclusão definitiva quando procurar e encontrar o assento de casamento de Pedro Guarrido e de Carlota Grila, os quais, de acordo com ambos os assentos, terão casado nessa freguesia.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280584 | Gennison | 04 jul 2011 11:30 | Em resposta a: #280423

Crao Millafre

Estoy mui grato por su colaboracion y atencion.

Voy hacer lo possible para buscar los archivos, como tu mesmo lo he dicto, si es que existem, y si los existem, crea que yo voy encontrarlos y después lo digo.

Hasta por ahora, solo mi gracias.

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280585 | Gennison | 04 jul 2011 11:34 | Em resposta a: #280481

Caro Amigo Mário César Navarro.

Bom dia e boa semana!

Agradeço sua opinião mais uma vez, por ser para mim de grande valia e de certo, tão logo encontre o assento de nascimento de Maria de Jesus, iniciarei as buscas pelo assento de casamento deles.

Grato mais uma vez por hora,

Espero poder contar com seus pareceres sempre que possível.


Atenciosamente,

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280659 | Millafre | 05 jul 2011 09:09 | Em resposta a: #280584

Unos amigos gallegos me dan una noticia que estoy segura le va a interesar: los libros de Santiago de Anta están depositados en el Archivo Diocesano de Tui y sus fechas extremas son B 1695-1899, C 1694-1900 y D 1694-1905. Saludos.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280679 | Gennison | 05 jul 2011 12:01 | Em resposta a: #280659

Ola amigo(a) Millafre.

Mas una vez, soy grato por su gentileza y atención.

Se tiveres alguno sitio que se pueda acceder, o mismo se hay algún medio de se visualizar archivos digitalizados, serei inmensamente grato.

Hasta luego, mi deseo de los mejores saludos.


Gracias

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280965 | Millafre | 07 jul 2011 20:13 | Em resposta a: #280679

Los fondos del Archivo Diocesano de Tui no están digitalizados y por tanto no pueden ser consultados vía Internet. De no serle posible la consulta en sala, podría intentar escribirles manifestando su concreta petición, pues me parece (aunque no estoy muy segura) que atienden algunas solicitudes, cuando se trata de documentos para descendientes de antiguos emigrantes que desean optar por la nacionalidad española. La dirección postal del Archivo es
Praza de San Fernando, 1
36700 TUI (España)
Teléfono 986600879
En la página del obispado veo que tienen una dirección de correo electrónico,
bispado@diocesetuivigo.org
que creo corresponde al escritorio de la curia en Vigo, pero que tal vez podría utilizar pidiendo que pasasen el mensaje al Archivo Diocesano. Que tenga mucha suerte

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na Leitura de um Assento de Batismo

#280971 | Gennison | 07 jul 2011 20:52 | Em resposta a: #280965

Caro(a) Millafre.

Muchas Gracias una vez más. Yo voy escribir de pronto y creo que consigo.

Mejores Cumprimientos.


Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 17:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen