lista de passageros desembarcados no porto do rio de janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

lista de passageros desembarcados no porto do rio de janeiro

#285335 | gilson84 | 22 ago 2011 16:26

Bom dia,não sei se já a algum tópico relativo ao assunto porem estou criando este com o intuito de ajudar pessoas que gostarião de localizar antepassados que desembarcaram no porto do rio de janeiro entre os anos de 1875 e 1894,no Arquivo Nacional estão disponiveis online listas de desembarque dos referidos anos,darei um passo-a-passo:
1-acesse o site: http://www.arquivonacional.gov.br
2-va e click em : Banco de Dados SIAN
3-click em : multinivel-fundo e coleções do arquivo nacional
4-click na palavra em vermelho: pesquisa
5-click em: multinivel
6-na parte de baixo da pagina a um espaço em azul,click na setinha e escolha : 2 (C-D)
7-vá ate o final do box que aparece,você verá: divisão de policia maritima,aéria e de fronteiras,click na seta apontada para baixo que fica ao lado de "divisão de policia maritima,aéria e de fronteiras"
8-click na setinha apontada para baixo ao lado do nome "relações de passageiros em vapores"
9-click na setinha ao lado de "porto do rio de janeiro"
10-aparecerá as listas contendo os registros de desembarque no porto do rio entre junho de 1874 e agosto de 1894,para escolher o ano você terá que localiza-lo clicando no espaço azul na parte de baixo da tela
11-bem,localizado o ano e navio ex:"relação de passageiros do vapor luzitania" 22/10/1892,click na lupa que fica ao lado
12-abrirá um box ,click no simbolo de um cd na parte alta-direita aonde está escrito:arquivo digital
13-abrirá um novo box ,click na lupa ao lado de : relação de passageiros do vapor "nome do vapor"
14-pronto,abrirá um arquivo PDF contendo a relação dos passageiros do determinado vapor,na realidade esta lista é uma imagem da original,portanto a escrita pode não estar muito legivel ou você pode encontrar dificuldades para entender a escrita,procure almentar o grau de visão clicando no sinal de + ,
infelizmente,só estão disponiveis listas de vapores atracados no porto do rio entre 1874 a 1895,mas se vocÊ busca por um antepassado que desembarcou nesta epoca,pode-lhe ser util.
caso você não saiba o ano e vapor em que veio seu antepassado vou ensinar como busca-lo por nome ,da mesma forma creio que só estão disponiveis nomes de pessoas que desembacaram no porto do rio entre 1874 e 1894:
acesse os site: http://www.an.gov.br/rvbndes/menu/menu.php e click em consulta,você tem varias opções de criterio de consulta,apos escolhido o nome,nacionalidade,etc..click na lupa e logo aparecerão os resultado referentes ao nome pesquisado ,achado o nome desejado você encontrará informações como; procedencia,nacionalidade,idade,vapor,data de desembarque,etc.
bem espero que este topico seje de ajuda para alguem.
atenciosamente gilson.

Resposta

Link directo:

RE: lista de passageros desembarcados no porto do rio de janeiro

#314944 | PAIVAMANSO | 08 out 2012 13:32 | Em resposta a: #285335

Caro Gilson, é no mínimo curioso este seu tópico nunca ter recebido uma resposta de agradecimento. Aposto que várias pessoas aprenderam aqui dicas importantes. Inclusive eu, só hoje li este seu post. No meu caso pessoal, quero agradecer esta sua ajuda e pedir por favor, se conhece o mesmo tipo de links mas para desembarques de emigrantes Portugueses, após o ano de 1894. Continuo à procura dos Desembarques de Henrique Maria Pereira de sua esposa (minha Tia-Avó) Maria Alegria de Paiva Pereira que viveram na Rua Honório número 1427 no Bairro de Cachumbi no Rio de Janeiro. Consta que Ele viajou primeiro sòzinho e poucos anos depois viajou Ela sózinha para ir ter com Ele. Poucos anos depois vieram os dois a Portugal buscar os quatro Filhos menores........ sendo que uma Filha deles, Stela Maria, nasceu no Brasil em 1935....... talvez a última viagem para o Rio de Janeiro já com os Filhos, tivesse sido feita em 1935, ou 1934, ou 1933.....!? Afinal são 3 viagens de Portugal para o Brasil. Primeiro Ele, depois Ela e depois os os dois já com os filhos. Tenho esperança de conseguir encontrar as datas (basta o ano respectivo) de nascimento dos Filhos deles.
Por favor o Gilson, ou outro alguém, saberá dizer-me algumas dicas para me tentar ajudar ?
Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 11:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen