Pereiras Cabrais, de Mondrões

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285858 | vitornog | 28 ago 2011 03:09

Procuro confirmar a relação de Domingos Pereira Cabral, falecido em Mondrões, concelho de Vila Real, a 22 de Julho de 1666 com a Casa de Mondrões (ou Casa do Fundo da Aldeia) e os morgados de Nossa Senhora da Natividade. Qualquer informação é benvinda.

Muito obrigado,
Vítor Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285882 | tfp | 28 ago 2011 18:10 | Em resposta a: #285858

Caro Vitor Nogueira,

A ligação vem detalhada nos Fidalgos e Morgados de Vila Real, posso perguntar onde encontrou esse assento de óbito ?

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285898 | vitornog | 28 ago 2011 22:22 | Em resposta a: #285882

Caro Tiago Faro Pedroso,

Muito agradeço a sua resposta. Se não estou enganado, a ligação de que fala estaria na página 275 do quarto volume dos "Fidalgos e Morgados de Vila Real". Mas nesse caso parece-me apenas uma ligação que se adivinha (e que de facto não consegui até à data confirmar). Admito, por exemplo, que o tal Domingos Pereira Cabral de que me ocupo seja filho de João Pereira Cabral, mas também admito que possa ser irmão. Não estão disponíveis no Arquivo Distrital de Vila Real assentos de baptismos de Mondrões relativos ao século XVII, razão pela qual continuo à procura de uma dica alternativa que me permita confirmar (ou abandonar, se for o caso) a ligação.

Quanto ao assento de óbito de Domingos Pereira Cabral (f. 22/7/1666), está no "Livro de registo de óbitos de Mondrões" (1663-1713), Arquivo Distrital de Vila Real, Fundo Documental da Paróquia de Mondrões, fl. 7. Chega-se-lhe facilmente pela net.

Muito obrigado uma vez mais,
Vítor Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285900 | cavaleirofidalgo | 28 ago 2011 22:30 | Em resposta a: #285898

Caro Senhor,

Tente no Arquivo Histórico Diocesano de Vila Real. Pode ser que haja o livro que procura. O e-mail é: ahdvrl@gmail.com

Cumprimentos,
CavaleiroFidalgo

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285903 | tfp | 28 ago 2011 22:58 | Em resposta a: #285898

Caro Vitor Nogueira,

Tenho um problema em Mondrões, com um Manuel Pereira Pinto Cabral, cuja filiação desconheço, e que viveu no Porto entre 1695 e 1721, as suas netas são apadrinhadas pelo Reverendo Padre Luís Teixeira Cabral de Távora (Abade de Stª Leocádia de Baião) e Carlos Cabral de Távora.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285924 | vitornog | 29 ago 2011 13:38 | Em resposta a: #285900

Vou tentar, sim.

Obrigado pela atenção,
Vítor Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#285925 | vitornog | 29 ago 2011 13:42 | Em resposta a: #285903

Caro Tiago Pedroso,

Fico de sobreaviso. Se me cruzar com alguma informação relativa a Manuel Pereira Pinto Cabral, direi alguma coisa.

Atenciosamente,
Vítor Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Pereiras Cabrais, de Mondrões

#314483 | Carlos Silva | 29 set 2012 22:39 | Em resposta a: #285903

Caro Tiago,

Carlos Cabral de Tavora deve ser o Carlos Cabral de Tavora Teixeira, que foi testemunha no Porto da inquiriçào do conego Luis Brandao Pereira (1728), era morador na Rua Nova, cidadao e da governança, 50 anos mais ou menos.
Da governança, de facto pois foi vereador do Porto em 1721 pelo menos.
Deve ser o Carlos Cabral Teixeira de Tavora (ou Cabral de Tavora Teixeira) casado com Susana Josefa de Araujo e Silva, e filho de Gonçalo Pereira Cabral, Morgado da Natividade, e de sua mulher D. Mariana Teixeira Cabral.
Suponho portanto que era irmào do Padre Luis Teixeira Cabral de Tavora, abade de Baiao.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen