Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

#284464 | Tiago Picão | 11 ago 2011 16:05

Caros Confrades,
Preciso de ajuda na ascendência de Diogo Pereira da Gama, nascido em Campo Maior em 1757 e pai de Pantaleão de Oliveira e Sousa da Gama e de Luís de Sousa Oliveira da Gama.

Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

#284525 | luisjrm | 12 ago 2011 12:06 | Em resposta a: #284464

Caro Confrade

tambem eu necessitava de uma ajuda em Campo Maior por causa dos meus Mexias, mas parece infelismente que ha pouca investigação sobre os outros ramos de Mexias.


Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

#284527 | LProjecto | 12 ago 2011 12:35 | Em resposta a: #284464

Caro Tiago,

Na obra "Diccionario aristocratico contendo os alvarás dos foros de fidalgos da Casa Real que se achão registados nos livros das Mercês hoje pertencentes ao Archivo da Torre do Tombo..." (Tomo I - Letras A a E), por João Carlos Feo Cardoso de Castello Branco e Torres, 1840, que se encontra disponível para download em:

http://books.google.pt/books?id=wEIBAAAAQAAJ&pg=PA434&dq=Diogo+Pereira+da+Gama&cd=1#v=onepage&q=Diogo%20Pereira%20da%20Gama&f=false

na pág. 434 encontra:

Diogo Pereira da Gama - Brigadeiro Reformado, natural da Matriz de Campo Maior, Arcebispado de Elvas, filho de António da Gama Rego. Fidalgo Cavalleiro, por Alvará de 15 de Novembro de 1824.
Livro 19 das Mercês D`El Rei D. João VI, folhas 239

No Geneall também encontra esse Diogo Pereira da Gama: http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=245193

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

#284578 | Tiago Picão | 12 ago 2011 22:16 | Em resposta a: #284527

Caro Luís Projecto Calhau, já me tinha ajudado há uns tempos no que toca à família Picão e agradeço-lhe novamente esta informação, pois nem tinha ideia que este Diogo Pereira da Gama era fidalgo cavaleiro. Em Campo Maior contam (mas sabe como são as histórias das pequenas terras) que esta família Gama descendia do navegador Vasco da Gama, pois parece que alguma da sua prole se fixou por terras raianas. Será possível?

Quanto aos Mexia, também tinha bastante interesse em estudar esta família, pois parece que um dos antepassados da nossa família era D. Martim Afonso Mexia, bispo de Coimbra e governador do reino. Contudo, nunca consegui entroncá-lo com os meus antepassados.

Cumprimentos,
Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

#296678 | anamar | 07 fev 2012 16:25 | Em resposta a: #284464

Caros Confrades
Gostaria de saber se alguém tem informação relativa à ascêndencia de Tomás Alvares da Gama ( Campo Maior) ou de Maria Francisca do Rego sua mulher.
Tem pelo menos dois filhos Francisca da Gama*9/1/1633 e Gaspar da Gama - 4/5/1631
obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Pereira da Gama - Campo Maior

#296720 | Tiago Picão | 07 fev 2012 22:04 | Em resposta a: #296678

Sei que o pai de Diogo Pereira da Gama chamava-se António da Gama Rego, filho de Manuel da Gama Rego e de Isabel Rodrigues de Abreu. Este António foi casado com Teresa Micaela de Jesus. Possuo uma cópia do Alvará Régio a favor de António da Gama Rego, que transcrevo:


António da Gama Rego - Alvará Régio de D. João VI (regente)  

"D. João_      Faço saber aos que esta Minha Carta de Propriedade vitalicia virem que representando-me António da Gama Rego que por falecimento de seu Pay Manoel da Gama Rego ficara vaga a Propriedade do Oficio de Escrivão da Alfandega da Vila de Campo Maior de que era Proprietario Encartado, e o havia servido com toda a honrra e dezenterese, e como o sup.te era seu filho legitimo e primogenito, e tinha os requezitos necesarios para bem o servir; me pedia lhe concedese a Propriedade do dito oficio, de que seu Pay e Avou tinhao sido Proprietarios, Emconvi  ser acaó doz??? e do mais que me foi prezente, em consulta do Conselho de Minha Fazenda. Fui servido conferirlhe por Minha Real Resolução do primeiro de Junho do corrente ano, pela qual Hei por bem fazer merce a Antonio da Gama Rego da Propriedade vitalicia do oficio de Escrivaó da Alfandega da Vila de Campo Maior de que foi ultimo proprietario seu Pay, o qual oficio terá e servira, emquanto Eu asimo houver por bem e náo mandar o contrario, com a natureza de mera serventia amovivel ao Meu Real arbitrio, com declaraçaó que querendo Eu por qual quer cauza que seja tirarlho, ou extinguilo, o poderei livremente fazer, semque por iso Minha Fazenda, lhe fique obrigada a satisfaçaó alguma, tudo na conformidade da Lei de 23 de Novembro de 1770, com ele haverá o ordenado, proes e precalcos que legitimamente lhe pertencerem, como tinháo, e haviaó seus antecesores, e com o vencimento do dia da sua Pose, em diante, Pelo que Mando ao Superintendente dos tabacos dos Tabacos, e Alfandegas da Provincia de Alem Tejo lhe dé Pose da Propriedade Vitalicia do referido oficio, dando-lhe para o juramento dos Santos Evangelhos para que bem e verdadeiramente o sirva, guardando em tudo Meu serviço, e as partes Seu Direito de que se fará asento nas costas desta, que se cumprirá inteiramente como nela se contem, sem duvida, ou embargo algum, sendo pasada pela chancelaria, e e nela requerida, e nos livros das merces, e Fazenda ...................................

12 de Dezembro de 1805 = o Principe=

Fr.co Fel. Velho da Costa Mesquita Castelo Branco = J.e Rob.e Vidal da Gama = Luis de Sousa Brandaó de Menezes a fez escrever = Alberto Loureiro de Andrade a fez=      ...................................................................................."

Cumprimentos,

Tiago Picão de Abreu

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 04:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen