Pedro Frutuoso, tabelião no Porto século XVII

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Pedro Frutuoso, tabelião no Porto século XVII

#283554 | MMSA | 02 ago 2011 09:48

Caros confrades
Procuro informações sobre este tabelião que morava pelos meados de Setecentos na Praça da Ribeira. Do seu casamento com Isabel Carneiro teve Maria, nascida em 1652, em S. Nicolau, Mariana Carneiro, casada em 1665 e falecida em 1667, em S. Nicolau,o Licenciado Francisco Frutuoso Carneiro, falecido em 1695, na praça da Ribeira, e o Licenciado Pedro Frutuoso Carneiro, que casou com Mariana Lopes de Oliveira de cujo casamento resultaram 15 filhos, entre 1678 e 1704, nascidos e baptizados em S. Nicolau. O Lº Pedro Frutuoso Carneiro faleceu em 1728 e sua mulher em 1715.
Como os registos de S. Nicolau têm muitas lacunas para a época que me interessa, talvez encontre dados noutras fontes mas não sei onde procurar,
Sobre o tabelião Pedro Frutuoso sei ainda que teve um irmão, o Padre Baltasar Frutuoso, que em 1652 era feitor das freiras do Mosteiro de Vairão.
Grata desde já pela ajuda, com os meus cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

Pedro Frutuoso, tabelião no Porto século XVII

#364612 | Carlos Silva | 27 dez 2015 00:11 | Em resposta a: #283554

Manuela,

Pelo visto tambem teve um irmão Antonio Frutuoso que vivia em 1651 na quinta de Lanhoso, em Lordelo (conc. de Guimarães), com sua mulher Jeronima Dias.
C.P.

Resposta

Link directo:

Pedro Frutuoso, tabelião no Porto século XVII

#364626 | Carlos Silva | 27 dez 2015 14:11 | Em resposta a: #283554

Manuela,

Digo que o Padre Baltasar Frutuoso feitor das freiras de Vairão foi tambem padrinho de um sobrinha, Maria, em 1651 em Lordelo (Guimarães), filho de Antonio Frutuoso e mulher Jeronima Dias.
Em 1674 Jeronima Dias faleceu e Antonio Frutuoso casou no mesmo ano em Lordelo com Catarina Francisca.
Era filho de Gaspar Frutuoso e de Agueda Fernandes do lugar de Virães, em S. Pedro de Roriz (Santo Tirso)
O tabelião Pedro Frutuoso era portanto natural de S. Pedro de Roriz.

Resposta

Link directo:

Pedro Frutuoso, tabelião no Porto século XVII

#364627 | Carlos Silva | 27 dez 2015 14:18 | Em resposta a: #283554

Pedro Frutuoso era portanto irmão do Jesuita Padre Gabriel Frutuoso, nascido em Roriz em 1624 e o Padre Baltazar Frutuoso, nascido em 1615 foi tambem abade de Abadim, segundo tenho na minha base.

Resposta

Link directo:

Pedro Frutuoso, tabelião no Porto século XVII

#364628 | Carlos Silva | 27 dez 2015 14:24 | Em resposta a: #283554

Por sua vez, Gaspar Frutuoso era filho de Frutuoso Gonçalves e Margarida Vaz, que tinham o prazo de Virães, em Roroiz.
Gaspar Frutuoso era portanto irmão do Cónego Baltazar Gonçalves subchantre da colegiada de Guimarães.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 02:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen