Armas dos Bragança (Braganções)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica

Armas dos Bragança (Braganções)

#288647 | Jorge Câmara | 06 out 2011 18:35

Bom dia,
ando à procura das armas da família Bragança, não é a que se origina a partir de casa de Avis mas sim da família mais antiga dos Braganções.

Ao ler a tese de doutoramento de José Augusto de Sotto Mayor Pizarro (Linhagens Medievais Portuguesas, Porto 1997), ele menciona que num selo de Pero Garcia de Bragança está possivelmente a única representação das armas dos Braganças, e remete para

O ESTUDO DA SIGILOGRAFIA MEDIEVAL PORTUGUESA, 1983b, do Marquês de Abrantes.

Supostamente está nas páginas 102-103.

Algum de vocês possui esta obra, que suponha seja comum aqui neste forum? Se sim, poderiam indicar-me quais eram então as armas desta família? Também tenho algumas dúvidas noutras famílias, mas a seu tempo.

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Bragança (Braganções)

#288661 | MariaDavid | 06 out 2011 21:39 | Em resposta a: #288647

Boa noite

Não sei se a informação que lhe vou deixar tem interesse para si e se eventualmente já conhece mas é uma tentativa de ajuda.

Na obra do Dr. José Carlos Soares Machado "Os Bragançãos - história genealógica de uma linhagem medieval", na imagem da página 219 aparece a gravura do selo atribuído a D.Pedro Garcia de Bragança. Al lado, em texto, na página anterior, pode ler-se " Não deve deixar de referir-se que parece ter pertencido a D.Pedro Garcia a única peça que hoje se conhece com as armas que têm sido atribuídas à linhagem dos Bragançãos..." e em nota de pé de página "Em Portugal, só através da sigilografia é possível reconstituir as primitivas armas das mais antigas linhagens medievais. Cfr. Marquês de Abrantes, Introdução ao Estudo da Heráldica, 29".

Com os melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Bragança (Braganções)

#288696 | Jorge Câmara | 07 out 2011 22:12 | Em resposta a: #288661

Cara Maria,
Obrigado pela sua indicação, não conhecia esta obra, que me foi útil para resolver alguns dilemas com a genealogia desta família.

Para todos os que virem este tópico e procurem o mesmo, as armas dos Bragança eram:

de ouro, cinco crescentes vermelhos, dispostos em aspa, com as pontas para cima

Aqui está uma representação que fiz destas armas:
http://superkipje.com/images/14929914346519700071.png

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Armas dos Bragança (Braganções)

#288697 | MariaDavid | 07 out 2011 22:24 | Em resposta a: #288696

Caro Jorge Câmara

Ainda bem que lhe fui prestável. Tenho a obra em referência e caso precise de alguma coisa é só dizer.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen