Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284270 | agalhofas | 08 ago 2011 21:43

Boa noite. Encontrei aqui referências a pesquisadores que já trabalharam muito a zona do Redondo. Permito-me incomodar para inquirir se alguém já se deparou com informação sobre

José António Galhofas (n. 1911) - mãe Vicência Maria (sem nome de família...) pai incógnito

Guilhermina de Jesus Palma (n.1913) - mãe Antónia Palma, pai - Francisco Lopes Badanete

Laura Perdigão Lopes (n.1910) - mãe Maria Caetana Perdigão, pai - António dos Santos LOpes

Lourenço Pita Carola (n.1907) - mãe Francisca Rosa Pita, pai- Possidónio António Carola

Estou a começar pesquisa (ando completamente perdida) e estes são os elementos dos avós e bisavós maternos e paternos de que disponho.

Toda a colaboração será muito bem vinda!

Grata

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284285 | f4b2 | 08 ago 2011 23:08 | Em resposta a: #284270

Cara agalhofas

Tenho para si do ano de 1909 do Redondo os nomes:

- HENRIQUE JOSÉ PERDIGÃO - Fábrica de Louças de Barro

- ANTÓNIO JOAQUIM PERDIGÃO - Mercearia

- JOAQUIM JOSÉ PERDIGÃO QUEIROGA - Fábrica de Moagem a Vapor,Productor de Vinhos e Aguardente.

Espero que ajude?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284287 | LProjecto | 08 ago 2011 23:18 | Em resposta a: #284270

Cara "agalhofas",

Tenho, desde há uma meia dúzia de anos, desenvolvido alguma investigação em torno dos paroquiais de Redondo e arredores, pelo que possuo alguns elementos que resultam dessa mesma investigação, que partilharei de boa vontade.

Para iniciar o estudo da sua ascendência sugeria-lhe, em primeiro lugar, que solicite na Conservatória do Registo Civil de Redondo (se for esta a Conservatória correspondente às freguesias de onde eram naturais) uma cópia não certificada do assento de nascimento dos seus avós referindo, nessa ocasião e para esse efeito, o nome dos mesmos, a data de nascimento, a freguesia correspondente, e o nome dos pais. Com esses 4 documentos, que lhe deverão custar cerca de 50 cêntimos cada um (convém confirmar, não tenha havido alguma actualização de preços) pode ficar a conhecer o nome dos seus bisavós e trisavós. Nessa altura a investigação já terá que ser desenvolvida no Arquivo Distrital de Évora, onde poderá contar com a ajuda da funcionária que se encontra na sala de leitura, por sinal uma pessoa sempre muito prestável e atenciosa.

Quanto aos nomes que refere, encontro nos meus apontamentos o registo do seu bisavô Possidónio António Carola, a casar aos 12.11.1899 na Matriz de Redondo, com Francisca Rosa, ambos naturais e moradores na dita freguesia. Ele de 24 anos, trabalhador, filho natural de Mariana Rosa, solteira, natural da mesma freguesia, e de pai incógnito. Ela, de 22 anos, empregada no serviço doméstico, filha de Alexandre José Tintim e de Mariana Rosa Pita. Encontro, ligada a Barradas, uma Nicolina de Jesus Tintim, que casou em 1908 ou data próxima.

Nunca me deparei com indivíduos de apelido "Badanete", não será Batanete? Existem muitos "Batanetes" na zona de Vila Viçosa, Bencatel e Alandroal.

Também tenho notícia de vários indivíduos de apelido "Perdigão" de Redondo, mas só recuando mais uma geração poderei, eventualmente, acrescentar mais alguma coisa.

Sugiro-lhe ainda uma visita ao seguinte blogue:

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/

onde poderá encontrar na página "Introdução à genealogia - dicas e recursos" algumas orientações nesta fase inicial.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284292 | agalhofas | 08 ago 2011 23:47 | Em resposta a: #284287

Caro Luís Projecto,

Agradeço imenso os dados que me forneceu e as indicações extremamente úteis!

Pois, o 'Badanete' é o que leio na certidão que possuo, mas... está claro que poderá ser uma 'adulteração'.

Ainda não consultei o link que me forneceu, mas vou fazê-lo de seguida e espero poder contar com este fórum para eventuais questões (que certamente vou ter!).

Parece-me que ao 'Galhofas' vai ser díficil chegar apesar de conhecer algumas pessoas (que não familiares directos) da zona de Vila Viçosa e de Estremoz.

Cumprimentos.

Anabela Galhofas

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284293 | agalhofas | 08 ago 2011 23:49 | Em resposta a: #284285

Caro João Barroca,

Agradeço imenso! Vou tentar recolher dados e talvez o cruzamento com estes produza algum resultado.

Muito obrigada.

Anabela Galhofas

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284323 | f4b2 | 09 ago 2011 13:03 | Em resposta a: #284293

Cara Anabela Galhofas

Tenho de Villa Viçosa,1909,este nome:

- ANTÓNIO ROZADO PERDIGÃO - Productor de Azeite,negociante de cereais

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284374 | f4b2 | 09 ago 2011 22:57 | Em resposta a: #284293

Cara Anabela Galhofas

Ainda não consegui referenciar nos vários Anuários,que pesquisei,o nome GALHOFAS,entretanto já tinha enviado alguns nomes PERDIGÃO,agora envio 2 nomes PALMA,cito:

- MARIA JOSÉ PALMA - Professora em Cuba no ano de 1908

- ANTÓNIO JOSÉ PALMA - Lavrador ou Agricultor em Cuba no ano de 1908

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284389 | f4b2 | 10 ago 2011 11:48 | Em resposta a: #284374

Cara Anabela Galhofas

Continuando com os PALMA,agora do Concelho de Beja,do ano de1909,cito:

- JOAQUIM MENDES PALMA - Agricultor ou Lavrador em Beringel(Beja)

- JOSÉ MENDES PALMA - Agricultor ou Lavrador em Beringel(Beja)

- JOSÉ THOMÁZ de MONTES PALMA - Agricultor ou Lavrador em Cabeça Gorda(Beja)

- JOSÉ THOMÁZ de MONTES PALMA JÚNIOR - Commerciante em Cabeçaq Gorda(Beja)

- JOÃO MANOEL da PALMA - Agricultor ou Lavrador em QUINTOS(Beja)

- ANTÓNIO JOSÉ PALMA - Agricultor ou Lavrador em S.Brissos(Beja)

- ANTÓNIO MANOEL de MONTES PALMA - Agricultor ou Lavrador em Trindade(Beja)

- ANTÓNIO EDUARDO PALMA GOES - Agricultor ou Lavrador em Baleizão(Beja)

- MANOEL JOAQUIM PALMA JÚNIOR - Agricultor ou Lavrador em Baleizão(Beja)

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284492 | agalhofas | 11 ago 2011 23:34 | Em resposta a: #284389

Caro João Barroca,

É de verdade uma colaboração prestimosa, a sua! Estou enormemente agradecida.

No entanto, como sei que navego em águas demasiado profundas para o meu tempo e saber, decidi por enquanto concentrar-me no Galhofas e e partir depois para os outros ramos. Toda a informação é, porém preciosa e agradeço do fundo do coração a ajuda que me possa prestar nesse sentido.

Cumprimentos,

Anabela Galhofas

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284494 | agalhofas | 11 ago 2011 23:45 | Em resposta a: #284270

Caros,

E como devem calcular estou muito perdida, mas vou pesquisando enquanto aguardo alguns elementos preciosos por parte da família que me permitam mais assertivamente pedir ou consultar documentos/certidões.

Vou então descobrindo que para além da Vila de Redondo (onde estão as minhas origens), Póvoa e Meadas em Castelo de Vide é uma 'fonte' de Galhofas.

Descobri que no arrolamento de bens do Duque de Loulé, falecido em 1875, constam a herdar pelo 3º Conde de Linhares 2 foros arrendados a Galhofas: José Galhofas, numa propriedade chamada Carvalhal, e Joaquim Galhofas, com casas no Arrabalde do Espírito Santo. Ambos em Póvoa e Meadas, Castelo de Vide Alentejo.

Descubro ainda que em 2008 terá falecido um Sr. Noé Galhofas, maioral da ganadaria de Juan Pedro Domecq Solis, em Granja, Mourão. E que, também em Granja é maioral da ganadaria Murteira Grave um Sr. Joaquim Galhofas.

Continuamos, pois, pelo Alentejo.

Se alguém puder facultar mais elementos fico muito agradecida, porque o meu objectivo é saber como o Galhofas foi parar ao meu avô, cuja certidão indica 'pai incógnito' o que me dificulta a vida...

Cumprimentos a todos,

Anabela Galhofas

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284541 | isabelitas | 12 ago 2011 16:05 | Em resposta a: #284494

Boa tarde o nome galhofas que falam algum deles pertecem ou nasceram em ervidel,aljustrel ou beja? a familia da minha mae e toda com nome galhofa

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284555 | agalhofas | 12 ago 2011 18:42 | Em resposta a: #284541

Boa tarde 'isabelitas',

Ando ainda a tentar encontrar a origem, mas até agora não encontrei referências a esses locais.

No entanto, só agora comecei.

Cumprimentos,

Anabela Galhofas

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#284563 | LProjecto | 12 ago 2011 19:43 | Em resposta a: #284555

Cara Anabela Galhofas,

Teremos de admitir, lamentavelmente, que não se assume tarefa fácil progredir na linha ascendente de um antepassado filho de pais incógnitos, da mesma forma será difícil avançar na linha ascendente de um "pai/mãe incógnito/a", todavia, pode não ser impossível, sobretudo se a geração a que reporta esse caso não for muito recuada. Nesse caso, e na ausência de alguma fonte documental (uma carta escrita pela mãe, irmãos ou outra pessoa próxima, um diário, etc. a um outro familiar) - que seria um verdadeiro achado, talvez se revele interessante o testemunho das pessoas mais idosas, próximas em termos de parentesco ou de residência - naturalmente que os testemunhos orais poderão ou não ser fidedignos, mas nestes casos qualquer pista será sempre de elevada importância e, quem sabe, pode levar transformar hipóteses em factos.

Existem Galhofas em Bencatel, embora esteja convencido de que esses de Bencatel deram entrada nessa freguesia já no decurso do séc. XX, pois que não os encontro nos paroquiais.

Mas, no seu lugar, eu estudaria todas linhas ascendentes e não me concentraria apenas numa, por ventura, uma de maior complexidade. Em todo o caso, entenda esta minha opinião apenas e tão só como isso mesmo.

Cumprimentos,
Luís projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#296888 | ajrei | 10 fev 2012 19:16 | Em resposta a: #284270

Cara Anabela Galhofas,

Deparei com esta sua mensagem e informo-a de que tenho uma prima em 3º grau, Maria da Graça Botas Galhofas, nescida em Redondo, mas vivendo há muito em Alverca, e cujo pai, já falecido, embora não há muito tempo, tinha de apelidos, precisamente "Palma Galhofas". Vocês não serão primas ? Esta minha prima tem uma pág. no facebook sob o nome "Graça Silva", tendo o apelido tomado no casamento. Contacte-a por aí diga que foi um primo do Redondo, António Botas Rei, que lhe deu a dica. Se forem primas, e caso ela saiba alguma coisa acerca desse seu / vosso antepassado "incógnito", poderia ser de grande ajuda.

Esperemos que a pista funcione, para si e para ela.
Cumprimentos,

António Rei

Resposta

Link directo:

RE: Redondo - Galhofas; Perdigão e Palma

#297330 | agalhofas | 16 fev 2012 11:14 | Em resposta a: #296888

António Rei,

Muito grata, mas somos primas efectivamente e muito próximas! Ela sabe tanto como eu. A minha pesquisa vai no sentido de apurar como chegou o nome 'Galhofas' ao primeiro que conhecemos, precisamente o avô paterno de ambas.

Mas agradeço imenso o cuidado em prestar-me estas informações.

Um abraço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen