Casa da Quintela, Gémeos de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Bibliografia

Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#284710 | Augusto Tavares | 15 ago 2011 09:39

Caros Confrades,

Alguém me saberá dar informações sobre a Casa da Quintela em Gémeos de Basto?
A que família pertenceu, se ainda existe, se está referenciada nalguma obra, etc.
Qualquer informação será preciosa.

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#285084 | CAPICUA | 19 ago 2011 14:17 | Em resposta a: #284710

Caro Augusto,

Quase toda a minha família é de Gémeos. Não consigo identificar nenhuma casa com o nome de Casa de Quintela. Tem mais alguns dados? A única casa de maor porte que consigo localizar em Quintela é a Casa do Outeiro. Se tiver mais algum elemente que me permita identificar essa casa, agradeço que me informe e terei o maior prazer em procurar informações para si.
Cumprimentos,

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#289279 | Augusto Tavares | 15 out 2011 20:07 | Em resposta a: #285084

Cara Ana,

Peço muita desculpa, mas só agora dei com a sua resposta...
É efectivamente a Casa do Outeiro, onde a 01.01.1682 faleceu Helena Pereira "das Casas do Outeiro do lugar da Quintela".
Ainda existe essa casa? Sabe a quem pertence? Tem pedra de armas? Consegue arranjar-me uma fotografia?
Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Muitíssimo obrigado

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#289296 | CAPICUA | 15 out 2011 22:27 | Em resposta a: #289279

Caro Augusto

Estou no Porto e vou na terça feira a Gémeos.
Há coisas curiosas! Folheando o meu bloco de "pontas soltas", como eu lhe chamo, sobre o lugar de Quintela tenho:
João Carvalho, + 20.12.1685 casado com Ellena Pereira, +1.1.1682 e uma anotação "ver genro António Jorge".
Esta será a sua Helena? Há alguma ligação a Moura, Moura Coutinho ou Carvalho da Cunha(Carvalhos de Basto)? Se assim fôr há ligação comigo. Mas infelizmento não me recordo o que me levou a anotar isto.
Quanto à Casa do Outeiro, ainda continua de pé e sei que foi comprada há anos, mas não sei se mudou de família. A madrinha de crisma de minha avó era a dona dessa casa mas lamento não ter prestado mais atenção a essas histórias de família. Lembro-me apenas de ter havido um episódio trágico: O marido ter-se-á suicidado lé em casa.
Vou tentar falar com os actuais proprietários para ver se sabem alguma coisa.
Quanto a pedras de armas não tenho ideia de ver, mas se houver ligação á família que indico acima, estão na Casa da Lage.
Se puder, diga-me alguma coisa até terça-feira. Vou tirar fotografias.
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#289443 | Augusto Tavares | 17 out 2011 22:01 | Em resposta a: #289296

Cara Ana,

A Helena Pereira é a mesmíssima!!!
É verdade que uma descendente desta Helena Pereira e do marido, João Carvalho, uma Teresa Carvalho da Cunha - filha destes
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1980744
vem referida nos Carvalhos de Basto.
A Casa da Laje também é em Gémeos? Pertencia a esta família?

Muito obrigado e cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#289448 | CAPICUA | 17 out 2011 22:45 | Em resposta a: #289443

Caro Augusto.

Já estava á espera que houvesse ligação, embora ainda não perceba bem porque não relaciono o link que me enviou na mensagem com esta gente. Mas veja aqui::
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1281059
Carvalhos de Basto Volume VII, . pag.96.
Esse João Carvalho será provavelmente um Carvalho da Cunha, não? E por isso estão nos meus apontamentos.
A casa da Lage é em Gémeos sim, no lugar da Lage, ao lado do lugar de Quintela.
Continua interessado nas fotografias da Casa do Outeiro e em informações dos seus proprietários? E já agora, são seus parentes?
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#289650 | Augusto Tavares | 21 out 2011 08:40 | Em resposta a: #289448

Cara Ana,

Os dados que tenho são os seguintes:

1. João Carvalho + 20.12.1685 (Gémeos) c.c. Helena Pereira, "das casas do Outeiro do lugar da Quintela" + 01.01.1682 (Gémeos). Filha:

2. Senhorinha Carvalho * 1653 (Gémeos) c. 07.11.1677 c. António Jorge Coelho * 1639 (Gémeos) + 14.11.1699 (ib.). Filho de António Jorge e de Maria Coelha- Filhos:

2.1. Luísa Jorge Coelha, seguinte
2.2. Manuel * 04.03.1687

3. Luísa Jorge Coelha c. 03.05.1702 (Gémeos) c. Manuel Marinho * Borba da Montanha. Filhos:

3.1. Maria Coelha, seguinte
3.2. João Marinho * 20.09.1713
3.3. João Batista Xavier de Carvalho tem processo de inquirição de genere no ADBraga, proc. 21190, pasta 936 (data 20.11.1733)

4. Maria Coelha * Gémeos c.c. Amaro da Cunha * Gémeos. Filho de Gabriel da Cunha e de Páscoa Afonso, de Ourilhe. Filhos:

4.1. Luísa Teresa da Cunha * 03.02.1744 c.c. Baltasar Carvalho da Cunha, de Santiago de Ourilhe.
4.2.António José da Cunha Coelho * 29.11.750 (Gémeos) c.c. Mariana Josefa do Nascimento, do Porto, c.g.

Claro que continuo muito interessado nas fotografias da Casa do Outeiro e nas informações sobre os seus proprietários.
Não, não são meus parentes. Apenas investigo esta família a pedido de uns amigos - descendentes do António José da Cunha Coelho, e que constam aqui na base de dados do Geneall, por eles terem conhecimento da existência do dito António José, mas mais nada da sua ascendência. E sabendo do meu gosto pela genealogia...

Se me quiser enviar as fotos para o meu email, o endereço é: tavares1945arrobasapopontopt

Muito obrigado.
Cordiais saudações,
Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306516 | jnt | 22 mai 2012 21:32 | Em resposta a: #285084

Cara confreira Ana

Tenho ascendência que "vai parar" ao lugar de Quintela, freguesia de Gémeos. Os dados mais remotos que tenho dessa ascendência em Gémeos são referentes ao século XVII, mais concretamente ao casal João Gonçalves e Margarida Gonçalves, os quais eram falecidos a 25.02.1677, aquando do casamento do seu filho João Gonçalves, o qual ficou a morar em Laoureiro. Esta Margarida Gonçalves poderá eventualmente ser a que faleceu a 23.09.1655 no Outeiro de Quintela.
Acaso dispõe de alguns dados que permitam confirmar se estas pessoas estão relacionadas com a Casa do Outeiro?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306588 | CAPICUA | 23 mai 2012 15:58 | Em resposta a: #306516

Caro Joaquim Neto Teixeira,

Agradecia que me desse mais elementos sobre o João Gonçalves que ficou a morar em Loureiro, se os tiver, claro. Com quem casou?
Loureiro é um lugar entre a Lage e Quintela, onde também tenho vários ascendentes e bastante documentação.

Vamos ver se cruzamos alguma coisa.

E, apenas por mera curiosidade, veja se estes meus parentes de Lousada, Torno, também estão relacionados consigo

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1149330

Cumprimentos
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306608 | jnt | 23 mai 2012 19:15 | Em resposta a: #306588

Cara Ana Montez de Moura

Obrigado pela seua atenção.
Essse João Gonçalves que morou em Loureiro casou com Catarina Gonçalves a 25.02.1677, em Gémeos. Não sei a data de nascimento dele nem de eventuais irmãos, mas sei que faleceu a 24.06.1706. A Catarina Gonçalves foi baptizada a 08.01.1651 e faleceu a 23.11.1729, tudo em Gémeos. Ela é filha de João Gonçalves e de Maria Gonçalves da Corujeira. À Catarina Gonçalves conheço-lhe os seguintes irmãos: 2 Marias, Serafina e Baltazar.
O casal João Gonçalves e Catarina Gonçalves tiveram os seguintes filhos: João, Maria Gonçalves, Catarina, Sebastiana e António Gonçalves. A Maria Gonçalves casou com Gonçalo Martins (filho de Miguel Rodrigues e Francisca Martins, de Vilar) a 01.02.1717 e viveram em Vilar e aí tiveram descendência.
Não sei se estes elementos já permitirão fazer algum cruzamento.

Relativamente ao casal José Freire da Silva Neto e Emília da Conceição Gonçalves Moreira Peixoto, posso dizer que ele é descendente de ascendentes meus. O casal António Neto da Silva e Josefa Maria Pedrosa e o casal Manuel Gaspar da Silveira e Caetana Luisa Freire Pedrosa, que são bisavós dele, são meus 6ºs avós.

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306610 | CAPICUA | 23 mai 2012 19:28 | Em resposta a: #306608

Caro Joaquim,

Já estava mesmo a ver!
Vamos ter um trabalhão para desenrolar isto.
1º- Repare que a Emilia da Conceição é GONÇALVES, minha tia-bisavó, de Vilar e Corujeira( a Casa da Corujeira perttece á família de Vilar).
2º-Em Gémeos, por esses anos é uma trapalhada de casamentos entre parentes: são todos parentes uns dos outros! Ainda por cima repetem os nomes em todas as gerações (os meus avoengos de Vilar são todos António Gonçalves).

Vou começar a tratar estas informações, mas vai demorar, porque me vou perder várias vezes nas gerações. Felizmente já temos os livros de Gémeos on-line.

Cumprimentos,
Ana

-

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306627 | jnt | 23 mai 2012 22:27 | Em resposta a: #306610

Cara Ana,

Obrigado pela sua mensagem e disponibilidade.

Já vi que tem uma bela colecção de avoengos "António Gonçalves".

Completando um pouco a minha mensagem anterior e sintetizando a informação: Esse João Gonçalves (f. 24.06.1706) que morou em Loureiro casou com Catarina Gonçalves a 25.02.1677, em Gémeos. Não sei a data de nascimento dele nem de eventuais irmãos (curiosamente não encontro nenhum assento de baptismo dele ou de eventuais irmãos; talvez tenham sido baptizados noutra freguesia). A Catarina Gonçalves (b. 08.01.1651; f. 23.11.1729, Gémeos) é filha de João Gonçalves e de Maria Gonçalves da Corujeira. À Catarina Gonçalves conheço-lhe os seguintes irmãos: Maria (b. 06.04.1645), Serafina (b. 14.11.1647), Maria (b. 15.02.1654) e Baltazar (b. 02.12.1656). O casal João Gonçalves e Catarina Gonçalves tiveram os seguintes filhos: João (b. 08.12.1677), Maria Gonçalves (minha avoenga), Catarina (n. 26.07.1684), Sebastiana (n. 04.11.1687) e António Gonçalves (n. 09.06.1690). A Maria Gonçalves casou com Gonçalo Martins (filho de Miguel Rodrigues e Francisca Martins, de Vilar) a 01.02.1717 e viveram em Vilar e aí tiveram descendência (são meus 7ºs avós).

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306708 | CAPICUA | 25 mai 2012 00:30 | Em resposta a: #306627

Caro Joaquim,

Quero primeiro tentar situá-lo geográficamente: Loureiro e Lage, são dois lugares contíguos em Gémeos, Celorico de Basto.
No Tombo de Celorico de Basto,aparecem como senhores de Loureiro, em 1644, o casal Pascoal Gonçalves e Isabel Jorge. Deste casal apenas consigo encontrar em 15.05.1629 o nascimento de uma filha Isabel, nos paroquiais.
Em 25.02.1650 uma minha avoenga da Lage, casa com Domingos Gonçalves Jorge e são indicados como senhores de Loureiro-Não tenho forma de o documentar mas tudo indica que este Domingos será filho do casal Pascoal e Isabel (!?).
Agora os seus ascendentes, casal João Gonçalves e Catarina Gonçalves: Fui ver os assentos de baptismo dos filhos(menos de sua avoenga por não me ter indicado data de nascimento) e encontrei coincidências no mínimo curiosas.
Assim: Para o Baptismo de João veio celebrá-lo o padre João Affonseca (irmão da minha avoenga Sezília Pires da Fonseca, da Lage), da paróquia de São João de Arnoia, e foram padrinhos o Abade de Gémeos António da Silva e Maria de Moura( minha parente da Lage). A Catarina foi baptizada por Domingos de Moura (meu parente da Lage) e foram padrinhos o Abade António Silva e Catarina filha de Martinho Fernandes, da Lage, também meu avoengo. Sebastiana teve por madrinha Maria, também filha de Martinho Fernandes, da Lage e Diogo Gonçalves de Soutulho de Infesta(lugar próximo, já na freguesia de Infesta)nesta data solteiro. Por fim António foi baptizado por Domingos de Moura e foram padrinhos António(?) de Loureiro e Maria Serqueira mulher de Diogo Gonçalves, de Soutulho de Infesta.
Este Diogo é certamente irmão de João ou da Margarida.
Deverá haver, certamente, ligação familiar entre os seus Gonçalves e os meus, pois há demasiados padrinhos comuns e,pelo que tenho analisado, os padrinhos eram sempre, ou quase sempre, parentes. Estou curiosa em saber quem foram os padrinhos da sua avoenga Maria. Tem a data do seu nascimento?
Na sua comunicação indica que o João Gonçalves era de Quintela e viveu em Loureiro, possivelmente seria a Margarida Gonçalves desse lugar e, se assim for, será ela que tem ligação de parentesco com os meus Gonçalves de Loureiro.
Como iremos documentar isto tudo??
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306765 | jnt | 25 mai 2012 19:36 | Em resposta a: #306708

Cara Ana

Não encontrei o assento de baptismo da Maria. Vou rever o livro.
Parece-me que seria ineterssante verificar o que consta nos assentos de baptismo dos parentes dos seus avoengos a ver se constam lá os meus como padrinhos.
Quais são as datas de baptismo e casamento dos seus parentes que refere na sua mensagem?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306775 | jnt | 25 mai 2012 21:15 | Em resposta a: #306708

Cara Ana

Intriga-me o facto de o casal João Gonçalves e Margarida Gonçalves ser identificado como do lugar de Quintela, mas não encontrei o casamento deles nem de nenhum dos filhos em Gémeos. Quanto a falecimentos só encontrei o de uma Margarida Gonçalves, viúva do Outeiro de Quintela, que faleceu a 23.09.1655 (fólio 39 do livro de Gémeos).
Terão casado noutra freguesia? Terão os seus filhos nascido noutra freguesia?
Nos assentos que tem encontrado dos seus familiares dessa época há alguma outra freguesia de morada dos padrinhos que possa justificar mobilidade entre freguesias a ponto de eu poder lá encontrar os asentos que me faltam?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#306965 | CAPICUA | 27 mai 2012 22:42 | Em resposta a: #306775

Caro Joaquim,

O problema é que estamos a lidar com datas já no limite dos paroquiais de Gémeos!
Os meus antepassados referidos já estão fora, e não consigo passar da Sezília Pires, embora no baptismo de um dos fillhos, o mesmo tenha sido realizado por João Affonseca, no assento referênciado como irmão desta Sezília. Pode ver na minha árvore, pelo lado paterno.
Quanto ao Martinho Fernandes, pode vê-lo http://www.geneall.net/F/per_page.php?id=1985773 mas infelizmente já está também fora das datas(Não percebo porque aqui na base aparece como Françês, já perguntei mas não me responderam). Sei que casou em Santa Tecla, outra freguesia, mas veio viver para Gémeos.
Quanto ao casal João e Margarida, tente procurar na freguesia de Infesta, uma vez que o Diogo Gonçalves é referido como sendo dessa freguesia.
Vou procurar assento de baptismo da sua Maria. Vamos ver se tenho mais sorte.
E depois ainda há os outros Gonçalves da Corugeira que, nesse caso, poderão estar relacionados com o meu costado materno!
Talvez seja melhor continuarmos via mail: ana.montez.moura@hotmail.com
Cumprimentos,
na

Resposta

Link directo:

RE: Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#307017 | Al.Cunha | 28 mai 2012 14:31 | Em resposta a: #306965

Prezados confrades Ana Maria e JNT

Tenho seguido a vossa troca de mensagens. Não entrei na conversa pois nada mais sei do que já transmiti a qualquer dos dois
.
Quanto ao Martinjho Fernandes ser francês é, na minha opinião, dos erros que com o tempo passa a verdade inquestionavel.

Se continuarem em conversa via e-mail ficaria agradecido se me dessem conhecimento das conclusões a que cvhegarem

Cumprimentos

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Casa da Quintela, Gémeos de Basto

#437072 | PP | 16 out 2021 16:16 | Em resposta a: #306608

Caro confrade Joaquim Neto Teixeira,

Gostaria de lhe pedir, se souber, a partilha da data de casamento de Caetana da Silveira Freire Pedrosa, filha de Manuel Gaspar da Silveira e de Caetana Luísa Ribeiro Freire Pedrosa.

Agradeço antecipadamente a colaboração.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen