Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#282955 | andrenetto | 26 jul 2011 18:57

Estou em busca dos descendentes da Família "Mariz Sarmento" que vieram com a Família Real Portuguesa em 1808 para o Brasil.
No Brasil, os "Mariz Sarmento" deixaram uma vasta descendência com os sobrenomes: "de Lima Mariz Sarmento", "Mariz de Oliveira", "Mariz e Barros", "Bruce Mariz Sarmento", "Oliveira Ribeiro Maia", "Freire de Lima e Silva".
Aguardo a ajuda de vocês.

Att.

André Ricardo
artnetto@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#282962 | andrenetto | 26 jul 2011 19:46 | Em resposta a: #282955

Todas as informações que tenho sobre os "Mariz Sarmento", Ramo Brasileiro, coloquei no link: http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1064570

Att.

André Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#283121 | Sandra Rosa | 28 jul 2011 07:02 | Em resposta a: #282955

Oi, André!

Os Mariz que conheço são do Rio Grande do Norte. De onde você é?

Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#283133 | andrenetto | 28 jul 2011 13:06 | Em resposta a: #283121

Busco os descendentes dos "Mariz Sarmento" que foram para o Rio de Janeiro (RJ) com D.João VI quando fugiu dos franceses em 1808.
No Brasil, o ramo "Mariz Sarmento" se dividiu em "Mariz e Barros", "Mariz de Oliveira", "Lima Mariz Sarmento", "Mariz Lima e Silva", "Bruce Mariz Sarmento", "Mariz Sarmento de Figueiredo", "Sarmento Secco" e "Sousa Mariz Sarmento".
Veja o esboço que montei: http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1064570
Sei que alguns "Mariz e Barros" se entrelaçaram com a Família FROTA do Ceará.
Que informações você tem destes "Mariz" do Rio Grande do Norte ???

Att.

André Ricardo - artnetto@gmail.com

Resposta

Link directo:

Fuga para o Brasil

#283157 | S.João de Rei | 28 jul 2011 16:06 | Em resposta a: #283133

Olhe lá sô André

Algo que me irrita bastante é essa “mania” de brasileiros, tratarem a mudança da capital do Império do Reino de Portugal para o Brasil, como você fala: - “foram para o Rio de Janeiro (RJ) com D. João VI quando fugiu dos franceses em 1808”.
Prende-se mais do que um desconhecimento de história, trata-se de uma forma aviltante de tentar denegrir a História e Raça Portuguesa.
Para informação sua e de todos os brasileiros, a resistência dos portugueses aos franceses foi algo importantíssimo na história Mundial. Resistimos a todas as invasões francesas nessa altura. Napoleão foi em Portugal que começou a perder a “vitória”.
Na sequência da última invasão, perseguimo-los até França, e derrotámo-los em casa deles…
Tínhamos nessa altura o melhor exército do mundo.
A mudança de Capital, foi algo estratégico montado inclusive pelos nossos aliados ingleses.
Para seu conhecimento nunca nos rendemos.
O meu trisavô … Simão Manuel de Azevedo Coutinho, fez toda a Guerra Peninsular, iniciando-se na patente de Tenente de Infantaria nº2 desde 1808, sendo promovido a Capitão em 1813, tendo sido ferido duas vezes, a primeira afectando-lhe a perna e a segunda gravemente a 2/03/1814 em Ayre, França, ficando imobilizado do braço direito. Foi condecorado com a cruz de ouro das 6 Campanhas da Guerra Peninsular e com a medalha d’Albuera conferida por Fernando VII.
Se me disser que os seus avós faziam parte de alguns cobardes que foram para o Brasil para fugir á invasão, isso eu compreendo. Mas então assumam-se como cobardes! Não aviltam a memória de um Povo e uma Raça com História Brilhante.
Entendido.

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Fuga para o Brasil

#283164 | andrenetto | 28 jul 2011 17:25 | Em resposta a: #283157

José,
Numa guerra, não existe covardia em fugir do país e busca de lugares mais seguros para se viver.
Chamo "fuga" de instinto de sobrevivência humana.
Acredito que numa guerra, poucos ficariam para lutar ou os que ficam acabam colaborando com o inimigo, como aconteceu com alguns franceses sob a dominação alemã na 2ª Grande Guerra.
Assim com os seus antepassados,meus antepassados portugueses lutaram até na India, quando existia o dominio português sobre Goa, Diu e Damão e meu tetravô foi responsável pela libertação da Bahia em 02.07.1823.
Tive muitos antepassados que lutaram na pior batalha campal da América do Sul e alguns deles morreram lutando acreditando na Monarquia Brasileira.
Entre morrer lutando ou viver num país livre, qual você prefere ???
Eu prefiro a liberdade num país tranquilo.
Espero que não exista xenofobia em relação a brasileiros por sua parte.

Att.

André Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#283308 | Sandra Rosa | 30 jul 2011 07:37 | Em resposta a: #283133

André,

Tenho um amigo que é membro da família Medeiros Mariz do RN e mora aqui no RJ. A família Medeiros Mariz tem laços com as famílias, Dantas, Faria, Barros e outras. Não estou conseguindo encontrar a genealogia deles na internet. Há uns dois anos atrás tive a oportunidade de ler. Lembrando que Dinarte Medeiros Mariz foi prefeito de Caicó, governador do RN e senador por quatro mandatos.

Entra neste site da família Dantas e o outro da família Faria. Quem sabe ajuda em suas pesquisas?
http://mitoblogos.blogspot.com/2008/07/genealogia-277-descendentes-de-sebastio.html

http://blogdoaryssonsoares.blogspot.com/2008/12/genealogia-e-raridade-na-vida-do.html

Walter Mariz Sarmento(1924), é membro da sua família?
Não consegui entrar neste site.
http://www.mundia.com/br/Search/Results?surname=MARIZ&birthPlace=Brasil

Boa Sorte!
Abraços,
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#283345 | andrenetto | 30 jul 2011 19:02 | Em resposta a: #283308

Rosa,

Tudo indica que o Walter Mariz Sarmento seja meu parente.
Você conhece o Walter Mariz Sarmento ??
Teria como perguntar para seu amigo, se a Família "Medeiros Mariz" descende dos "Mariz Sarmento" da cidade do Rio de Janeiro ??
Muito obrigado pelas informações.
Um ótimo final-de-semana,

André Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#283396 | Sandra Rosa | 31 jul 2011 11:32 | Em resposta a: #282962

André,
Achei o Walter quando tentava encontrar a árvore genealógica do meu amigo.

Achei os seguintes membros:

MATRIMÔNIO
Francisco Xavier Maris Sarmento ( Maris com “S”)
Nascimento: 1881
Pai: Antonio Luis Maris Sarmento
Mãe: Maria Idalina de Maris Sarmento
Matrimônio: 21 de maio de 1910
Idade: 29 anos
Noiva: Margarida de Moura
Pai: Antonio Luis de Moura
Mãe: Martha Yuresik de Maris Moura
Livro Matrimônio – 1907 Jun. – fls. 171
3ª Circunscrição ( abrange os bairros do Centro e Santa Teresa)

BATISMO
Clotilde de Lima Maris Sarmento
Batismo: 14 de julho de 1877 – Dores, Porto Alegre, RS
Pai: João Manoel de Lima Mariz Sarmento
Mãe: Maria José de Bruce Mariz Sarmento
Avós Paternos: Manoel Libório de Souza Mariz Sarmento
Maria Magdalena de Lima Mariz Sarmento
Avós Maternos: João José Bruce
Maria Amélia Petra de Barros Bruce

BATISMO
Carolina de Souza M. Sarmento (“M” abreviado)
Nascimento: 22 de julho de 1813
Batismo: 27 de agosto de 1813
Pai: Pedro Maria de Souza M. Sarmento
Mãe: Anna Luiza de Oliveira Malta
Santíssimo Sacramento da Sé – Rio de Janeiro


Aconselho que vc faça uma pesquisa em Souza, Paraíba, visto existir um grande número de Maris e Sarmento na cidade. Veja o índice de matrimônios.

Espero ter ajudado um pouquinho.
Farei contato com meu amigo.
Abraços,
Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#283438 | andrenetto | 31 jul 2011 21:57 | Em resposta a: #283396

Rosa,
Mas uma vez, gostaria de agradecer pelas maravilhosas informações.
Irei adicionar no esboço de meus antepassados.
O Francisco Xavier assina o sobrenome "Mariz Sarmento" com "Z", erro comum do escrivão colocar com "S".
João Manoel de Lima Mariz Sarmento foi meu tio-trisavô.
Super grato pela sua ajuda.
Um grande abraço,

André Ricardo - artnetto@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Fuga para o Brasil

#292723 | jmacieira | 12 dez 2011 00:36 | Em resposta a: #283157

José de Azevedo Coutinho
Como tem passado?

Lembra-se de mim? Da Quinta de Tagarro?

Meu 4º Avô, Francisco António de Mariz Sarmento Correia da Franca da Silva e Galvão, tal como o seu 3º Avô também fez a Guerra Peninsular. Reformou-se em 1811, POR MOTIVOS DE SAÚDE, o que não o impediu, em 1828, d se alistar nos Voluntários Realistas de Lisboa e lutar, até ao fim, ao lado do Senhor Dom Miguel. Disso nos orgulhamos. Disso e de termos sido, até ao presente, fiéis ao ramo exilado. Desde 1834 que a Família Mariz Sarmento, que eu hoje represento, deixou de existir para o serviço público.
No entanto, apesar do meu 4º Avô não ter acompanhado a Família Real para o Brasil, para onde foram outros membros da Família, não faz dos que foram COBARDES!
Muitos que cá ficaram, esses sim, foram Cobardes e Traidores! Lembre-se, por exemplo, do Conde da Ega!!!!!
Meu Tio (5º Avô) o Tenete General Luis António de Mariz Sarmento, Visconde de Andaluz, acompanhou a Família Real e quando partiu já tinha 63 anos! A sua conduta, como Homem e como Militar não fazem dele, de forma alguma um cobarde!
Em 1808 partiu também para o Brasil um outro Parente, de quem descendem os Mariz Sarmento do Brasil, cuja descendência se notabilizou.
O Comandante António Carlos de Mariz e Barros, por exemplo, é um Herói do Brasil. Corria-lhe no sangue o mesmo sangue daqueles que estiveram em Aljubarrota, em Lisboa, em Alcácer Quibir, nas Guerras da Feliz Aclamação, na Guerra Peninsular e na Guerra Civil contra o Usurpador, Dom Pedro I, do Brasil.

A sua forma, descabida, de apelidar de cobardes aqueles que acompanharam a Família Real para o Brasil, é grosseira e ofensiva.

Uma vez que tem tanta preocupação em puxar pelos "galões" e passar a vida a falar dos feitos de seus maiores, era bom que voltasse aqui, como faria qualquer Senhor, para apresentar as suas desculpas.

João de Mariz Sarmento Macieira

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#341899 | josemmf | 01 fev 2014 19:05 | Em resposta a: #283345

Poderá ser de interesse para os intervenientes nesta conversa, se por acaso ainda não tiverem conhecimento dela, a existência de uma "Ode // a Joao Manoel // de Mariz Sarmento, // Capitão de artilharia // do real exército português, // e restaurador da // cidade do Porto. // Oferecida // ao príncipe regente // nosso senhor. // Por // um vassalo fiel. // (…) // Na Corunha: // Na imprensa de D. Francisco Candido Perez Prieto." (Inocêncio, no seu Dicionário Bibliográfico, dá por autor desta ode a João António Frederico Ferro)
Possuo um exemplar que contém uma indicação manuscrita interessantíssima, aposta no seguimento dos carateres impressos "(…) e restaurador da cidade do Porto", e que reza da seguinte forma:
"e na mesma prezo e julgado a morte [sic], e na noite p.a o dia em q. havia de ser justiçado foi tirado da Cadeia e levado p.a bordo da Fragata Ing.a e foi p.a o Brazil*"
"* quando se esperava na forca q. até sahiu a campa da Mizericordia"

Quererá isto dizer que o ramo brasileiro dos Mariz Sarmento esteve quase para não ser? ;-)

José Manuel Martins Ferreira (josemmf@gmail.com)

Resposta

Link directo:

RE: Ramo "Mariz Sarmento" Brasileiro

#341910 | andrenetto | 01 fev 2014 23:47 | Em resposta a: #341899

José Manuel,
Obrigado pela informação.
João Manoel de Mariz Sarmento conseguiu chegar no Brasil e deixou descendência e chegou ao posto de Brigadeiro (http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1156986 )
Ainda não encontrei o elo que liga João Manoel de Mariz Sarmento aos meus antepassados "Mariz Sarmento".
No Brasil, viveram 3 ramos dos "Mariz Sarmento":
- os descendentes de João Manoel de Mariz Sarmento;
- Alexandre Maria de Mariz Sarmento, filho do casal Dr. Francisco Luiz de Mariz Sarmento & Maria Amélia de Figueiredo (http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1074597 );
- descendência de Pedro Maria de Sousa Mariz Sarmento (http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1061587) que são meus antepassados.
Meu antepassado Pedro Maria de Sousa Mariz Sarmento veio a bordo dos navios que trouxeram a família real portuguesa em 1808 para o Brasil.
Estou em busca de retraros deles e dos elos que unem João Manoel de Mariz Sarmento e Dr. Francisco Luiz de Mariz Sarmento aos "Mariz Sarmento".
Se souber de algo, te agradeço.

Resposta

Link directo:

Ramo Mariz Sarmento - Levante da Cidade do Porto contra as Tropas de Junot

#372986 | andrenetto | 08 ago 2016 04:45 | Em resposta a: #282955

O Capitão de Artilharia João Manoel de Mariz Sarmento que participou do levante na cidade do Porto contra as tropas francesas de Junot era filho do Alferes José Vicente de Mariz Sarmento e Andresa Rafaela da Silva e Sousa.
Existe algum quadro ou pintura dos principais líderes portugueses que participaram do levante da cidade do Porto contra as tropas de Junot ?
Na cidade do Porto existe algum monumento a este acontecimento histórico ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 15:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen