Licenciado: o que representa?

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Formação | Pessoas

Licenciado: o que representa?

#285008 | isabel71 | 18 ago 2011 18:05

Caros confrades,

Deparei-me nas minhas pesquisas com o termo "licenciado" e não consigo discernir o que representaria esta designação nos séculos XVII e XVIII. Que grau académico representa e que profissão teria o meu antepassado?
Muito obrigada!
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285020 | MariaDavid | 18 ago 2011 20:03 | Em resposta a: #285008

Cara Isabel Ferreira

Salvo outra opinião mais credibilizada, da minha experiência resulta que os licenciados diziam respeito a formados em Medicina, Direito/Leis.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285057 | Gilson Nazareth | 19 ago 2011 03:25 | Em resposta a: #285008

Isabel,
É alguém que mesmo não sendo formado na faculdade competente tem licença para exercer a profissão,tal como médico,advogado etc.
Passava por um exame ante uma banca,tinha que comprovar onde aprendeu e exerce a profissão.Muito comum no Brasil onde não havia faculdades.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285059 | aguerreiro | 19 ago 2011 08:01 | Em resposta a: #285057

Caro confrade Nazareth
Desculpe-me mas discordo absolutamente. o exemplo que dá é a de um "Práctico", que prestava exame perante outros práticos e eventualmente um licenciado. Este, licenciado, era aquele que tinha licença, isto é diploma, que só podia ser passado por uma universidade, Coimbra, Salamanca, Alcalá, Paris,Pádua etc. era um documento selado e validado pela respectiva universidade, que dava licença para a prática de actos médicos, de praticar foro ou fazer a magistratura, bem como o poder ensinar em outras escolas que não a Universidade. Caso das Escolas Médicas e Politécnicas do Porto e Lisboa, onde os professores eram licenciados por Coimbra. estas escolas, note-se, não davam título de licenciado. Esse era exclusivo de Coimbra. Com o advento da República, as escolas do Porto e Lisboa passaram a Universidades e a partir de então passam a conceder entre outros o título de licenciado. No Brasil colonial e durante boa parte do Império de facto as coisas corriam como diz, mas também sabe que cidadão da colónia do Brasil que quisesse licenciar-se em alguma coisa tinha que vir para a Europa e, no caso do Brasil, a grande maioria vinha para Coimbra.Aquilo que o confrade refere era fruto da falta de profissionais devidamente habilitados.
Ao dispôr.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285060 | josemariaferreira | 19 ago 2011 08:48 | Em resposta a: #285059

Caro Aguerreiro


"Esse era exclusivo de Coimbra"

Conheço alguns licenciados da minha terra que o foram pela Universidade de Évora.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285064 | Nelita | 19 ago 2011 09:46 | Em resposta a: #285059

Caros Confrades:

"Licenciado, pat. pass. de Licenciar.
-S. m. O estudante approvado nos exames de conclusões magnas, o exame privado ou que tem esse grau
-Nos navios mercantes, diz-se do cirurgião, ou do aprendiz de cirurgião, que traz licença para curar
-O que tem licença de trazer uma pequena corôa, sem tomar ordens menores; estudanteque está para se ordenar"

"Grau de Licenciado em qualquer faculdade"
in Grande Diccionario Portuguez Thesouro da Lingua Portugueza pelo Dr. Fr. Domingos Vieira, dos Eremitas Calçados de Santo Agostinho, Porto Editores Ernesto Chardron e Bartholomeu H. de Morais 1873, Vol. III, pp. 1310/11

"Bacharel..., o que recebeu o primeiro gráo de uma faculdade. O primeiro gráo litterario que se recebe nas universidades;
confere-se no fim do quarto ano, depois de um acto de quatro argumentos. Depois da votação ficando o examinando approvado, o presidente colloca-lhe a borla doutoral na cabeça e tira-lha depois de proferir certa formula latina".

"Bacharel formado, o que frequentou mais um ano, que não recebeu novo gráo, mas sim as informações de todo o seu curso; só estes são admitidos aos logares de magistratura judicial."
O.Cit. Primeiro Volume. Porto. Em casa dos (mesmos editores). Rio de Janeiro A. A. Da Cruz Coutinho/Pará Antonio Rodrigues Quelhas-1871, p. 700

"Bacharel-Assim se chamam nas academias, e universidades ao que já tem o primeiro gráo, e está iniciado para ser doutor em alguma faculdade, que alli se aprende. Porém não só em as universidades: também nas igrejas cathedraes, e nos mosteiros, havia Bachareis, ou Baccalarios: nome que se dava aos Conegos, e monges mais novos, e que estavam já dispostos, e como de caminho para subirem a dignidades, e cargos mais altos nas suas respectivas corporações.
Igualmente foram chamados Bachareis ou Baccalarios, os que havendo conseguido já a ordem militar, eram ainda de pouca idade, ou não tinham bastante copia de riquezas para terem pendão e caldeira; isto he, sufficiente número de vassallos pagos, e municiados á sua custa, para poderem arvorar bandeira sobre si nas expedições militares"
in Elucidario..., de Fr. Joaquim de Santa Rosa de Viterbo. Tomo Primeiro A-F. Lisboa Ed. A. J. Fernandes Lopes, rua Aurca, 132-134 MCCCLXV P. 115

Cumprimentos
Nelita

B

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285068 | Gilson Nazareth | 19 ago 2011 10:48 | Em resposta a: #285059

Guerreiro,
Aqui no Brasil a situação era diferente:ir a Portugal buscar um diploma era muito caro.
Tenho vários antepassados e parentes licenciados,no Brasil,cuja situação economica não lhes permitiria uma ida à Euopa.
Creio que o que ocorria era uma forma de contornar: aqui prestavam exame ante uma banca chefiada pelo comissário da profissão.
Este" jeitinho" era comum em outras situações:havia inúmeros capitães-mores mulatos,analfabetos e pobres...havia Camaras formadas por parentes em grau próximo...
A sobrevivência, na Colonia,não era fácil :meu antepassado,Luiz Cabral de Tavora, foi Ouvidor do RJ sem ter qualquer diploma.
Abraço,Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285069 | JCC | 19 ago 2011 11:04 | Em resposta a: #285068

Caro Gilson


E esses chamavam-se licenciados?

Tenho um antepassado qe foi advogado em S. Luis do Maranhão mas tudo o que encontrei em documentos oficiais foi que era advogado por provisão (da Rainha, no caso). Investigando um pouco verifiquei que era comum no Brasil tal situação, mas estes advogados não seriam licenciados e sim provisórios (que tinham provisão). Esta Provisão era passada depois das provas que refere, ao que creio.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285085 | aguerreiro | 19 ago 2011 14:23 | Em resposta a: #285069

Caro José Maria Ferreira
Tem toda a razão, esqueci-me de Évora. Também Fabricou noutros tempos licenciados, muitos menos que os que agora se fabricam, até em vilas e aldeias que já nem ensino básico tem. (Caso da freguesia do Campo em Valongo, se não estou enganado), até a minha tewrra os produz em abundância, falo de V. N. Cerveira. mais Fabricam-se "mestres"com vinte e poucos anos e sem nunca terem posto em práctica a licenciatura, que devem possuir, depois pagam um "doutoramento2 e continuam sem fazer nem saber fazer coisa útil e claro lá tem que ir para o desemprego ou reconverterem-se, alistando-se na GNR ou na ASAE.
Um abraço
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285090 | Gilson Nazareth | 19 ago 2011 15:10 | Em resposta a: #285069

Cordovil,
No século XVII meu antepassado Luiz Duarte Pereira,no Espirito Santo,era licenciado e procurador para os auditórios (área de direito)
Ele é citado nas biografias do neto,que foi governador da Capitania, e nos documentos que lhe são coevos como licenciado.
È um dos que não teria meios para ir ao Reino:no degenere dos descendentes diz que sua viúva fabricava uma mezinha e fazia rendas para o sustento deles.
Abraço,Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285094 | João Borges | 19 ago 2011 16:17 | Em resposta a: #285008

cara Isabel

Até finais do séc. XIX o grau de Bacharel equivalia ao que hoje se chama Licenciatura pré-Bolonha e implicava o estudo de 5 anos, na maior parte dos cursos! O grau de Licenciado era obtido com a prestação de mais 2 anos de estudos, pelo menos, o que equivalia, hoje, ao grau de Mestre pré-Bolonha. Este grau permitia dar aulas na universidade. Também já li casos em que o grau de Licenciado era obtido por prestação de provas académicas sem ser necessário mais frequência que os cinco para obter o Bacharel. De notar que, porventura, cada universidade teria o seu estatuto e eu só posso falar pelo que li da Univ. de Coimbra. O grau de Lente era obtido com o estudo de mais cinco anos (salvo erro) e um exame perante um colégio de professores da Universidade. O grau de Licenciado na Universidade de Coimbra era emitido nos cursos de Leis, Canones e Direito, pelo menos. Muitas vezes os alunos obtinham o grau de Bacharel e um curso de "Lyceu" visto terem de frequentar o "Lyceu da Universidade" para obterem conhecimentos específicos nas disciplinas de línguas estrangeiras como o inglês, Francês e Latim (muitos dos livros do curso de Direito eram de origem inglesa!). Nos últimos anos do séc. XIX os registos públicos e sociais deixaram de referir "o bacharel" para apelidar de Dr.! Veja por exemplo, o regabofe da propaganda repúblicana... só "doutores".

Se reparar, bem vê que nas últimas décadas o "nível" do ensino tem diminuido, a bem das estatísticas dos amanhãs que cantam; não falta, uma Licenciatura obtêm-se num ano.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285099 | Jpteixeira | 19 ago 2011 18:01 | Em resposta a: #285008

Cara Isabel Ferreira:

Já agora também expresso também a minha opinião alicerçada pela consulta ao dicionário de História de Portugal sob a direcção de Joel Serrão, obra da qual me socorro inúmeras vezes.
Assim, a dado passo (Leis, Cânones e Direito) é afirmado que no Estudo Geral fundado por D. Dinis foram criados os estudos (faculdades) das Leis, dos Cânones, da Física (Medicina), da Gramática, da Lógica e da Música.
Mais tarde, já no reinado de D. João I, nos Estatutos de 1431, aprecem pela 1ª vez os graus universitários de bacharel, de licenciado e de doutor.
O primeiro (bacharel) era conferido aos que, depois de terminada a instrução preparatória de Gramática e da Lógica, cursavam as aulas de uma das faculdades durante 3 anos, cada um de 8 meses lectivos e, seguidamente, defendiam umas “conclusões” em acto público.
O segundo (licenciado), era para os bacharéis que, para o efeito, estavam obrigados a uma frequência complementar de 4 anos, antes de se submeterem às competentes provas.
Assim, o termo licenciado referia-se à licença para ensinar que era concedida a que passasse nas provas atrás referidas.

Por outro lado e agora sublinhado meu, os conceitos de bacharel e de licenciado evoluíram ao longo dos tempos e muitos foram os Reis que foram reformando os estudos, designadamente D. João II e D. Manuel sendo que foi o seu filho, D. João III, quem instalou definitivamente a Universidade em Coimbra, em 1537.
D. João III criou também em 1559 a Universidade de Évora, a partir do Colégio Espírito Santo, tendo a sua direcção sido entregue à Companhia de Jesus que desenvolveu os estudos dos Cânones até 1759 quando o Marquês de Pombal expulsou os Jesuítas tendo a Universidade de Évora sido extinta nesse ano. No entanto, os estudos mantiveram-se no espaço físico da Universidade pela mão, primeiro dos professores régios nomeados pelo governo pombalino e depois, a partir de 1776, da Terceira Ordem de S. Francisco que aqui manteve estudos, sob a protecção do Arcebispo de Évora, D. Manuel do Cenáculo
Portanto, o parente José Maria Ferreira, tem razão: em Évora também havia Universidade e logicamente também houve Licenciados, especialmente em Cânones.
Também já encontrei nalguns registos paroquiais licenciados em Cânones pela Universidade de Évora.
Um cumprimento especial para o parente Zé Maria.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Licenciado: o que representa?

#285101 | isabel71 | 19 ago 2011 18:27 | Em resposta a: #285099

Caros Confrades,

Agradeço a todos as informações e esclarecimentos que me forneceram. Vou tentar procurar registos das Universidades de Coimbra e Évora da época, para tentar saber qual a licenciatura que obteve.
Muito obrigada.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 09:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen