Famílias de Peso, Coruche

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias de Peso, Coruche

#285169 | Rosadelli | 20 ago 2011 15:34

Caros Confrades.

Tenho alguns ascendentes na antiga freguesia de Peso, em Coruche, freguesia fronteira com o distrito de Évora.
Assim qualquer informação adicional sobre os mesmos é bem vinda:

1) José Gonçalves nasceu na Sesmaria dos Ruivos ou Coelheiros, Nossa Senhora do Peso, Coruche. Foi baptizado a 16.09.1717 em Nossa Senhora do Peso, Coruche.
Casa com Brázia Luís, baptizada a 10.2.1732 na Nossa Senhora do Peso, Coruche, filha Brás Luís, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, e Paula Nunes natural de Nossa Senhora da Assunção, Lavre, Montemor-o-Novo.
José Gonçalves e Brázia Luís casam 26.09.1751 em Nossa Senhora do Peso, Coruche, e tiveram pelo menos um filho:

1.1 Matias Gonçalves nasceu na Lamoroza, Nossa Senhora do Peso, Coruche, e foi baptizado a 28.12.1755 em Nossa Senhora do Peso, Coruche.
Casa com Custódia Maria, que nasce na Sesmaria da Gama, Mora filha Bernardo Vidigal e Maria Luís ou Lourença, tiveram pelo menos 2 filhos:

1.1.1 António Luís, nasceu na Nossa Senhora do Peso, Coruche, e foi baptizado a 8.12.1785 em Nossa Senhora do Peso, Coruche.
Casa com Bernardina Angélica, que é baptizada a 18.9.1785 em Pavia, Mora, filha de Vicente Luís e Margarida Vidigal.
1.1.2 Jerónimo Luís


2) Josefa Joaquina nasceu em Nossa Senhora do Peso, Coruche.
Casa com António José ou Vidigal, que nasce em Santana do Campo, Arraiolos, filho de Manuel Vidigal, natural de Santana do Campo, Arraiolos, e Francisca Rodrigues natural de S. Gregório, Arraiolos.
Tiveram pelo menos 1 filha:

2.1 Francisca Josefa, que nasce em Brotas, Mora e baptizada a 1.10.1792, e que casa com José Nunes, baptizado a 17.1.1792, na freguesia de Brotas, Mora filho de Manuel Nunes e Antónia Maria.

3) Brás Luís (já referido no ponto 1), nasce em Nossa Senhora do Peso, Coruche.
Casa com Paula Nunes (já referido no ponto 1). Filho de Joaquim Barreiros e Margarida Luís.

4) Margarida Luís, nasce em Nossa Senhora do Peso, Coruche ou Brotas, Mora (nesta última freguesia o baptismo não foi encontrado), filha de André Luís e Ana Luís.
Casa com José Martins, natural de Brotas, Mora, viúvo de Simoa Jalves(?), em 19.5.1715 em Brotas, Mora.
Tiveram pelo menos 1 filho:

4.1 Joaquim Martins, que nasce em Besteirinho, Brotas, Mora e baptizado a 6.7.1732, e que casa a 2.1.1760 em Nossa Senhora do Peso, Coruche com Ana Joaquina, baptizada a 8.12.1743, na freguesia de Nossa Senhora do Socorro, Lisboa, filha de José Pires Barreto e Vicência Inácia.

5) Margarida Luís, nasce em Nossa Senhora do Peso, Coruche.
Casa com Gregório Luís, natural de Brotas, Mora.
Tiveram pelo menos 1 filho:

5.1 José Gonçalves (já tratado no ponto 1).

6) António Vicente, nasce na Aldeia de Martim Anes, Nossa Senhora do Peso, Coruche, baptizado a 10.5.1774 em Nossa Senhora do Peso, Coruche filho de Joaquim Martins e Ana Joaquina(já tratado no ponto 4.1).
Casa com Isabel d'Jesus, nasce na Herdade da Chaminé, S. Pedro da Gafanhoeira, Arraiolos, e nessa freguesia baptizad a 23.12.1777 filha de José Lopes e Maria Vidigal.
Tiveram pelo menos 1 filho:

6.1 Flamino António Lopes, baptizado S. Geraldo, Montemor-o-Novo a 7.4.1801

7) Luís António, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, casado com Rufina Coelha, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche
Tiveram pelo menos 1 filha:

7.1 Constantina de Jesus, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, que casa com Feliciano Valentim, baptizado a 29.12.1802 em S. Geraldo, Montemor-o-Novo, filho de Valentim José e Maria Rita.

8) José Cotta, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, casado com Joana Maria, natural de S. Pedro da Gafanhoeira, Arraiolos.

9) Manuel Delgado, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, casado com Joana Maria, natural de Brotas, Mora.

10) Maria do Rosário, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche ou Brotas, Mora, casada com João Luís, natural de S. Pedro da Gafanhoeira, Arraiolos e baptizado nessa freguesia a 27.12.1723, filho de Manuel Luís e Maria Nunes.

11) Brissos Lourenço, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, filho de Jerónimo Lourenço e Maria de Jesus.
Casado com Ana da Mira, natural de Santana do Campo, Arraiolos filha de Manuel Vidigal e Francisca Rodrigues.

12) Rosália ou Rosária Maria, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, casada com Gonçalo da Cruz, natural de Santa Justa, Arraiolos.

13) Inácio Rodrigues, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, casado com Juliana Maria, natural de Brotas, Mora.


Desde já ficam registados os meus agradecimentos sobre quaisquer informações sobre alguma das pessoas aqui mencionadas.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#285315 | Rosadelli | 22 ago 2011 12:29 | Em resposta a: #285169

Caros confrades.

Renovo o meu pedido de ajuda.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#313879 | Carlos Silva | 18 set 2012 18:52 | Em resposta a: #285169

Caro colega,

Tambem procuro alguns individuos de Nossa Senhora do Peso, que tomo a liberdade de juntar ao seu topico sobre familias do Peso (Coruche). Agradeço informaçào.

Trata-se de:

Agueda dos Santos, natural de Nossa senhora do Peso, filha de Antonio Gonçalves e Juliana Martins, casou a 6.IV.1685 na Sé do Porto com Martinho Coelho (Pereira) filho de Andre Joao e Maria Rodrigues, de Mogege (hoje conc. de Vila Nova de Famalicao).

Pode ser que essa Juliana Martins, màe de Agueda dos Santos, tenha algum parentesco com Juliana Martins dos Santos mulher de Gregório Álvares Ravasqueiro, cujo filho João Álvares Ravasqueiro teve Processo de habilitação “de genere”, natural de Lavre, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras (1713-1719) na Câmara Eclesiástica de Évora (Proc. nº 1181, Mç. nº 62).
Com efeito, parece que o processo de património contém, entre outros documentos, a escritura de doação de uma capela de missa quotidiana, instituída por João de Mira, tio da mãe do habilitando, o traslado da instituição da capela, os editais de património afixados na Igreja Matriz da vila de Montemor-o-Novo e na Igreja do Peso, termo de Coruche, e as diligências de visita e avaliação do mesmo.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#313911 | peninha | 19 set 2012 11:43 | Em resposta a: #285169

Caro Paulo Rosado

Uma vez que os Vidigais lhe podem interessar, aqui lhe deixo a informação seguinte.

Diogo Vidigal Pais, natural de Pavia, faleceu na vila da Erra em 1/10/1805. Dele e de s.m. Maria Clara houve, pelo menos dois filhos:

- José Vidigal Pais;

- Joaquim Vidigal Pais, natural da freguesia de S. Mateus da Erra, tenente do regimento de milícias de Alcácer do Sal, em 18/8/1819, na freguesia de S. Mateus da Erra, casou com D. Ana Benedicta Xavier de Paiva Raposo da Costa Garcia, natural da vila de Coruche, filha do capitão José Nunes Xavier da Costa Garcia e de D. Helena de Paiva Raposo;

Permita-me que lhe sugira a consulta dos registos paroquiais dos óbitos nas freguesias dessa zona no século 18, num ou noutro assento os párocos registaram os filhos que os falecidos deixavam, por vezes até identificavam (ainda que sumariamente) com quem se encontravam casados.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#313948 | Rosadelli | 19 set 2012 20:41 | Em resposta a: #313911

Caro António Pena Monteiro.

Obriigado pelo reavivar deste tópico que iniciei, espero que "desperte" outros investigadores que tenham tratado esta antiga freguesia.

Quanto aos nomes que forneceu, neste momento não encontro relação com os que tenho, mas pode ter alguma relação futuramente, mediante o avanço de investigação.

Agradeço ainda a sugestão sobre os óbitos nas freguesias da zona, não me debrucei ainda nesses paroquiais, mas é sem dúvida uma óptima ideia.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314361 | peninha | 27 set 2012 20:19 | Em resposta a: #313911

Rectificações: Onde se lê “D. Ana Benedicta Xavier de Paiva Raposo da Costa Garcia” deve ler-se “D. Ana Benedicta Xavier de Paiva
Raposo da Costa Caria”, e onde se lê “capitão José Nunes Xavier da Costa Garcia” deve ler-se “capitão José Nunes Xavier da Costa Caria”.

Aditamento: O capitão José Nunes Xavier da Costa Caria e D. Helena Joaquina de Paiva Raposo casaram em 23/11/1798 na vila de Coruche.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314400 | peninha | 28 set 2012 20:04 | Em resposta a: #313948

Caro Paulo Rosado

Pareceu-me, que para a sua pesquisa, algum interesse poderá ter o seguinte.

Gregório Vidigal Mira. Capitão de Ordenanças da freguesia de N. S. do Peso, termo da vila de Coruche que vagou com pela reforma de Pedro Baptista. Em 3.3.1797.

Fonte: “As Ordenanças e as Milícias em Portugal”, de Nuno Borrego, Guarda- Mor, 2006, I Volume, p. 405.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314405 | Rosadelli | 28 set 2012 21:16 | Em resposta a: #314400

Caro António Pena Monteiro

Neste momento não encontro também relação para os nomes que mencionou.

De qualquer forma agradeço, porque no futuro estes dados poderão efectivamente ter algum interesse.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314579 | avc | 30 set 2012 22:33 | Em resposta a: #314405

Sobre famílias do peso, coruche, pode encontrar elementos no meu site lavradoresdemontemor.com
Ver no livro 1 capitulo 26 ramo Brito Malta
E ver no livro 2 no capitulo 7 ramo Mateus.
Cps.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314598 | Rosadelli | 01 out 2012 08:26 | Em resposta a: #314579

Caro António Vacas de Carvalho.

Agradeço a sua informação, por acaso já tinha consultado o seu site, não este capítulo ainda e deixe-me que lhe dê os parabéns pela iniciativa de publicar estes dados online, porque para algumas pessoas como eu, que estudam genealogia nesta zona é sem dúvida preciosa toda esta informação.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314600 | avc | 01 out 2012 09:39 | Em resposta a: #314598

Caro Rosadelll

Muito obrigado pela sua msg.

Na biblioteca do Couco existe um livro de Alberto Garcia, Monografia de Santo António do Couco, de 1948.
Certamente que também encontra na Biblioteca Nacional. Nesse livro lista as herdades e seu proprietários de 1942 e pode encontrar apelidos que lhe interessem.
Cps

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#314634 | Rosadelli | 01 out 2012 19:45 | Em resposta a: #314600

Caro António Vacas de Carvalho

Não tinha conhecimento da existência dessa monografia, tentarei encontrá-lo, e quem sabe encontrar informação relevante para a minha investigação.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#345325 | Helena Sousa | 21 abr 2014 16:33 | Em resposta a: #285169

Boa Tarde,
Francisca Josefa nascida a 9-9-1792 em Brotas - Mora na Freguesia das Aguias, é minha antepassada, filha de Antonio José Vidigal e Josefa joaquina,casou com José Nunez de Brotas-Mora,nascido a 30-01-1792 e tiveram uma filha Lourença de Jesus nascida em 30-01-1814 que creio é minha tetra avó.
Sou nova nestes assuntos mas gostava de saber mais a cerca dos meus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#345343 | Rosadelli | 21 abr 2014 21:59 | Em resposta a: #345325

Cara Helena Sousa.

Agradeço a informação sobre o casamento de Francisca Josefa com José Nunes, por acaso não tinha essa informação.

Eu descendo desse casal por uma outra filha Bonifácia de Jesus, que é baptizada nas Brotas a 30.4.1817, que mais tarde casa com Miguel Veles, baptizado a 31.1.1798, em S. António de Alcórrego, em Avis, filho de Joaquim José Veles e Cecília Maria.

Sobre a sua Lourença de Jesus, apenas tinha uma referência que tinha encontrado na net, sobre a sua dispensa matrimonial e que poderá interessar-lhe:

http://digitarq.adevr.dgarq.gov.pt/details?id=1008398


Quanto aos pais de Francisca Josefa, António José Vidigal, é baptizado a 25.3.1755 em Santana do Campo, Arraiolos, filho de Manuel Vidigal e Francisca Rodrigues. Já Josefa Joaquina é natural do Peso, Coruche, filha de João Martins e Antónia Maria.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#345359 | Helena Sousa | 22 abr 2014 17:19 | Em resposta a: #345343

Boa Tarde,

Obrigada pela resposta, tenho alguma dificuldade em pesquisar o arquivo distrital de Evora,tenho comigo alguns assentos de baptismo que consegui alguns anos atrás em papel, foi daí a informação que lhe dei.
Vidigal,Caeiro,Rosado, Balança,Nunez,Rodriguez,são nomes que encontro nestas folhas mas ainda não consegui ordená-los.

Cumprimentos

Helena Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#345372 | Rosadelli | 22 abr 2014 21:41 | Em resposta a: #345359

Olá Helena Sousa.

Compreendo a sua dificuldade em pesquisar no Arquivo Distrital de Évora, presumo que tal como eu, esteja longe, de qualquer forma o Arquivo já disponibilizou muitos paroquiais online, que poderá consultar confortavelmente em casa.

Assim, veja por favor este site que indexa todos os paroquiais, não só os de Évora, e observe os que já estão online, espero que a ajude:

http://tombo.pt/d/evora

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Peso, Coruche

#345391 | Helena Sousa | 23 abr 2014 13:01 | Em resposta a: #345372

Obrigada Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#356720 | lobojorge | 13 abr 2015 16:34 | Em resposta a: #345391

Caro Paulo Rosado
sendo a procura na minha genealogia encontrei hoje que você estava a procura de informação sobre
Brissos Lourenço natural de Nossa Senhora do Peso. A minha ligação com ele é
Brissos Lourenço -> Luis Lourenço (1787) -> Rosalina Maria (1823) -> Mariana de Jésus Mestrinho (1852) -> Filipe José Lobo (1887)-> Alexandre José Lobo (1933) -> Eu (1969)

Esperamos que você tem alguma informção em mais.

Cumprimentos

Georges Lobo

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#356731 | Rosadelli | 13 abr 2015 21:44 | Em resposta a: #356720

Caro Georges Lobo.

Eu também descendo de Brissos Lourenço, por via de Luís Lourenço.
Eis o que consegui apurar até ao momento sobre Brissos Lourenço:

1) Brissos Lourenço, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche. Filho de Jerónimo Lourenço, natural de Brotas, Mora e Maria de Jesus, também natural de Brotas, Mora.

Casa a 1ª vez em 4.10.1779 em S. Geraldo, Montemor-o-Novo com Maria Vidigal, natural de Santana do Campo, Arraiolos, filha de António Luís e Maria Vidigal.

Em 1783 era morador em S. Geraldo, e casa nessa localidade a 23.9.1783 com Ana da Mira, batiza a 15.4.1761 em Santana do Campo, filha de Manuel Vidigal e Francisca Rodrigues.

Deste último casal, nasce um filho:

2) Luís Lourenço, baptizado a 16.12.1787 em S. Geraldo, que casa com Gertrudes Angélica, baptizada a 3.12.1792 em S. Mateus, Montemor-o-Novo, filha de José Garcia e Joana Maria.

Deste casal nasce um filho:

3) José de Mira Ruivo, baptizado a 29.6.1814 em S. Geraldo, Montemor-o-Novo, que casa com Maria Jacinta, baptizada a 9.11.1825 também em S. Geraldo, filha de Feliciano Valentim e Constantina de Jesus.

4) E agora sei que nasceu também Rosalina Maria em 1823

Qualquer dado que possa complementar os dados acima descrito, agradeço desde já.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#356762 | luisjrm | 14 abr 2015 18:01 | Em resposta a: #285169

Paulo, reparei agora nesta mensagem, o José Cota casado com Joana Maria (seu nº 8) ou Manuel Delgado (no nº 9) tem alguma relação a Arraiolos?

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#356766 | Rosadelli | 14 abr 2015 19:37 | Em resposta a: #356762

Olá Luís.

Respondendo às suas questões:

8) José Cotta, natural de Nossa Senhora do Peso, Coruche, casado com Joana Maria, natural de S. Pedro da Gafanhoeira, Arraiolos.

Este casal vai ter um filho Francisco José Cota, b. 5.7.1769 em S. Pedro da Gafanhoeira e casa com Rosária de S. José, b. 12.2.1771 nas Brotas, filha de João Martins e Maria de Jesus, também naturais das Brotas

Não há grande relação com Arraiolos, já que a família é maioritariamente das Brotas, ou da freguesia do Peso.
Também no que diz respeito a Manuel Delgado e Joana Maria, se aplica o que referi.

Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#356768 | luisjrm | 14 abr 2015 20:28 | Em resposta a: #356766

Paulo, os Cota da freguesia do Peso que aparecem na freguesia de São Pedro da Gafanhoeira provavelmente devem ser aparentados com os de Arraiolos!
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#356773 | Rosadelli | 15 abr 2015 08:32 | Em resposta a: #356768

Sim Luís, é muito provável que isso seja uma realidade.

Um abraço
Paulo

Resposta

Link directo:

Famílias de Peso, Coruche

#360041 | Carlos Silva | 29 jul 2015 01:05 | Em resposta a: #285169

Caro Paulo Rosado,

Os registos paroquiais de Nossa Senhora do Peso anteriores ao séc. 18 encontram-se no Arquivo de Evora, no de Santarém ou na Torre do Tombo?

Obrigado. Melhores cumprimentos.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen