Ajuda a ler paroquial

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Ajuda a ler paroquial

#281553 | AFC23 | 13 jul 2011 13:14

Alguém me consegue ajudar a ler o último assento da primeira página/primeiro da segunda? É o da Amélia.
Tenho dificuldade em perceber de onde são os pais e quem são/de onde são os avós.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=26063&FileID=_1084658

Obrigado desde já,
André

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a ler paroquial

#281556 | shadlan | 13 jul 2011 14:30 | Em resposta a: #281553

Os avós paternos são José Ferreira da Rocha e Maria Joaquina e os maternos são incógnitos.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a ler paroquial

#281557 | AFC23 | 13 jul 2011 14:38 | Em resposta a: #281556

Obrigado, Abel!
E consegue tentar adivinhar os lugares de onde são naturais?

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a ler paroquial

#281558 | MCNN | 13 jul 2011 15:01 | Em resposta a: #281557

O pai e os avós paternos parecem-me ser de (Couto de) Cucujães. A mãe é mais difícil ...

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a ler paroquial

#281627 | AFC23 | 13 jul 2011 22:04 | Em resposta a: #281558

Pois..está mesmo dificil...

Eis o que leio:

"Amélia, filha legitima de José Ferreira da Rocha e de Justa Rosa natural do Couto de (???) (será Cucujães?) e de Justa Rosa do (???) (Algarve? Algueirão?) moradores --- freguesia de São João da Foz do Douro onde foram recebidos, neta paterna de José Ferreira da Rocha e Maria Joaquina naturais da freguesia de (???) digo do lugar de (???) e materna de avós incognitos. (...)"

Alguém tem mais ideias?

Obrigado a todos,
André

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a ler paroquial

#281642 | hpinto | 14 jul 2011 00:17 | Em resposta a: #281627

Caro André:
O pai e os avós paternos da criança são de Couto de Cucujães de certeza:
«...José Ferreira da Rocha e Maria Joaquina naturais da freguesia de (..?) digo de Cucujães...» (por duas vezes neste assento está escrito «Cuquojaens»)
Parece-me que a Justa Rosa é do Algarve, mas não garanto.
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda a ler paroquial

#281663 | JLCM | 14 jul 2011 11:29 | Em resposta a: #281553

Caro André

Na convicção de por umas coisas se poderem tirar as outras e, também, na de haver muito quem conheça melhor do que eu a toponímia dessa região — esclarecendo as dúvidas que persistem, designadamente quanto ao Algarve —, junto envio uma transcrição completa do teor do assento que lhe interessa.
Cumprimentos.

Na margem:
25 - Boavista(?)

No texto:
Amelia filha legitima de Jose Ferreira da Rocha e de Justa Roza natural do couto de Cuquojaens e de Justa Roza do Alg...(?) e moradores em esta freguezia de S. João da Foz do Douro honde forão recebidos; neta paterna de Jose Ferreira da Rocha e Maria Joaquina naturaes da freguesia de Veiros(?) digo de Cuquojaens e materna de avós incognitos; nasceu aos dezassete dias do mes de Maio e foi solemnemente baptisada no dia seis de Junho de mil oitocentos cincoenta e sete annos pelo meu coadjutor o Padre Joaquim Francisco Vieira. Forão padrinhos Joaquim Turibio de Meirelles desta freguezia e testemunhas o mesmo baptizante e o servente desta egreja Antonio Basilio de Souza que comigo assignarão. Fiz este assento dia, mez e era ut supra.
O Padre Pedro da Gama e Mello
Joaquim Francisco Vieira, Antonio Bazilio de Souza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 13:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen